Nome do Projeto
Mesclando saberes e experiências: uma parceria entre EFASUL e PPGDTSA
Ênfase
Extensão
Data inicial - Data final
18/07/2024 - 17/12/2027
Unidade de Origem
Coordenador Atual
Área CNPq
Ciências Agrárias
Eixo Temático (Principal - Afim)
Educação / Meio ambiente
Linha de Extensão
Organizações da sociedade civil e movimentos sociais e populares
Resumo
A Escola Família Agrícola da Região Sul (EFASUL), situada em Canguçu-RS, é uma referência para formação profissional voltada a atender a demanda e a realidade dos filhos e filhas dos/as agricultores/as familiares da região. Partindo de uma reivindicação do Fórum da Agricultura Familiar da Região Sul, a Escola foi criada em 2014, com o apoio institucional do IFSUL. Está localizada no Centro de Treinamento de Agricultores de Canguçu/RS (CETAC), vinculado à Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural (Emater/RS-Ascar), ofertando o Curso Técnico em Agroecologia integrado com o Ensino Médio. O projeto de extensão visa estabelecer uma parceria de via de mão dupla para capacitação de estudantes do PPGDTSA na atuação docente, bem como a possibilidade de ampliar o escopo de possibilidades e problemas de pesquisa investigados no âmbito do PPGDTSA. Em contrapartida, a EFASUL é beneficiada com a qualificação de seu corpo docente, novas perspectivas metodológicas e teóricas e oportunidades de capacitação e atividades em conjunto. Espera-se, além desses espaços de aprendizado coletivo também promover pesquisas relacionadas com a prática docente e com a realidade dos estudantes a partir das demandas do Território em que a EFASUL se insere.

Objetivo Geral

- Oportunizar espaços de formação viva e conectada com a realidade rural do Território Sul através da parceria institucional entre a EFASUL e o PPGDTSA

Justificativa

A EFASUL é uma referência para formação profissional voltada a atender a demanda e a realidade dos filhos e filhas dos/as agricultores/as familiares da região. Partindo de uma reivindicação do Fórum da Agricultura Familiar da Região Sul, a Escola foi criada em 2016, com apoio institucional do IFSUL. Está localizada no Centro de Treinamento de Agricultores de Canguçu/RS (CETAC), vinculado à Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural (Emater/RS-Ascar). Oferta o Curso Técnico em Agroecologia integrado com o Ensino Médio. É uma instituição que visa a formação de jovens agricultores, utilizando a Pedagogia da Alternância, metodologia chamada assim porque alterna o ensino teórico e o prático da escola com a vivência na propriedade rural. A metodologia da Pedagogia da Alternância possibilita que o estudante possa qualificar-se e permanecer no campo no período do curso, além de prever o envolvimento ativo das famílias dos estudantes, e tornando-as protagonistas no processo de aprendizagem. A presença e o envolvimento da família fortalecem os laços comunitários e garantem que as práticas aprendidas sejam adequadas e relevantes para o contexto local.
As possibilidades desta parceria são muitas e visam qualificar ambas as instituições. A EFASUL pode ser beneficiada com a aproximação de estudantes qualificados que irão contribuir na docência; de professores e estudantes que irão contribuir na oferta de cursos e palestras de temas específicos; e da infraestrutura da UFPel. Para os estudantes da EFASUL, a parceria oferece também a oportunidade de se familiarizar com a universidade, sua infraestrutura, modalidades de ingresso, programas de assistência e opções de cursos. Isso abrirá novas perspectivas para esses jovens, permitindo que considerem a possibilidade de continuar sua formação em cursos de graduação e, eventualmente, seguir para uma pós-graduação, ampliando assim suas oportunidades acadêmicas e desenvolvimento pessoal.
Já para o PPGDTSA, com a aproximação, é possível oportunizar aos seus estudantes da pós-graduação uma prática da docência dinâmica, ativa e que dialoga com as reais necessidades e expectativas do público da Escola. Portanto, os estudantes do PPGDTSA ganham um espaço vivo para a prática docente inclusiva e dialógica. Dessa aproximação, os estudantes do PPGDTSA também estarão imersos no Território e convivendo com um grupo de atores específicos, que são os jovens rurais do Território Zona Sul, o que possibilitará que destes encontros surjam demandas de ações na sociedade, bem como problemas de pesquisas passíveis de serem analisados à luz da Ciência, em uma perspectiva interdisciplinar. Além disso, para o PPGDTSA e o DCSA, o espaço da EFASUL é valoroso quanto à diversidade de públicos e permite que o grupo do PPGDTSA e do DCSA estejam mais próximos e atentos a demandas e da realidade da agricultura familiar da Região Sul do Estado. Ademais, será possível com esta aproximação, estar atentos aos problemas de pesquisa que demandam o público da Agricultura familiar e camponesa.

