Nome do Projeto
Libras em ação
Ênfase
Extensão
Data inicial - Data final
09/01/2024 - 09/01/2028
Unidade de Origem
Coordenador Atual
Área CNPq
Linguística, Letras e Artes
Eixo Temático (Principal - Afim)
Comunicação / Educação
Linha de Extensão
Comunicação estratégica
Resumo
Considerando a necessidade de ações voltadas para a acessibilidade linguística dos surdos na sociedade em um âmbito geral, especialmente na universidade, bem como a pertinência da oferta de formações que envolvam a comunidade interna e externa, visando ampliar as discussões nessa área e propor momentos de troca de conhecimentos que favoreçam as discussões e o aprendizado da Língua Brasileira de Sinais. Esse projeto busca ampliar ações relacionadas ao ensino da Libras, fomentar discussões a respeito dos aspectos culturais que constituem as comunidades surdas, propiciar momentos de reflexão e estudo sobre a Língua Brasileira de sinais, entre outros temas que possam surgir a medida que as ações aqui propostas forem implementadas. Para isso, pretende-se ofertar as pessoas que possuem interesse em aprender a se comunicar em Libras cursos, oficinas, rodas de conversação, entre outras atividades voltadas para questões relacionadas a comunicação.
Objetivo Geral
Desenvolver ações que contemplem a divulgação e o ensino da Língua Brasileira de Sinais, como forma de corroborar com a ampliação da acessibilidade linguística das pessoas surdas em diversos contextos de comunicação.
Justificativa
As políticas concernentes a acessibilidade linguística da pessoa surda vem sendo alvo de intensas discussões nos últimos anos. Essas políticas asseguram a legitimidade da Língua Brasileira de Sinais, a exemplo da lei nº 10.436/02, que reconhece a Libras como forma de comunicação e expressão das comunidades surdas brasileira, e o decreto 5.626/05 que dispõe sobre as políticas linguísticas e educacionais que visam prover o acesso das pessoas surdas em todos os setores da sociedade, trazendo orientações sobre como deverá ocorrer a formação daqueles que irão trabalhar com essa língua, entre outros aspectos que envolvem a construção de propostas voltadas a acessibilidade. Atualmente são inúmeras as discussões sobre como essas políticas vem sendo implementadas, especialmente quando se trata do acesso e permanência dos surdos nos espaços educacionais, sobre o processo de formação dos profissionais que atuam ou pretendem atuar com a Educação de Surdos e no ensino da Libras e ainda, sobre questões relacionadas a acessibilidade linguística de um modo geral. Considerando a relevância dessas discussões, bem como a necessidade de criar ações que contemplem a valorização, o conhecimento e uso das diferentes línguas que estão presentes na Universidade e representam as diferenças culturais que constituem esse espaço. Em 2020, a Universidade Federal de Pelotas publicou a resolução nº 01/2020, que institui a Política Linguística da UFPEL e dispõe sobre a importância de uma perspectiva democrática que favoreça o entendimento, as trocas e a colaboração entre as várias línguas, dialetos, culturas, etnias, primando pela promoção de atividades voltadas à aprendizagem de línguas (COCEPE/UFPEL, 2020). Buscando contribuir com a implementação de uma proposta que contemple as políticas vigentes, as particularidades linguísticas e culturais das comunidades surdas e as singularidades que envolvem o processo de aquisição e uso da Libras. A presente pesquisa pretende, propor ações voltadas para a divulgação e o ensino da Libras, assim como fomentar discussões sobre outras formas de pensar a acessibilidade linguística dos surdos em diferentes espaços de comunicação.
Metodologia
Para desenvolver esse projeto levou-se em consideração os estudos de Gesser (2009, 2010, 2012), sobre os processos que envolvem o ensinar e o aprender uma língua e as estratégias e metodologias voltadas para o ensino da Libras. Com base nos referenciais teóricos dessa pesquisadora, a metodologia utilizada será qualitativa de cunho reflexivo e intercultural, tomando como inspiração a abordagem linguístico-comunicativa por meio da qual serão produzidos conhecimentos que contemplem tanto o aprendizado da gramática da língua, como também seu uso em contextos socioculturais levando em consideração um aprendizado significativo da língua que possibilite seu uso em diferentes situações comunicacionais. A exposição dos conteúdos e/ou temáticas relacionadas a essa língua deverá ocorrer de forma dinâmica, por meio de estratégias que contemplem um vocabulário voltado para a comunicação. Durante todo o processo será considerado o estilo de aprendizagem dos alunos, seu nível de conhecimento sobre a língua de sinais, os conhecimentos que pretende adquirir e os motivos e/ou interesses que o levaram a aproximar-se dessa língua. Para o início do projeto está previsto um planejamento mais geral, no entanto a partir das aproximações e levantamento das necessidades/interesses da comunidade serão cadastradas ações mais específicas.
