Nome do Projeto
Sou+Eu - oficinas de vivências integrativas
Ênfase
Extensão
Data inicial - Data final
01/03/2024 - 01/03/2028
Unidade de Origem
Coordenador Atual
Área CNPq
Ciências da Saúde
Eixo Temático (Principal - Afim)
Saúde / Educação
Linha de Extensão
Saúde humana
Resumo
A juventude é uma fase importante na formação da personalidade e na aquisição de habilidades sociais e emocionais que serão importantes ao longo da vida. No entanto, também pode ser um período de risco, em que os jovens podem se tornar vulneráveis e desencadear sintomas de transtornos psicológicos que podem ser desencadeados neste momento difícil da vida. O Projeto SOU+EU, consiste numa possibilidade de tratamento terapêutico e prevenção de transtornos psicológicos e crises. O projeto consiste em um trabalho terapêutico em grupo com a utilização de um sistema de vivências integrativas. As vivências integrativas são exercícios específicos desenvolvidos e propostos pelo facilitador do grupo, baseados no significado primordial da arte, da música e da dança como movimento integrativo, que conecta o homem a si próprio, ao outro e à natureza. Os participantes das oficinas serão jovens usuários de um CAPS. Serão encontros quinzenais, às quintas-feiras, com início às 14horas e previsão de 1h30min de duração. Os temas geradores de cada oficina surgirão no próprio grupo, a partir das demandas e diálogos dos encontros anteriores. A condução das oficinas deve propiciar condições de integrar os participantes em torno de determinada(s) tarefas especificas, respeitando a diversidade, os diferentes sofrimentos psíquicos e as singularidades dos sujeitos participantes.

Objetivo Geral

Objetivo Geral: Através de oficinas com jogos expressivos, promover o equilíbrio e bem estar psíquico, emocional e social dos jovens, usuários do CAPS-Fragata.
Objetivos específicos:
- Compreender o sofrimento psíquico para além da doença mental;
- Melhorar as possibilidades de construção de subjetividades, subjetivações e fortalecimento de identidade;
- Promover o desenvolvimento da auto estima;
- Permitir que os sujeitos tenham voz, espaço e corpos presentes;
- Criar espaços terapêuticos para potencializar a vida e reduzir e eliminar ações de automutilação, tentativas de suicídios e outros transtornos;
- Proporcionar um espaço de escuta sensível, em que os usuários se sintam pertencentes e acolhidos;
- Oportunizar a construção de um espaço de ajuda mútua, pela identificação com o outro propor, através de oficinas biocêntricas, espaços de comunicação verbal, física e artística;
- Promover o autoconhecimento e a conexão emocional consigo e com o entorno.
- Trabalhar em conjunto com o técnico de saúde e coordenação do Caps para a melhoria das condições de saúde da comunidade atendida.

