Nome do Projeto
Laboratório de Design de Interação - LABxD
Ênfase
Ensino
Data inicial - Data final
29/04/2024 - 29/04/2028
Unidade de Origem
Coordenador Atual
Área CNPq
Ciências Sociais Aplicadas
Resumo
O Laboratório de Design de Interação - LABxD constitui-se em um projeto que sistematiza diversas ações no âmbito de ensino, pesquisa e extensão relacionados aos cursos de Design Digital e Design Gráfico, com ênfase no design de interação, projeto de interfaces e usabilidade de sistemas interativos além de fomentar a inovação de produtos e artefatos interativos. O LABxD constitui-se em um laboratório de pesquisa e desenvolvimento de soluções que visam compreender e ampliar o modo como usuários interagem e comunicam-se uns com os outros através de diferentes suportes e tecnologias.
O LABxD pretende ser um espaço colaborativo de discussão e construção do conhecimento, interseccionando o debate entre academia e indústria acerca das mais diferentes formas de interação como o uso de interfaces gráficas, gestuais, tangíveis, controladas por voz, realidade virtual e aumentada, internet das coisas (IoT) entre outras. O LABxD pretende integrar alunos da graduação em Design Digital e Gráfico, bem como discentes e pesquisadores de áreas relacionadas como Ciência da Computação, Jornalismo e o setor de Tecnologia da Informação da UFPel.
O LABxD também prevê, de maneira estratégica, o design e manutenção do portal da Ufpel, da ferramenta COBALTO e softwares relacionados a instituição, impactando diretamente a comunidade universitária mas também o público que busque informações acerca da universidade.
Objetivo Geral
Objetivo geral:
Promover ações de ensino, pesquisa e extesão ligadas ao Laboratório de Design de Interação - LABxD, constituindo assim um grupo de docentes e discentes engajados em temas relacionados ao design de artefatos digitais e sistemas interativos inovadores, além de propiciar a divulgação do conhecimento entre os discentes do curso através da documentação de técnicas e tecnologias e parcerias entre indústria e academia.
Objetivos específicos:
- Desenvolver habilidades relacionadas a prototipação de interfaces digitais para diferentes suportes
Implementar parceria com o setor de TI da UFPel, envolvendo alunos no desenvolvimento de produtos digitais
- Realizar o design e manutenção do portal UFPEL
- Realizar o design e manutenção do software COBALTO
- Propiciar visitas técnicas a empresas de destaque no cenário de desenvolvimento de artefatos interativos.
- Desenvolver documentação/tutoriais/apostilas para capacitação de alunos dos cursos de Design
- Implementar pesquisas prospectivas de inovação tecnológica;
- Estabelecer convênios com outros laboratórios e centros de pesquisas
- Promover cursos de formação no âmbito técnico e tecnológico
- Promover a divulgação de produtos e soluções digitais desenvolvidas no laboratório através de postagens na internet
Promover atividades de pesquisa em âmbitos que permeiem diferentes formas de interação (gestual, voz, etc), e os processos relacionados ao design de diferentes tipos de interfaces (mobile, dispositivos médicos, IoT, etc).
Implementar um laboratório físico para a realização de testes de usabilidade
Desenvolver produtos interativos inovadores para diferentes necessidades (transporte, saúde, eGov, etc)
Promover ações de ensino, pesquisa e extesão ligadas ao Laboratório de Design de Interação - LABxD, constituindo assim um grupo de docentes e discentes engajados em temas relacionados ao design de artefatos digitais e sistemas interativos inovadores, além de propiciar a divulgação do conhecimento entre os discentes do curso através da documentação de técnicas e tecnologias e parcerias entre indústria e academia.
Objetivos específicos:
- Desenvolver habilidades relacionadas a prototipação de interfaces digitais para diferentes suportes
Implementar parceria com o setor de TI da UFPel, envolvendo alunos no desenvolvimento de produtos digitais
- Realizar o design e manutenção do portal UFPEL
- Realizar o design e manutenção do software COBALTO
- Propiciar visitas técnicas a empresas de destaque no cenário de desenvolvimento de artefatos interativos.
- Desenvolver documentação/tutoriais/apostilas para capacitação de alunos dos cursos de Design
- Implementar pesquisas prospectivas de inovação tecnológica;
- Estabelecer convênios com outros laboratórios e centros de pesquisas
- Promover cursos de formação no âmbito técnico e tecnológico
- Promover a divulgação de produtos e soluções digitais desenvolvidas no laboratório através de postagens na internet
Promover atividades de pesquisa em âmbitos que permeiem diferentes formas de interação (gestual, voz, etc), e os processos relacionados ao design de diferentes tipos de interfaces (mobile, dispositivos médicos, IoT, etc).
