Nome do Projeto
Arte do século XXI: práticas artísticas, curatoriais e criticismo.
Ênfase
Pesquisa
Data inicial - Data final
08/07/2024 - 10/12/2024
Unidade de Origem
Coordenador Atual
Área CNPq
Linguística, Letras e Artes
Resumo
O presente projeto desenvolve-se no âmbito da área de Artes Visuais, tendo como recorte produções artísticas nacionais e internacionais em que sejam evidentes as inter-relações entre a práticas artísticas, curatoriais e críticas, em situações ocorridas nas duas primeiras décadas do século XXI. Como objetivo principal, o projeto pretende produzir reflexões fundamentadas nas teorias, abordagens e práticas artísticas, sobre as confluências entre diversas formas de atuação na contemporaneidade. O projeto também promoverá a elaboração de material pedagógico em nível de graduação e pós-graduação, para publicações acadêmicas e veículos de popularização do conhecimento. Fazendo uso de critérios qualitativos e quantitativos, o projeto seguirá as premissas do conjunto de métodos comuns às seguintes áreas e subáreas do conhecimento reconhecidas pelo CNPQ: Artes (8.03.00.00-6), Fundamentos e Crítica das Artes (8.03.01.00-2), Teoria da Arte (8.03.01.01-0), História da Arte (8.03.01.02-9), Crítica da Arte (8.03.01.03-7), Artes Plásticas (8.03.02.00-9). Serão fontes de estudos: a. produções artísticas da contemporaneidade, com enfoque na análise das temáticas e opções criativas adotadas; b. práticas curatoriais associadas a exposições artísticas abertas ao público em geral; c. produções teóricas e críticas veiculadas em jornais, revistas e publicações acadêmicas.

Objetivo Geral

Investigar as relações entre as práticas artísticas, curatoriais e o criticismo no século XXI, a fim de produzir reflexão sobre as confluências entre diversas formas de atuação na contemporaneidade.

Justificativa

No âmbito do Centro de Artes da Universidade Federal de Pelotas, projetos integrados que investiguem a produção artística, compartilhem os resultados observados nas salas de aula e nas ações voltadas à comunidade colaboram na constante atualização de informações a serem compartilhadas entre docentes e discentes. Especialmente para os estudantes dos cursos de Artes Visuais (Bacharelado e Licenciatura), manter as conexões com outros centros de produção artística nacionais e internacionais, através do acompanhamento da produção artística, amplia enormemente as possibilidades de posterior atuação profissional.
Desde meados do século passado, as relações entre as práticas artísticas, as experiências curatoriais e o criticismo nas artes visuais ocorrem de maneira imbricada, com férteis zonas de intersecção.
Tradicionalmente, artistas produzem obras, curadores organizam exposições a partir de determinadas abordagens conceituais, e críticos de arte analisam os fenômenos, emitindo opiniões fundamentadas, quando ainda estão ocorrendo ou acabaram de ocorrer. Como, nos últimos tempos, as abordagens artísticas e curatoriais estão sujeitas a grandes transformações, não são raros os casos de mobilidade entre as diversas funções.
Com frequência, vemos artistas assumindo as responsabilidades curatoriais, textos críticos com características poéticas, e curadores que formulam projetos conceituais e expositivos de grande originalidade, assemelhando-se a obras de arte. Também encontramos artistas de carreira consolidada que nunca frequentaram escolas de arte, e que, em alguns casos, fizeram formação técnica ou científica, curadores que são antropólogos ou economistas, e críticos advindos das áreas de comunicação e jornalismo.
O cruzamento nos campos do conhecimento provoca um processo permanente de transformações, que desafia os programas acadêmicos previamente determinados, que precisam se adaptar, sob pena de se tornarem defasados. Em termos mais abrangentes, o chamado sistema das artes, na contemporaneidade, envolve a atuação de gestores de instituições, colecionadores, museólogos, arquivistas. Mas também mobiliza o trabalho de profissionais como assistentes de artistas, fotógrafos, expógrafos, iluminadores, montadores, designers, mediadores, editores etc, que se ocupam de funções específicas na execução de exposições de Artes Visuais.
Este projeto, desenvolvido no Centro de Artes da UFPel, em articulação com outras instituições, justifica-se, fundamentalmente, por instrumentalizar pesquisadores e estudantes de artes visuais, em nível de graduação e pós-graduação, para atuarem como artistas, curadores e críticos de arte, dentre outras funções igualmente importantes, com ênfase no cenário nacional e latino-americano.

Metodologia

A metodologia a ser empregada é qualitativa, fazendo uso de procedimentos da subárea de Fundamentos e Crítica das Artes (História, Teoria e Crítica) e de Artes Visuais, e envolve os seguintes aspectos:
1. Leitura e análise de textos publicados.
2. Leitura e análise de obras e exposições de artes visuais.
3. Identificação das abordagens teóricas e conceituais presentes em textos de artistas, da historiografia e da crítica de arte, assim como de obras e exposições de artes visuais.
4. Produção de material pedagógico, textos acadêmicos e de popularização do conhecimento.

Indicadores, Metas e Resultados

Indicadores
Serão indicadores de produção:
1. Textos acadêmicos produzidos.
2. Participações em eventos científicos da área de Artes.
3. Publicações científicas da área de Artes.
4. Conhecimento divulgado em diferentes níveis de complexidade.

Metas
Atualizar e ampliar o conhecimento sobre as produções artísticas, curatoriais e críticas da contemporaneidade no âmbito dos cursos de Artes Visuais da UFPel.
Fortalecer as atividades de pesquisa, ensino e extensão no campo da História, teoria e crítica das artes visuais, de maneira integrada, em associação com o campo da produção artística e curatorial.
Ampliar as formas de divulgação do conhecimento, através de eventos e publicações.

Resultados esperados
Implementação do grupo de pesquisa “Observatório das práticas artísticas”, curatoriais e críticas na área de Artes Visuais, com projetos de pesquisa, ensino e extensão integrados.
Adesão de estudantes dos cursos de Artes Visuais, em nível de graduação e pós-graduação.
Divulgação do conhecimento, em diferentes níveis de complexidade, a fim de instrumentalizar não apenas artistas, curadores e críticos, mas também professores, comentadores e o público consumidor de Artes Visuais.

Equipe do Projeto

NomeCH SemanalData inicialData final
ANA MERCEDES ACOSTA LOPEZ HERNANDEZ
CLOVIS VERGARA DE ALMEIDA MARTINS COSTA5
DIEGO RODRIGO DA MATA RIBEIRO
Humberto Mireski
MARIANNA PEDRA CORREA
NEIVA MARIA FONSECA BOHNS9
ROGERIO VANDERLEI DE LIMA TRINDADE8
THAIS CRISTINA MARTINO SEHN1

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