Nome do Projeto
Utilidade de Indicadores e Relatórios de Sistemas de Informação para a Avaliação dos Cursos de Graduação em Ciências Biológicas da Universidade Federal de Pelotas (UFPel)
Ênfase
Ensino
Data inicial - Data final
12/08/2024 - 12/05/2025
Unidade de Origem
Coordenador Atual
Área CNPq
Multidisciplinar
Resumo
Um dos principais desafios dos gestores das universidades é promover e manter a qualidade no ensino superior. Para tanto, são estabelecidas ações embasadas em atributos de avaliação, regulação e supervisão dos seus cursos. Mensurar o desempenho de cursos de graduação é indispensável, tanto para identificar potencialidades e fragilidades como para corrigir falhas e aprimorar a qualidade já existente. Uma das formas de realizar essa análise é a utilização de indicadores. Um indicador de desempenho é uma medida que traz informações que permite a tomada de decisões na execução de um processo organizacional, fornecendo informações quantitativas e qualitativas para uma análise objetiva do progresso alcançado. Neste contexto, para a proposição de ações estratégicas e mais assertivas que promovam a constante manutenção da qualidade dos Cursos de Ciências Biológicas do Instituto de Biologia (IB) da Universidade Federal de Pelotas (UFPel) há a necessidade de compilação e interpretação de indicadores de desempenho e de relatórios disponibilizados aos gestores nos sistemas de informação.
Objetivo Geral
O presente estudo objetiva identificar a utilidade de indicadores de desempenho e de relatórios existentes nos sistemas de informação da Universidade Federal de Pelotas (UFPel) para os Cursos de Graduação em Ciências Biológicas Bacharelado (4110) e Licenciatura (4120) visando monitorá-los.
Justificativa
Os Cursos de Graduação em Ciências Biológicas do Instituto de Biologia da UFPel devem sofrer processos de transformação devido à crescente demanda da sociedade por respostas ágeis a desafios cada vez mais complexos. Nesse sentido, se faz necessário o constante levantamento de dados e a sua análise para constatar fragilidades e potencialidades para a proposição de ações assertivas que busquem a qualidade e a excelência contemporânea. Para ter dados concretos sobre o contexto geral dos Cursos de Ciências Biológicas Bacharelado (4110) e Licenciatura (4120) é oportuno a utilização de indicadores de desempenho existentes no Sistema Cobalto da UFPel, que estão individualizados por ano e por semestre letivo.
Metodologia
A presente pesquisa, quanto aos objetivos e a técnica, será descritiva e de estudo de caso, o que reduz o número de objetos analisados e amplia a profundidade da investigação (GIL, 2006), possibilitando que as características do objeto sejam conhecidas e utilizadas para responder questões “como” e “por que”, não exigindo controle sobre os eventos da pesquisa focada em situações atuais (YIN, 2006).
Para a coleta de dados serão utilizados os indicadores e relatórios dos Cursos de Graduação 4110 e 4120 disponibilizados nos sistemas de informação da UFPEL e outras fontes, para os gestores, dos anos de 2011 a 2023, por semestre letivo, e cálculos a partir destes que auxiliem na compilação dos dados.
