Nome do Projeto
CURSO DE APERFEIÇOAMENTO DE EDUCAÇÃO EM DIREITOS HUMANOS
Ênfase
Ensino
Data inicial - Data final
12/08/2024 - 30/06/2025
Unidade de Origem
Coordenador Atual
Área CNPq
Ciências Humanas
Resumo
O presente Curso de Aperfeiçoamento de Educação em Direitos Humanos para Educadores/as da rede pública de Educação Básica do estado do Rio Grande do Sul será coordenado pelo Instituto Federal do Rio Grande do Sul (IFRS), em parceria com a Rede Brasileira de Educação em Direitos Humanos, com a Universidade Federal da Fronteira Sul e a Universidade Federal de Pelotas, mediante o apoio financeiro da Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização, Diversidade e Inclusão/ SECADI, vinculada ao Ministério da Educação (MEC). O Curso tem como objetivo promover uma cultura de Direitos Humanos nas escolas, por meio da capacitação de educadores/as, coordenadores/as pedagógicos e gestores/as das redes de Educação Básica, contribuindo para concretizar ações previstas no Plano Nacional de Educação em Direitos Humanos (MEC, 2003/ 2006) e nas Diretrizes Nacionais de Educação em Direitos Humanos (MEC, 2012). Serão ofertadas turmas em sete (7) polos, situados nos seguintes municípios: Osório, Porto Alegre, Erechim, Passo Fundo, Cerro Largo, Pelotas e Jaguarão, abarcando diferentes regiões do estado.
Na UFPel o Curso se desenvolverá a partir de uma turma, com no máximo 35 estudantes, nas dependências do Instituto de Ciências Humanas.
Objetivo Geral
Geral: Desenvolver formação continuada direcionada a profissionais da Educação Básica (professores/as, coordenadores/as pedagógicos/as e gestores/as) da rede pública sobre Educação em Direitos Humanos, a fim de subsidiar a construção de uma cultura em Direitos Humanos na Educação Básica.
Específicos:
1) Incentivar a promoção de práticas de ensino e aprendizagem que estejam pautadas no conhecimento e na afirmação dos direitos humanos;
2) Subsidiar a elaboração de diagnóstico da realidade escolar e a elaboração de planos de ação de educação em direitos humanos nas escolas, articulados com os projetos pedagógicos e de caráter interdisciplinar;
3) Colaborar no desenvolvimento de valores e no fortalecimento de atitudes e posicionamentos que respeitem os direitos humanos, a democra-cia, a igualdade, a proteção socioambiental e as diversidades.
Específicos:
1) Incentivar a promoção de práticas de ensino e aprendizagem que estejam pautadas no conhecimento e na afirmação dos direitos humanos;
2) Subsidiar a elaboração de diagnóstico da realidade escolar e a elaboração de planos de ação de educação em direitos humanos nas escolas, articulados com os projetos pedagógicos e de caráter interdisciplinar;
3) Colaborar no desenvolvimento de valores e no fortalecimento de atitudes e posicionamentos que respeitem os direitos humanos, a democra-cia, a igualdade, a proteção socioambiental e as diversidades.
Justificativa
Esta proposta de Curso insere-se nas ações previstas na política de Educação em Direitos Humanos desenvolvida pela Coordenação de Políticas Educacionais em Direitos Humanos – CGDH da Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização, Diversidade e Inclusão – SECADI do Ministério da Educação (MEC) para a implementação das Diretrizes Nacionais para a Educação em Direitos Humanos. O Curso é voltado para a formação continuada de profissionais da Educação Básica com o objetivo de contribuir para implementar uma cultura de Direitos Huma-nos nas escolas.
A proposta de um Curso de formação continuada para os/as profissionais da educação que atuam em escolas públicas, na área da educa-ção em direitos humanos, tem uma enorme relevância no contexto atual brasileiro, em especial, pela maneira negativa a qual se difundiu nos últimos anos a compreensão de Direitos Humanos como um elemento depreciativo e dotado de uma simbologia de “defesa a bandido”. Tal concepção é contrária aos princípios dos direitos humanos presentes na Constituição Federal, na Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional, no Plano Nacional de Direitos Humanos e nas Diretrizes Nacionais para a Educação em Direitos Humanos que representam um marco na luta da sociedade brasileira em busca do respeito à dignidade humana.
Entendemos que fortalecer a democracia no Brasil só é possível com processos educativos, em todos nos níveis, modalidades e campos de conhecimentos, que possibilitem a formação de sujeitos de direitos, conscientes do seu papel na sociedade e comprometidos com a liberdade de expressão e de ação.
