Nome do Projeto
CURSO DE APERFEIÇOAMENTO DE EDUCAÇÃO EM DIREITOS HUMANOS
Ênfase
Ensino
Data inicial - Data final
12/08/2024 - 30/06/2025
Unidade de Origem
Coordenador Atual
Área CNPq
Ciências Humanas
Resumo
O presente Curso de Aperfeiçoamento de Educação em Direitos Humanos para Educadores/as da rede pública de Educação Básica do estado do Rio Grande do Sul será coordenado pelo Instituto Federal do Rio Grande do Sul (IFRS), em parceria com a Rede Brasileira de Educação em Direitos Humanos, com a Universidade Federal da Fronteira Sul e a Universidade Federal de Pelotas, mediante o apoio financeiro da Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização, Diversidade e Inclusão/ SECADI, vinculada ao Ministério da Educação (MEC). O Curso tem como objetivo promover uma cultura de Direitos Humanos nas escolas, por meio da capacitação de educadores/as, coordenadores/as pedagógicos e gestores/as das redes de Educação Básica, contribuindo para concretizar ações previstas no Plano Nacional de Educação em Direitos Humanos (MEC, 2003/ 2006) e nas Diretrizes Nacionais de Educação em Direitos Humanos (MEC, 2012). Serão ofertadas turmas em sete (7) polos, situados nos seguintes municípios: Osório, Porto Alegre, Erechim, Passo Fundo, Cerro Largo, Pelotas e Jaguarão, abarcando diferentes regiões do estado. Na UFPel o Curso se desenvolverá a partir de uma turma, com no máximo 35 estudantes, nas dependências do Instituto de Ciências Humanas.

Objetivo Geral

Geral: Desenvolver formação continuada direcionada a profissionais da Educação Básica (professores/as, coordenadores/as pedagógicos/as e gestores/as) da rede pública sobre Educação em Direitos Humanos, a fim de subsidiar a construção de uma cultura em Direitos Humanos na Educação Básica.

Específicos:

1) Incentivar a promoção de práticas de ensino e aprendizagem que estejam pautadas no conhecimento e na afirmação dos direitos humanos;
2) Subsidiar a elaboração de diagnóstico da realidade escolar e a elaboração de planos de ação de educação em direitos humanos nas escolas, articulados com os projetos pedagógicos e de caráter interdisciplinar;
3) Colaborar no desenvolvimento de valores e no fortalecimento de atitudes e posicionamentos que respeitem os direitos humanos, a democra-cia, a igualdade, a proteção socioambiental e as diversidades.

Justificativa

Esta proposta de Curso insere-se nas ações previstas na política de Educação em Direitos Humanos desenvolvida pela Coordenação de Políticas Educacionais em Direitos Humanos – CGDH da Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização, Diversidade e Inclusão – SECADI do Ministério da Educação (MEC) para a implementação das Diretrizes Nacionais para a Educação em Direitos Humanos. O Curso é voltado para a formação continuada de profissionais da Educação Básica com o objetivo de contribuir para implementar uma cultura de Direitos Huma-nos nas escolas.
A proposta de um Curso de formação continuada para os/as profissionais da educação que atuam em escolas públicas, na área da educa-ção em direitos humanos, tem uma enorme relevância no contexto atual brasileiro, em especial, pela maneira negativa a qual se difundiu nos últimos anos a compreensão de Direitos Humanos como um elemento depreciativo e dotado de uma simbologia de “defesa a bandido”. Tal concepção é contrária aos princípios dos direitos humanos presentes na Constituição Federal, na Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional, no Plano Nacional de Direitos Humanos e nas Diretrizes Nacionais para a Educação em Direitos Humanos que representam um marco na luta da sociedade brasileira em busca do respeito à dignidade humana.
Entendemos que fortalecer a democracia no Brasil só é possível com processos educativos, em todos nos níveis, modalidades e campos de conhecimentos, que possibilitem a formação de sujeitos de direitos, conscientes do seu papel na sociedade e comprometidos com a liberdade de expressão e de ação.
Nessa direção, quando falamos da necessidade de promover uma cultura em direitos humanos no Brasil, qual a concepção de Direitos Humanos estamos defendendo? Que relação a EDH tem com a escola e com o trabalho pedagógico? Quais os fundamentos que devem nortear essa formação?
A Declaração de Viena (1993) ponderou que “a educação, a capacitação e o conhecimento público em Direitos Humanos são imperativos para estabelecer e promover vínculos estabilizados e harmoniosos entre as comunidades, e para fomentar a compreensão mútua, a tolerância e a paz” (ONU, 1993). Nessa linha, alguns esforços devem ser empreendidos para a construção de um processo formativo que possa fortalecer e consolidar entre os/as profissionais da educação o conhecimento sobre direitos humanos, no âmbito escolar e na sociedade em geral, através de realizações de práticas pedagógicas e elaboração de materiais didáticos específicos de Educação em Direitos Humanos, visando à valorização da liberdade, da igualdade de diretos no respeito às diferenças.
Os marcos legais desse Curso são: Declaração Universal dos Direitos Humanos (UNESCO/1948); Programa Mundial de Educação em Direitos Humanos (UNESCO/1995); Plano Nacional de Educação em Direitos Humanos (MEC/2003;2006); Programa Nacional de Direitos Humanos 3 (MDHC; MEC/2010); Diretrizes Nacional de Educação em Direitos Humanos (MEC/2012).
Espera-se, pois, que na atuação profissional os/as cursistas contribuam, de maneira significativa, para que se realize no interior da escola um ambiente educativo capaz de promover o desenvolvimento de uma cultura em direitos humanos pautada na defesa da democracia, da cultura de paz, no respeito a dignidade humana, na construção de uma cidadania ativa. Nesse sentido, professores/as, coordenadores/as e gestores/as da Educação Básica desenvolvem o importante papel de formadores/as nos processos educativos com vista a uma educação crítica e humanizadora, referendada pelo princípio dos direitos humanos.

