Nome do Projeto
Avaliação estabilidade de cor de resinas compostas single-shade através dos métodos visual e laboratorial
Ênfase
Pesquisa
Data inicial - Data final
29/03/2024 - 28/02/2028
Unidade de Origem
Coordenador Atual
Área CNPq
Ciências da Saúde
Resumo
Desde o surgimento das resinas até seu estado atual, a resina composta teve um grande avanço como material restaurador, suas propriedades mecânicas e estéticas foram gradualmente sendo melhorada, até chegar num conceituado estágio de desenvolvimento, por muitos autores considerado o estado da arte. Durante todo esse processo de desenvolvimento sua composição sofreu várias mudanças, principalmente no quesito carga que passou de macropartículas a nanopartículas, e apesar de nos dias atuais apresentar boas propriedades ela continua em constante desenvolvimento, surgindo novas propriedades como o efeito camaleão apresentado pelas resinas unicromáticas. As resinas unicromáticas com apenas uma cor prometem revolucionar os problemas relativos à mimetização do dente transformando-se em 16 diferentes tons de acordo com o substrato dental, utilizando-se de sua propriedade de translucidez deixando a cor da estrutura dental passar por ela, e assim apenas camuflar-se na própria cor do dente. Porém por ser um material novo, poucos estudos existem e com informações limitadas, principalmente no que se refere a estabilidade da cor do material após envelhecimento e degradação causados pelo seu uso na cavidade oral. Com todos os esforços destinados a melhoria da estética, é importante ressaltar que independente da técnica de restauração, um ponto fundamental para que a resina composta possa atingir sua excelência quanto à suas propriedades opticas é a realização do acabamento e polimento, pois só assim é possível observar se o material produz realmente o mimetismo da estrutura, bem como o brilho necessário. Dessa forma o objetivo deste trabalho é acompanhar e aferir a estabilidade da cor e brilho das resinas compostas single-shade durante em curto e médio prazo, realizando polimento superficial a cada 6 meses, além de conhecer a percepção visual de Dentistas quanto a diferença de brilho inicial e após os repolimentos, entre restaurações de resina single-shade comparadas às multi-shade. Para isso serão realizados ensaios in vitro em que as resinas compostas monocromáticas e multicromáticas (usadas como controle) serão submetidas a testes de rugosidade de superfície, estabilidade de cor, correspondência de cor e valor de brilho, que serão repetidos a cada 6 meses com repolimento das superfícies a serem medidas. Além disso uma avaliação visual, realizada por Cirurgiões-Dentistas Doutores e/ou estudantes de Pós-Graduação, quanto ao brilho das resinas compostas estudadas após 24h da realização dos espécimes e será repetida ao final do experimento, quando as amostras tiverem sido envelhecidas e repolidas.

Objetivo Geral

Avaliar as propriedades ópticas, físicas e biológicas das resinas compostas de cor universal utilizadas para confecção de restaurações diretas em odontologia, bem como acompanhar e aferir a estabilidade da cor e brilho das resinas compostas single-shade a curto e médio prazo realizando polimento superficial a cada 6 meses até 2 anos, bem como, aferir a percepção visual de Dentistas quanto a diferença de brilho inicial e após os repolimentos, entre restaurações de resina single-shade comparadas às multi-shade (padrão ouro).

Justificativa

O mercado odontológico está sempre apresentando novos materiais, alguns são novos e outros são adaptações de materiais existentes com a melhoria de alguma de suas propriedades, como no caso da resina composta, essa já sofreu várias modificações em sua composição com o passar do tempo. Porém nem sempre que um material é reformulado ou que é lançado novo, ele se torna superior ao que já existia, sempre que novas descobertas são feitas ou adaptadas, existe a necessidade de produzir pesquisas comparativas com o padrão-ouro, aquele que até então era adequado as necessidades do paciente. Diante disso com o surgimento das resinas single-shade, também conhecidas como monocromáticas ou de cor universal, com a promessa de que com o uso de apenas um única embalagem de resina é possível reproduzir a cor de diferentes substratos a serem restaurados, se adaptando a esses substratos e produzindo um efeito camaleão, surge a necessidade de realizar pesquisas laboratoriais em relação a sua manutenção de cor, se o “efeito camaleão” se mantém quando a restauração é submetida a alimentação com pigmento, e também conhecer se o polimento pode ajudar nesse processo, visto que a literatura ainda não está suficientemente clara quanto ao material recentemente inserido no mercado. Além disso, por se tratar de um material recente, há uma quantidade limitada de dados referente as propriedades físicas, biológicas e ópticas, bem como o comportamento destas resinas de cor universal na mimetização de cor dos dentes (BROWN; GILLESPIE, 2019; DE ABREU et al., 2020; IYER et al., 2021)