Metodologia

Serão realizados diversos encontros, tanto na EFASUL, quanto na FAEM, visando discutir possibilidades de interlocução, sempre atentos às demandas de pesquisa, ensino e extensão do PPGDTSA, quanto dos estudantes e docentes da EFASUL.
Para a prática de docência dos estudantes da Pós-graduação, serão realizadas buscas ativas nas turmas de mestrado em DTSA, que tem ingressos anuais, identificando perfis de pessoas interessadas. Com isso, a cada ano, um grupo é formado com professores do PPGDTSA, com estudantes e com a equipe da EFASUL, visando identificar disciplinas do Curso técnico em Agroecologia com possibilidade de receber a colaboração dos estudantes em alguma atividade relacionada com a prática docente, seja de aulas teóricas ou práticas.
Com isso, a equipe formada, construirá uma proposta de participação e inserção dos estudantes no universo escolar da EFASUL. Os pós-graduandos que estarão atuando como docentes na EFASUL serão acompanhados pela equipe formada de professoras do PPGDTSA e da coordenação da EFASUL. Esse acompanhamento incluirá sessões de planejamento de aulas, onde serão discutidas e projetadas metodologias de ensino mais participativas e interativas. Serão exploradas estratégias que estimulem o envolvimento ativo dos alunos, criando um ambiente de aprendizagem dinâmico e estimulante, onde o conhecimento seja não apenas transmitido, mas também construído de forma significativa pelos alunos.
Ao fim das atividades, essa mesma equipe refletirá sobre as suas práticas, identificando as possibilidades, os desafios e os aprendizados, a fim de que possam ser uma referência para novos integrantes da equipe e contribuir no aprimoramento das estratégias de ação do projeto.

Indicadores, Metas e Resultados

- Formação de estudantes de Pós-graduação com habilidades nas metodologias dialogadas de ensino e vivência da prática docente.
- Apoio à Equipe gestora da EFASUL na condução das aulas e das atividades práticas das disciplinas curriculares e de atividades de formação complementar.
-Reuniões de preparação, formação e avaliação das atividades a serem realizadas na EFASUL e no PPGDTSA.
-- Sistematização de experiências acerca das atividades desenvolvidas e materiais para divulgação das instituições.
- A meta é organizar, no mínimo, um grupo de estudantes que possam realizar um conjunto de atividades na EFASUL, seja na realização da docência, palestras, oficina e/ou estágios de vivencia. Com isso, esperamos que essa parceria aconteça a longo prazo, possibilitando que diversos grupos de discentes tenham a oportunidade de vivenciar atividades na comunidade escolar da Escola.
Resultados esperados às instituições parceiras:
-Constituição de uma rede entre os participantes das duas instituições para discussão e geração de novos conhecimentos sobre metodologia, didática e práticas na docência; de problemáticas territoriais e novas questões de pesquisa.
-Elaboração de um portifólio de conteúdos, práticas e de experiências discutidas e analisadas entre os parceiros.
-Maior legitimidade de ambas as instituições entre os atores do Território Sul.
-Formação de mestres em DTSA mais preparados para as atividades de docência e para a atuação nas problemáticas ligadas ao DTSA.

Equipe do Projeto

NomeCH SemanalData inicialData final
ALAIN HERNANDEZ SANTOYO2
CARLA ROSANE DA SILVA MOTA
CAROLINE ZALAMENA
CLÁUDIO BECKER2
FELIPE FEHLBERG HERRMANN2
GISELA AMARAL BARBOSA
LARISSA JACOBSEN DA ROCHA
LUCIO ANDRE DE OLIVEIRA FERNANDES3
Letícia Rutz Dewantier da Cruz
MARCELO FERNANDES PACHECO DIAS2
MARIELEN PRISCILA KAUFMANN2
MARIO CONILL GOMES2
MARIO DUARTE CANEVER2
PATRÍCIA MARTINS DA SILVA2

Página gerada em 21/10/2024 23:47:24 (consulta levou 0.195364s)