Os indicadores que serão utilizados e as suas descrições estão listados a seguir:
a) Demanda - número de candidatos inscritos no ENEM dividido pelo número de vagas oferecidas pelo curso;
b) Ingressantes - número de alunos ingressantes;
c) Ingressantes VN(1) - número de alunos ingressantes por vaga nova (VN);
d) Ingressantes VR(2) - número de alunos ingressantes por vaga remanescente (VR);
e) Preenchimento de vagas (%) - número de alunos ingressantes dividido pelo número de vagas ofertadas;
f) Matriculados - número de alunos matriculados;
g) Trancados - número de alunos em trancamento;
h) Evadidos (3) - número de alunos evadidos;
i) Taxa de evasão (%) - número de alunos evadidos dividido pelo número de alunos matriculados;
j) Relação diploma-evadido - número de alunos formados dividido pelo número de alunos evadidos;
k) Retenção (semestres) - diferença entre o tempo, em anos, padrão de integralização do curso e o tempo médio de integralização do curso pelos alunos;
l)Taxa de reprovação (%) - número de reprovações dividido pelo total de matrículas em disciplinas dos cursos;
m) Formados - número de alunos formados;
n) Taxa de conclusão de curso (%) - número de alunos formados dividido pelo número de alunos que, supostamente, se formariam no ano em exercício, levando em consideração o período de ingresso ( ingressantes de referência) e a duração padrão do curso de graduação;
o) Envolvimento com pesquisa (%) - número de alunos que possuem bolsa de pesquisa dividido pelo número de alunos matriculados;
p) Envolvimento com ensino – monitoria (%) -número de alunos que possuem bolsa de monitoria dividido pelo número de alunos matriculados;
q) Envolvimento com ensino – projeto de ensino (%) - número de alunos que possuem bolsa de ensino dividido pelo número de alunos matriculados;
r) Envolvimento com projeto de extensão (%) - número de alunos que possuem bolsa de extensão dividido pelo número de alunos matriculados.
s) Envolvimento com prestação de serviços voluntários e atividades similares (%) - número de alunos que realizam atividades de prestação de serviços e atividades similares dividido pelo número de alunos matriculados.
Sendo: 1Vaga nova (VN) – SiSu/ENEM, PAVE e vestibular
2Vaga remanescente (VR) - portador de diploma, reingresso, retomada de estudos, reopção e transferência.
3Evasão: abandono, desligamento, cancelamento, transferência ou reopção de curso
As definições podem ser obtidas no Regulamento de Ensino de Graduação (https://wp.ufpel.edu.br/perguntas/regulamento-de-ensino-de-graduacao/).
A coleta de dados sobre o número de discentes bolsistas dos Cursos 4110 e 4120 envolvidos em projetos de ensino, pesquisa e extensão será realizada a partir das respectivas Pró-Reitorias, por solicitação no Sistema Eletrônico de Informações (SEI).
Para a tabulação de dados e a elaboração de gráficos e planilhas será utilizado o software Microsoft Office Exel.
Para a coleta de dados serão utilizados os indicadores e relatórios dos Cursos de Graduação 4110 e 4120 disponibilizados nos sistemas de informação da UFPEL e outras fontes, para os gestores, dos anos de 2011 a 2023, por semestre letivo, e cálculos a partir destes que auxiliem na compilação dos dados.
Os indicadores que serão utilizados e as suas descrições estão listados a seguir:
a) Demanda - número de candidatos inscritos no ENEM dividido pelo número de vagas oferecidas pelo curso;
b) Ingressantes - número de alunos ingressantes;
c) Ingressantes VN(1) - número de alunos ingressantes por vaga nova (VN);
d) Ingressantes VR(2) - número de alunos ingressantes por vaga remanescente (VR);
e) Preenchimento de vagas (%) - número de alunos ingressantes dividido pelo número de vagas ofertadas;
f) Matriculados - número de alunos matriculados;
g) Trancados - número de alunos em trancamento;
h) Evadidos (3) - número de alunos evadidos;
i) Taxa de evasão (%) - número de alunos evadidos dividido pelo número de alunos matriculados;
j) Relação diploma-evadido - número de alunos formados dividido pelo número de alunos evadidos;
k) Retenção (semestres) - diferença entre o tempo, em anos, padrão de integralização do curso e o tempo médio de integralização do curso pelos alunos;
l)Taxa de reprovação (%) - número de reprovações dividido pelo total de matrículas em disciplinas dos cursos;
m) Formados - número de alunos formados;
n) Taxa de conclusão de curso (%) - número de alunos formados dividido pelo número de alunos que, supostamente, se formariam no ano em exercício, levando em consideração o período de ingresso ( ingressantes de referência) e a duração padrão do curso de graduação;
o) Envolvimento com pesquisa (%) - número de alunos que possuem bolsa de pesquisa dividido pelo número de alunos matriculados;
p) Envolvimento com ensino – monitoria (%) -número de alunos que possuem bolsa de monitoria dividido pelo número de alunos matriculados;
q) Envolvimento com ensino – projeto de ensino (%) - número de alunos que possuem bolsa de ensino dividido pelo número de alunos matriculados;
r) Envolvimento com projeto de extensão (%) - número de alunos que possuem bolsa de extensão dividido pelo número de alunos matriculados.
