Nome do Projeto
NUPEEC Assistir: desenvolvimento de propriedades leiteiras modelo na região Sul do Rio Grande do Sul
Ênfase
Extensão
Data inicial - Data final
15/07/2024 - 15/07/2027
Unidade de Origem
Coordenador Atual
Área CNPq
Ciências Agrárias
Eixo Temático (Principal - Afim)
Tecnologia e Produção / Trabalho
Linha de Extensão
Desenvolvimento regional
Resumo
Anualmente o Rio Grande do Sul produz um total de 4,5 bilhões de litros de leite, o que posiciona o Estado como segundo maior produtor do país, representando 13% da produção nacional (IBGE, 2019). Na região Sul do Rio Grande do Sul, os sistemas produtivos de leite são predominantemente de caráter familiar e são socioeconomicamente importante para a região.
Nesse segmento, os pequenos produtores, possuem a vantagem competitiva, em relação aos médios e grandes produtores, de operar com custos mais baixos decorrentes do uso de tecnologia menos custosa e utilização de mão-de-obra exclusivamente familiar. No entanto, esses sistemas encontram-se em um processo de mudança, devido às exigências do mercado por um produto de maior qualidade. Neste contexto, são necessárias estratégias que visem melhorias relacionadas principalmente ao aspecto sanitário, reprodutivo e melhoramento genético.
A cadeia produtiva do leite apresenta diversos gargalos, um deles é a mortalidade de bezerros nos primeiros dias de vida, o que provoca um impacto econômico negativo. Nesse contexto, a criação das bezerras é um dos pontos mais críticos dentro do sistema, pois qualquer problema nesse período pode comprometer o potencial produtivo, posteriormente, diminuindo a qualidade dos animais de reposição do rebanho.
Dessa forma, visando contribuir com a produção leiteira do município de Pelotas e região Sul do Rio Grande do Sul, o projeto será realizado juntamente com a Emater. Serão selecionadas quatro propriedades rurais, buscando diagnosticar a situação atual dos produtores quanto aos aspectos zootécnicos, econômicos e ambientais, focando num primeiro momento na criação das bezerras. A partir da seleção das propriedades, serão realizadas visitas técnicas mensais, durante dois anos, com o objetivo de identificar os principais problemas relacionados à criação das bezerras, bem como definir estratégias para melhorar os índices produtivos de cada propriedade.
Objetivo Geral
Assistência técnica à propriedades rurais da cidade de Pelotas, de forma a criar modelos de referência na produção leiteira, contribuindo com a cadeia leiteira na região Sul do Rio Grande do Sul, focando num primeiro momento na criação de bezerras.