Nome do Projeto
				IV ENCONTRO DE RODA DE ESTÁGIOS DOS CURSOS QUÍMICA LICENCIATURA
				
								Ênfase
				Extensão
				
								Data inicial - Data final
				10/07/2017 - 31/08/2017
				
								Unidade de Origem
				
				
				Coordenador Atual
				
				Área CNPq
				
Ciências Exatas e da Terra				
								Eixo Temático (Principal - Afim)
				Educação / Educação
				
								Linha de Extensão
				Formação de professores 
				
								Resumo
				O IV ENCONTRO DE RODA DE ESTÁGIOS DOS CURSOS QUÍMICA LICENCIATURA ou IV Encontro Interinstitucional de Estágios da Licenciatura Química que acontecerá no dia 04 de agosto de 2017, tem por objetivo socializar narrativas de sala de aula, vivenciadas nas aulas de estágio supervisionado na universidade, na escola, no PIBID ou nas componentes curriculares de Educação Química dos licenciandos de química da da Universidade Federal de Pelotas (UFPEL), Universidade Federal do Pampa (UNIPAMPA) e da Universidade Federal do Rio Grande (FURG). Além disso, conta-se com atividades na modalidade de oficinas que serão ministradas por professores ou licenciandos da UNIPAMPA, FURG e UFPEL. A condição de participação neste encontro é a escrita de uma narrativa (relato) que será partilhada entre os envolvidos para uma leitura previa e discutida em Rodas de Conversa no dia do encontro. Durante o encontro os licenciandos estarão divididos em salas de discussão e em cada sala haverá um responsável em elaborar uma síntese das reflexões, estas posteriormente serão apresentadas para todos os participantes.
				
				
				
			Objetivo Geral
Compartilhar conhecimentos a despeito da docência em educação química e socializar narrativas de sala de aula, vivenciadas nas aulas de estágio supervisionado, na escola, no PIBID ou nas  Componentes Curriculares de Educação Química de licenciandos de Química da UFPEL, UNIPAMPA e FURG, bem como dos professores da escola e da universidade envolvidos na orientação e na supervisão das práticas que envolvem a escola.
						Justificativa
A justificativa desse projeto é partilhar experiências entre os estudantes e professores da FURG, da UFPEL e da UNIPAMPA e discutir questões a respeito da docência nos estágios, contribuindo assim na formação docente dos envolvidos. Além disso, defende-se que espaços como estes possibilitam a construção de conhecimento fundamentado a respeito da docência.
						Metodologia
A metodologia utilizada neste projeto envolverá a partilha das narrativas escritas e orais, todas na perspectiva de rodas de formação em rede, no dia 04 de agosto de 2017.  
Como forma de organizar as rodas de diálogo os licenciandos, estagiários e/ou pibidianos justamente com seus professores) elaborarão uma narrativa sobre uma experiência em sala de aula que foi significativa. As narrativas são organizadas em rodas de conversa em que cada integrante que terá acesso as experiências dos envolvidos dez dias antes do encontro presencial na UFPEL (Campus Capão do Leão). Durante o encontro, cada um socializará suas experiências e em cada roda de diálogo será confeccionado um resumo com as principais ideias da sala, para posteriormente ser socializado em uma plenária com o grande grupo. Cada uma das oficinas serão organizadas por integrantes da UFPEL, FURG e UNIPAMPA, contando com inscrição nas mesmas, que visam contribuir com a formação docente dos licenciandos.
						Como forma de organizar as rodas de diálogo os licenciandos, estagiários e/ou pibidianos justamente com seus professores) elaborarão uma narrativa sobre uma experiência em sala de aula que foi significativa. As narrativas são organizadas em rodas de conversa em que cada integrante que terá acesso as experiências dos envolvidos dez dias antes do encontro presencial na UFPEL (Campus Capão do Leão). Durante o encontro, cada um socializará suas experiências e em cada roda de diálogo será confeccionado um resumo com as principais ideias da sala, para posteriormente ser socializado em uma plenária com o grande grupo. Cada uma das oficinas serão organizadas por integrantes da UFPEL, FURG e UNIPAMPA, contando com inscrição nas mesmas, que visam contribuir com a formação docente dos licenciandos.
Indicadores, Metas e Resultados
Com esse projeto pretendemos que os licenciandos exercitem a escrita de experiências, percebam que a formação do professor se dá no coletivo e produzam conhecimento a respeito da docência na sala de aula de química na escola básica. Espera-e ter em torno de 60 relatos de experiências, 4 oficinas e a participação de aproximadamente 60 licenciandos, 10 pós-graduandos, 10 professores da rede de educação básica e 10 professores universitários. 
						Equipe do Projeto
| Nome | CH Semanal | Data inicial | Data final | 
|---|---|---|---|
| ALEX SANDRO DE CASTRO GARRIDO | |||
| ANA RUTZ DEVANTIER REINKE | |||
| ANDRESSA SOARES BENTO | |||
| AURELIA VALESCA SOARES DE AZEVEDO | |||
| BRUNA JESKE GEHRKE | |||
| BRUNO DOS SANTOS PASTORIZA | 4 | ||
| CHARLENE BARBOSA DE PAULA | |||
| EDSON FROZZA | |||
| FABIO ANDRE SANGIOGO | 2 | ||
| JHONATAS DA SILVA NUNES | |||
| JULEAN DE SOUSA CUSTODIO DA FONSECA | |||
| JULIANA ALVES SABALLA | |||
| KARLA DOS SANTOS TERRA | |||
| LEANDRO LAMPE | |||
| LETÍCIA LEAL MOREIRA | |||
| LUCIANE DA SILVA GONÇALVES | 4 | ||
| MAIRA FERREIRA | 4 | ||
| QUÉDINA PIEPER | |||
| ROCHELLE FONSECA DUARTE | |||
| SABRINA BELONI VAZ | |||
| SANDRIANE VALADÃO DUARTE | |||
| TATIANE TAÍS FRANKE RADMANN | |||
| TAVANE DA SILVA RODRIGUES | |||
| THAINE BREDE MOTA | |||
| VANESSA LEMOS GUIMARAES | |||
| VANESSA SCHELLIN STIFFTER | |||
| VITÓRIA SCHIAVON DA SILVA |