Nome do Projeto
Livro didático na área de Tecnologia de açúcar, balas e caramelos
Ênfase
Extensão
Data inicial - Data final
01/08/2017 - 15/12/2018
Unidade de Origem
Coordenador Atual
Área CNPq
Ciências Agrárias
Eixo Temático (Principal - Afim)
Comunicação / Tecnologia e Produção
Linha de Extensão
Divulgação científica e tecnológica
Resumo
Este projeto contempla o trabalho referente a pesquisa e elaboração de um livro didático referente a área de tecnologia de açúcar , balas mastigáveis e caramelos. O trabalho aborda desde processos de produção, controle de qualidade da matérias primas, ingredientes, processos, embalagem e controle de qualidade do produto final, incluindo saberes referentes a ciência e tecnologia de alimentos e de características físico químicas dos materiais em estudo e dos produtos. O projeto de livro aborda temas referentes a propriedades e química dos carboidratos e tipos de açúcares, histórico da produção de açúcar, açúcar invertido e líquido, ingredientes na indústria de confeitos, tecnologia de balas (incluindo duras, mastigáveis, caramelos e de goma, legislação pertinente, controle de qualidade, rotulagem nutricional, tendências e inovações.

Objetivo Geral

O Objetivo geral deste livro é compilar dados e conhecimentos na área de tecnologia de açúcares e balas no sentido de tornar o conhecimento mais acessível ao aluno de graduação e auxiliar na disseminação desta temática no âmbito da universidade, correlacionando com a prática na indústria de alimentos.

Justificativa

O projeto justifica-se pelo fato de que conhecimentos na área de Ciência e Tecnologia de açúcares e balas, no âmbito nacional, ainda é muito escasso e um material didático tem por finalidade auxiliar no conhecimento e aprendizagem do tema.

Metodologia

O processo de confecção do livro seguirá a seguinte metodologia: análise e pesquisa bibliográfica, compilação dos conhecimentos e dados, escolha dos itens a serem abordados no livro, descrição dos itens, considerações finais e referencial teórico, acertos de publicação com editora escolhida pelos autores, divulgação e impressão do material didático.

Indicadores, Metas e Resultados

Tem se por meta que até a metade do ano de 2018 a parte referente a escrita propriamente dita esteja pronta e que até o final deste ano a parte referente ao correção do português e formatação do livro esteja pronta com publicação estimada no final de 2018.

Equipe do Projeto

NomeCH SemanalData inicialData final
ANDRESSA CAROLINA JACQUES
ELISA ISQUIERDO DA LUZ
JOSIANE FREITAS CHIM4
REBECA CAMARGO PORTO
ROSANE DA SILVA RODRIGUES2

Página gerada em 29/03/2024 10:12:41 (consulta levou 0.132715s)