Nome do Projeto
ASSOCIAÇÃO DO ESTADO NUTRICIONAL E PERFIL SOCIODEMOGRÁFICO DE PACIENTES ATENDIDOS EM UMA CLÍNICA DE CUIDADOS PALIATIVOS DA CIDADE DE PELOTAS/RS
Ênfase
Pesquisa
Data inicial - Data final
15/04/2024 - 15/01/2025
Unidade de Origem
Coordenador Atual
Área CNPq
Ciências da Saúde
Resumo
As doenças ameaçadoras da vida sejam agudas ou crônicas, com ou sem possibilidade de reversão ou tratamentos curativos, trazem a necessidade de um olhar para o cuidado amplo e complexo em que haja interesse pela totalidade da vida do paciente com respeito ao seu sofrimento e de seus familiares. A cada ano, cerca de 40 milhões de indivíduos demandam de CP no mundo. Porém, somente 14% o recebem a tempo de garantir o manejo adequado no fim da vida. O objetivo do cuidado paliativo deve ser o manejo dos sintomas a fim de garantir bem-estar para o paciente e cuidadores. Neste sentido, o papel da nutrição é identificar e colaborar para minimizar os desconfortos que podem estar associados à alimentação, além de contribuir para a preservação do peso e composição corporal e para a ressignificação do alimento. Aprestação de assistência aos pacientes em busca de atendimento nutricional deve ser personalizada e fundamentada em uma avaliação abrangente, considerando aspectos sociodemográficos, nutricionais, tratamento dietético e acompanhamento contínuo. Trata-se de um estudo transversal e descritivo, com base na análise de prontuários de pacientes adultos e idosos atendidos na Unidade Cuidativa da Universidade Federal de Pelotas (UFPel), na cidade de Pelotas/RS, no período de junho a dezembro de 2024. Como critérios de inclusão: serão inseridos no estudo pacientes com idade igual ou superior a 18 anos, atendidos pelo serviço de nutrição em pelo menos uma consulta nesse período, capazes de responder os questionamentos da pesquisa e como critérios de exclusão: aqueles impossibilitados de responder o questionário. Os dados serão coletados por nutricionistas e alunos da Faculdade de Nutrição da UFPel e serão transferidos para um banco de dados no programa Excel® e analisados no software estatístico JAMOVI 2.4.A análise estatística também se dará por meio do teste qui-quadrado de Pearson. O estudo será submetido ao Comitê de Ética em Pesquisa em Seres Humanos da UFPel.

Objetivo Geral

- Associar o estado nutricional e perfil sociodemográfico de pacientes atendidos em uma clínica de cuidados paliativos da cidade de Pelotas/RS

Justificativa

Sabendo-se que o estado nutricional traz repercussões em relação à saúde e à qualidade de vida dos indivíduos, verifica-se a importância de avaliar se existe uma relação do estado nutricional e do perfil de pacientes em cuidado paliativo.

