Nome do Projeto
Libras em ação
Ênfase
Extensão
Data inicial - Data final
09/01/2024 - 09/01/2028
Unidade de Origem
Coordenador Atual
Área CNPq
Linguística, Letras e Artes
Eixo Temático (Principal - Afim)
Comunicação / Educação
Linha de Extensão
Comunicação estratégica
Resumo
Considerando a necessidade de ações voltadas para a acessibilidade linguística dos surdos na sociedade em um âmbito geral, especialmente na universidade, bem como a pertinência da oferta de formações que envolvam a comunidade interna e externa, visando ampliar as discussões nessa área e propor momentos de troca de conhecimentos que favoreçam as discussões e o aprendizado da Língua Brasileira de Sinais. Esse projeto busca ampliar ações relacionadas ao ensino da Libras, fomentar discussões a respeito dos aspectos culturais que constituem as comunidades surdas, propiciar momentos de reflexão e estudo sobre a Língua Brasileira de sinais, entre outros temas que possam surgir a medida que as ações aqui propostas forem implementadas. Para isso, pretende-se ofertar as pessoas que possuem interesse em aprender a se comunicar em Libras cursos, oficinas, rodas de conversação, entre outras atividades voltadas para questões relacionadas a comunicação.

Objetivo Geral

Desenvolver ações que contemplem a divulgação e o ensino da Língua Brasileira de Sinais, como forma de corroborar com a ampliação da acessibilidade linguística das pessoas surdas em diversos contextos de comunicação.

Justificativa

As políticas concernentes a acessibilidade linguística da pessoa surda vem sendo alvo de intensas discussões nos últimos anos. Essas políticas asseguram a legitimidade da Língua Brasileira de Sinais, a exemplo da lei nº 10.436/02, que reconhece a Libras como forma de comunicação e expressão das comunidades surdas brasileira, e o decreto 5.626/05 que dispõe sobre as políticas linguísticas e educacionais que visam prover o acesso das pessoas surdas em todos os setores da sociedade, trazendo orientações sobre como deverá ocorrer a formação daqueles que irão trabalhar com essa língua, entre outros aspectos que envolvem a construção de propostas voltadas a acessibilidade. Atualmente são inúmeras as discussões sobre como essas políticas vem sendo implementadas, especialmente quando se trata do acesso e permanência dos surdos nos espaços educacionais, sobre o processo de formação dos profissionais que atuam ou pretendem atuar com a Educação de Surdos e no ensino da Libras e ainda, sobre questões relacionadas a acessibilidade linguística de um modo geral. Considerando a relevância dessas discussões, bem como a necessidade de criar ações que contemplem a valorização, o conhecimento e uso das diferentes línguas que estão presentes na Universidade e representam as diferenças culturais que constituem esse espaço. Em 2020, a Universidade Federal de Pelotas publicou a resolução nº 01/2020, que institui a Política Linguística da UFPEL e dispõe sobre a importância de uma perspectiva democrática que favoreça o entendimento, as trocas e a colaboração entre as várias línguas, dialetos, culturas, etnias, primando pela promoção de atividades voltadas à aprendizagem de línguas (COCEPE/UFPEL, 2020). Buscando contribuir com a implementação de uma proposta que contemple as políticas vigentes, as particularidades linguísticas e culturais das comunidades surdas e as singularidades que envolvem o processo de aquisição e uso da Libras. A presente pesquisa pretende, propor ações voltadas para a divulgação e o ensino da Libras, assim como fomentar discussões sobre outras formas de pensar a acessibilidade linguística dos surdos em diferentes espaços de comunicação.