Metodologia

O Curso de aperfeiçoamento terá a duração de 180 horas no formato semipresencial, com encontros quinzenais em cada um dos 7 polos (Osório, Porto Alegre, Erechim, Passo Fundo, Cerro Largo, Pelotas e Jaguarão) e encontros no Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA). É obrigatória a participação dos/as cursistas no mínimo em 75% das atividades, em cada disciplina.
O Curso será realizado no período de 05 (cinco) meses, entre agosto e dezembro de 2024.
A estrutura curricular do curso compreende oito módulos temáticos: 1. Direitos Humanos: concepções
e dimensão histórica (15h); 2. Educação em Direitos Humanos: Conceituação, História e Política Pública
(30h); 3. Escola: proteção e defesa dos direitos das crianças e adolescentes (30h); 4. Violências na
escola: estratégias de enfrentamento e mediação de conflitos (30h); 5. Direitos Humanos e Diversidade na
escola: gênero, raça, classe e sexualidades (15h); 6. Direito à terra, ao território e meio ambiente (15h); 7.
Didática da Educação em Direitos Humanos (15h); 8. Projeto de Ação em Educação em Direitos Humanos
(30 h).
As disciplinas serão organizadas em formato de 15h ou 30h, ministradas por especialistas na área.
No encontro final, a Coordenação do Curso organizará um Seminário presencial destinado à apresentação dos Projetos de Ação em DH desenvolvidos nas escolas. Essa atividade visa possibilitar a interação e o debate teórico-prático entre os/as cursistas e docentes, podendo ser socializado com a sociedade.

Indicadores, Metas e Resultados

Realizar o Curso de Aperfeiçoamento em Educação em Direitos Humanos com 180 horas no formato semipresencial destinado a 200 (duzentos) profissionais da Educação Básica (professores/as, coordenadores/as e gestores/as) do Rio Grande do Sul em colaboração com a Rede Brasileira de Educação em Direitos Humanos;

Realizar 01 (um) seminário de culminância do Curso para apresentação dos projetos de ação a serem realizados pelos cursistas, com o objetivo de socializar as experiências na Educação em Direitos Humanos.

Elaborar, editar e distribuir 01 Caderno Educativo de experiências no contexto da Educação em Direitos Humanos na Educação Básica;

Equipe do Projeto

NomeCH SemanalData inicialData final
ALESSANDRA GASPAROTTO3
BETANIA LOPES BALLADARES
CARLA SILVA DE AVILA
CAROLINE SILVEIRA BAUER
LORI ALTMANN
MARCOS RONEI PEVERADA FERNANDES
MARIELDA BARCELLOS MEDEIROS
NATIELE GONÇALVES MESQUITA
RYAN DOS SANTOS CARDOSO
Renato Della Vechia
VANIA GRIM THIES2

Página gerada em 18/11/2024 09:42:01 (consulta levou 0.101513s)