Nome do Projeto
IV ENCONTRO DE RODA DE ESTÁGIOS DOS CURSOS QUÍMICA LICENCIATURA
Ênfase
Extensão
Data inicial - Data final
10/07/2017 - 31/08/2017
Unidade de Origem
Coordenador Atual
Área CNPq
Ciências Exatas e da Terra
Eixo Temático (Principal - Afim)
Educação / Educação
Linha de Extensão
Formação de professores
Resumo
O IV ENCONTRO DE RODA DE ESTÁGIOS DOS CURSOS QUÍMICA LICENCIATURA ou IV Encontro Interinstitucional de Estágios da Licenciatura Química que acontecerá no dia 04 de agosto de 2017, tem por objetivo socializar narrativas de sala de aula, vivenciadas nas aulas de estágio supervisionado na universidade, na escola, no PIBID ou nas componentes curriculares de Educação Química dos licenciandos de química da da Universidade Federal de Pelotas (UFPEL), Universidade Federal do Pampa (UNIPAMPA) e da Universidade Federal do Rio Grande (FURG). Além disso, conta-se com atividades na modalidade de oficinas que serão ministradas por professores ou licenciandos da UNIPAMPA, FURG e UFPEL. A condição de participação neste encontro é a escrita de uma narrativa (relato) que será partilhada entre os envolvidos para uma leitura previa e discutida em Rodas de Conversa no dia do encontro. Durante o encontro os licenciandos estarão divididos em salas de discussão e em cada sala haverá um responsável em elaborar uma síntese das reflexões, estas posteriormente serão apresentadas para todos os participantes.

Objetivo Geral

Compartilhar conhecimentos a despeito da docência em educação química e socializar narrativas de sala de aula, vivenciadas nas aulas de estágio supervisionado, na escola, no PIBID ou nas Componentes Curriculares de Educação Química de licenciandos de Química da UFPEL, UNIPAMPA e FURG, bem como dos professores da escola e da universidade envolvidos na orientação e na supervisão das práticas que envolvem a escola.

Justificativa

A justificativa desse projeto é partilhar experiências entre os estudantes e professores da FURG, da UFPEL e da UNIPAMPA e discutir questões a respeito da docência nos estágios, contribuindo assim na formação docente dos envolvidos. Além disso, defende-se que espaços como estes possibilitam a construção de conhecimento fundamentado a respeito da docência.

Metodologia

A metodologia utilizada neste projeto envolverá a partilha das narrativas escritas e orais, todas na perspectiva de rodas de formação em rede, no dia 04 de agosto de 2017.
Como forma de organizar as rodas de diálogo os licenciandos, estagiários e/ou pibidianos justamente com seus professores) elaborarão uma narrativa sobre uma experiência em sala de aula que foi significativa. As narrativas são organizadas em rodas de conversa em que cada integrante que terá acesso as experiências dos envolvidos dez dias antes do encontro presencial na UFPEL (Campus Capão do Leão). Durante o encontro, cada um socializará suas experiências e em cada roda de diálogo será confeccionado um resumo com as principais ideias da sala, para posteriormente ser socializado em uma plenária com o grande grupo. Cada uma das oficinas serão organizadas por integrantes da UFPEL, FURG e UNIPAMPA, contando com inscrição nas mesmas, que visam contribuir com a formação docente dos licenciandos.

Indicadores, Metas e Resultados

Com esse projeto pretendemos que os licenciandos exercitem a escrita de experiências, percebam que a formação do professor se dá no coletivo e produzam conhecimento a respeito da docência na sala de aula de química na escola básica. Espera-e ter em torno de 60 relatos de experiências, 4 oficinas e a participação de aproximadamente 60 licenciandos, 10 pós-graduandos, 10 professores da rede de educação básica e 10 professores universitários.

Equipe do Projeto

NomeCH SemanalData inicialData final
ALEX SANDRO DE CASTRO GARRIDO
ANA RUTZ DEVANTIER REINKE
ANDRESSA SOARES BENTO
AURELIA VALESCA SOARES DE AZEVEDO
BRUNA JESKE GEHRKE
BRUNO DOS SANTOS PASTORIZA4
CHARLENE BARBOSA DE PAULA
EDSON FROZZA
FABIO ANDRE SANGIOGO2
JHONATAS DA SILVA NUNES
JULIANA ALVES SABALLA
Julean de Sousa Custodio da Fonseca
KARLA DOS SANTOS TERRA
LEANDRO LAMPE
LETÍCIA LEAL MOREIRA
LUCIANE DA SILVA GONÇALVES4
MAIRA FERREIRA4
QUÉDINA PIEPER
Rochelle Fonseca Duarte
SABRINA BELONI VAZ
Sandriane Valadão Duarte
TATIANE TAÍS FRANKE RADMANN
TAVANE DA SILVA RODRIGUES
THAINE BREDE MOTA
VANESSA LEMOS GUIMARAES
VANESSA SCHELLIN STIFFTER
VITÓRIA SCHIAVON DA SILVA

Página gerada em 25/04/2024 18:35:15 (consulta levou 0.174808s)