Nome do Projeto
Alimentação no processamento sensorial e nos aspectos neuropsicológicos dos indivíduos com transtorno do espectro autista: uma revisão integrativa
Ênfase
Pesquisa
Data inicial - Data final
03/06/2024 - 31/12/2024
Unidade de Origem
Coordenador Atual
Área CNPq
Ciências Biológicas
Resumo
O Transtorno do Espectro Autista (TEA) é caracterizado como um distúrbio do desenvolvimento neurológico que resulta em prejuízo para os portadores, devido à presença de comportamentos ou interesses repetitivos e restritos. Uma manifestação comum do TEA é a seletividade alimentar, a qual pode restringir o repertório alimentar e causar problemas de saúde devido à escassez nutricional. Além disso, indivíduos autistas frequentemente enfrentam desordens gastrointestinais devido a uma permeabilidade intestinal alterada, resultando em sintomas como diarreia, obstipação, gases, desconforto abdominal e regurgitação. Esses sintomas podem agravar a irritabilidade e os problemas comportamentais. Este projeto objetiva realizar uma revisão de literatura abordando dificuldades alimentares e alterações sensoriais em crianças com TEA, visando observar a relação entre esses sintomas, avaliar a prevalência desses problemas nesse grupo específico e relatar abordagens de intervenção considerando ambos aspectos. Será feita uma revisão integrativa utilizando dados das plataformas SciELO, PubMed e ScienceDirect. Espera-se que sejam identificadas estratégias que possam reduzir a seletividade alimentar, melhorar a ingestão nutricional e abordar as questões gastrointestinais, contribuindo assim para o bem-estar e qualidade de vida das crianças com TEA.

Objetivo Geral

Conduzir uma revisão integrativa, examinar a literatura e analisar publicações que abordem estudos em grupo ou casos clínicos relacionados à manifestação e/ou abordagem de comportamentos de recusa ou seletividade alimentar, bem como os sintomas gastrointestinais, observados em crianças com TEA.

Justificativa

A hipersensibilidade ou hipossensibilidade sensorial pode desempenhar um papel crucial na determinação dos padrões alimentares restritivos e nas dificuldades alimentares enfrentadas por portadores de TEA, sugerindo que os distúrbios de processamento sensorial podem contribuir para a seletividade alimentar em indivíduos com TEA, abrindo caminho para uma investigação mais aprofundada sobre as interações entre os sistemas sensoriais e os hábitos alimentares em pessoas com esse transtorno. Este estudo irá explorar como as estratégias de intervenção podem ser adaptadas com base nessas relações para melhorar a qualidade de vida e a saúde nutricional dos indivíduos com TEA.
A identificação e o tratamento eficaz dos problemas gastrointestinais podem levar a melhorias no comportamento e na qualidade de vida dos indivíduos com autismo. Essa hipótese de pesquisa pode servir como base para a realização de um estudo aprofundado sobre o tema, investigando a relação entre os sintomas gastrointestinais e o comportamento em pessoas com TEA, bem como explorar a eficácia de intervenções terapêuticas para melhorar a saúde gastrointestinal e o bem-estar geral desses indivíduos.
Acredita-se que a dietoterapia pode ser uma estratégia eficaz para melhorar a vida das pessoas com TEA. Esta hipótese sugere benefícios na comodidade desses indivíduos, considerando a relação emergente entre a dieta, o microbioma intestinal e o sistema nervoso central, bem como as evidências crescentes de que dietas específicas podem afetar particularmente o comportamento, como habilidades de comunicação e o bem-estar emocional dos indivíduos com TEA. Um estudo abordando essas hipóteses pode explorar os efeitos de diferentes dietas (por exemplo, a dieta cetogênica, a dieta sem glúten e sem caseína, entre outras) e suas influências nos sintomas do TEA e na qualidade de vida geral.

Metodologia

Será feita uma revisão integrativa, com descritores em língua portuguesa, usando as palavras-chave autismo, nutrição e seletividade alimentar, com foco nos últimos três anos. Serão consultadas as fontes de dados virtuais PubMed, Scielo e ScienceDirect. Os artigos que não apresentarem uma relação direta com a seletividade alimentar serão excluídos, assim como os artigos que não abordarem diretamente a área de nutrição, concentrando-se exclusivamente no autismo ou no comportamento alimentar sem ênfase na nutrição. Os artigos selecionados serão lidos na íntegra para a construção deste trabalho de revisão.

Indicadores, Metas e Resultados

A pesquisa será a base para a elaboração do Trabalho de Conclusão de Curso da acadêmica Ana Carolina Jardim Vanoli, do Curso de Nutrição e será redigido um artigo científico para publicação em revista da área.

Equipe do Projeto

NomeCH SemanalData inicialData final
ALESSANDRA DOUMID BORGES PRETTO3
ANA CAROLINA JARDIM VANOLI
CAMILE MILBRATH MILECH
DENISE CALISTO BONGALHARDO3
LUANA DIAS CAMPANI
PAMELA CRISLAINE DUARTE DE DUARTE

Página gerada em 21/12/2024 14:07:45 (consulta levou 0.095140s)