Nome do Projeto
Programa de Acompanhamento de Egressos dos Cursos de Ciências Biológicas Bacharelado (4110) e Licenciatura (4120)/UFPel
Ênfase
Ensino
Data inicial - Data final
19/05/2025 - 19/04/2027
Unidade de Origem
Coordenador Atual
Área CNPq
Multidisciplinar
Resumo
Entende-se por egresso um aluno que concluiu um curso superior, seja de graduação, pós-graduação, mestrado ou doutorado. No seu cotidiano, os egressos de cursos de graduação enfrentam situações complexas que os levam a confrontar as competências desenvolvidas durante a sua formação acadêmica com as exigidas no exercício profissional. A importância de se considerar a opinião dos egressos representa a integração da Universidade com a comunidade externa uma vez que serão inseridos num mercado de trabalho exigente e terão que aplicar os conhecimentos adquiridos ao longo de sua graduação. Esta interação faz parte de uma auto avaliação da qualidade do curso e dos serviços prestados pela instituição. Se torna necessário seu acompanhamento para os cursos de graduação e Instituições de Ensino Superior (IES) porque possibilita avaliar a formação dos estudantes e melhorar a qualidade do ensino, sendo um importante instrumento para o aprimoramento, visto que os gestores necessitam de informações sobre o seu desempenho, o que permite, se necessário, modificações, reorientando ações de formação. Neste sentido, ter informações dos egressos na área de atuação profissional oportuniza cumprir o objetivo do ensino superior que é ajudar na captação de conhecimentos e habilidades para que uma pessoa domine a área escolhida e futuramente seja capaz de exercer uma profissão. A temática de acompanhamento de egressos se mostra relevante devido às possibilidades de correções e diminuição de desperdícios que o estudo viabiliza, mas, sobretudo devido as potencialidades que as interações oferecem gerando benefícios aos cursos de graduação 4110 e 4120, à Universidade Federal de Pelotas (UFPel), à sociedade e aos egressos.

Objetivo Geral

O referido projeto propõe o levantamento de dados dos egressos dos cursos de graduação em Ciências Biológicas Bacharelado (4110) e Licenciatura (4120) com a finalidade de implantar um sistema de acompanhamento de ex-alunos, como uma prática usual; fornecer subsídios para aprimorar o planejamento acadêmico a partir da observação da evolução profissional dos egressos dos cursos; incentivar os egressos a retornarem à UFPel para a sua formação continuada nos programas disponibilizados na Instituição.

Justificativa

A proposta deste projeto trará contribuições importantes para a IES, por possibilitar a visualização de aspectos relevantes tanto para o processo educativo como para o processo avaliativo.
Para aduzir um estudo sobre egressos elenca-se as seguintes justificativas:
a) obter uma nova face de avaliação da IES, sobre o enfoque de quem já se formou e está no mercado de trabalho;
b) levantar a trajetória profissional dos egressos;
c) elucidar fatores que facilitam e dificultam o ingresso no mercado de trabalho;
d) identificar as competências exigidas pelo mercado de trabalho;
e) adequar os currículos dos cursos e programas político-pedagógico da IES às necessidades e demandas dos alunos, do mercado de trabalho e da sociedade;
f) reforçar o compromisso de excelências em uma formação de nível superior e de qualidade.

Metodologia

Momento 1 (M1) - Elaboração da lista de egressos dos cursos 4110 e 4120 a partir do ano 2008 (primeiras turmas de egressos dos dois cursos) até o momento estabelecido nas ações, embasada nas atas de formatura disponíveis na Secretaria da Direção do IB;
Momento 2 (M2) - Busca dos egressos por e-mail, redes sociais, informações de terceiros, entre outras formas de comunicação;
Momento 3 (M3) - Elaboração e aplicação de instrumento de levantamento de dados sobre os egressos localizados, com questões que abordem a atuação profissional, dificuldades ou facilidades para entrar no mercado de trabalho e critérios exigidos para sua inserção, sugestões para melhoria a serem implementadas nos cursos;
Momento 4 (M4) - Tabulação dos dados coletados para consolidar o perfil do egresso que atenda as demandas da sociedade contemporânea;
Momento 5 (M5) - Avaliação dos resultados. Esta etapa permitirá identificar os pontos fortes e frágeis para readequação dos Projetos Políticos Pedagógicos (PPC) dos Cursos tornando-os mais atrativos para ingressantes e a permanência dos seus graduandos, diminuindo assim a evasão, bem como qualificando-os para a demanda da sociedade;
Momento 6 (M6) - Apresentação e divulgação dos resultados a comunidade do Instituto de Biologia e Pró-Reitoria de Ensino Institucional através de encontros com os atores envolvidos, bem como, disponibilizados por meio digital.

Indicadores, Metas e Resultados

Indicador - Número de egressos que constituirem o banco de dados.
A meta será estabelecida pelo banco de dados e a compilação dos seus resultados no período de vigência do projeto, utlizados como facilitadores acertivos para melhoria dos cursos 4110 e 4120.

Equipe do Projeto

NomeCH SemanalData inicialData final
BEATRIZ HELENA GOMES ROCHA7
CARLOS HENRIQUE MACEDO VARGAS
JESSICA RODRIGUES FERREIRA
KAILANE FLORES MARTINS
MABEL MASCARENHAS WIEGAND7
NYCOLE DE SOUZA ACUNHA
SYDNEY DIAS FERREIRA JUNIOR6
Thalita Collares Alves

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