Nome do Projeto
“VISIBILIZANDO AS GURIAS” Levantamento sociodemográfico, laboral e de saúde das profissionais do sexo na cidade de Pelotas, Rio Grande do Sul
Ênfase
Pesquisa
Data inicial - Data final
19/06/2024 - 30/06/2027
Unidade de Origem
Coordenador Atual
Área CNPq
Ciências da Saúde
Resumo
A prostituição configura-se como uma temática tabu que coloca as pessoas desempenham essa atividade em uma situação de invisibilidade. Profissionais do sexo constituem um grupo vulnerável que frequentemente enfrenta obstáculos ao acessar os serviços de saúde, decorrentes do estigma, discriminação e barreiras estruturais. Trata-se de um projeto desenvolvido coletivamente, envolvendo a participação da Rede de Equidades, do Programa de Redução de Danos, da Rede de Doenças Crônicas Transmissíveis Prioritárias da Secretaria de Saúde de Pelotas, de uma membra do Conselho Municipal dos Direitos da Cidadania LGBT de Pelotas e da Faculdade de Enfermagem da Universidade Federal de Pelotas. O intuito é unir esforços para conhecer o perfil das pessoas que desenvolvem o trabalho sexual e questões associadas ao trabalho e a saúde, a fim de elaborar e promover ações estratégicas que atendam às necessidades específicas das pessoas que trabalham como Profissionais do Sexo na cidade de Pelotas. Assim, tem-se como objetivo: Identificar o perfil sociodemográfico, laboral e de saúde das/os Profissionais do Sexo da cidade de Pelotas no Estado do Rio Grande do Sul. Metodologia: Trata-se de um estudo descritivo, censitário, de corte transversal com abordagem quantitativa que tem por intuito identificar o perfil sociodemográfico e as questões associadas ao trabalho e à saúde das pessoas que desenvolvem o trabalho sexual na cidade de Pelotas, Rio Grande do Sul. Para isso, o estudo será realizado nas casas, boates e ruas onde as/os profissionais do sexo trabalham na cidade de Pelotas, Rio Grande do Sul. Ocorrerá durante visitas realizadas pelos Agentes Redutores de Danos da Secretaria Municipal de Pelotas e as entrevistas serão realizadas pelos redutores de danos e/ou por uma pesquisadora, doutoranda do Programa de Pós-Graduação em Enfermagem da Universidade Federal de Pelotas, com expertise em coleta de dados. A pesquisa foi autorizada pelo Núcleo de Educação e Saúde Coletiva da Secretaria Municipal de Saúde de Pelotas. Os dados da pesquisa serão digitados e tabulados em planilha Excel para posterior análise.
Objetivo Geral
Identificar o perfil sociodemográfico, laboral e de saúde das/os Profissionais do Sexo da cidade de Pelotas no Estado do Rio Grande do Sul.