Indicadores, Metas e Resultados
Busca-se com esse projeto proporcionar conhecimentos relacionados a Libras e seu uso em diferentes contextos de comunicação. Para isso, se priorizará a proximidade com o público a ser contemplado para identificação de questões que possam contribuir para a aquisição da língua de sinais de forma significativa e dinâmica. De um modo geral, os resultados esperados estão relacionados ao entendimento e aprofundamento de questões teóricas e práticas da Língua Brasileira de Sinais, acessibilidade linguística das pessoas surdas e a implementação de propostas que alcancem o maior número de pessoas possível, no que diz respeito a informação e ao uso da Libras.
Equipe do Projeto
Nome | CH Semanal | Data inicial | Data final |
---|---|---|---|
AMANDA SAMPAIO LAGUNA | |||
ANA CAROLINA MOREIRA CORREA | |||
ARTHUR DE CASTRO E KASTER | |||
ARTHUR RIGHI CENCI | |||
Ana Lucia Nunes Gonçalves | |||
Annelise de Almeida Vetromile Lapuente dos Santos | |||
BEATRIZ HOBUS HARTWIG | |||
BRUNA GABRIELLE FERNANDES NOGUEIRA | |||
BRUNA MOYARA DA SILVA MORAIS | |||
BRUNO EDUARDO PEREIRA SILVA | |||
Bruno Salvador Metzelthin | |||
CAMILA IRIGONHE RAMOS | 14 | ||
CAROLINE DOS SANTOS SAVEDRA | |||
DAIANA SAN MARTINS GOULART | 25 | ||
DANIELA SILVA LEÓN | |||
DIRCEU SOUZA DE LIMA | |||
ELISAH REBECA MOURAO DA CRUZ | |||
ESTER LARISSA TAMURA | |||
Ester Faccin | |||
FELIPE FABRICIO | |||
FERNANDA CAROLYNE DA COSTA | |||
FERNANDA OBELAR PORTO | |||
FRANCIELEN DUARTE DA SILVA | |||
Flávia da Silva Schaun | |||
GABRIELA COSTA FERREIRA | |||
GLEBERSON DE SANTANA DOS SANTOS | |||
Guaciára Souza de Souza | |||
HYANA PEREIRA SILVA | |||
Hillary Vitoria Rodrigues Porto | |||
JADE SHEHADEH MESSINA | |||
JEAN MICHEL CARRETT FARIAS | 3 | ||
Jessica Barbosa Bederode | |||
Joabe Pereira Costa | |||
Josiane Leal Romano | |||
Julia Elizabeth Rosa de Lima | |||
Jéssica Castro Amorim Acosta | |||
KAREN MULLER BUBOLZ | |||
KARINA ALVES DE AZEVEDO | |||
LEONARDO VELLAR AUGE | |||
LETICIA BORBA DE SOUZA | |||
LUISA PEGORARO EINHARDT | |||
MARIA EDUARDA TAVARES DUTRA | |||
MARIANA FERREIRA DUARTE BORGES | |||
MARISA VIEIRA DE CAMPOS | |||
MATHEUS VERAS PLACCE SALES | |||
Mohanad Nawaf Lemum | |||
NAILIZE FRANCESCHI AVILA | |||
NINA CARDOZO DA SILVA | |||
Priscila da Silva Avila | |||
REBECA DA FONSECA BARBOSA | |||
Rogers Rocha | 2 | ||
SANDRA REGINA DA SILVA | |||
SUELEN DE SENA RODRIGUES | |||
SUZANA MENDONÇA ABREU | |||
Sandra Regina da Silva | |||
Sthefanie de Melo Swensson | |||
TAIANA DOS SANTOS CASTRO | |||
THEO RODRIGUES DE JESUS | |||
Vanice Afonso Rodrigues | |||
YOHANA DUARTE BRAGA | |||
cristiano avila bento | |||
Érico Durlan Garcia Galho |