Nome do Projeto
Documentação do acervo do Museu de Ciências Naturais Carlos Ritter
Ênfase
Ensino
Data inicial - Data final
02/09/2024 - 01/09/2026
Unidade de Origem
Coordenador Atual
Área CNPq
Multidisciplinar
Resumo
O Museu de Ciências Naturais Carlos Ritter (MCNCR) trata-se de um museu universitário que pertence à Universidade Federal de Pelotas (UFPel), localizado no município de Pelotas, no Rio Grande do Sul. Detentor de uma expressiva e importante coleção ligada à área das ciências biológicas, o MCNCR possui um grande potencial de despertar o interesse do público e propor um diálogo com a sociedade relativo à importância da conservação da biodiversidade.
O acervo que deu origem ao museu foi doado para a então Escola de Agronomia e Veterinária Eliseu Maciel, no ano de 1926, após o falecimento do industrialista e naturalista autodidata Carlos Ritter. Com a criação da UFPel em 1969 e a vinculação da Escola de Agronomia à universidade, o museu da UFPel foi aberto ao público contando com a coleção de Carlos Ritter em seu acervo. Após esse processo, a coleção esteve vinculada a diversos órgãos e departamentos da faculdade.
Inicialmente, o acervo do MCNCR era composto de material ornitológico taxidermizado e mosaicos feitos a partir de insetos. Porém, ao longo dos anos, outras coleções foram sendo incorporadas ao acervo, que atualmente conta com coleções de mamíferos, répteis, fósseis, conchas, crustáceos, entre outras. Além da expressiva coleção da área das ciências biológicas, o museu também conta com um acervo histórico composto por documentos, fotos e livros.
Com o passar do tempo, foram iniciados diversos processos de documentação desse acervo, no entanto, em razão das diversas mudanças na gestão, boa parte desses documentos acabaram se perdendo, resultando em um acervo desorganizado e com informações dissociadas. Recentemente foi iniciado no âmbito do curso de museologia um projeto de documentação dessa coleção, porém, com o início da pandemia de Covid 19, o processo precisou parar na fase inicial não tendo sido concluído.
Tendo em vista que o processo de documentação é essencial para organizar e gerir as coleções, se configurando como uma importante atividade de tratamento das informações associadas ao artefatos, e que “dela dependem a conservação, a exposição, a restauração e as atividades educativas” (Oliveira, 1994, p. 01), é fundamental que se retome a documentação do acervo, para que, a partir de agora, haja o registro das ações que são realizadas com as peças da coleção, como informações sobre exposições, condições de acondicionamento, ações de manutenção, entre outras informações que irão compor o histórico das peças.
Objetivo Geral
Desenvolver sistema de documentação do acervo do Museu de Ciências Naturais Carlos Ritter, tendo em vista a organização e salvaguarda dos bens, o que irá reverberar na melhoria das demais ações realizadas na instituição a partir das coleções.
Justificativa
Os museus como um todo tem uma importante função social de salvaguardar e comunicar os diferentes patrimônios que se configuram como a herança cultural de toda a sociedade. Os museus de ciências naturais, especificamente, são responsáveis por coletar, estudar e se responsabilizar pela guarda e manutenção de acervos biológicos (PEIXOTO, 2003). Tendo em vista a necessidade de cumprir com esse importante conjunto de tarefas, torna-se fundamental o desenvolvimento de um sistema de documentação do acervo do MCNCR que permita uma melhor organização e viabilize a execução das funções básicas de uma instituição museal.
O desenvolvimento de um sistema de documentação permitirá um maior controle com relação aos artefatos do acervo e às informações a eles associadas, o que irá reverberar na sua salvaguarda, pois esse processo evitará a dissociação, que se trata de um dos 10 agentes de deterioração que podem acarretar em perdas para os bens culturais (ICCROM, 2016). Além disso, a atividade também contribuirá para uma melhor comunicação do acervo, tendo em vista que a partir da documentação será realizado o levantamento e o registro das informações relacionadas aos bens. A digitalização e disponibilização das informações na plataforma Tainacan permitirão um maior acesso, democratizando assim as coleções.
A atividade também contribuirá na formação de alunos da UFPel que atuarão no projeto, principalmente para os discentes dos cursos de museologia e ciências biológicas, que já atuam no museu através da realização de estágios obrigatórios e de atividades extensionistas. Nesse sentido, a atividade se configura como uma oportunidade de colocar em prática o que se aprende em sala de aula, além de proporcionar uma experiência interdisciplinar.
Além disso, a atividade irá atender a legislação vigente da área museológica, que determina que “é obrigação dos museus manter documentação sistematicamente atualizada sobre os bens culturais que integram seus acervos, na forma de registros e inventários” (ESTATUTO DOS MUSEUS, 2009/BRASIL, 2009).
Portanto, esse projeto se justifica em razão da necessidade de se estabelecer políticas e estratégias padronizadas que permitam um maior controle, a organização e a otimização das atividades e dos processos realizados no MCNCR.
O desenvolvimento de um sistema de documentação permitirá um maior controle com relação aos artefatos do acervo e às informações a eles associadas, o que irá reverberar na sua salvaguarda, pois esse processo evitará a dissociação, que se trata de um dos 10 agentes de deterioração que podem acarretar em perdas para os bens culturais (ICCROM, 2016). Além disso, a atividade também contribuirá para uma melhor comunicação do acervo, tendo em vista que a partir da documentação será realizado o levantamento e o registro das informações relacionadas aos bens. A digitalização e disponibilização das informações na plataforma Tainacan permitirão um maior acesso, democratizando assim as coleções.
