Nome do Projeto
Mesclando saberes e experiências: uma parceria entre EFASUL e PPGDTSA
Ênfase
Extensão
Data inicial - Data final
18/07/2024 - 17/12/2027
Unidade de Origem
Coordenador Atual
Área CNPq
Ciências Agrárias
Eixo Temático (Principal - Afim)
Educação / Meio ambiente
Linha de Extensão
Organizações da sociedade civil e movimentos sociais e populares
Resumo
A Escola Família Agrícola da Região Sul (EFASUL), situada em Canguçu-RS, é uma referência para formação profissional voltada a atender a demanda e a realidade dos filhos e filhas dos/as agricultores/as familiares da região. Partindo de uma reivindicação do Fórum da Agricultura Familiar da Região Sul, a Escola foi criada em 2014, com o apoio institucional do IFSUL. Está localizada no Centro de Treinamento de Agricultores de Canguçu/RS (CETAC), vinculado à Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural (Emater/RS-Ascar), ofertando o Curso Técnico em Agroecologia integrado com o Ensino Médio. O projeto de extensão visa estabelecer uma parceria de via de mão dupla para capacitação de estudantes do PPGDTSA na atuação docente, bem como a possibilidade de ampliar o escopo de possibilidades e problemas de pesquisa investigados no âmbito do PPGDTSA. Em contrapartida, a EFASUL é beneficiada com a qualificação de seu corpo docente, novas perspectivas metodológicas e teóricas e oportunidades de capacitação e atividades em conjunto. Espera-se, além desses espaços de aprendizado coletivo também promover pesquisas relacionadas com a prática docente e com a realidade dos estudantes a partir das demandas do Território em que a EFASUL se insere.
Objetivo Geral
- Oportunizar espaços de formação viva e conectada com a realidade rural do Território Sul através da parceria institucional entre a EFASUL e o PPGDTSA
Justificativa
A EFASUL é uma referência para formação profissional voltada a atender a demanda e a realidade dos filhos e filhas dos/as agricultores/as familiares da região. Partindo de uma reivindicação do Fórum da Agricultura Familiar da Região Sul, a Escola foi criada em 2016, com apoio institucional do IFSUL. Está localizada no Centro de Treinamento de Agricultores de Canguçu/RS (CETAC), vinculado à Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural (Emater/RS-Ascar). Oferta o Curso Técnico em Agroecologia integrado com o Ensino Médio. É uma instituição que visa a formação de jovens agricultores, utilizando a Pedagogia da Alternância, metodologia chamada assim porque alterna o ensino teórico e o prático da escola com a vivência na propriedade rural. A metodologia da Pedagogia da Alternância possibilita que o estudante possa qualificar-se e permanecer no campo no período do curso, além de prever o envolvimento ativo das famílias dos estudantes, e tornando-as protagonistas no processo de aprendizagem. A presença e o envolvimento da família fortalecem os laços comunitários e garantem que as práticas aprendidas sejam adequadas e relevantes para o contexto local.
As possibilidades desta parceria são muitas e visam qualificar ambas as instituições. A EFASUL pode ser beneficiada com a aproximação de estudantes qualificados que irão contribuir na docência; de professores e estudantes que irão contribuir na oferta de cursos e palestras de temas específicos; e da infraestrutura da UFPel. Para os estudantes da EFASUL, a parceria oferece também a oportunidade de se familiarizar com a universidade, sua infraestrutura, modalidades de ingresso, programas de assistência e opções de cursos. Isso abrirá novas perspectivas para esses jovens, permitindo que considerem a possibilidade de continuar sua formação em cursos de graduação e, eventualmente, seguir para uma pós-graduação, ampliando assim suas oportunidades acadêmicas e desenvolvimento pessoal.
Já para o PPGDTSA, com a aproximação, é possível oportunizar aos seus estudantes da pós-graduação uma prática da docência dinâmica, ativa e que dialoga com as reais necessidades e expectativas do público da Escola. Portanto, os estudantes do PPGDTSA ganham um espaço vivo para a prática docente inclusiva e dialógica. Dessa aproximação, os estudantes do PPGDTSA também estarão imersos no Território e convivendo com um grupo de atores específicos, que são os jovens rurais do Território Zona Sul, o que possibilitará que destes encontros surjam demandas de ações na sociedade, bem como problemas de pesquisas passíveis de serem analisados à luz da Ciência, em uma perspectiva interdisciplinar. Além disso, para o PPGDTSA e o DCSA, o espaço da EFASUL é valoroso quanto à diversidade de públicos e permite que o grupo do PPGDTSA e do DCSA estejam mais próximos e atentos a demandas e da realidade da agricultura familiar da Região Sul do Estado. Ademais, será possível com esta aproximação, estar atentos aos problemas de pesquisa que demandam o público da Agricultura familiar e camponesa.