Nessa direção, quando falamos da necessidade de promover uma cultura em direitos humanos no Brasil, qual a concepção de Direitos Humanos estamos defendendo? Que relação a EDH tem com a escola e com o trabalho pedagógico? Quais os fundamentos que devem nortear essa formação?
A Declaração de Viena (1993) ponderou que “a educação, a capacitação e o conhecimento público em Direitos Humanos são imperativos para estabelecer e promover vínculos estabilizados e harmoniosos entre as comunidades, e para fomentar a compreensão mútua, a tolerância e a paz” (ONU, 1993). Nessa linha, alguns esforços devem ser empreendidos para a construção de um processo formativo que possa fortalecer e consolidar entre os/as profissionais da educação o conhecimento sobre direitos humanos, no âmbito escolar e na sociedade em geral, através de realizações de práticas pedagógicas e elaboração de materiais didáticos específicos de Educação em Direitos Humanos, visando à valorização da liberdade, da igualdade de diretos no respeito às diferenças.
Os marcos legais desse Curso são: Declaração Universal dos Direitos Humanos (UNESCO/1948); Programa Mundial de Educação em Direitos Humanos (UNESCO/1995); Plano Nacional de Educação em Direitos Humanos (MEC/2003;2006); Programa Nacional de Direitos Humanos 3 (MDHC; MEC/2010); Diretrizes Nacional de Educação em Direitos Humanos (MEC/2012).
Espera-se, pois, que na atuação profissional os/as cursistas contribuam, de maneira significativa, para que se realize no interior da escola um ambiente educativo capaz de promover o desenvolvimento de uma cultura em direitos humanos pautada na defesa da democracia, da cultura de paz, no respeito a dignidade humana, na construção de uma cidadania ativa. Nesse sentido, professores/as, coordenadores/as e gestores/as da Educação Básica desenvolvem o importante papel de formadores/as nos processos educativos com vista a uma educação crítica e humanizadora, referendada pelo princípio dos direitos humanos.
A proposta de um Curso de formação continuada para os/as profissionais da educação que atuam em escolas públicas, na área da educa-ção em direitos humanos, tem uma enorme relevância no contexto atual brasileiro, em especial, pela maneira negativa a qual se difundiu nos últimos anos a compreensão de Direitos Humanos como um elemento depreciativo e dotado de uma simbologia de “defesa a bandido”. Tal concepção é contrária aos princípios dos direitos humanos presentes na Constituição Federal, na Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional, no Plano Nacional de Direitos Humanos e nas Diretrizes Nacionais para a Educação em Direitos Humanos que representam um marco na luta da sociedade brasileira em busca do respeito à dignidade humana.
Entendemos que fortalecer a democracia no Brasil só é possível com processos educativos, em todos nos níveis, modalidades e campos de conhecimentos, que possibilitem a formação de sujeitos de direitos, conscientes do seu papel na sociedade e comprometidos com a liberdade de expressão e de ação.
Nessa direção, quando falamos da necessidade de promover uma cultura em direitos humanos no Brasil, qual a concepção de Direitos Humanos estamos defendendo? Que relação a EDH tem com a escola e com o trabalho pedagógico? Quais os fundamentos que devem nortear essa formação?
A Declaração de Viena (1993) ponderou que “a educação, a capacitação e o conhecimento público em Direitos Humanos são imperativos para estabelecer e promover vínculos estabilizados e harmoniosos entre as comunidades, e para fomentar a compreensão mútua, a tolerância e a paz” (ONU, 1993). Nessa linha, alguns esforços devem ser empreendidos para a construção de um processo formativo que possa fortalecer e consolidar entre os/as profissionais da educação o conhecimento sobre direitos humanos, no âmbito escolar e na sociedade em geral, através de realizações de práticas pedagógicas e elaboração de materiais didáticos específicos de Educação em Direitos Humanos, visando à valorização da liberdade, da igualdade de diretos no respeito às diferenças.
Os marcos legais desse Curso são: Declaração Universal dos Direitos Humanos (UNESCO/1948); Programa Mundial de Educação em Direitos Humanos (UNESCO/1995); Plano Nacional de Educação em Direitos Humanos (MEC/2003;2006); Programa Nacional de Direitos Humanos 3 (MDHC; MEC/2010); Diretrizes Nacional de Educação em Direitos Humanos (MEC/2012).
Espera-se, pois, que na atuação profissional os/as cursistas contribuam, de maneira significativa, para que se realize no interior da escola um ambiente educativo capaz de promover o desenvolvimento de uma cultura em direitos humanos pautada na defesa da democracia, da cultura de paz, no respeito a dignidade humana, na construção de uma cidadania ativa. Nesse sentido, professores/as, coordenadores/as e gestores/as da Educação Básica desenvolvem o importante papel de formadores/as nos processos educativos com vista a uma educação crítica e humanizadora, referendada pelo princípio dos direitos humanos.