Implementar um laboratório físico para a realização de testes de usabilidade
Desenvolver produtos interativos inovadores para diferentes necessidades (transporte, saúde, eGov, etc)
Justificativa
O Design, em especial de artefatos digitais, tem tido especial destaque com a popularização da internet e uso de dispositivos móveis, além de contar com uma indústria em franca expansão na cidade de Pelotas. Deste modo, a proposta deste laboratório justifica-se sob os seguintes pilares:
- Promover um espaço acadêmico de discussão para alunos e professores sobre o estado da arte do design de interação
- Proporcionar um incremento do aprendizado dos alunos em momentos extra-classe, através de atividades como o aprendizado de novos softwares e aplicação de novas tecnologias ao design de produtos interativos.
- O design caracteriza-se por ser uma atividade interdisciplinar; deste modo, é necessária uma integração entre indústria e academia de modo a compreender necessidades e como profissionais já atuantes podem vir a contribuir na formação dos alunos dos cursos de design.
- Viabilizar a realização de cursos baseados em demandas específicas, ou ainda com o intuito de capacitar discentes sobre uma nova tecnologia vigente.
- O setor de TI da universidade não possui relação com os cursos de Design; logo, este laboratório prevê o envolvimento de alunos no desenvolvimento de interfaces para websites e produtos interativos da universidade.
- A produção de produtos digitais realizados nas disciplinas deve ser divulgada de maneira mais eficaz, permitindo assim que a indústria se aproxime de potenciais talentos, ampliando assim o conhecimento acerca dos cursos de Design da Ufpel.
- É necessário articular as atividades de ensino e capacitação de discentes com ações de pesquisa de novas tecnologias, bem como proporcionar o compartilhamento de conhecimento sobre design de interação. A proposta de um laboratório visa conjugar estas ações de maneira efetiva, institucional e representativa.
- Os cursos de Design, em especial Design Digital, não possuem um espaço físico adequado para a realização de testes de usabilidade e workshops de criação de artefatos digitais. A proposta deste laboratório pretende organizar e proporcionar um espaço para a plena realização do LABxD.
- A comunidade universitária e também o público com interesse em informações acerca da instituição carecem do acesso ao Portal UFPEL e ferramenta COBALTO com uma melhoria em sua usabilidade e promovendo uma melhor experiência aos usuários.
- Promover um espaço acadêmico de discussão para alunos e professores sobre o estado da arte do design de interação
- Proporcionar um incremento do aprendizado dos alunos em momentos extra-classe, através de atividades como o aprendizado de novos softwares e aplicação de novas tecnologias ao design de produtos interativos.
- O design caracteriza-se por ser uma atividade interdisciplinar; deste modo, é necessária uma integração entre indústria e academia de modo a compreender necessidades e como profissionais já atuantes podem vir a contribuir na formação dos alunos dos cursos de design.
- Viabilizar a realização de cursos baseados em demandas específicas, ou ainda com o intuito de capacitar discentes sobre uma nova tecnologia vigente.
- O setor de TI da universidade não possui relação com os cursos de Design; logo, este laboratório prevê o envolvimento de alunos no desenvolvimento de interfaces para websites e produtos interativos da universidade.
- A produção de produtos digitais realizados nas disciplinas deve ser divulgada de maneira mais eficaz, permitindo assim que a indústria se aproxime de potenciais talentos, ampliando assim o conhecimento acerca dos cursos de Design da Ufpel.
- É necessário articular as atividades de ensino e capacitação de discentes com ações de pesquisa de novas tecnologias, bem como proporcionar o compartilhamento de conhecimento sobre design de interação. A proposta de um laboratório visa conjugar estas ações de maneira efetiva, institucional e representativa.
- Os cursos de Design, em especial Design Digital, não possuem um espaço físico adequado para a realização de testes de usabilidade e workshops de criação de artefatos digitais. A proposta deste laboratório pretende organizar e proporcionar um espaço para a plena realização do LABxD.
- A comunidade universitária e também o público com interesse em informações acerca da instituição carecem do acesso ao Portal UFPEL e ferramenta COBALTO com uma melhoria em sua usabilidade e promovendo uma melhor experiência aos usuários.
Metodologia
O LABxD prevê, inicialmente, atividades que podem vir a ser modificadas com o andamento do projeto:
- Reuniões semanais com os alunos vinculados ao laboratório, seja para a discussão de textos, tecnologias ou para orientação por parte dos coordenadores e/ou docentes/profissionais envolvidos no laboratório.
