Nome do Projeto
REVITALIZAÇÃO DOS ESPAÇOS DAS ESCOLAS DE EDUCAÇÃO BÁSICA DE PELOTAS: O OLHAR DA GEOGRAFIA PARA O EXERCÍCIO DA CIDADANIA
Ênfase
Extensão
Data inicial - Data final
20/02/2024 - 30/06/2025
Unidade de Origem
Coordenador Atual
Área CNPq
Ciências Humanas
Eixo Temático (Principal - Afim)
Educação / Educação
Linha de Extensão
Formação de professores
Resumo
Este projeto, objetiva contribuir no planejamento e execução de ações com vista a revitalizar e organizar os espaços das escolas públicas de educação básica, no município de Pelotas – RS. Nessa perspectiva, acreditamos que voltar o olhar para a revitalização de espaços escolares como por exemplos, laboratórios, bibliotecas, salas temáticas, pode contribuir de forma significativa para a formação dos alunos, possibilitando uma aproximação afetiva bem como o reconhecimento e a sensação de pertencimento e valorização da escola, como um lugar identitário, de produção do conhecimento (Silva, 2018). Inicialmente serão identificados e inventariados os espaços que necessitam de revitalização (salas temáticas e laboratórios) e organização de material didático. Em seguida, serão elaborados, juntamente com a comunidade escolar, materiais didático-pedagógicos, com base em demandas e temáticas da área de Geografia e afins, para que possam servir de subsídios no processo formativo, de alunos e professores das escolas de educação básica de Pelotas-RS. Com a revitalização dos espaços e estruturação de materiais de apoio (mapas, maquetes e outros recursos), iremos organizar um banco de dados para que possam ficar disponíveis à comunidade acadêmica e escolar.

Objetivo Geral

Contribuir no planejamento e execução de ações com vista a revitalizar e organizar os espaços das escolas públicas de educação básica, no município de Pelotas – RS.

Justificativa

É de conhecimento que o espaço escolar é um ambiente de acolhimento, formação, interação social e acima de tudo, de formação humana. Logo, para que esse espaço possa promover a sensação de pertencimento e a busca do conhecimento, deve oferecer dentre inúmeras possibilidades, as condições físicas e ambientais adequadas para que alunos, professores, funcionários se sintam parte desse ambiente.
Por outro lado, sabe-se que a realidade das escolas públicas nas últimas décadas, tem apresentado problemas vinculados a falta de políticas públicas, à questão salarial, de gestão e de infraestrutura. A falta de espaços adequados para a realização de aulas práticas, como laboratórios, quadras de esportes, bibliotecas com material didático organizado, refeitórios, tem tornado a escola um ambiente pouco atrativo para alunos e para os professores desenvolverem a suas aulas.
Nesse contexto, acreditamos que voltar o olhar para a revitalização de espaços escolares como por exemplos, laboratórios, bibliotecas, salas temáticas, pode contribuir de forma significativa para a formação dos alunos, possibilitando uma aproximação afetiva bem como o reconhecimento e a sensação de pertencimento e valorização da escola, como um lugar identitário, de produção do conhecimento (Silva, 2018). Diante disso, destaca-se que a temática encontrou terreno sólido a partir dos diálogos e discussões desenvolvidos pelos pibidianos da Geografia e os supervisores das escolas parceiras do Pibid Geografia, ao longo do desenvolvimento das atividades dos projetos disciplinares nas escolas. Percebeu-se ao longo do processo que as escolas possuem algumas carências em projetos e ações que possibilitem a melhor utilização e apropriação de espaços e de materiais didático-pedagógicos para alunos e professores fazerem uso.
No intuito de contribuir para a revitalização dos espaços escolares é que justificamos a elaboração deste projeto de extensão. O referido projeto possibilitará que alunos dos cursos de Geografia, Licenciatura e Bacharelado, entrem em contato direto com as escolas parceiras, juntamente com a equipe diretiva e/ou professor responsável, alunos, contribuindo no planejamento e execução de ações com vista a revitalizar e organizar os espaços das escolas. Inicialmente, intenciona-se atuar com as escolas municipais Independência, Colégio Pelotense e o Instituto Estadual Assis Brasil, por serem escolas que estão vinculadas até o presente momento com o Núcleo do PIBID geografia, podendo ampliar o número de instituições a depender das demandas.

