Nome do Projeto
Curso de Extensão em Desenho Universal para a aprendizagem e recursos pedagógicos acessíveis para o ensino de ciências
Ênfase
Extensão
Data inicial - Data final
29/07/2024 - 30/01/2025
Unidade de Origem
Coordenador Atual
Área CNPq
Ciências Humanas
Eixo Temático (Principal - Afim)
Educação / Educação
Linha de Extensão
Formação de professores
Resumo
Este curso, pactuado com o MEC, pretende oportunizar formação para 650 cursistas de todo o Brasil. A oferta deste curso, leva em conta os aspectos que circundam o ensino de ciências e a formação de profissionais da educação básica, mais especificamente, professores que atuam na área das Ciências da Natureza e profissionais do Atendimento Educacional Especializado. A proposta desta formação, constitui-se como um suporte fundamental, propiciando a organização de recursos pedagógicos acessíveis, tecnologia assistiva, planejamento colaborativo de acordo com os referenciais teóricos do Desenho Universal para a Aprendizagem, possibilitando a reflexão teórico-prática relacionada ao ensino de ciências em um contexto acessível e inclusivo.
Objetivo Geral
Proporcionar formação aos profissionais da educação básica, mais especificamente, aos professores que atuam na área das Ciências da Natureza e profissionais do Atendimento Educacional Especializado, em nível de extensão, no âmbito do desenvolvimento de estratégias e recursos pedagógicos acessíveis na perspectiva do Desenho Universal para a Aprendizagem visando a efetiva inclusão e aprendizagem dos alunos apoiados pela Educação Especial em contexto de sala de aula comum.
Objetivos Específicos:
- Oportunizar aos professores conhecimentos sobre o Desenho Universal para a Aprendizagem que permitam a concretização da inclusão numa perspectiva de qualidade, sucesso e avanço educativo;
● Proporcionar aos professores a construção de estratégias e recursos pedagógicos
acessíveis para o ensino de ciências que referenciem as propostas e subsidiem as
práticas posteriores ao curso;
● Possibilitar a reflexão sobre os referenciais teórico-práticos relacionados ao ensino de ciências em um contexto acessível e inclusivo;
● Estabelecer as interfaces entre a sala de aula comum, o ensino de ciências e o Atendimento Educacional Especializado no contexto do ensino colaborativo;
● Oportunizar a troca de saberes, experiências e materiais entre os cursistas;
● Promover articulação entre os cursos de licenciatura da área das Ciências da Natureza, o Programa de Pós Graduação em Ensino de Ciências e Matemática e a formação do futuro professor de ciências através de uma relação dialógica e dialética;
● Socializar as produções por meio de publicações.
Objetivos Específicos:
- Oportunizar aos professores conhecimentos sobre o Desenho Universal para a Aprendizagem que permitam a concretização da inclusão numa perspectiva de qualidade, sucesso e avanço educativo;
● Proporcionar aos professores a construção de estratégias e recursos pedagógicos
acessíveis para o ensino de ciências que referenciem as propostas e subsidiem as
práticas posteriores ao curso;
● Possibilitar a reflexão sobre os referenciais teórico-práticos relacionados ao ensino de ciências em um contexto acessível e inclusivo;
● Estabelecer as interfaces entre a sala de aula comum, o ensino de ciências e o Atendimento Educacional Especializado no contexto do ensino colaborativo;
● Oportunizar a troca de saberes, experiências e materiais entre os cursistas;
● Promover articulação entre os cursos de licenciatura da área das Ciências da Natureza, o Programa de Pós Graduação em Ensino de Ciências e Matemática e a formação do futuro professor de ciências através de uma relação dialógica e dialética;
● Socializar as produções por meio de publicações.
Justificativa
Em parceria com pesquisadores de universidades brasileiras o curso tem caráter inovador e pretende estabelecer as interfaces entre a sala de aula comum, o ensino de ciências e o Atendimento Educacional Especializado no contexto do ensino colaborativo, relação ainda com muitas lacunas para o efetivo desenvolvimento dos alunos com deficiência.
O curso de Extensão em Desenho Universal para a aprendizagem e recursos pedagógicos acessíveis para o ensino de ciências está organizado em 03 módulos e as aulas utilizarão diversas ferramentas para a interação do(a) cursista com seus colegas, tutores e professores. O curso propõe trabalhar práticas voltadas para o ensino de ciências no âmbito do Desenho Universal para a Aprendizagem (DUA), considerando as singularidades e os desafios do público da educação especial; flexibilização curricular; Tecnologia Assistiva e a utilização de materiais de baixo custo pelo professor. Assim como, Planejamento e Avaliação de Materiais Educacionais para o Ensino de Ciências, a partir do Desenho Universal para a Aprendizagem (DUA), além do ensino de Biologia, Química e Física na perspectiva do DUA.
Salienta-se que estes diferentes módulos foram definidos em consonância com as demais atividades específicas propostas pelos professores formadores, quais sejam, estudos teóricos, atividades a distância e fóruns sobre as temáticas trabalhadas. Entende-se que, assim, o curso não se resumirá a oferecer subsídios informativos, mas também a estabelecer relações teórico-práticas que se traduzirão nos cotidianos laborais dos cursistas.
