Nome do Projeto
Seminário Cem anos da Revolução Russa de 1917: reflexões para a atualidade
Ênfase
Extensão
Data inicial - Data final
14/08/2017 - 30/11/2017
Unidade de Origem
Coordenador Atual
Área CNPq
Ciências Humanas
Eixo Temático (Principal - Afim)
Educação / Cultura
Linha de Extensão
Organizações da sociedade civil e movimentos sociais e populares
Resumo
Em 2017, completam-se os cem anos da Revolução Russa, acontecimento histórico que foi determinante para o destino do mundo no século XX. O processo revolucionário russo, iniciado em 1917, representou não somente uma mudança do regime político do país, com a derrubada do czarismo, mas a possibilidade de construção de um novo tipo de sociedade, baseada nos princípios do socialismo: controle da produção pelos/as trabalhadores/as, tomada de decisões políticas a partir dos instrumentos de democracia direta, protagonizadas pela população, fim das desigualdades sociais, a busca pela emancipação definitiva do ser humano. Fruto da ação de diversos homens e mulheres, a Revolução teve, no seu processo e nas suas consequências, uma série de contradições, sendo até hoje objeto de muita discussão. As utopias pelas quais lutavam os/as revolucionários/as merecem a atenção do público geral, com o intuito de ampliar-se o debate a seu respeito, pois seus efeitos ainda são sentidos por todos/as nós. Neste sentido, nossa proposta é realizar um seminário, em parceria com outras instituições, em que seja debatida a Revolução sob diversos aspectos (contexto histórico, debates políticos, participação das mulheres, questões econômicas, legado, as políticas sociais que foram implementadas na Europa como consequência da Revolução e pelo medo que esse tipo de experiência se alastrasse, etc), a partir da colaboração de palestrantes do Estado e de outras partes do país. A ideia é marcar esta efeméride com espaços de discussão qualificados, contribuindo para a formação do grande público a respeito da temática.

Objetivo Geral

Oportunizar espaços de estudo e reflexão acerca da Revolução Russa de 1917, bem como seus desdobramentos e os significados a ela atribuídos na contemporaneidade, congregando estudantes de graduação e pós-graduação, professores/as da educação básica e superior, pesquisadores/as e integrantes de movimentos sociais.

Justificativa

Apesar de sua importância histórica, a Revolução Russa é um tema, de certa forma, pouco conhecido pelo público em geral. Com a Queda do Muro de Berlim, em 1989, e a extinção da União Soviética, em 1991, boa parte da mídia, dos políticos e dos especialistas decretou o “fracasso” da experiência do “socialismo real” iniciada com a Revolução, o que levou ao próprio “arquivamento” de sua discussão no âmbito de um público mais amplo, tornando-se esta restrita somente a segmentos de movimentos sociais e de agremiações partidárias do campo da esquerda. Assim, entende-se que a promoção deste seminário justifica-se por aproveitar a efeméride do seu centenário para dar mais uma vez visibilidade às discussões próprias ao tema, visando a disseminação do conhecimento e a atualização desses debates.

Metodologia

O Seminário, que terá duração de 40 horas/aula, será desenvolvido através de palestras, mesas-redondas, exibição e debates de filmes. As mesas-redondas e palestras tratam de temáticas vinculadas ao contexto da Revolução Russa, tais como educação e cultura, autogestão, a participação das mulheres no processo revolucionário russo, economia, além da influência da Revolução Russa na história dos movimentos sociais do Brasil e nos debates da contemporaneidade.

25/09/2017 (Segunda-feira) - Abertura

Mesa-Redonda (O contexto histórico que culminou com a Revolução Russa)
- Prof. Dr. Luiz Dario Teixeira Ribeiro (Dep. de História/UFRGS)
- Prof. Dr. Enrique Serra Padrós (Dep. de História/UFRGS)

26/09/2017 (Terça-feira)
Manhã - As mulheres na Revolução Russa (Profa. Dra. Flávia Carvalho Chagas)
Tarde - Mesa-Redonda: As experiências de autogestão na Revolução Russa
Cláudio Nascimento(Educador Popular/ Escola Sul da CUT)
Prof. Dr. Bruno Lima Rocha (Curso de RI/ Unisinos)
Noite - Conferência: Rosa Luxemburgo e a Revolução Russa
Profa. Dra. Isabel Loureiro (Filósofa e Profa. Aposentada/ UNESP)

27/09/2017 (Quarta-feira)
Manhã - Oficina: Como abordar a Revolução Russa em sala de aula?
Tarde - Mesa-Redonda: Educação, arte e cultura na União Soviética
- Profa. Dra. Conceição Paludo (FACED/UFRGS)
- Prof. Dr. Nilo Piana de Castro (Colégio de Aplicação/UFRGS)
- Profa. Dra. Nara Machado (Faculdade de Arquitetura/PUCRS)
Noite: Mesa-Redonda: O debate econômico na Revolução Russa
- Prof. Sofia Manzano (Dep. Ciências Econômicas/UESB)
- Prof. Claudio Gurgel (Administração Pública/UFF)
- Prof. Dr. Antônio Cruz (Curso de RI/UFPel)

28/09/2017 (Quinta-feira)
Manhã - Cine-debate (Prof. Dr. Nilo P. de Castro)
- Atividade direcionada a professores/as e estudantes de Licenciaturas
Tarde - Mesa-Redonda: A atualidade do Leninismo e as mulheres na Revolução Russa
- Ricardo Gebrin (Advogado; dirigente da Consulta Popular)
- João Machado (Dep. Ciências Econômicas / PUC-SP)
- Profa. Dra. Flávia Carvalho Chagas (Departamento de Filosofia/UFPel)
Noite - Mesa-Redonda: A influência da Revolução Russa na contemporaneidade
- Profa. Dra. Carla Luciana Silva (Dep. de História/UNIOESTE)
- Dr. Frederico Bartz (UFRGS)

Indicadores, Metas e Resultados

A partir das atividades desenvolvidas no âmbito do Projeto, esperamos atingir um público significativo de estudantes, professores, trabalhadores e demais pessoas da comunidade local (em torno de 200 pessoas). Nossa meta é promover um maior debate sobre os impactos e diferentes significados da Revolução Russa na história contemporânea, nos mais distintos aspectos da sociedade, assim como a atualidade de suas ideias no debate político e econômico mundo atual. Os resultados esperados são a garantia de uma maior reflexão histórica a respeito do tema, buscando uma avaliação atual a respeito da história e da memória dos principais eventos que marcaram o século XX e do sua relevância para a política brasileira na atualidade.

Equipe do Projeto

NomeCH SemanalData inicialData final
ALESSANDRA GASPAROTTO2
ARISTEU ELISANDRO MACHADO LOPES2
CAIUA CARDOSO AL ALAM
CLARICE GONTARSKI SPERANZA2
GUINTER TLAIJA LEIPNITZ
JONAS MOREIRA VARGAS4
JOSÉ RICARDO MARQUES RESENDE JÚNIOR
KEVIN RETZLAFF DOS SANTOS

Página gerada em 26/04/2024 19:15:10 (consulta levou 0.161526s)