s) Envolvimento com prestação de serviços voluntários e atividades similares (%) - número de alunos que realizam atividades de prestação de serviços e atividades similares dividido pelo número de alunos matriculados.
Sendo: 1Vaga nova (VN) – SiSu/ENEM, PAVE e vestibular
2Vaga remanescente (VR) - portador de diploma, reingresso, retomada de estudos, reopção e transferência.
3Evasão: abandono, desligamento, cancelamento, transferência ou reopção de curso
As definições podem ser obtidas no Regulamento de Ensino de Graduação (https://wp.ufpel.edu.br/perguntas/regulamento-de-ensino-de-graduacao/).
A coleta de dados sobre o número de discentes bolsistas dos Cursos 4110 e 4120 envolvidos em projetos de ensino, pesquisa e extensão será realizada a partir das respectivas Pró-Reitorias, por solicitação no Sistema Eletrônico de Informações (SEI).
Para a tabulação de dados e a elaboração de gráficos e planilhas será utilizado o software Microsoft Office Exel.
Indicadores, Metas e Resultados
Os indicadores selecionados permitirão que diferentes processos sejam mensurados de acordo com as seguintes metas:
Meta 1 – Identificar a utilidade de indicadores de desempenho e de relatórios na avaliação dos Cursos de Graduação 4110 e 4120.
Meta 2 – Visualizar e compilar dados disponíveis individualmente no Sistema Cobalto para a proposição de ações visando a melhoria da qualidade dos Cursos de Ciências Biológicas.
Meta 3 – Subsidiar os gestores acadêmicos e administrativos do Instituto de Biologia para a implementação de ações assertivas que possam mitigar os índices de evasão, retenção e reprovação.
Resultados esperados: espera-se a partir da compilação dos dados, visualizá-los em tabelas e gráficos, para posteriormente utilizá-los como facilitadores para tomada de decisões assertivas visando a melhoria dos cursos 4110 e 4120.
Meta 1 – Identificar a utilidade de indicadores de desempenho e de relatórios na avaliação dos Cursos de Graduação 4110 e 4120.
Meta 2 – Visualizar e compilar dados disponíveis individualmente no Sistema Cobalto para a proposição de ações visando a melhoria da qualidade dos Cursos de Ciências Biológicas.
Meta 3 – Subsidiar os gestores acadêmicos e administrativos do Instituto de Biologia para a implementação de ações assertivas que possam mitigar os índices de evasão, retenção e reprovação.
Resultados esperados: espera-se a partir da compilação dos dados, visualizá-los em tabelas e gráficos, para posteriormente utilizá-los como facilitadores para tomada de decisões assertivas visando a melhoria dos cursos 4110 e 4120.
Equipe do Projeto
Nome | CH Semanal | Data inicial | Data final |
---|---|---|---|
BEATRIZ HELENA GOMES ROCHA | 13 | ||
JAILSON VIEIRA ADAMOLI | |||
JESSYCA SIEMIONKO DE ANTONI | |||
LUIZ FERNANDO MINELLO | 3 | ||
MABEL MASCARENHAS WIEGAND | 13 | ||
SYDNEY DIAS FERREIRA JUNIOR | 10 | ||
VERA LUCIA BOBROWSKI | 6 |