Metodologia

Para desenvolver esse projeto levou-se em consideração os estudos de Gesser (2009, 2010, 2012), sobre os processos que envolvem o ensinar e o aprender uma língua e as estratégias e metodologias voltadas para o ensino da Libras. Com base nos referenciais teóricos dessa pesquisadora, a metodologia utilizada será qualitativa de cunho reflexivo e intercultural, tomando como inspiração a abordagem linguístico-comunicativa por meio da qual serão produzidos conhecimentos que contemplem tanto o aprendizado da gramática da língua, como também seu uso em contextos socioculturais levando em consideração um aprendizado significativo da língua que possibilite seu uso em diferentes situações comunicacionais. A exposição dos conteúdos e/ou temáticas relacionadas a essa língua deverá ocorrer de forma dinâmica, por meio de estratégias que contemplem um vocabulário voltado para a comunicação. Durante todo o processo será considerado o estilo de aprendizagem dos alunos, seu nível de conhecimento sobre a língua de sinais, os conhecimentos que pretende adquirir e os motivos e/ou interesses que o levaram a aproximar-se dessa língua. Para o início do projeto está previsto um planejamento mais geral, no entanto a partir das aproximações e levantamento das necessidades/interesses da comunidade serão cadastradas ações mais específicas.

Indicadores, Metas e Resultados

Busca-se com esse projeto proporcionar conhecimentos relacionados a Libras e seu uso em diferentes contextos de comunicação. Para isso, se priorizará a proximidade com o público a ser contemplado para identificação de questões que possam contribuir para a aquisição da língua de sinais de forma significativa e dinâmica. De um modo geral, os resultados esperados estão relacionados ao entendimento e aprofundamento de questões teóricas e práticas da Língua Brasileira de Sinais, acessibilidade linguística das pessoas surdas e a implementação de propostas que alcancem o maior número de pessoas possível, no que diz respeito a informação e ao uso da Libras.

Equipe do Projeto

NomeCH SemanalData inicialData final
AMANDA SAMPAIO LAGUNA
ANA CAROLINA MOREIRA CORREA
ARTHUR RIGHI CENCI
BEATRIZ HOBUS HARTWIG
BRUNA GABRIELLE FERNANDES NOGUEIRA
BRUNA MOYARA DA SILVA MORAIS
BRUNO EDUARDO PEREIRA SILVA
Bruno Salvador Metzelthin
CAMILA IRIGONHE RAMOS16
CAROLINE DOS SANTOS SAVEDRA
CAROLINE SILVA NALERIO
DAIANA SAN MARTINS GOULART22
DANIELA SILVA LEÓN
DIEGO RODRIGO DA MATA RIBEIRO
ELISAH REBECA MOURAO DA CRUZ
ELISAH REBECA MOURAO DA CRUZ
ESTER LARISSA TAMURA
Ester Faccin
FELIPE FABRICIO
FERNANDA CAROLYNE DA COSTA
FERNANDA OBELAR PORTO
GABRIELA COSTA FERREIRA
GLEBERSON DE SANTANA DOS SANTOS
HYANA PEREIRA SILVA
Hillary Vitoria Rodrigues Porto
JADE SHEHADEH MESSINA
JEAN MICHEL CARRETT FARIAS1
Joabe Pereira Costa
KAREN MULLER BUBOLZ
KARINA ALVES DE AZEVEDO
KELEN FERREIRA RODRIGUES
LEONARDO VELLAR AUGE
LETICIA BORBA DE SOUZA
LUISA PEGORARO EINHARDT
MARIA EDUARDA TAVARES DUTRA
MARIANA FERREIRA DUARTE BORGES
MARISA VIEIRA DE CAMPOS
MATHEUS VERAS PLACCE SALES
Mohanad Nawaf Lemum
NAILIZE FRANCESCHI AVILA
NINA CARDOZO DA SILVA
REBECA DA FONSECA BARBOSA
SANDRA REGINA DA SILVA
SUELEN DE SENA RODRIGUES
Sandra Regina da Silva
Sthefanie de Melo Swensson
THEO RODRIGUES DE JESUS
YOHANA DUARTE BRAGA
Érico Durlan Garcia Galho

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