- Desenvolvimento de interfaces para diferentes produtos interativos com a participação dos alunos do laboratório
- Pesquisa de novas tecnologias e estratégias de prototipação de soluções, com base no interesse dos participantes e/ou sugestões de docentes/profissionais da indústria
- Realização de palestras e cursos tanto para outros alunos como direcionadas para a comunidade externa
- Exibição de projetos realizados no laboratório através de diferentes plataformas digitais
- Realização de testes de usabilidade em âmbito acadêmico mas também através de parcerias com a indústria e organizações governamentais
- Reuniões semanais com os alunos vinculados ao laboratório, seja para a discussão de textos, tecnologias ou para orientação por parte dos coordenadores e/ou docentes/profissionais envolvidos no laboratório.
- Desenvolvimento de interfaces para diferentes produtos interativos com a participação dos alunos do laboratório
- Pesquisa de novas tecnologias e estratégias de prototipação de soluções, com base no interesse dos participantes e/ou sugestões de docentes/profissionais da indústria
- Realização de palestras e cursos tanto para outros alunos como direcionadas para a comunidade externa
- Exibição de projetos realizados no laboratório através de diferentes plataformas digitais
- Realização de testes de usabilidade em âmbito acadêmico mas também através de parcerias com a indústria e organizações governamentais
Indicadores, Metas e Resultados
- Melhoria no ensino de disciplinas que possuem caráter tecnológico, a partir do envolvimento de discentes na pesquisa e aprendizado de softwares e recursos interativos
- Capacitação de alunos e também professores, a partir do envolvimento de profissionais da área no compartilhamento de novos conteúdos
- Incremento na discussão de textos e materiais acerca do Design de Interação
- Envolvimento dos alunos na comunidade de profissionais da área de design e tecnologia
- Publicação de artigos e divulgação dos projetos desenvolvidos no grupo
- Auxiliar a UFPel na definição e desenvolvimento de artefatos digitais
- Possibilidade de parcerias no âmbito de pesquisa com outras instituições
- Melhoria do portal da UFPel e da ferramenta COBALTO, atingindo de maneira estratégica um público considerável que depende desses canais digitais em seu uso diário.
- Capacitação de alunos e também professores, a partir do envolvimento de profissionais da área no compartilhamento de novos conteúdos
- Incremento na discussão de textos e materiais acerca do Design de Interação
- Envolvimento dos alunos na comunidade de profissionais da área de design e tecnologia
- Publicação de artigos e divulgação dos projetos desenvolvidos no grupo
- Auxiliar a UFPel na definição e desenvolvimento de artefatos digitais
- Possibilidade de parcerias no âmbito de pesquisa com outras instituições
- Melhoria do portal da UFPel e da ferramenta COBALTO, atingindo de maneira estratégica um público considerável que depende desses canais digitais em seu uso diário.
Equipe do Projeto
Nome | CH Semanal | Data inicial | Data final |
---|---|---|---|
AMANDA SCHILLER SANTOS | |||
ANDRIELY BEATRIZ SILVA DA SILVA | |||
ANDRÉIA DE LIMA BORDINI | 16 | ||
ANNA LAURA PIRES RICARDO GARCIA | |||
AUGUSTO GIMENES HARDTKE | |||
Bryan Hermann da Rocha | |||
CAMILA GEBELUKY PACHECO | |||
CAROLINA BRAVO PILLON | 21 | ||
CAROLINA VARIZI CORREGIO | |||
Cilene Estol Cardoso | 44 | ||
DEBORA BIANCA TAVEIRA DE MOURA | |||
DIEGO DE OLIVEIRA SIMÕES LOPES GASTAL | |||
EDUARDA DE AVILA ALVES | |||
FELIPE ESTRELA CAMPAL | 12 | ||
GUSTAVO SEVERO DALLA COSTA | 20 | ||
ISAAC ANTONIO COSTA MORAES | |||
KATIA HELENA RODRIGUES DIAS | |||
MARIA EDUARDA GAUZE CARDOSO | |||
MARIAH PAULS LESSA | |||
MARIANA TEIXEIRA DE FERREIRA | |||
MURILO SOUZA BORGES | |||
NADIA MIRANDA LESCHKO | 12 | ||
NATALIA CERQUEIRA NORNBERG | |||
RAFAELA FORMENTIN FARIAS | |||
SAMUEL DOS SANTOS BENDER | |||
THAIS CRISTINA MARTINO SEHN | 33 | ||
TOBIAS TESSMANN MULLING | 39 | ||
VIVIAN SCHULER BUENO |