Nome do Projeto
Arqueologia Indígena e Genética do Rio Grande do Sul
Ênfase
Extensão
Data inicial - Data final
27/11/2023 - 28/11/2025
Unidade de Origem
Coordenador Atual
Área CNPq
Multidisciplinar
Eixo Temático (Principal - Afim)
Cultura / Comunicação
Linha de Extensão
Divulgação científica e tecnológica
Resumo
O presente projeto é uma ferramenta de extensão do projeto de pesquisa de paleogenética do Rio Grande do Sul, desenvolvido pelo Globe Institute da University of Copenhagem em parceria com o Museu Arqueológico do Rio Grande do Sul e o Colegiado do Bacharelado em Arqueologia da UFPel. A intenção do projeto é compartilhar os dados gerados com representantes dos povos indigenas do Sul do Brasil e, dessa forma, (re)orientar as interpretações arqueológicas e paleogenéticas.

Objetivo Geral

O propósito central do projeto é estabelecer uma plataforma para o diálogo intercultural, visando à integração de perspectivas indígenas no projeto de pesquisa catalisador. Além de uma troca de conhecimentos, o projeto busca fomentar um espaço que valorize a contribuição ancestral e contemporânea dos povos originários para a compreensão da história da região, e a construção de uma narrativa mais completa e respeitosa do povoamento do Rio do Grande do Sul.

Justificativa

O presente projeto tem como impulso pesquisas em andamento sobre o povoamento da região, baseado em análises genéticas de indivíduos antigos e datações de radiocarbono (realizadas na University of Copenhagem - Dinamarca, em colaboração com o Museu Arqueológico do Rio Grande do Sul - MARSUL e o Colegiado do Bacharelado em Arqueologia da UFPel) e sua interpretação em luz a décadas de investigação arqueológica no Sul do Brasil. A geração de dados genéticos sobre o povoamento antigo do Rio Grande do Sul traz a tona todo um debate sobre a ancestralidade dos atuais povos indigenas do Sul do Brasil, a saber os Guarani, os Kaingang e os Xokleng. O compartilhamento e debate dos resultados dados paleogenéticos e arqueológicos com representantes das etnias citadas é vital para que novos encaminhamentos sobre a pesquisa sejam realizados,

Metodologia

Na medida em que dados paleogenéticos das amostras do MARSUL forem sendo gerados, serão realizados eventos de divulgação em comunidades indigenas e também em locais acadêmicos, sempre contando com a participação de indigenas das etnias supracitadas. Os eventos preferidos são as rodas de conversa e as mesas redonda.

Indicadores, Metas e Resultados

Compartilhamento dos dados paleogenéticos com os povos originários;
Construção de uma história indígena de longa duração orientada pela cosmologia indígena;
Reinterpretações com a ótica indígena sobre o povoamento antigo do Rio Grande do Sul.

Equipe do Projeto

NomeCH SemanalData inicialData final
Antonio Carlos Soares
Camila Pivetta Cavalheiro
ISABELA LOURENCO CRUZ
JEFFERSON FOSTER DA SILVA
RAFAEL CORTELETTI9
Thomaz Pinoti Barbosa

Página gerada em 28/04/2024 20:32:10 (consulta levou 0.127462s)