As possibilidades desta parceria são muitas e visam qualificar ambas as instituições. A EFASUL pode ser beneficiada com a aproximação de estudantes qualificados que irão contribuir na docência; de professores e estudantes que irão contribuir na oferta de cursos e palestras de temas específicos; e da infraestrutura da UFPel. Para os estudantes da EFASUL, a parceria oferece também a oportunidade de se familiarizar com a universidade, sua infraestrutura, modalidades de ingresso, programas de assistência e opções de cursos. Isso abrirá novas perspectivas para esses jovens, permitindo que considerem a possibilidade de continuar sua formação em cursos de graduação e, eventualmente, seguir para uma pós-graduação, ampliando assim suas oportunidades acadêmicas e desenvolvimento pessoal.
Já para o PPGDTSA, com a aproximação, é possível oportunizar aos seus estudantes da pós-graduação uma prática da docência dinâmica, ativa e que dialoga com as reais necessidades e expectativas do público da Escola. Portanto, os estudantes do PPGDTSA ganham um espaço vivo para a prática docente inclusiva e dialógica. Dessa aproximação, os estudantes do PPGDTSA também estarão imersos no Território e convivendo com um grupo de atores específicos, que são os jovens rurais do Território Zona Sul, o que possibilitará que destes encontros surjam demandas de ações na sociedade, bem como problemas de pesquisas passíveis de serem analisados à luz da Ciência, em uma perspectiva interdisciplinar. Além disso, para o PPGDTSA e o DCSA, o espaço da EFASUL é valoroso quanto à diversidade de públicos e permite que o grupo do PPGDTSA e do DCSA estejam mais próximos e atentos a demandas e da realidade da agricultura familiar da Região Sul do Estado. Ademais, será possível com esta aproximação, estar atentos aos problemas de pesquisa que demandam o público da Agricultura familiar e camponesa.
Metodologia
Serão realizados diversos encontros, tanto na EFASUL, quanto na FAEM, visando discutir possibilidades de interlocução, sempre atentos às demandas de pesquisa, ensino e extensão do PPGDTSA, quanto dos estudantes e docentes da EFASUL.
Para a prática de docência dos estudantes da Pós-graduação, serão realizadas buscas ativas nas turmas de mestrado em DTSA, que tem ingressos anuais, identificando perfis de pessoas interessadas. Com isso, a cada ano, um grupo é formado com professores do PPGDTSA, com estudantes e com a equipe da EFASUL, visando identificar disciplinas do Curso técnico em Agroecologia com possibilidade de receber a colaboração dos estudantes em alguma atividade relacionada com a prática docente, seja de aulas teóricas ou práticas.
Com isso, a equipe formada, construirá uma proposta de participação e inserção dos estudantes no universo escolar da EFASUL. Os pós-graduandos que estarão atuando como docentes na EFASUL serão acompanhados pela equipe formada de professoras do PPGDTSA e da coordenação da EFASUL. Esse acompanhamento incluirá sessões de planejamento de aulas, onde serão discutidas e projetadas metodologias de ensino mais participativas e interativas. Serão exploradas estratégias que estimulem o envolvimento ativo dos alunos, criando um ambiente de aprendizagem dinâmico e estimulante, onde o conhecimento seja não apenas transmitido, mas também construído de forma significativa pelos alunos.
Ao fim das atividades, essa mesma equipe refletirá sobre as suas práticas, identificando as possibilidades, os desafios e os aprendizados, a fim de que possam ser uma referência para novos integrantes da equipe e contribuir no aprimoramento das estratégias de ação do projeto.
Para a prática de docência dos estudantes da Pós-graduação, serão realizadas buscas ativas nas turmas de mestrado em DTSA, que tem ingressos anuais, identificando perfis de pessoas interessadas. Com isso, a cada ano, um grupo é formado com professores do PPGDTSA, com estudantes e com a equipe da EFASUL, visando identificar disciplinas do Curso técnico em Agroecologia com possibilidade de receber a colaboração dos estudantes em alguma atividade relacionada com a prática docente, seja de aulas teóricas ou práticas.
