Nome do Projeto
Contabilidade, Finanças e Cenários Macroeconômicos em Debate
Ênfase
Ensino
Data inicial - Data final
01/03/2024 - 28/02/2027
Unidade de Origem
Coordenador Atual
Área CNPq
Ciências Sociais Aplicadas
Resumo
A proposta deste projeto de ensino é de proporcionar a interação entre a Universidade e palestrantes advindos de diversas instituições públicas e/ou privadas, através da promoção de palestras e rodas de conversa presenciais a serem realizadas no auditório no Campus Anglo da UFPEL, de forma a gerar debate interdisciplinar junto às (aos) discentes, técnicos e docentes do Centro de Ciências Sócio-Organizacionais, especialmente com temáticas relacionadas às áreas de Contabilidade, Finanças e Cenários Macroeconômicos. Com isso, busca-se, ainda, complementar a teoria através de abordagem prática e aplicada e estimular ações de ensino e de aprendizagem que vão além da sala de aula.
Objetivo Geral
O objetivo deste Projeto de Ensino é de proporcionar a interação entre a Universidade e palestrantes advindos de diversas instituições públicas e/ou privadas, através da promoção de palestras e rodas de conversa presenciais a serem realizadas no auditório no Campus Anglo da UFPEL, de forma a gerar debate interdisciplinar junto às (aos) discentes, técnicos e docentes do Centro de Ciências Sócio-Organizacionais, especialmente com temáticas relacionadas às áreas de Contabilidade, Finanças e Cenários Macroeconômicos.
Justificativa
O projeto é relevante, pois trará para a sala de aula experiências práticas, geração de ideias e discussão de temas contemporâneos nas áreas de Contabilidade, Finanças e Cenários Macroeconômicos, os quais são estratégias e metodologias que agregam à formação dos (as) discentes, da mesma forma que os aproxima das oportunidades do mercado de trabalho.
Estas temáticas podem ser aplicadas em instituições públicas ou privadas, em negócios de qualquer porte e estão presentes em diversos setores.
Importante destacar a aplicabilidade deste conhecimento para o desenvolvimento local e regional, a realização das atividades constantes neste projeto deverá promover, ainda, às (aos) discentes motivação à prática de pesquisas e atividades de extensão ligadas a área em estudo, bem como desenvolver a capacidade de percepção de novas oportunidades acadêmicas relacionadas à sua formação.
Estas temáticas podem ser aplicadas em instituições públicas ou privadas, em negócios de qualquer porte e estão presentes em diversos setores.
Importante destacar a aplicabilidade deste conhecimento para o desenvolvimento local e regional, a realização das atividades constantes neste projeto deverá promover, ainda, às (aos) discentes motivação à prática de pesquisas e atividades de extensão ligadas a área em estudo, bem como desenvolver a capacidade de percepção de novas oportunidades acadêmicas relacionadas à sua formação.
Metodologia
Na etapa de planejamento, estão previstas reuniões das (os) professoras (es) das disciplinas relacionadas com as temáticas de Contabilidade, Finanças e Cenários Macroeconômicos para definição dos objetivos de cada encontro, o escopo das palestras, de acordo com os planos de ensino das disciplinas ministradas no semestre, além de definirem a periodicidade e a mediação.
Haverá participação de discentes na organização, execução e avaliação dos encontros, os quais serão orientados pelos professores.
Semestralmente haverá a realização de pelo menos uma palestra às (aos) discentes das disciplinas (foco principal); demais turmas do Centro de Ciências Sócio-Organizacionais e comunidade acadêmica da UFPel interessada (foco secundário) com carga horária prevista de 2 horas por evento, conforme calendário acadêmico da Universidade.
Antes e após a realização dos eventos promovidos pelo projeto, as (os) docentes realizarão atividades, junto às suas disciplinas, de forma a promover debates e/ou atividades avaliativas e relacionar a teoria com a prática, além de abordarem aspectos regionais e instigarem as (os) discentes a se envolverem com as temáticas abordadas.
Os eventos promovidos pelo projeto serão gratuitos e as inscrições serão realizadas por formulário on-line, divulgados nas redes sociais do CCSO e do projeto.