Justificativa

A juventude é um período de transição entre a infância e a idade adulta, que se caracteriza por mudanças físicas, emocionais, cognitivas e sociais. Segundo a psicologia do desenvolvimento, a juventude é um período marcado por mudanças significativas na identidade, no relacionamento com os outros, na autoestima e na autoimagem (Santrock, 2017). É também um momento de descobertas e de experimentação, em que os jovens exploram novos interesses, habilidades e valores (Erikson, 1968). A juventude é uma fase importante na formação da personalidade e na aquisição de habilidades sociais e emocionais que serão importantes ao longo da vida. No entanto, também pode ser um período de risco, em que os jovens podem se tornar vulneráveis e desencadear sintomas de transtornos psicológicos que podem ser desencadeados neste momento difícil da vida. A literatura científica indica que a automutilação é um comportamento cada vez mais comum entre os jovens. Segundo estudos, a prevalência da automutilação em jovens varia entre 13% e 45%, dependendo do país e da metodologia utilizada (Hawton et al., 2012; Jacobson et al., 2014). Em relação ao suicídio, é importante destacar que esse é um problema grave de saúde pública em todo o mundo. Segundo a Organização Mundial da Saúde, o suicídio é a segunda principal causa de morte entre os jovens de 15 a 29 anos (OMS, 2021).
Alguns estudos apontam que a taxa de tentativas de suicídio entre os adolescentes é maior do que entre os Alguns fatores que podem estar relacionados à automutilação e ao suicídio na juventude incluem: transtornos psicológicos, bullying, problemas familiares, abuso de substâncias, entre outros (Swanson et al., 2015). Para prevenir e tratar esses problemas, é importante que os jovens recebam apoio emocional e psicológico adequado. A família e profissionais de saúde mental desempenham um papel fundamental na identificação e no tratamento desses comportamentos de risco.
Diante dos dados mencionados e do crescimento de número de usuários, com perfil e diagnóstico semelhantes, no CAPS (centro de atendimento psicossocial) do Fragata, sugere-se o Projeto SOU+EU, como possibilidade de tratamento terapêutico e prevenção de transtornos psicológicos e crises. O projeto consiste em um trabalho terapêutico em grupo com a utilização de um sistema de vivências integrativas (jogos expressivos e biodança).
As vivências integrativas são exercícios específicos desenvolvidos e propostos pelo facilitador do grupo, baseados no significado primordial da arte, da música e da dança como movimento integrativo, que conecta o homem a si próprio, ao outro e à natureza. A vivência é essencialmente uma experiência única e total, pois nela "não há dissociação entre mente e corpo, há um corpo que por meio do movimento funda um saber original sobre a realidade e sobre si próprio" (REIS, 2009, p. 84).
A vivência possui uma qualidade ontológica, ligada ao ser e à percepção de estar vivo, sendo uma experiência que "comunica um conteúdo preciso de sensações e de percepções, e que anula a distância entre aquilo que se sente e a observação do próprio sentir" (TORO, 2002, p. 32). A vivência é definida como uma intensa experiência de viver o aqui e agora, uma "experiência original de nós mesmos, da nossa identidade, anterior a qualquer elaboração simbólica ou racional" (TORO, 2002, p. 30).
Parte-se do princípio Biocêntrico, novo paradigma no qual todo o universo está em função da vida; segue um modelo interativo, de rede, de encontro e de conectividade; situa o respeito à vida como centro e ponto de partida de todos os saberes e comportamentos humanos. Considerando as necessidades apontadas, este projeto tem como prioridade a criação de espaços terapêuticos de saúde e prevenção para os jovens em situação de risco e sofrimento psíquico tornando-os protagonistas da sua condição de saúde mental.

Metodologia

A metodologia qualitativa utilizada nesse projeto embasa-se no pressuposto da Educação Biocêntrica, proposta por Rolando Toro e no método vivencial-reflexivo-dialógico, ancorado nos teóricos Paulo Freire, Edgar Morin e Rolando Toro. Segundo o pressuposto da pedagogia dialógica, da qual valoriza os saberes trazidos pelos usuários, os seus interesses singulares, seus problemas, suas iniciativas para tornar as atividades mais dinâmicas e vivenciais qualificando no fortalecimento da experiencia, de vínculos e no desenvolvimento da saúde individual e coletiva. Na perspectiva a dialógica os sujeitos aprendem a conviver em grupo com dignidade, ética e afeto, partilham as dificuldades e as conquistas, revelam o significado de suas aprendizagens e traçam diretrizes e estratégias para uma melhor qualidade de vida. Na perspectiva vivencial, os jogos expressivos provocam movimentos que buscam um contato com a experiência consigo e com o outro. Público alvo: usuários do caps fragata, considerados como jovens e com idade superior a 18 anos.

Indicadores, Metas e Resultados

- Melhorar as possibilidades de construção de subjetividades, subjetivações e fortalecimento de identidade destes jovens;
- Promover o desenvolvimento da auto estima dos jovens integrantes da oficina;
- Criar espaços terapêuticos para potencializar a vida e reduzir ações de automutilação, tentativas de suicídios e outros transtornos;
- Trabalhar em conjunto com o técnico de saúde e coordenação do CAPS para a melhoria das condições de saúde da comunidade atendida.
- Contribuir para formação de estudantes de graduação e pós-graduação participantes do projeto
-Divulgar o trabalho em eventos e através de artigos científicos

Equipe do Projeto

NomeCH SemanalData inicialData final
ARIANE DA CRUZ GUEDES3
ISADORA OLIVEIRA NEUTZLING
JANAINA QUINZEN WILLRICH2
JESSICA BILHALVA PALUDO
LUCIANE PRADO KANTORSKI4
MARCIA LEAO DE LIMA
MICHELE NUNES GUERIN STURBELLE
PAOLA VITORIA FUHRMANN
POLIANA FARIAS ALVES2
VALERIA CRISTINA CHRISTELLO COIMBRA3

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