Nome do Projeto
Utilidade de Indicadores e Relatórios de Sistemas de Informação para a Avaliação dos Cursos de Graduação em Ciências Biológicas da Universidade Federal de Pelotas (UFPel)
Ênfase
Ensino
Data inicial - Data final
12/08/2024 - 12/05/2025
Unidade de Origem
Coordenador Atual
Área CNPq
Multidisciplinar
Resumo
Um dos principais desafios dos gestores das universidades é promover e manter a qualidade no ensino superior. Para tanto, são estabelecidas ações embasadas em atributos de avaliação, regulação e supervisão dos seus cursos. Mensurar o desempenho de cursos de graduação é indispensável, tanto para identificar potencialidades e fragilidades como para corrigir falhas e aprimorar a qualidade já existente. Uma das formas de realizar essa análise é a utilização de indicadores. Um indicador de desempenho é uma medida que traz informações que permite a tomada de decisões na execução de um processo organizacional, fornecendo informações quantitativas e qualitativas para uma análise objetiva do progresso alcançado. Neste contexto, para a proposição de ações estratégicas e mais assertivas que promovam a constante manutenção da qualidade dos Cursos de Ciências Biológicas do Instituto de Biologia (IB) da Universidade Federal de Pelotas (UFPel) há a necessidade de compilação e interpretação de indicadores de desempenho e de relatórios disponibilizados aos gestores nos sistemas de informação.

Objetivo Geral

O presente estudo objetiva identificar a utilidade de indicadores de desempenho e de relatórios existentes nos sistemas de informação da Universidade Federal de Pelotas (UFPel) para os Cursos de Graduação em Ciências Biológicas Bacharelado (4110) e Licenciatura (4120) visando monitorá-los.

Justificativa

Os Cursos de Graduação em Ciências Biológicas do Instituto de Biologia da UFPel devem sofrer processos de transformação devido à crescente demanda da sociedade por respostas ágeis a desafios cada vez mais complexos. Nesse sentido, se faz necessário o constante levantamento de dados e a sua análise para constatar fragilidades e potencialidades para a proposição de ações assertivas que busquem a qualidade e a excelência contemporânea. Para ter dados concretos sobre o contexto geral dos Cursos de Ciências Biológicas Bacharelado (4110) e Licenciatura (4120) é oportuno a utilização de indicadores de desempenho existentes no Sistema Cobalto da UFPel, que estão individualizados por ano e por semestre letivo.

Metodologia

A presente pesquisa, quanto aos objetivos e a técnica, será descritiva e de estudo de caso, o que reduz o número de objetos analisados e amplia a profundidade da investigação (GIL, 2006), possibilitando que as características do objeto sejam conhecidas e utilizadas para responder questões “como” e “por que”, não exigindo controle sobre os eventos da pesquisa focada em situações atuais (YIN, 2006).

Para a coleta de dados serão utilizados os indicadores e relatórios dos Cursos de Graduação 4110 e 4120 disponibilizados nos sistemas de informação da UFPEL e outras fontes, para os gestores, dos anos de 2011 a 2023, por semestre letivo, e cálculos a partir destes que auxiliem na compilação dos dados.

Os indicadores que serão utilizados e as suas descrições estão listados a seguir:
a) Demanda - número de candidatos inscritos no ENEM dividido pelo número de vagas oferecidas pelo curso;
b) Ingressantes - número de alunos ingressantes;
c) Ingressantes VN(1) - número de alunos ingressantes por vaga nova (VN);
d) Ingressantes VR(2) - número de alunos ingressantes por vaga remanescente (VR);
e) Preenchimento de vagas (%) - número de alunos ingressantes dividido pelo número de vagas ofertadas;
f) Matriculados - número de alunos matriculados;
g) Trancados - número de alunos em trancamento;
h) Evadidos (3) - número de alunos evadidos;
i) Taxa de evasão (%) - número de alunos evadidos dividido pelo número de alunos matriculados;
j) Relação diploma-evadido - número de alunos formados dividido pelo número de alunos evadidos;
k) Retenção (semestres) - diferença entre o tempo, em anos, padrão de integralização do curso e o tempo médio de integralização do curso pelos alunos;
l)Taxa de reprovação (%) - número de reprovações dividido pelo total de matrículas em disciplinas dos cursos;
m) Formados - número de alunos formados;
n) Taxa de conclusão de curso (%) - número de alunos formados dividido pelo número de alunos que, supostamente, se formariam no ano em exercício, levando em consideração o período de ingresso ( ingressantes de referência) e a duração padrão do curso de graduação;
o) Envolvimento com pesquisa (%) - número de alunos que possuem bolsa de pesquisa dividido pelo número de alunos matriculados;
p) Envolvimento com ensino – monitoria (%) -número de alunos que possuem bolsa de monitoria dividido pelo número de alunos matriculados;
q) Envolvimento com ensino – projeto de ensino (%) - número de alunos que possuem bolsa de ensino dividido pelo número de alunos matriculados;
r) Envolvimento com projeto de extensão (%) - número de alunos que possuem bolsa de extensão dividido pelo número de alunos matriculados.
s) Envolvimento com prestação de serviços voluntários e atividades similares (%) - número de alunos que realizam atividades de prestação de serviços e atividades similares dividido pelo número de alunos matriculados.

Sendo: 1Vaga nova (VN) – SiSu/ENEM, PAVE e vestibular
2Vaga remanescente (VR) - portador de diploma, reingresso, retomada de estudos, reopção e transferência.
3Evasão: abandono, desligamento, cancelamento, transferência ou reopção de curso

As definições podem ser obtidas no Regulamento de Ensino de Graduação (https://wp.ufpel.edu.br/perguntas/regulamento-de-ensino-de-graduacao/).

A coleta de dados sobre o número de discentes bolsistas dos Cursos 4110 e 4120 envolvidos em projetos de ensino, pesquisa e extensão será realizada a partir das respectivas Pró-Reitorias, por solicitação no Sistema Eletrônico de Informações (SEI).

Para a tabulação de dados e a elaboração de gráficos e planilhas será utilizado o software Microsoft Office Exel.


Indicadores, Metas e Resultados

Os indicadores selecionados permitirão que diferentes processos sejam mensurados de acordo com as seguintes metas:

Meta 1 – Identificar a utilidade de indicadores de desempenho e de relatórios na avaliação dos Cursos de Graduação 4110 e 4120.

Meta 2 – Visualizar e compilar dados disponíveis individualmente no Sistema Cobalto para a proposição de ações visando a melhoria da qualidade dos Cursos de Ciências Biológicas.

Meta 3 – Subsidiar os gestores acadêmicos e administrativos do Instituto de Biologia para a implementação de ações assertivas que possam mitigar os índices de evasão, retenção e reprovação.

Resultados esperados: espera-se a partir da compilação dos dados, visualizá-los em tabelas e gráficos, para posteriormente utilizá-los como facilitadores para tomada de decisões assertivas visando a melhoria dos cursos 4110 e 4120.

Equipe do Projeto

NomeCH SemanalData inicialData final
BEATRIZ HELENA GOMES ROCHA13
JAILSON VIEIRA ADAMOLI
JESSYCA SIEMIONKO DE ANTONI
LUIZ FERNANDO MINELLO3
MABEL MASCARENHAS WIEGAND13
SYDNEY DIAS FERREIRA JUNIOR10
VERA LUCIA BOBROWSKI6

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