Nome do Projeto
Vem Ser Rugby 2.0
Ênfase
Extensão
Data inicial - Data final
25/03/2024 - 25/03/2026
Unidade de Origem
Coordenador Atual
Área CNPq
Ciências da Saúde
Eixo Temático (Principal - Afim)
Saúde / Educação
Linha de Extensão
Esporte e lazer
Resumo
O Vem Ser Rugby (VSR) será um projeto com foco no desenvolvimento de atletas a longo prazo (DALP), realizado pelo Laboratório de Estudos em Esporte Coletivo (LEECol) da UFPel e oriundo do Programa Vem Ser Pelotas (VSP). O VSR realizará identificação e seleção de escolares através do Programa VSP e oferecerá treinamento sistematizado e suporte multidisciplinar para atletas, que participarão de eventos e competições.
A identificação de jovens para o projeto será realizada através de avaliações de escolares em instituições públicas de ensino (VSP), seletivas e festivais de rugby escolar. Quanto ao processo de avaliações, selecionar-se-á jovens de escolas públicas que apresentarem valores de desempenho a partir do percentil 80 na sua faixa etária em, no mínimo, duas das seguintes variáveis: estatura, potência de membros inferiores, velocidade, velocidade com troca de direção e capacidade cardiorrespiratória. Estes valores de referência foram determinados por treinadoras(es), pesquisadoras(es) e especialistas, considerando as demandas do jogo e a ideia de formação de uma equipe de rugby.
A seleção ocorrerá para meninos e meninas entre 12 e 14 anos de idade, ao serem inseridos no projeto, os/as selecionados/as passarão por um processo de DALP até os 19 anos de idade, quando realizarão transição para a categoria adulta. A rotina de treinamento tático-técnico e físico do projeto consistirá em três sessões semanais, de aproximadamente 90 minutos. As treinadoras que conduzirão as sessões possuirão formação em Educação Física e realizarão Curso de Coaching Nível 1 ou 2 da World Rugby. O suporte da equipe de Fisioterapia, psicologia e nutrição da UFPel será realizado em paralelo aos treinamentos e competições.
Objetivo Geral
Identificar crianças e adolescentes entre 11 a 15 anos com elevado padrão de desempenho motor para a prática de Rugby;
Constituir um banco de talentos motores passível de constituir-se numa base de consultas sobre crianças e adolescentes com elevadas possibilidades de tornarem-se atletas de alto rendimento no Rugby;
Identificar e selecionar crianças e adolescentes com altos níveis de aptidão física para o rendimento esportivo para constituir as equipes de rendimento do Vem Ser Rugby, feminino e masculino;
Oportunizar à crianças e jovens a possibilidade de ingressar na prática do esporte de rendimento;
Contribuir com o Plano Nacional de Desenvolvimento Esportivo
Constituir um banco de talentos motores passível de constituir-se numa base de consultas sobre crianças e adolescentes com elevadas possibilidades de tornarem-se atletas de alto rendimento no Rugby;
Identificar e selecionar crianças e adolescentes com altos níveis de aptidão física para o rendimento esportivo para constituir as equipes de rendimento do Vem Ser Rugby, feminino e masculino;
Oportunizar à crianças e jovens a possibilidade de ingressar na prática do esporte de rendimento;
Contribuir com o Plano Nacional de Desenvolvimento Esportivo
Justificativa
O Esporte brasileiro se ressente de uma política nacional de desenvolvimento esportivo. Partindo da lógica de que as evidências científicas, testadas e retestadas, no âmbito das universidades em parcerias com outras instituições é um dos pilares importantes para as tomadas de decisões políticas que irão fundamentar um plano nacional de desenvolvimento esportivo. Nesta senda, foi criado o Vem Ser Pelotas, que é um projeto estratégico da Universidade Federal de Pelotas, vinculado à Pró-Reitoria de Extensão e Cultura e executado pela Escola de Educação Física e Fisioterapia. O projeto consiste em aplicar uma bateria de medidas e testes tocante ao crescimento somático, aptidão física relacionada à saúde e ao desempenho e ao estado nutricional. As medidas e testes aplicados são de baixo custo, fácil aplicação e são do cotidiano das escolas (estatura, estatura sentado, envergadura, massa corporal, sentar e alcançar, força resistência abdominal, força de preensão manual, potência de membros superiores e inferiores, velocidade linear e com troca de direção e capacidade cardiorrespiratória). São avaliados/as estudantes de 11 a 15 anos de idade de escolas públicas da cidade de Pelotas. A partir do banco de dados constituído, os/as estudantes são identificados, selecionados e direcionados para projetos relacionados à saúde e ao rendimento esportivo. Neste documento iremos tratar especificamente de projetos de Rugby, Remo e Basquetebol relacionados ao rendimento esportivo, a saber: Vem Ser Rugby, Remar para o Futuro e Vem Ser Basquete.
