Nome do Projeto
REVITALIZAÇÃO DOS ESPAÇOS DAS ESCOLAS DE EDUCAÇÃO BÁSICA DE PELOTAS: O OLHAR DA GEOGRAFIA PARA O EXERCÍCIO DA CIDADANIA
Ênfase
Extensão
Data inicial - Data final
20/02/2024 - 30/06/2025
Unidade de Origem
Coordenador Atual
Área CNPq
Ciências Humanas
Eixo Temático (Principal - Afim)
Educação / Educação
Linha de Extensão
Formação de professores
Resumo
Este projeto, objetiva contribuir no planejamento e execução de ações com vista a revitalizar e organizar os espaços das escolas públicas de educação básica, no município de Pelotas – RS. Nessa perspectiva, acreditamos que voltar o olhar para a revitalização de espaços escolares como por exemplos, laboratórios, bibliotecas, salas temáticas, pode contribuir de forma significativa para a formação dos alunos, possibilitando uma aproximação afetiva bem como o reconhecimento e a sensação de pertencimento e valorização da escola, como um lugar identitário, de produção do conhecimento (Silva, 2018). Inicialmente serão identificados e inventariados os espaços que necessitam de revitalização (salas temáticas e laboratórios) e organização de material didático. Em seguida, serão elaborados, juntamente com a comunidade escolar, materiais didático-pedagógicos, com base em demandas e temáticas da área de Geografia e afins, para que possam servir de subsídios no processo formativo, de alunos e professores das escolas de educação básica de Pelotas-RS. Com a revitalização dos espaços e estruturação de materiais de apoio (mapas, maquetes e outros recursos), iremos organizar um banco de dados para que possam ficar disponíveis à comunidade acadêmica e escolar.
Objetivo Geral
Contribuir no planejamento e execução de ações com vista a revitalizar e organizar os espaços das escolas públicas de educação básica, no município de Pelotas – RS.
Justificativa
É de conhecimento que o espaço escolar é um ambiente de acolhimento, formação, interação social e acima de tudo, de formação humana. Logo, para que esse espaço possa promover a sensação de pertencimento e a busca do conhecimento, deve oferecer dentre inúmeras possibilidades, as condições físicas e ambientais adequadas para que alunos, professores, funcionários se sintam parte desse ambiente.
Por outro lado, sabe-se que a realidade das escolas públicas nas últimas décadas, tem apresentado problemas vinculados a falta de políticas públicas, à questão salarial, de gestão e de infraestrutura. A falta de espaços adequados para a realização de aulas práticas, como laboratórios, quadras de esportes, bibliotecas com material didático organizado, refeitórios, tem tornado a escola um ambiente pouco atrativo para alunos e para os professores desenvolverem a suas aulas.
Nesse contexto, acreditamos que voltar o olhar para a revitalização de espaços escolares como por exemplos, laboratórios, bibliotecas, salas temáticas, pode contribuir de forma significativa para a formação dos alunos, possibilitando uma aproximação afetiva bem como o reconhecimento e a sensação de pertencimento e valorização da escola, como um lugar identitário, de produção do conhecimento (Silva, 2018). Diante disso, destaca-se que a temática encontrou terreno sólido a partir dos diálogos e discussões desenvolvidos pelos pibidianos da Geografia e os supervisores das escolas parceiras do Pibid Geografia, ao longo do desenvolvimento das atividades dos projetos disciplinares nas escolas. Percebeu-se ao longo do processo que as escolas possuem algumas carências em projetos e ações que possibilitem a melhor utilização e apropriação de espaços e de materiais didático-pedagógicos para alunos e professores fazerem uso.
No intuito de contribuir para a revitalização dos espaços escolares é que justificamos a elaboração deste projeto de extensão. O referido projeto possibilitará que alunos dos cursos de Geografia, Licenciatura e Bacharelado, entrem em contato direto com as escolas parceiras, juntamente com a equipe diretiva e/ou professor responsável, alunos, contribuindo no planejamento e execução de ações com vista a revitalizar e organizar os espaços das escolas. Inicialmente, intenciona-se atuar com as escolas municipais Independência, Colégio Pelotense e o Instituto Estadual Assis Brasil, por serem escolas que estão vinculadas até o presente momento com o Núcleo do PIBID geografia, podendo ampliar o número de instituições a depender das demandas.