Metodologia

Trata-se de um estudo transversal e descritivo, com base na análise de prontuários de pacientes adultos e idosos atendidos na Unidade Cuidativa da Universidade Federal de Pelotas (UFPel), na cidade de Pelotas/RS, no período de junho a dezembro de 2024. Como critérios de inclusão: serão inseridos no estudo pacientes com idade igual ou superior a 18 anos, atendidos pelo serviço de nutrição em pelo menos uma consulta nesse período, capazes de responder os questionamentos da pesquisa e como critérios de exclusão: aqueles impossibilitados de responder o questionário.
As informações referentes ao perfil dos pacientes serão obtidas através da análise de dados dos prontuários dos pacientes e do questionário elaborado para a pesquisa (ANEXO A). As variáveis avaliadas são: sexo (masculino ou feminino), idade (adulto e idoso), altura (metros), cor da pele (branco e não branco), profissão (ativo, aposentado/dona de casa/pensionista), peso (kg), escolaridade (ensino fundamental incompleto, ensino fundamental completo, ensino médio incompleto, ensino médio completo,ensino superior incompleto, ensino superior completo/pós graduação), estado civil (casado/união estável e solteiro/divorciado/separado/viuvo), comorbidades (diabetes, hipertensão, câncer e outras), atividade física (sim ou não), função intestinal (normal, constipado ou diarreia), ingestão hídrica (menos de 1 litro, 1 litro a 2 litros e mais de 2 litros), tabagismo, etilismo, motivo do atendimento e número de atendimentos no período
O estado nutricional será calculado através do Índice de Massa Corporal (IMC), o qual será feito através do peso dividido pela altura ao quadrado, sendo os critérios de classificação para adultos: IMC menor que 18,5 kg/m² é classificado como baixo peso, IMC de 18,5 a 24,9 kg/m² como eutrofia, IMC de 25 a 29,9 kg/m² como sobrepeso e IMC acima de 30 kg/m² como obesidade (WHO, 1998). E a classificação para idosos: IMC menor ou igual a 23 kg/m² é classificado como baixo peso, IMC entre 23 kg/m² e 28 kg/m² como peso adequado, IMC entre 28 kg/m² e 30 kg/m² como sobrepeso e IMC acima de 30 kg/m² como obesidade (OPAS, 2002).
Todos os participantes serão convidados a colaborarem com a pesquisa de forma voluntária e após o consentimento, assinarão duas cópias do Termo de Consentimento Livre e Esclarecido (TCLE), sendo uma entregue ao participante e outra ficará com o pesquisador (ANEXO B).
O consumo alimentar será avaliado através do questionário de frequência alimentar e do recordatório de 24h. Para a análise do consumo alimentar será utilizado o programa Dietbox, onde será calculada a ingestão calórica, a ingestão de macronutrientes (Carboidratos, Proteínas e Lipídeos), micronutrientes (Vitaminas e Minerais) e fibras consumidas diariamente.
O material será mantido em arquivos, pelo pesquisador responsável, durante pelo menos cinco anos, conforme o previsto na resolução nº 466/2012 e com o fim deste prazo, todo material será picado e descartado. Segundo o Artigo V da Resolução 466/2012 e Artigo II, a pesquisa envolve a possibilidade de danos emocionais, a partir do desconforto gerado por lembrar-se de situações relacionadas à alimentação e perfil. Para minimizar os riscos, será disponibilizado contato telefônico para realizar escuta ativa e caso o participante se sinta desconfortável ao responder o questionário, pode suspender sua participação na pesquisa.
Conforme descreve o item 2.4 da Resolução 466/12, quanto aos benefícios da pesquisa, os participantes terão proveito direto imediato em decorrência de sua participação na pesquisa, visto que será realizada uma palestra para pacientes e cuidadores, em uma ação de educação nutricional visando reforçar a importância da alimentação e da manutenção do peso adequado.
Os dados serão coletados por nutricionistas e alunos da Faculdade de Nutrição da UFPel e serão transferidos para um banco de dados no programa Excel® e analisados no software estatístico JAMOVI 2.4.A análise estatística também se dará por meio do teste qui-quadrado de Pearson. O estudo será submetido ao Comitê de Ética em Pesquisa em Seres Humanos da UFPel.

Indicadores, Metas e Resultados

Espera-se a publicação de 2 artigos científicos a serem publicados em revistas científicas.

Equipe do Projeto

NomeCH SemanalData inicialData final
ALESSANDRA DOUMID BORGES PRETTO4
LARISSA AMARAL DE MATOS4
LUANA DIAS CAMPANI
LUIZA DA CONCEICAO DA ROSA
PAMELA CRISLAINE DUARTE DE DUARTE
SAMARA DUTRA DA SILVEIRA BRAZ

Página gerada em 21/10/2024 23:54:00 (consulta levou 0.096762s)