Metodologia

Para que possamos atingir os objetivos da nossa proposta, teremos alguns passos a seguir:
Primeiro passo: Inicialmente, será apresentada a proposta de revitalização dos espaços escolares à equipe diretiva das escolas participantes do projeto;
Segundo passo: Conhecer e identificar os espaços físicos da escola, para a partir daí definir prioridades para a revitalização. Esta etapa contará com a parceria ativa dos professores das escolas, vinculados ao projeto.
Terceiro passo: Iniciar o processo de restruturação/reorganização dos espaços dos laboratórios, salas temáticas e mapotecas. Nesse momento, acreditamos ser fundamental para o bom andamento do projeto, pois contará com a mediação dos professores das escolas e colaboração de alunos voluntários da educação básica. Momento de interação e troca entre os agentes envolvidos.
Quarto passo: Com os espaços organizados parte-se para a elaboração de materiais didáticos, considerando a demanda de cada escola. A elaboração contará com a participação de alunos da graduação em geografia e alunos voluntários das escolas vinculadas. Nesse contexto, temos demandas das escolas, para a elaboração de mapas temáticos, os quais serão desenvolvidos no laboratório de Geotecnologias da Geografia, por alunos da licenciatura e bacharelado em Geografia. Por fim, será organizado um banco de dados com todas informações para que possa ficar disponível para a escola e comunidade acadêmica como forma de divulgação e visibilidade aos espaços potenciais existentes nas escolas. No âmbito da universidade, o banco de dados ficará disponível no Laboratório de Educação Geográfica e Ambiental (LEGA), dos Cursos de Geografia.
A partir dos resultados obtidos, intenciona-se divulgar a proposta em eventos científicos através de apresentação e publicação de artigo.

Indicadores, Metas e Resultados

- Espera-se com esta proposta, contribuir no sentido de obter e organizar espaços adequados para a realização de atividades didáticas e extraclasse nas escolas parceiras;
- Com a elaboração dos materiais didáticos espera-se levantar elementos que possam subsidiar outras ações que envolvam a elaboração criativa de recursos didáticos e que os mesmos possam contribuir para a formação dos diferentes sujeitos;
- Espera-se que, a organização do banco de dados possa permitir aos alunos e professores o acesso aos recursos didáticos elaborados e aos mapas temáticos como possibilidade de instrumentalização e formação crítica.
- Almejamos divulgar a proposta a partir de eventos e publicações em revistas e eventos da área.

Equipe do Projeto

NomeCH SemanalData inicialData final
ALEXANDRA LUIZE SPIRONELLO
AMANDA GARCIA LIMA
CARLOS ALBERTO BARZ
DIEGO MULLER MENDES
FABRICIO CARDOSO AIRES
GIAN LOPES DIAS
Gêmerson Silva dos Santos Júnior Barros
ISAAC TAILQUE PAPINI DE BRITO
ISMAEL SANTOS DOS SANTOS
IURI DE ALMEIDA COSTA
IZABEL FIRMIANA GUIDOTTI LEMONS
July Weber Garcia
KELI SIQUEIRA RUAS
LARISSA MACHADO KARNOPP
LUCAS RANIELI MORENO GOMES
LUCAS TERRA RODRIGUES
MARCELO BOABAID PEREIRA FILHO
MATHEUS CAMARGO LONGHI
MURILO NUNES DA SILVA
PAULO ROBERTO MADRUGA BASTOS JUNIOR
RAFAEL AIRES PIZZUTTI
REGIS SA FARIAS
ROGERIO DOMINGUES CANILHA
ROSANGELA LURDES SPIRONELLO2
RUAN DE SOUZA CLARA
STELLA GOMES ENGLEITNER
THAIS SANTOS GAUTERIO
VINICIUS ALBUQUERQUE DE LIMA
VINICIUS LACERDA PINTO
ZILDA MARA NUNES DE MELLO

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