Por outro lado, sabe-se que a realidade das escolas públicas nas últimas décadas, tem apresentado problemas vinculados a falta de políticas públicas, à questão salarial, de gestão e de infraestrutura. A falta de espaços adequados para a realização de aulas práticas, como laboratórios, quadras de esportes, bibliotecas com material didático organizado, refeitórios, tem tornado a escola um ambiente pouco atrativo para alunos e para os professores desenvolverem a suas aulas.
Nesse contexto, acreditamos que voltar o olhar para a revitalização de espaços escolares como por exemplos, laboratórios, bibliotecas, salas temáticas, pode contribuir de forma significativa para a formação dos alunos, possibilitando uma aproximação afetiva bem como o reconhecimento e a sensação de pertencimento e valorização da escola, como um lugar identitário, de produção do conhecimento (Silva, 2018). Diante disso, destaca-se que a temática encontrou terreno sólido a partir dos diálogos e discussões desenvolvidos pelos pibidianos da Geografia e os supervisores das escolas parceiras do Pibid Geografia, ao longo do desenvolvimento das atividades dos projetos disciplinares nas escolas. Percebeu-se ao longo do processo que as escolas possuem algumas carências em projetos e ações que possibilitem a melhor utilização e apropriação de espaços e de materiais didático-pedagógicos para alunos e professores fazerem uso.
No intuito de contribuir para a revitalização dos espaços escolares é que justificamos a elaboração deste projeto de extensão. O referido projeto possibilitará que alunos dos cursos de Geografia, Licenciatura e Bacharelado, entrem em contato direto com as escolas parceiras, juntamente com a equipe diretiva e/ou professor responsável, alunos, contribuindo no planejamento e execução de ações com vista a revitalizar e organizar os espaços das escolas. Inicialmente, intenciona-se atuar com as escolas municipais Independência, Colégio Pelotense e o Instituto Estadual Assis Brasil, por serem escolas que estão vinculadas até o presente momento com o Núcleo do PIBID geografia, podendo ampliar o número de instituições a depender das demandas.
Metodologia
Para que possamos atingir os objetivos da nossa proposta, teremos alguns passos a seguir:
Primeiro passo: Inicialmente, será apresentada a proposta de revitalização dos espaços escolares à equipe diretiva das escolas participantes do projeto;
Segundo passo: Conhecer e identificar os espaços físicos da escola, para a partir daí definir prioridades para a revitalização. Esta etapa contará com a parceria ativa dos professores das escolas, vinculados ao projeto.
Terceiro passo: Iniciar o processo de restruturação/reorganização dos espaços dos laboratórios, salas temáticas e mapotecas. Nesse momento, acreditamos ser fundamental para o bom andamento do projeto, pois contará com a mediação dos professores das escolas e colaboração de alunos voluntários da educação básica. Momento de interação e troca entre os agentes envolvidos.
Quarto passo: Com os espaços organizados parte-se para a elaboração de materiais didáticos, considerando a demanda de cada escola. A elaboração contará com a participação de alunos da graduação em geografia e alunos voluntários das escolas vinculadas. Nesse contexto, temos demandas das escolas, para a elaboração de mapas temáticos, os quais serão desenvolvidos no laboratório de Geotecnologias da Geografia, por alunos da licenciatura e bacharelado em Geografia. Por fim, será organizado um banco de dados com todas informações para que possa ficar disponível para a escola e comunidade acadêmica como forma de divulgação e visibilidade aos espaços potenciais existentes nas escolas. No âmbito da universidade, o banco de dados ficará disponível no Laboratório de Educação Geográfica e Ambiental (LEGA), dos Cursos de Geografia.
A partir dos resultados obtidos, intenciona-se divulgar a proposta em eventos científicos através de apresentação e publicação de artigo.
Primeiro passo: Inicialmente, será apresentada a proposta de revitalização dos espaços escolares à equipe diretiva das escolas participantes do projeto;
Segundo passo: Conhecer e identificar os espaços físicos da escola, para a partir daí definir prioridades para a revitalização. Esta etapa contará com a parceria ativa dos professores das escolas, vinculados ao projeto.