Justifica-se, dessa forma, a oferta deste curso, na medida em que visa atender as políticas de inclusão e sua concretização nas escolas, possibilitando a formação continuada de professores que atuem no ensino de ciências da educação básica e do Atendimento Educacional Especializado numa perspectiva de atendimento à diversidade e à acessibilidade.
O curso de Extensão em Desenho Universal para a aprendizagem e recursos pedagógicos acessíveis para o ensino de ciências está organizado em 03 módulos e as aulas utilizarão diversas ferramentas para a interação do(a) cursista com seus colegas, tutores e professores. O curso propõe trabalhar práticas voltadas para o ensino de ciências no âmbito do Desenho Universal para a Aprendizagem (DUA), considerando as singularidades e os desafios do público da educação especial; flexibilização curricular; Tecnologia Assistiva e a utilização de materiais de baixo custo pelo professor. Assim como, Planejamento e Avaliação de Materiais Educacionais para o Ensino de Ciências, a partir do Desenho Universal para a Aprendizagem (DUA), além do ensino de Biologia, Química e Física na perspectiva do DUA.
Salienta-se que estes diferentes módulos foram definidos em consonância com as demais atividades específicas propostas pelos professores formadores, quais sejam, estudos teóricos, atividades a distância e fóruns sobre as temáticas trabalhadas. Entende-se que, assim, o curso não se resumirá a oferecer subsídios informativos, mas também a estabelecer relações teórico-práticas que se traduzirão nos cotidianos laborais dos cursistas.
Justifica-se, dessa forma, a oferta deste curso, na medida em que visa atender as políticas de inclusão e sua concretização nas escolas, possibilitando a formação continuada de professores que atuem no ensino de ciências da educação básica e do Atendimento Educacional Especializado numa perspectiva de atendimento à diversidade e à acessibilidade.
Metodologia
- A formação será oportunizada através de atividades à distância, utilizando a plataforma e-projeto/UFPEL para estudo, reflexão, construção e acompanhamento.
- Seminários;
- Vídeo-aulas;
- Aulas síncronas;
- Material para o aporte teórico dos conceitos desenvolvidos;
- Materiais complementares e Slides para ampliação e aprofundamento teórico das disciplinas;
- Construção de Atividades pautadas nas simulações do real;
- Elaboração de Recursos Pedagógicos Acessíveis;
- Encontros síncronos e debates em fóruns na plataforma e-projeto;
- Estudo de textos ,elaboração e postagem de resumos críticos ,participação em
atividades interativas, bem como outras atividades e tarefas de caráter avaliativo.
- Tutoria virtual;
- Para divulgação das ações e práticas desenvolvidas será organizado um e-book.
- Seminários;
- Vídeo-aulas;
- Aulas síncronas;
- Material para o aporte teórico dos conceitos desenvolvidos;
- Materiais complementares e Slides para ampliação e aprofundamento teórico das disciplinas;
- Construção de Atividades pautadas nas simulações do real;
- Elaboração de Recursos Pedagógicos Acessíveis;
- Encontros síncronos e debates em fóruns na plataforma e-projeto;
- Estudo de textos ,elaboração e postagem de resumos críticos ,participação em
atividades interativas, bem como outras atividades e tarefas de caráter avaliativo.
- Tutoria virtual;
- Para divulgação das ações e práticas desenvolvidas será organizado um e-book.
Indicadores, Metas e Resultados
Espera-se que ao final do curso os 650 professores compreendam os princípios do Desenho Universal para a Aprendizagem, sejam capazes de estabelecer as interfaces entre a sala de aula comum, o ensino de ciências e o Atendimento Educacional Especializado no contexto do ensino colaborativo e aspectos voltados à alfabetização científica por meio da elaboração de recursos pedagógicos acessíveis.
Equipe do Projeto
Nome | CH Semanal | Data inicial | Data final |
---|---|---|---|
Éder Pires de Camargo | |||
ALLINE BETTIN DE OLIVEIRA | |||
AMELIA ROTA BORGES DE BASTOS | |||
ANE MACIEL DIAS | |||
ASHTAR ALEXANDRE SONCINI L. DA SILVA | |||
Aires da Conceição Silva | |||
BRUNO DOS SANTOS PASTORIZA | 2 | ||
CLAUDIA ESCALANTE MEDEIROS | |||
CLAUDIA ESCALANTE MEDEIROS | |||
ENYA CAROLINE JACOBSEN | |||
FRANCELE DE ABREU CARLAN | 9 | ||
LUCIANA HENZEL DOS SANTOS | |||
MARIA TERESA DUARTE NOGUEIRA | 1 | ||
MICHELE PEPE CERQUEIRA | 1 | ||
MURILLO MAGNO THUMLERT | |||
RAQUEL LUDTKE | 2 | ||
RITA DE CASSIA MOREM COSSIO RODRIGUEZ | 4 | ||
Stéphani Vilela Ferreira Custódio |
Recursos Arrecadados
Fonte | Valor | Administrador |
---|---|---|
Ministério da Educação | R$ 260.950,00 | UGR |
Plano de Aplicação de Despesas
Descrição | Valor |
---|---|
339030 - Material de Consumo | R$ 21.950,00 |
339039 - Outros Serviços de Terceiro - Pessoa Jurídica | R$ 239.000,00 |