Metodologia

A presente pesquisa será dividida em 4 fases no qual a primeira fase corresponde a uma revisão da literatura, a segunda a ensaios in vitro, em que as resinas compostas monocromáticas e multicromáticas (usadas como controle) serão submetidas a testes de rugosidade de superfície para avaliar a propriedade física de rugosidade e biológicas, na terceira fase as mesmas resinas serão testadas também in vitro quanto as propriedades ópticas de estabilidade de cor, correspondência de cor e valor de brilho, em que os testes de propriedades físicas e ópticas serão repetidos a cada 6 meses com repolimento das superfícies a serem medidas. Já a quarta fase será composta por uma avaliação visual, realizada por Cirurgiões-Dentistas e/ou estudantes de Pós-Graduação, quanto ao brilho, em que irão receber as amostras identificadas por códigos e classificar em 4 grupos, grupo 1: baixo; grupo 2: médio; grupo 3: alto; grupo 4: brilho superior. Essa etapa acontecerá 24h depois das amostras serem produzidas, e ao final do tempo de envelhecimento.
Para avaliação das propriedades físicas, biológicas e ópticas de resinas compostas single-shade utilizadas para restaurações dentais diretas, as metodologias serão descritas de acordo com a utilização das resinas para restaurações diretas dentais. Uma vez que não existem normas ISO específicas para avaliação da adaptação de cor de compósitos, as normas utilizadas neste estudo serão baseadas nas sugeridas pelos fabricantes e/ou estudos prévios.

Indicadores, Metas e Resultados

Espera-se avaliar a curto e médio prazo os seguintes indicadores:

I. Avaliar as propriedades físicas de resinas compostas de cor universal utilizadas em restaurações dentais diretas, através de testes de rugosidade superficial, resistência a flexão e módulo de elasticidade, dureza, sorção e solubilidade, grau de conversão e radiopacidade.

II. Acompanhar a estabilidade de cor da resina composta single-shade no decorrer de 2 anos;

III. Comparar a possível variação de cor da resina composta single-shade quando polida a cada 6 meses, e quando não polida e o padrão-ouro;

IV. Comparar a diferença na estabilidade de cor de resinas monocromáticas comparado com as resinas multicromáticas (padrão-ouro) quando polidas a cada 6 meses e quando não polidas;

V. Conhecer a percepção de Cirurgiões-Dentistas inicial quanto a diferença de brilho entre resinas compostas single-shade e multi-shade, e identificar a resina com brilho considerado clinicamente aceitável, e comparar com a percepção após os repolimentos dos compósitos.

VI. Avaliar 2 diferentes tipos de polimentos na resina composta single-shade e conhecer qual desses procedimentos produz e mantem ao longo do tempo maior brilho superficial na superfície da resina.

VII. Avaliar as propriedades biológicas de resinas compostas de cor universal utilizadas em restaurações dentais diretas por meio de ensaios de viabilidade celular e cultivo 3D em esferoides.

VIII. Avaliar as propriedades ópticas de resinas compostas de cor universal utilizadas em restaurações dentais diretas através de testes que avaliam a estabilidade de cor sob soluções corantes e determinar a capacidade de correspondência de cor.

O resultados esperado será poder produzir evidências cientificas que possam auxilar para estudos futuros clínicos, bem com a comunidade clínica que já emprega essas resinas.



Equipe do Projeto

NomeCH SemanalData inicialData final
ADRIANA FERNANDES DA SILVA3
ESTEVAO CENTENO DE MORAES
EVANDRO PIVA1
MARCIELI DIAS FURTADO
PAULA FERNANDES E SILVA
WELLINGTON LUIZ DE OLIVEIRA DA ROSA2

Página gerada em 30/04/2024 05:07:21 (consulta levou 0.201529s)