Terceiro passo: Iniciar o processo de restruturação/reorganização dos espaços dos laboratórios, salas temáticas e mapotecas. Nesse momento, acreditamos ser fundamental para o bom andamento do projeto, pois contará com a mediação dos professores das escolas e colaboração de alunos voluntários da educação básica. Momento de interação e troca entre os agentes envolvidos.
Quarto passo: Com os espaços organizados parte-se para a elaboração de materiais didáticos, considerando a demanda de cada escola. A elaboração contará com a participação de alunos da graduação em geografia e alunos voluntários das escolas vinculadas. Nesse contexto, temos demandas das escolas, para a elaboração de mapas temáticos, os quais serão desenvolvidos no laboratório de Geotecnologias da Geografia, por alunos da licenciatura e bacharelado em Geografia. Por fim, será organizado um banco de dados com todas informações para que possa ficar disponível para a escola e comunidade acadêmica como forma de divulgação e visibilidade aos espaços potenciais existentes nas escolas. No âmbito da universidade, o banco de dados ficará disponível no Laboratório de Educação Geográfica e Ambiental (LEGA), dos Cursos de Geografia.
A partir dos resultados obtidos, intenciona-se divulgar a proposta em eventos científicos através de apresentação e publicação de artigo.
Indicadores, Metas e Resultados
- Espera-se com esta proposta, contribuir no sentido de obter e organizar espaços adequados para a realização de atividades didáticas e extraclasse nas escolas parceiras;
- Com a elaboração dos materiais didáticos espera-se levantar elementos que possam subsidiar outras ações que envolvam a elaboração criativa de recursos didáticos e que os mesmos possam contribuir para a formação dos diferentes sujeitos;
- Espera-se que, a organização do banco de dados possa permitir aos alunos e professores o acesso aos recursos didáticos elaborados e aos mapas temáticos como possibilidade de instrumentalização e formação crítica.
- Almejamos divulgar a proposta a partir de eventos e publicações em revistas e eventos da área.
- Com a elaboração dos materiais didáticos espera-se levantar elementos que possam subsidiar outras ações que envolvam a elaboração criativa de recursos didáticos e que os mesmos possam contribuir para a formação dos diferentes sujeitos;
- Espera-se que, a organização do banco de dados possa permitir aos alunos e professores o acesso aos recursos didáticos elaborados e aos mapas temáticos como possibilidade de instrumentalização e formação crítica.
- Almejamos divulgar a proposta a partir de eventos e publicações em revistas e eventos da área.
Equipe do Projeto
Nome | CH Semanal | Data inicial | Data final |
---|---|---|---|
ALEXANDRA LUIZE SPIRONELLO | |||
AMANDA GARCIA LIMA | |||
CARLOS ALBERTO BARZ | |||
DIEGO MULLER MENDES | |||
FABRICIO CARDOSO AIRES | |||
GIAN LOPES DIAS | |||
Gêmerson Silva dos Santos Júnior Barros | |||
ISAAC TAILQUE PAPINI DE BRITO | |||
ISMAEL SANTOS DOS SANTOS | |||
IURI DE ALMEIDA COSTA | |||
IZABEL FIRMIANA GUIDOTTI LEMONS | |||
July Weber Garcia | |||
KELI SIQUEIRA RUAS | |||
LARISSA MACHADO KARNOPP | |||
LUCAS RANIELI MORENO GOMES | |||
LUCAS TERRA RODRIGUES | |||
MARCELO BOABAID PEREIRA FILHO | |||
MATHEUS CAMARGO LONGHI | |||
MURILO NUNES DA SILVA | |||
PAULO ROBERTO MADRUGA BASTOS JUNIOR | |||
RAFAEL AIRES PIZZUTTI | |||
REGIS SA FARIAS | |||
ROGERIO DOMINGUES CANILHA | |||
ROSANGELA LURDES SPIRONELLO | 2 | ||
RUAN DE SOUZA CLARA | |||
STELLA GOMES ENGLEITNER | |||
THAIS SANTOS GAUTERIO | |||
VINICIUS ALBUQUERQUE DE LIMA | |||
VINICIUS LACERDA PINTO | |||
ZILDA MARA NUNES DE MELLO |