A atividade também contribuirá na formação de alunos da UFPel que atuarão no projeto, principalmente para os discentes dos cursos de museologia e ciências biológicas, que já atuam no museu através da realização de estágios obrigatórios e de atividades extensionistas. Nesse sentido, a atividade se configura como uma oportunidade de colocar em prática o que se aprende em sala de aula, além de proporcionar uma experiência interdisciplinar.
Além disso, a atividade irá atender a legislação vigente da área museológica, que determina que “é obrigação dos museus manter documentação sistematicamente atualizada sobre os bens culturais que integram seus acervos, na forma de registros e inventários” (ESTATUTO DOS MUSEUS, 2009/BRASIL, 2009).
Portanto, esse projeto se justifica em razão da necessidade de se estabelecer políticas e estratégias padronizadas que permitam um maior controle, a organização e a otimização das atividades e dos processos realizados no MCNCR.
Metodologia
Para dar andamento ao processo de organização e documentação do acervo é necessário que sejam feitas pesquisas e consultas à especialistas nas coleções abrigadas pelo museu, atividade que deverá ser contínua e permear todo o desenvolvimento da documentação. Após esse passo inicial, é necessário que os itens do acervo sejam divididos em coleções. Durante o processo inicial também deverá ser definida a forma com que será efetuada a identificação dos objetos, determinando um padrão para o número de registro, o que facilitará o acesso às informações dos artefatos.
Após essa etapa será iniciado efetivamente o processo de documentação através da realização do inventário, que se configura como uma listagem completa de todos os itens que compõem o acervo do museu, e o registro dos artefatos do museu no livro tombo da instituição.
As informações mais completas sobre os objetos entrarão na ficha de catalogação. Neste documento devem constar as informações referentes às características físicas do objeto, mas também as informações associadas, como o histórico, o significado e a importância da peça. O registro fotográfico dos objetos será realizado ao longo dessa etapa.
Por fim, será realizada a informatização do acervo do MCNCR utilizando a plataforma Tainacan, que se trata de um software gratuito voltado para a criação de repositórios de acervos. A utilização dessa ferramenta será muito importante, pois “permitirá o cruzamento e a recuperação da informação contida nos acervos museológicos” (PADILHA, 2014, p. 64). O MCNCR já possui as ferramentas necessárias para dar início ao processo de informatização das coleções, o que tornará possível a organização e publicação das coleções, além de possibilitar a criação de exposições em rede.
Após essa etapa será iniciado efetivamente o processo de documentação através da realização do inventário, que se configura como uma listagem completa de todos os itens que compõem o acervo do museu, e o registro dos artefatos do museu no livro tombo da instituição.
As informações mais completas sobre os objetos entrarão na ficha de catalogação. Neste documento devem constar as informações referentes às características físicas do objeto, mas também as informações associadas, como o histórico, o significado e a importância da peça. O registro fotográfico dos objetos será realizado ao longo dessa etapa.
Por fim, será realizada a informatização do acervo do MCNCR utilizando a plataforma Tainacan, que se trata de um software gratuito voltado para a criação de repositórios de acervos. A utilização dessa ferramenta será muito importante, pois “permitirá o cruzamento e a recuperação da informação contida nos acervos museológicos” (PADILHA, 2014, p. 64). O MCNCR já possui as ferramentas necessárias para dar início ao processo de informatização das coleções, o que tornará possível a organização e publicação das coleções, além de possibilitar a criação de exposições em rede.
Indicadores, Metas e Resultados
-Estabelecer um padrão de organização do acervo do MCNCR, facilitando o desenvolvimento de todas as atividades museais da instituição;
-Fortalecer o conhecimento dos discentes sobre sistematização e organização de acervos biológicos, possibilitando um laboratório em que colocarão em prática o que aprendem em sala de aula;
-Estimular a interdisciplinaridade entre os cursos tendo em vista que já atuam no museu alunos de diferentes cursos;
-Participação e apresentação de trabalhos em eventos.
Espera-se que ao final do projeto tenha-se o inventário completo do acervo do museu finalizado, um modelo de ficha catalográfica padronizado e o início da digitalização das coleções. Além disso, espera-se capacitar alunos dos cursos envolvidos em técnicas e práticas de documentação museológica de acervo biológico.
-Fortalecer o conhecimento dos discentes sobre sistematização e organização de acervos biológicos, possibilitando um laboratório em que colocarão em prática o que aprendem em sala de aula;
-Estimular a interdisciplinaridade entre os cursos tendo em vista que já atuam no museu alunos de diferentes cursos;
-Participação e apresentação de trabalhos em eventos.
Espera-se que ao final do projeto tenha-se o inventário completo do acervo do museu finalizado, um modelo de ficha catalográfica padronizado e o início da digitalização das coleções. Além disso, espera-se capacitar alunos dos cursos envolvidos em técnicas e práticas de documentação museológica de acervo biológico.
Equipe do Projeto
Nome | CH Semanal | Data inicial | Data final |
---|---|---|---|
AMANDA VICTORIA NEUMANN | |||
ARTHUR RODRIGUES TAVARES | |||
CRISTIANO AGRA ISERHARD | 1 | ||
DANIEL DIAS QUADRO | |||
FELIPE DIEHL | 4 | ||
GABRIELA GONÇALVES DA ROSA FERREIRA | |||
GUILHERME MANTOVANI MAGALHAES | |||
JAMILE MARTINS SANTOS | |||
JOAO VICTOR DOS SANTOS ROSSALES | |||
LISIANE GASTAL PEREIRA | 4 | ||
LUCCA LILLES GALVAO MACHADO | |||
LUIZ ERNESTO COSTA SCHMIDT | 2 | ||
MAURO MASCARENHAS | 4 | ||
Sarah Fernandes |