Com isso, a equipe formada, construirá uma proposta de participação e inserção dos estudantes no universo escolar da EFASUL. Os pós-graduandos que estarão atuando como docentes na EFASUL serão acompanhados pela equipe formada de professoras do PPGDTSA e da coordenação da EFASUL. Esse acompanhamento incluirá sessões de planejamento de aulas, onde serão discutidas e projetadas metodologias de ensino mais participativas e interativas. Serão exploradas estratégias que estimulem o envolvimento ativo dos alunos, criando um ambiente de aprendizagem dinâmico e estimulante, onde o conhecimento seja não apenas transmitido, mas também construído de forma significativa pelos alunos.
Ao fim das atividades, essa mesma equipe refletirá sobre as suas práticas, identificando as possibilidades, os desafios e os aprendizados, a fim de que possam ser uma referência para novos integrantes da equipe e contribuir no aprimoramento das estratégias de ação do projeto.
Indicadores, Metas e Resultados
- Formação de estudantes de Pós-graduação com habilidades nas metodologias dialogadas de ensino e vivência da prática docente.
- Apoio à Equipe gestora da EFASUL na condução das aulas e das atividades práticas das disciplinas curriculares e de atividades de formação complementar.
-Reuniões de preparação, formação e avaliação das atividades a serem realizadas na EFASUL e no PPGDTSA.
-- Sistematização de experiências acerca das atividades desenvolvidas e materiais para divulgação das instituições.
- A meta é organizar, no mínimo, um grupo de estudantes que possam realizar um conjunto de atividades na EFASUL, seja na realização da docência, palestras, oficina e/ou estágios de vivencia. Com isso, esperamos que essa parceria aconteça a longo prazo, possibilitando que diversos grupos de discentes tenham a oportunidade de vivenciar atividades na comunidade escolar da Escola.
Resultados esperados às instituições parceiras:
-Constituição de uma rede entre os participantes das duas instituições para discussão e geração de novos conhecimentos sobre metodologia, didática e práticas na docência; de problemáticas territoriais e novas questões de pesquisa.
-Elaboração de um portifólio de conteúdos, práticas e de experiências discutidas e analisadas entre os parceiros.
-Maior legitimidade de ambas as instituições entre os atores do Território Sul.
-Formação de mestres em DTSA mais preparados para as atividades de docência e para a atuação nas problemáticas ligadas ao DTSA.
- Apoio à Equipe gestora da EFASUL na condução das aulas e das atividades práticas das disciplinas curriculares e de atividades de formação complementar.
-Reuniões de preparação, formação e avaliação das atividades a serem realizadas na EFASUL e no PPGDTSA.
-- Sistematização de experiências acerca das atividades desenvolvidas e materiais para divulgação das instituições.
- A meta é organizar, no mínimo, um grupo de estudantes que possam realizar um conjunto de atividades na EFASUL, seja na realização da docência, palestras, oficina e/ou estágios de vivencia. Com isso, esperamos que essa parceria aconteça a longo prazo, possibilitando que diversos grupos de discentes tenham a oportunidade de vivenciar atividades na comunidade escolar da Escola.
Resultados esperados às instituições parceiras:
-Constituição de uma rede entre os participantes das duas instituições para discussão e geração de novos conhecimentos sobre metodologia, didática e práticas na docência; de problemáticas territoriais e novas questões de pesquisa.
-Elaboração de um portifólio de conteúdos, práticas e de experiências discutidas e analisadas entre os parceiros.
-Maior legitimidade de ambas as instituições entre os atores do Território Sul.
-Formação de mestres em DTSA mais preparados para as atividades de docência e para a atuação nas problemáticas ligadas ao DTSA.
Equipe do Projeto
Nome | CH Semanal | Data inicial | Data final |
---|---|---|---|
ALAIN HERNANDEZ SANTOYO | 2 | ||
CARLA ROSANE DA SILVA MOTA | |||
CAROLINE ZALAMENA | |||
CLÁUDIO BECKER | 2 | ||
FELIPE FEHLBERG HERRMANN | 2 | ||
GISELA AMARAL BARBOSA | |||
LARISSA JACOBSEN DA ROCHA | |||
LUCIO ANDRE DE OLIVEIRA FERNANDES | 3 | ||
Letícia Rutz Dewantier da Cruz | |||
MARCELO FERNANDES PACHECO DIAS | 2 | ||
MARIELEN PRISCILA KAUFMANN | 2 | ||
MARIO CONILL GOMES | 2 | ||
MARIO DUARTE CANEVER | 2 | ||
PATRÍCIA MARTINS DA SILVA | 2 |