Nome do Projeto
Publicação (vídeo) de aulas do Prof. Mario Osório Magalhães
Ênfase
Ensino
Data inicial - Data final
30/11/2023 - 30/04/2024
Unidade de Origem
Coordenador Atual
Área CNPq
Ciências Humanas
Resumo
Resgate de um projeto desenvolvido em 2009 pelo LEPPAIS, sob minha coordenação, chamado "REGISTRO AUDIOVISUAL DE AULAS DO PROF. MARIO OSORIO SOBRE A HISTÓRIA DE PELOTAS", o qual foi interrompido devido ao falecimento do referido docente, em 2012. O material gravado, com apoio de bolsistas do Curso de Cinema que atuavam no LEPPAIS, serviria de base para um documentário sobre a história de Pelotas, a ser montado em alternância com outras filmagens em locais específicos da cidade mencionados pelo professor. Passados quatorze anos do cadastramento do projeto, consideramos que o próprio registro deste eminente professor constitui um material de valor inestimável em termos de ensino e pesquisa, de modo que faremos um tratamento editorial básico para disponibilizar as próprias aulas ao público acadêmico, pesquisadores e público em geral.

Objetivo Geral

- Contribuir para o ensino e a pesquisa da história da cidade de Pelotas, através da perspectiva do eminente professor Mário Osorio Magalhães, falecido em 2012.

Justificativa

O Prof. Mário Osório Magalhães, falecido aos 62 anos em 2012, foi docente do Curso de História da UFPel e diretor do Instituto de Ciências Humanas entre 1985-1989 e 1998-2002, com notável reconhecimento por sua atuação como historiador, pesquisador e escritor de várias obras sobre a cidade de Pelotas e região. A Biblioteca das Ciências Humanas, inclusive tem um setor em sua homenagem, com obras doadas por seus familiares.
O registro de suas aulas, em 2009, pouco antes de sua aposentadoria, foi dos primeiros projetos desenvolvidos pelo LEPPAIS, em co-autoria com ele. Apesar do propósito inicial ter sido frustrado - um vídeo alternando trechos de suas aulas com tomadas atuais de logradouros da cidade comentados por ele -, consideramos que a publicação do material gravado, quatorze anos mais tarde, será de imenso valor para o ensino da história de Pelotas, sobretudo para as gerações que não tiveram o privilégio de conhecê-lo.

Metodologia

- Decupagem do registro das 10 aulas do Prof. Mário Osório Magalhães na disciplina de História, em 2009, feito com duas câmeras (em plano geral e detalhe);
- Triagem e edição de planos compatíveis, conformando uma narrativa coerente;
- Pós-edição;
- Publicação no canal do YouTube do LEPPAIS;
- Publicação junto ao Núcleo de Documentação Histórica Beatriz Loner e ao Laboratório de História Oral do ICH/UFPel.

Indicadores, Metas e Resultados

- Publicação de material inédito com o registro das aulas do Prof. Mário Osório Magalhães;
- Promoção da interdisciplinaridade entre as áreas e os cursos de História, Antropologia e Cinema;
- Fomento da articulação entre ensino, pesquisa e extensão;
- Contribuição para a democratização do ensino, dentro e fora da academia.

Equipe do Projeto

NomeCH SemanalData inicialData final
CLAUDIA TURRA MAGNI3
FABÍOLA MATTOS PEREIRA
HAMILTON OLIVEIRA BITTENCOURT JÚNIOR11
LORENA ALMEIDA GILL1
PAULO LUIZ CRIZEL KOSCHIER1

Página gerada em 28/04/2024 19:56:57 (consulta levou 0.155158s)