Nome do Projeto
Curso de Extensão em Desenho Universal para a aprendizagem e recursos pedagógicos acessíveis para o ensino de ciências
Ênfase
Extensão
Data inicial - Data final
29/07/2024 - 30/01/2025
Unidade de Origem
Coordenador Atual
Área CNPq
Ciências Humanas
Eixo Temático (Principal - Afim)
Educação / Educação
Linha de Extensão
Formação de professores
Resumo
Este curso, pactuado com o MEC, pretende oportunizar formação para 650 cursistas de todo o Brasil. A oferta deste curso, leva em conta os aspectos que circundam o ensino de ciências e a formação de profissionais da educação básica, mais especificamente, professores que atuam na área das Ciências da Natureza e profissionais do Atendimento Educacional Especializado. A proposta desta formação, constitui-se como um suporte fundamental, propiciando a organização de recursos pedagógicos acessíveis, tecnologia assistiva, planejamento colaborativo de acordo com os referenciais teóricos do Desenho Universal para a Aprendizagem, possibilitando a reflexão teórico-prática relacionada ao ensino de ciências em um contexto acessível e inclusivo.

Objetivo Geral

Proporcionar formação aos profissionais da educação básica, mais especificamente, aos professores que atuam na área das Ciências da Natureza e profissionais do Atendimento Educacional Especializado, em nível de extensão, no âmbito do desenvolvimento de estratégias e recursos pedagógicos acessíveis na perspectiva do Desenho Universal para a Aprendizagem visando a efetiva inclusão e aprendizagem dos alunos apoiados pela Educação Especial em contexto de sala de aula comum.

Objetivos Específicos:
- Oportunizar aos professores conhecimentos sobre o Desenho Universal para a Aprendizagem que permitam a concretização da inclusão numa perspectiva de qualidade, sucesso e avanço educativo;
● Proporcionar aos professores a construção de estratégias e recursos pedagógicos
acessíveis para o ensino de ciências que referenciem as propostas e subsidiem as
práticas posteriores ao curso;
● Possibilitar a reflexão sobre os referenciais teórico-práticos relacionados ao ensino de ciências em um contexto acessível e inclusivo;
● Estabelecer as interfaces entre a sala de aula comum, o ensino de ciências e o Atendimento Educacional Especializado no contexto do ensino colaborativo;
● Oportunizar a troca de saberes, experiências e materiais entre os cursistas;
● Promover articulação entre os cursos de licenciatura da área das Ciências da Natureza, o Programa de Pós Graduação em Ensino de Ciências e Matemática e a formação do futuro professor de ciências através de uma relação dialógica e dialética;
● Socializar as produções por meio de publicações.

Justificativa

Em parceria com pesquisadores de universidades brasileiras o curso tem caráter inovador e pretende estabelecer as interfaces entre a sala de aula comum, o ensino de ciências e o Atendimento Educacional Especializado no contexto do ensino colaborativo, relação ainda com muitas lacunas para o efetivo desenvolvimento dos alunos com deficiência.
O curso de Extensão em Desenho Universal para a aprendizagem e recursos pedagógicos acessíveis para o ensino de ciências está organizado em 03 módulos e as aulas utilizarão diversas ferramentas para a interação do(a) cursista com seus colegas, tutores e professores. O curso propõe trabalhar práticas voltadas para o ensino de ciências no âmbito do Desenho Universal para a Aprendizagem (DUA), considerando as singularidades e os desafios do público da educação especial; flexibilização curricular; Tecnologia Assistiva e a utilização de materiais de baixo custo pelo professor. Assim como, Planejamento e Avaliação de Materiais Educacionais para o Ensino de Ciências, a partir do Desenho Universal para a Aprendizagem (DUA), além do ensino de Biologia, Química e Física na perspectiva do DUA.
Salienta-se que estes diferentes módulos foram definidos em consonância com as demais atividades específicas propostas pelos professores formadores, quais sejam, estudos teóricos, atividades a distância e fóruns sobre as temáticas trabalhadas. Entende-se que, assim, o curso não se resumirá a oferecer subsídios informativos, mas também a estabelecer relações teórico-práticas que se traduzirão nos cotidianos laborais dos cursistas.
Justifica-se, dessa forma, a oferta deste curso, na medida em que visa atender as políticas de inclusão e sua concretização nas escolas, possibilitando a formação continuada de professores que atuem no ensino de ciências da educação básica e do Atendimento Educacional Especializado numa perspectiva de atendimento à diversidade e à acessibilidade.

Metodologia

- A formação será oportunizada através de atividades à distância, utilizando a plataforma e-projeto/UFPEL para estudo, reflexão, construção e acompanhamento.
- Seminários;
- Vídeo-aulas;
- Aulas síncronas;
- Material para o aporte teórico dos conceitos desenvolvidos;
- Materiais complementares e Slides para ampliação e aprofundamento teórico das disciplinas;
- Construção de Atividades pautadas nas simulações do real;
- Elaboração de Recursos Pedagógicos Acessíveis;
- Encontros síncronos e debates em fóruns na plataforma e-projeto;
- Estudo de textos ,elaboração e postagem de resumos críticos ,participação em
atividades interativas, bem como outras atividades e tarefas de caráter avaliativo.
- Tutoria virtual;
- Para divulgação das ações e práticas desenvolvidas será organizado um e-book.

Indicadores, Metas e Resultados

Espera-se que ao final do curso os 650 professores compreendam os princípios do Desenho Universal para a Aprendizagem, sejam capazes de estabelecer as interfaces entre a sala de aula comum, o ensino de ciências e o Atendimento Educacional Especializado no contexto do ensino colaborativo e aspectos voltados à alfabetização científica por meio da elaboração de recursos pedagógicos acessíveis.

Equipe do Projeto

NomeCH SemanalData inicialData final
Éder Pires de Camargo
ALLINE BETTIN DE OLIVEIRA
AMELIA ROTA BORGES DE BASTOS
ANE MACIEL DIAS
ASHTAR ALEXANDRE SONCINI L. DA SILVA
Aires da Conceição Silva
BRUNO DOS SANTOS PASTORIZA2
CLAUDIA ESCALANTE MEDEIROS
CLAUDIA ESCALANTE MEDEIROS
ENYA CAROLINE JACOBSEN
FRANCELE DE ABREU CARLAN9
LUCIANA HENZEL DOS SANTOS
MARIA TERESA DUARTE NOGUEIRA1
MICHELE PEPE CERQUEIRA1
MURILLO MAGNO THUMLERT
RAQUEL LUDTKE2
RITA DE CASSIA MOREM COSSIO RODRIGUEZ4
Stéphani Vilela Ferreira Custódio

Recursos Arrecadados

FonteValorAdministrador
Ministério da Educação R$ 260.950,00UGR

Plano de Aplicação de Despesas

DescriçãoValor
339030 - Material de ConsumoR$ 21.950,00
339039 - Outros Serviços de Terceiro - Pessoa JurídicaR$ 239.000,00

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