Nome do Projeto
NEMPLUS - Núcleo de Estudos Sobre Memória e Patrimônio em Lugares de Sofrimento
Ênfase
Ensino
Data inicial - Data final
10/05/2024 - 01/05/2026
Unidade de Origem
Coordenador Atual
Área CNPq
Multidisciplinar
Resumo
O Núcleo de Estudos propõem realizar investigações e debates sobre processos memoriais e patrimoniais relacionados a lugares - tanto físicos quanto simbólicos - que possuem significado traumática para grupos ou comunidades. Esses locais, denominados "lugares de memória do sofrimento", reunem uma interseção de elementos, como destacado por Estela Schindel (2009): capital político, potencial pedagógico, valor jurídico-documental e significados afetivos. Ao serem transformados em patrimônio e museus, os sítios adquirem funções distintas e específicas dentro dos contextos sociais e temporais em que estão inseridos. Além de servirem como testemunhos de eventos traumáticos, esses lugares desempenham um papel fundamental na evocação e na reflexão, tanto quando reafirmam quanto quando contestam as narrativas de um trauma coletivo que requer gerenciamento por parte das sociedades, seja em escala local, nacional ou global. Ademais, esses lugares enfrentam os mesmos desafios que outros patrimônios culturais contemporâneos, como os conflitos na gestão do espaço, a turistificação e a espetacularização do passado.

Objetivo Geral

O objetivo central do projeto é promover espaços de debate e reflexão sobre as dinâmicas da memória e do patrimônio em lugares relacionados com eventos traumáticos e os desafios da transmissão memorial.
Como Objetivos específicos pretende-se promover debates e reflexões acerca dos estudos no campo da memória traumática e da patrimonialização do sofrimento humano; Promover ciclos de palestras, rodas de conversa, webinários, grupo de estudos e trabalho, e minicursos; Diversificar os processos de ensino-aprendizagem desenvolvidos no âmbito das disciplinas oferecidas pelo Programa de Pós-Graduação em Memória Social e Patrimônio Cultural, qualificando a formação complementar dos discentes; Fortalecer a prática extensionista no âmbito do Programa de Pós-Graduação em Memória Social e Patrimônio Cultural e da Universidade Federal de Pelotas, assim como as suas relações com as atividades de ensino e pesquisa.

Justificativa

O NEMPLuS vincula-se ao Programa de Pós-graduação em Memória Social e Patrimônio Cultural da Universidade Federal de Pelotas, e desde 2018, antes de fundar-se como núcleo, tem proporcionado um espaço de reflexão e de promoção de ações que gravitam em torno ao tema das memórias difíceis e seus modos de manifestação. Portanto, ao longo dos anos possibilitou com que diversas pesquisas fossem desenvolvidas entre alunos de graduação e de pós-graduação, com apoio dos grupos de estudos, dos eventos e dos convênios firmados com universidades brasileiras e estrangeiras. Além disso, o NEMPLuS realizou nos anos de 2020 e 2021 a décima e a décima primeira edição do Seminário Internacional Memória e Patrimônio (SIMP), congregando um espaço de diálogo entre trabalhos de pesquisadores renomados nacional e internacionalmente. Durante os anos de 2022 e 2023 manteve uma agenda de atividades, incluindo além do Grupo de Estudos, Palestras e Webnários, com a participação de diversos pesquisadores do país.
Diante do exposto, pretende-se dar continuidade às ações do Núcleo prevendo atividades acadêmicas, como conferências, reuniões de grupo de trabalho, de grupos de estudos, webinários, ações de divulgação científica, entre outros.

Metodologia

A metodologia utilizada se relaciona com os objetivos e metas a serem alcançadas pelo Núcleo, que implicam na formação complementar e ampliada dos discentes participantes, que por sua vez, são pesquisadores dos temas da memória e do patrimônio. O projeto será organizado a partir dos seguintes métodos:
1 - Grupo de Estudos e Pesquisa - com a finalidade de promover debates e reflexões sobre os seguintes temas: memória traumática; patrimonialização de sítios que sediaram eventos traumáticos; dinâmicas de respostas comunitárias em desastres; criação de políticas de memória; estudo de instituições criadas para abrigarem memórias difíceis;
2 – Cursos e Minicursos - com o propósito de divulgar conhecimento acerca das pesquisas desenvolvidas no âmbito do Programa de Pós-Graduação em Memória Social e Patrimônio Cultural. Serão desenvolvidos minicursos sobre os seguintes temas: virtualização das memórias difíceis; memorialização; museus de memória; respostas imediatas ao trauma; processos e políticas de patrimonialização; Direitos culturias e reparação;
3 - Palestras - com o objetivo de trazer pesquisadores externos, as mesas-redondas servirão para fomentar debates e reflexões a fim de ampliar o entendimento dos temas de interesse do Núcleo, de seus pesquisadores e do público em geral;
4 - Grupo de Trabalho - Os encontros servirão para a organização das atividades do Núcleo ao longo do ano, e para a promoção de
eventos;
5 - Painéis de Divulgação Científica - a finalidade desta ação é popularizar e disseminar o conhecimento dos estudos no campo da memória traumática e da patrimonialização por meio da divulgação ciêntífica e publicações.
6 - Webinário - os seminários servirão como meio para promover o debate e a reflexão de e-books e artigos produzidos pelo Núcleo, bem como explorar o pensamento dos autores.
7 - Congressos e Simpósios - os eventos servirão como espaços para troca de experiência de pesquisadores externos e internos, e ampliação dos debates acerca da memória e do patrimônio, além de fomentar a publicação acadêmica e o estreitamento de laços com outras instituições.

Indicadores, Metas e Resultados

1. Fortalecimento das pesquisas acerca dos temas de memorialização de situações traumáticas e suas vítimas, bem como de institucionalização dessas memórias, no interior do Programa de Pós-Graduação em Memória Social e Patrimônio Cultural da Universidade Federal de Pelotas.
2. Promoção de ações de difusão e divulgação científica em ambientes virtuais.
3. Aproximação e parcerias com outros núcleos, laboratórios, instituições de ensino, museus e correlatos, que vinculam-se à temática em âmbito brasileiro e internacional.
4. Fortalecimento do Grupo de Trabalho sobre estratégias de memorialização e patrimônios em lugares de sofrimento.
5. Fortalecimento da rede internacional de pesquisa sobre o tema formada pela Universidade Nacional de Rosário, Argentina, pela Universidade de Medellín, Colômbia, pela Universidade Paris IV, França e pelo Memorial de Drancy, França.
6. Publicações dos resultados em artigos científicos em conjunto com os parceiros do Grupo de Trabalho e da rede internacional de pesquisa.
7. Estimular o intercâmbio de dados entre as diferentes instituições com vistas a um projeto mais amplo, envolvendo outros parceiros nacionais e internacionais.

Equipe do Projeto

NomeCH SemanalData inicialData final
CAROLINA GOMES NOGUEIRA
DANI MARIN AMPARO RANGEL
GIOVANE RODRIGUES JARDIM
GISELE DUTRA QUEVEDO
Juliane Conceição Primon Serres20
MARIA LETICIA MAZZUCCHI FERREIRA18
MAYK LENNO HENRIQUE LIMA
Nauhan dos Santos Dias

Página gerada em 07/09/2024 20:36:53 (consulta levou 0.100494s)