Metodologia
O Curso de aperfeiçoamento terá a duração de 180 horas no formato semipresencial, com encontros quinzenais em cada um dos 7 polos (Osório, Porto Alegre, Erechim, Passo Fundo, Cerro Largo, Pelotas e Jaguarão) e encontros no Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA). É obrigatória a participação dos/as cursistas no mínimo em 75% das atividades, em cada disciplina.
O Curso será realizado no período de 05 (cinco) meses, entre agosto e dezembro de 2024.
A estrutura curricular do curso compreende oito módulos temáticos: 1. Direitos Humanos: concepções
e dimensão histórica (15h); 2. Educação em Direitos Humanos: Conceituação, História e Política Pública
(30h); 3. Escola: proteção e defesa dos direitos das crianças e adolescentes (30h); 4. Violências na
escola: estratégias de enfrentamento e mediação de conflitos (30h); 5. Direitos Humanos e Diversidade na
escola: gênero, raça, classe e sexualidades (15h); 6. Direito à terra, ao território e meio ambiente (15h); 7.
Didática da Educação em Direitos Humanos (15h); 8. Projeto de Ação em Educação em Direitos Humanos
(30 h).
As disciplinas serão organizadas em formato de 15h ou 30h, ministradas por especialistas na área.
No encontro final, a Coordenação do Curso organizará um Seminário presencial destinado à apresentação dos Projetos de Ação em DH desenvolvidos nas escolas. Essa atividade visa possibilitar a interação e o debate teórico-prático entre os/as cursistas e docentes, podendo ser socializado com a sociedade.
O Curso será realizado no período de 05 (cinco) meses, entre agosto e dezembro de 2024.
A estrutura curricular do curso compreende oito módulos temáticos: 1. Direitos Humanos: concepções
e dimensão histórica (15h); 2. Educação em Direitos Humanos: Conceituação, História e Política Pública
(30h); 3. Escola: proteção e defesa dos direitos das crianças e adolescentes (30h); 4. Violências na
escola: estratégias de enfrentamento e mediação de conflitos (30h); 5. Direitos Humanos e Diversidade na
escola: gênero, raça, classe e sexualidades (15h); 6. Direito à terra, ao território e meio ambiente (15h); 7.
Didática da Educação em Direitos Humanos (15h); 8. Projeto de Ação em Educação em Direitos Humanos
(30 h).
As disciplinas serão organizadas em formato de 15h ou 30h, ministradas por especialistas na área.
No encontro final, a Coordenação do Curso organizará um Seminário presencial destinado à apresentação dos Projetos de Ação em DH desenvolvidos nas escolas. Essa atividade visa possibilitar a interação e o debate teórico-prático entre os/as cursistas e docentes, podendo ser socializado com a sociedade.
Indicadores, Metas e Resultados
Realizar o Curso de Aperfeiçoamento em Educação em Direitos Humanos com 180 horas no formato semipresencial destinado a 200 (duzentos) profissionais da Educação Básica (professores/as, coordenadores/as e gestores/as) do Rio Grande do Sul em colaboração com a Rede Brasileira de Educação em Direitos Humanos;
Realizar 01 (um) seminário de culminância do Curso para apresentação dos projetos de ação a serem realizados pelos cursistas, com o objetivo de socializar as experiências na Educação em Direitos Humanos.
Elaborar, editar e distribuir 01 Caderno Educativo de experiências no contexto da Educação em Direitos Humanos na Educação Básica;
Realizar 01 (um) seminário de culminância do Curso para apresentação dos projetos de ação a serem realizados pelos cursistas, com o objetivo de socializar as experiências na Educação em Direitos Humanos.
Elaborar, editar e distribuir 01 Caderno Educativo de experiências no contexto da Educação em Direitos Humanos na Educação Básica;
Equipe do Projeto
Nome | CH Semanal | Data inicial | Data final |
---|---|---|---|
ALESSANDRA GASPAROTTO | 3 | ||
BETANIA LOPES BALLADARES | |||
CARLA SILVA DE AVILA | |||
CAROLINE SILVEIRA BAUER | |||
LORI ALTMANN | |||
MARCOS RONEI PEVERADA FERNANDES | |||
MARIELDA BARCELLOS MEDEIROS | |||
NATIELE GONÇALVES MESQUITA | |||
RYAN DOS SANTOS CARDOSO | |||
Renato Della Vechia | |||
VANIA GRIM THIES | 2 |