Este projeto se direciona a modalidade Rugby.
Este projeto se direciona a modalidade Rugby.
Metodologia
Identificaremos no banco de dados do Vem Ser Pelotas meninos e meninas acima do percentil 80 nas variáveis de estatura, potência de membros inferiores (salto horizontal), capacidade cardiorrespiratória (corrida e/ou caminhada em 6 minutos); e abaixo do percentil 20 em velocidade (corrida em 20 metros) e velocidade com troca de direção (teste do quadrado)
Comunicaremos a escola e convidaremos os pais para reunião de engajamento, na qual iremos apresentar o projeto.
Os treinamentos ocorrerão três vezes por semana, na escola superior de educação física e fisioterapia (ESEF)
Os/as treinadores/as serão estudantes de pós graduação da ESEF/UFPel.
Os cursos de fisioterapia, nutrição e psicologia serão convidados para compor as comissões técnicas.
Serão atendidos/as 25 atletas em cada naipe.
Comunicaremos a escola e convidaremos os pais para reunião de engajamento, na qual iremos apresentar o projeto.
Os treinamentos ocorrerão três vezes por semana, na escola superior de educação física e fisioterapia (ESEF)
Os/as treinadores/as serão estudantes de pós graduação da ESEF/UFPel.
Os cursos de fisioterapia, nutrição e psicologia serão convidados para compor as comissões técnicas.
Serão atendidos/as 25 atletas em cada naipe.
Indicadores, Metas e Resultados
Espera-se:
25 atletas em cada Naipe
10 estudantes de pós graduação envolvidos diretamente
10 estudantes de graduação envolvidos diretamente
Ter 20 atletas dos dois naipes convocados/as para seleção gaúcha
Ter 20 atletas dos dois naipes convocados/as para seleção brasileira.
25 atletas em cada Naipe
10 estudantes de pós graduação envolvidos diretamente
10 estudantes de graduação envolvidos diretamente
Ter 20 atletas dos dois naipes convocados/as para seleção gaúcha
Ter 20 atletas dos dois naipes convocados/as para seleção brasileira.
Equipe do Projeto
Nome | CH Semanal | Data inicial | Data final |
---|---|---|---|
AIRI MACIAS SACCO | 4 | ||
AMANDA FRANCO DA SILVA | |||
CAMILA BORGES MÜLLER | 4 | ||
CAROLINE MORO CASSEL | |||
CIANA ALVES GOICOCHEA | |||
CRISTIANO MARTINS DA ROSA JUNIOR | |||
DIEGO SAO BENTO PEREIRA | |||
DOUGLAS LOBATO MACHADO | |||
ERALDO DOS SANTOS PINHEIRO | 4 | ||
FREDERICO MELO LUCHE | |||
GABRIEL GUSTAVO BERGMANN | 4 | ||
GABRIELA RODRIGUES SILVEIRA | |||
GUSTAVO DIAS FERREIRA | 4 | ||
Igor André Correa Silveira | |||
MATHEUS DO NASCIMENTO ALVES | |||
MONICA VIEIRA DUARTE LORENCENA | |||
SILVANA PAIVA ORLANDI |