Nome do Projeto
Programa de Acompanhamento de Egressos dos Cursos de Ciências Biológicas Bacharelado (4110) e Licenciatura (4120)/UFPel
Ênfase
Ensino
Data inicial - Data final
19/05/2025 - 19/04/2027
Unidade de Origem
Coordenador Atual
Área CNPq
Multidisciplinar
Resumo
Entende-se por egresso um aluno que concluiu um curso superior, seja de graduação, pós-graduação, mestrado ou doutorado. No seu cotidiano, os egressos de cursos de graduação enfrentam situações complexas que os levam a confrontar as competências desenvolvidas durante a sua formação acadêmica com as exigidas no exercício profissional.
A importância de se considerar a opinião dos egressos representa a integração da Universidade com a comunidade externa uma vez que serão inseridos num mercado de trabalho exigente e terão que aplicar os conhecimentos adquiridos ao longo de sua graduação. Esta interação faz parte de uma auto avaliação da qualidade do curso e dos serviços prestados pela instituição.
Se torna necessário seu acompanhamento para os cursos de graduação e Instituições de Ensino Superior (IES) porque possibilita avaliar a formação dos estudantes e melhorar a qualidade do ensino, sendo um importante instrumento para o aprimoramento, visto que os gestores necessitam de informações sobre o seu desempenho, o que permite, se necessário, modificações, reorientando ações de formação.
Neste sentido, ter informações dos egressos na área de atuação profissional oportuniza cumprir o objetivo do ensino superior que é ajudar na captação de conhecimentos e habilidades para que uma pessoa domine a área escolhida e futuramente seja capaz de exercer uma profissão. A temática de acompanhamento de egressos se mostra relevante devido às possibilidades de correções e diminuição de desperdícios que o estudo viabiliza, mas, sobretudo devido as potencialidades que as interações oferecem gerando benefícios aos cursos de graduação 4110 e 4120, à Universidade Federal de Pelotas (UFPel), à sociedade e aos egressos.
Objetivo Geral
O referido projeto propõe o levantamento de dados dos egressos dos cursos de graduação em Ciências Biológicas Bacharelado (4110) e Licenciatura (4120) com a finalidade de implantar um sistema de acompanhamento de ex-alunos, como uma prática usual; fornecer subsídios para aprimorar o planejamento acadêmico a partir da observação da evolução profissional dos egressos dos cursos; incentivar os egressos a retornarem à UFPel para a sua formação continuada nos programas disponibilizados na Instituição.
Justificativa
A proposta deste projeto trará contribuições importantes para a IES, por possibilitar a visualização de aspectos relevantes tanto para o processo educativo como para o processo avaliativo.
Para aduzir um estudo sobre egressos elenca-se as seguintes justificativas:
a) obter uma nova face de avaliação da IES, sobre o enfoque de quem já se formou e está no mercado de trabalho;
b) levantar a trajetória profissional dos egressos;
c) elucidar fatores que facilitam e dificultam o ingresso no mercado de trabalho;
d) identificar as competências exigidas pelo mercado de trabalho;
e) adequar os currículos dos cursos e programas político-pedagógico da IES às necessidades e demandas dos alunos, do mercado de trabalho e da sociedade;
f) reforçar o compromisso de excelências em uma formação de nível superior e de qualidade.
Para aduzir um estudo sobre egressos elenca-se as seguintes justificativas:
a) obter uma nova face de avaliação da IES, sobre o enfoque de quem já se formou e está no mercado de trabalho;
b) levantar a trajetória profissional dos egressos;
c) elucidar fatores que facilitam e dificultam o ingresso no mercado de trabalho;
d) identificar as competências exigidas pelo mercado de trabalho;
e) adequar os currículos dos cursos e programas político-pedagógico da IES às necessidades e demandas dos alunos, do mercado de trabalho e da sociedade;
f) reforçar o compromisso de excelências em uma formação de nível superior e de qualidade.
Metodologia
Momento 1 (M1) - Elaboração da lista de egressos dos cursos 4110 e 4120 a partir do ano 2008 (primeiras turmas de egressos dos dois cursos) até o momento estabelecido nas ações, embasada nas atas de formatura disponíveis na Secretaria da Direção do IB;
Momento 2 (M2) - Busca dos egressos por e-mail, redes sociais, informações de terceiros, entre outras formas de comunicação;
Momento 3 (M3) - Elaboração e aplicação de instrumento de levantamento de dados sobre os egressos localizados, com questões que abordem a atuação profissional, dificuldades ou facilidades para entrar no mercado de trabalho e critérios exigidos para sua inserção, sugestões para melhoria a serem implementadas nos cursos;
Momento 4 (M4) - Tabulação dos dados coletados para consolidar o perfil do egresso que atenda as demandas da sociedade contemporânea;
Momento 5 (M5) - Avaliação dos resultados. Esta etapa permitirá identificar os pontos fortes e frágeis para readequação dos Projetos Políticos Pedagógicos (PPC) dos Cursos tornando-os mais atrativos para ingressantes e a permanência dos seus graduandos, diminuindo assim a evasão, bem como qualificando-os para a demanda da sociedade;
Momento 6 (M6) - Apresentação e divulgação dos resultados a comunidade do Instituto de Biologia e Pró-Reitoria de Ensino Institucional através de encontros com os atores envolvidos, bem como, disponibilizados por meio digital.
Momento 2 (M2) - Busca dos egressos por e-mail, redes sociais, informações de terceiros, entre outras formas de comunicação;
Momento 3 (M3) - Elaboração e aplicação de instrumento de levantamento de dados sobre os egressos localizados, com questões que abordem a atuação profissional, dificuldades ou facilidades para entrar no mercado de trabalho e critérios exigidos para sua inserção, sugestões para melhoria a serem implementadas nos cursos;
Momento 4 (M4) - Tabulação dos dados coletados para consolidar o perfil do egresso que atenda as demandas da sociedade contemporânea;
Momento 5 (M5) - Avaliação dos resultados. Esta etapa permitirá identificar os pontos fortes e frágeis para readequação dos Projetos Políticos Pedagógicos (PPC) dos Cursos tornando-os mais atrativos para ingressantes e a permanência dos seus graduandos, diminuindo assim a evasão, bem como qualificando-os para a demanda da sociedade;
Momento 6 (M6) - Apresentação e divulgação dos resultados a comunidade do Instituto de Biologia e Pró-Reitoria de Ensino Institucional através de encontros com os atores envolvidos, bem como, disponibilizados por meio digital.
Indicadores, Metas e Resultados
Indicador - Número de egressos que constituirem o banco de dados.
A meta será estabelecida pelo banco de dados e a compilação dos seus resultados no período de vigência do projeto, utlizados como facilitadores acertivos para melhoria dos cursos 4110 e 4120.
A meta será estabelecida pelo banco de dados e a compilação dos seus resultados no período de vigência do projeto, utlizados como facilitadores acertivos para melhoria dos cursos 4110 e 4120.
Equipe do Projeto
Nome | CH Semanal | Data inicial | Data final |
---|---|---|---|
BEATRIZ HELENA GOMES ROCHA | 7 | ||
CARLOS HENRIQUE MACEDO VARGAS | |||
JESSICA RODRIGUES FERREIRA | |||
KAILANE FLORES MARTINS | |||
MABEL MASCARENHAS WIEGAND | 7 | ||
NYCOLE DE SOUZA ACUNHA | |||
SYDNEY DIAS FERREIRA JUNIOR | 6 | ||
Thalita Collares Alves |