Nome do Projeto
Ações Educativas no Museu do Doce da UFPel
Ênfase
Extensão
Data inicial - Data final
15/03/2024 - 10/03/2028
Unidade de Origem
Coordenador Atual
Área CNPq
Ciências Sociais Aplicadas
Eixo Temático (Principal - Afim)
Educação / Cultura
Linha de Extensão
Patrimônio cultural, histórico e natural
Resumo
Este projeto de extensão trata da criação e aplicação de ações educativas no Museu do Doce da UFPel com o objetivo de propiciar uma aproximação agradável, lúdica e pedagógica com esse bem cultural. As ações educativas, mediadoras entre o bem cultural e a comunidade, visam a valorização do patrimônio e a apreensão da memória cultural. Serão desenvolvidos materiais e atividades, dirigidas a criancas e adultos, principalmente jogos e mediação qualificada.

Objetivo Geral

Proporcionar à comunidade possibilidades de acesso e de aproximação ao Museu do Doce, oferecendo oportunidades de conhecimento e de apropriação do Museu e de sua narrativa, buscando uma perspectiva ampliada e múltipla, aberta as muitas manifestações da tradição doceira da cidade.

Justificativa

O desenvolvimento de um trabalho educacional no Museu do Doce possibilitará aos diferentes públicos uma forma de apropriação a este bem cultural, qualificando a relação da comunidade local e dos visitantes de fora com o Museu e reforçando seu papel identitário como lugar em que a tradição doceira da cidade pode ser vista a partir de uma abordagem multidisciplinar e polissêmica que valoriza as diferenças e não apaga as ambiguidades. O usufruto do bem patrimonial e a criação cultural, decorrentes da relação direta com o patrimônio têm qualidades de inserção cultural e social que são desejáveis e promovem a apropriação desses bens pelos sujeitos que passam por essa experiência. Essa apropriação é buscada no sentido de que ao patrimônio seja atribuído um valor identitário, isto é, quem se apropria passa a percebê-lo como parte de sua própria vida e história.

Metodologia

As ações serão desenvolvidas por alunos da UFPel, no Museu do Doce e no Lep (laboratório de Educação para o Patrimônio) do Curso de museologia, e oferecidas à comunidade. Cada ação terá uma metodologia específica, adequada às diferentes modalidades de ação educativa que serão desenvolvidas.

Indicadores, Metas e Resultados

- Regularização da frequencia da recepção às escolas com visitas semanais;

- Oferecimento de atividades educativas específicas nos eventos anuais de que o Museu participa;

- desenvolvimento e disponibilização de materiais educativos com o Museu como objeto.

Equipe do Projeto

NomeCH SemanalData inicialData final
BRUNA FRIO COSTA
CARLA GIOVANA GONCALVES MALGUEIRO
CARLA RODRIGUES GASTAUD4
NORIS MARA PACHECO MARTINS LEAL1
YASMIN FERRARI DE QUEIROZ

Página gerada em 29/04/2024 02:52:03 (consulta levou 0.162249s)