Estão previstas reuniões de avaliação do projeto para identificação dos resultados e construção dos próximos encontros, onde será levada em consideração a avaliação da pesquisa de satisfação aplicada aos participantes, após cada encontro.
Haverá participação de discentes na organização, execução e avaliação dos encontros, os quais serão orientados pelos professores.
Semestralmente haverá a realização de pelo menos uma palestra às (aos) discentes das disciplinas (foco principal); demais turmas do Centro de Ciências Sócio-Organizacionais e comunidade acadêmica da UFPel interessada (foco secundário) com carga horária prevista de 2 horas por evento, conforme calendário acadêmico da Universidade.
Antes e após a realização dos eventos promovidos pelo projeto, as (os) docentes realizarão atividades, junto às suas disciplinas, de forma a promover debates e/ou atividades avaliativas e relacionar a teoria com a prática, além de abordarem aspectos regionais e instigarem as (os) discentes a se envolverem com as temáticas abordadas.
Os eventos promovidos pelo projeto serão gratuitos e as inscrições serão realizadas por formulário on-line, divulgados nas redes sociais do CCSO e do projeto.
Estão previstas reuniões de avaliação do projeto para identificação dos resultados e construção dos próximos encontros, onde será levada em consideração a avaliação da pesquisa de satisfação aplicada aos participantes, após cada encontro.
Indicadores, Metas e Resultados
A participação em palestras e em debates, além de proporcionar a interdisciplinaridade, a partir da interação entre as áreas de conhecimento e com outras instituições configura-se como uma iniciativa de ensino, pois promoverá a interlocução entre a teoria e a prática, contribuindo à formação dos discentes, sendo uma forma de despertar o interesse às pesquisas relacionadas as temáticas apresentadas, oportunizar às (aos) discentes a organização de um evento e promover a integração entre professoras (es), discentes e técnicos.
Por meio deste projeto espera-se dar a ênfase necessária às práticas relacionadas aos temas das disciplinas das áreas de Contabilidade, Finanças e Cenários Macroeconômicos e, também, buscar ideias para melhorar a gestão econômica/financeira, pública e privada, de Pelotas/RS e região.
Indiretamente, espera-se a divulgação dos cursos do CCSO nas mídias e redes sociais e o aumento da visibilidade dos cursos do CCSO para a comunidade externa e interna à UFPEL.
Em termos quantitativos, espera-se:
- realização de pelo menos 1 evento por semestre;
- participação, como ouvinte, de pelo menos 60 discentes da UFPEL em cada evento;
- avaliação satisfatória de no mínimo 80% das (os) participantes em cada evento.
Por meio deste projeto espera-se dar a ênfase necessária às práticas relacionadas aos temas das disciplinas das áreas de Contabilidade, Finanças e Cenários Macroeconômicos e, também, buscar ideias para melhorar a gestão econômica/financeira, pública e privada, de Pelotas/RS e região.
Indiretamente, espera-se a divulgação dos cursos do CCSO nas mídias e redes sociais e o aumento da visibilidade dos cursos do CCSO para a comunidade externa e interna à UFPEL.
Em termos quantitativos, espera-se:
- realização de pelo menos 1 evento por semestre;
- participação, como ouvinte, de pelo menos 60 discentes da UFPEL em cada evento;
- avaliação satisfatória de no mínimo 80% das (os) participantes em cada evento.
Equipe do Projeto
Nome | CH Semanal | Data inicial | Data final |
---|---|---|---|
ALEXANDRE XAVIER VIEIRA BRAGA | 8 | ||
BRENDA PIEPER MANKE | |||
CAMILA GAUGER LOPES | |||
DARY PRETTO NETO | 8 | ||
DIEGO DIAS DE OLIVEIRA | |||
GUSTAVO MACEDO DOS SANTOS | |||
LUCIANA NUNES FERREIRA | 12 | ||
PATRICIA SCHNEIDER SEVERO | 12 | ||
RUBIANI HELLWIG KLUG | |||
SIDNEY DANIEL BATISTA | 4 | ||
SIDNEY DANIEL BATISTA | 1 | ||
THALITA SOARES WETZEL | |||
VINICIUS ETGES SILVEIRA |