Nome do Projeto
Vivência em Práticas de Genética e Biologia Molecular
Ênfase
Ensino
Data inicial - Data final
09/09/2024 - 09/09/2026
Unidade de Origem
Coordenador Atual
Área CNPq
Ciências Biológicas
Resumo
Ao longo dos semestres, nas disciplinas de Genética Humana do curso de Odontologia, Genética Geral, Genética de Populações e Genética do Desenvolvimento do curso de Ciências Biológicas Licenciatura e Bacharelado, são desenvolvidas práticas curriculares. O desenvolvimento destas práticas envolve preparo prévio de material ou finalização de práticas que necessitam de maior tempo que o disponível em sala de aula e, desta forma, ao longo dos semestres, há oportunidade para acadêmicos interessados na área de Genética obterem maior conhecimento prático. Ao mesmo tempo, o Laboratório tem armazenado tecido de mamíferos dissecados no Laboratório de Zoologia de Vertebrados e obtidos do NURFs, os quais serão usados na aprendizagem para obtenção de sequências de DNA barcode e seu uso no estudo de biodiversidade.

Objetivo Geral

Oportunizar aos alunos interessados em Genética e Biologia Molecular a vivência na área e aprofundamento em questões técnicas a partir das atividades desenvolvidas no Laboratório de Evolução e Genética de Insetos. Especificamente, os objetivos são:
- Adquirir conhecimento do uso de equipamentos necessários às técnicas de Genética e Biologia Molecular;
- Aprendizagem quanto a organização de materiais (preparo, armazenamento, esterilização, descarte adequado);
- Desenvolvimento de técnicas para obtenção de resultados em biologia molecular, organização das informações, tomada de decisão frente aos resultados;
- Uso de recursos on line, como banco de dados e uso de programas de análise de sequência.

Justificativa

O presente projeto se justifica como uma forma de oportunizar a vivência dos acadêmicos em laboratórios que desenvolvem pesquisa nas áreas de Genética e Biologia Molecular, complementando e aprofundando a teoria das disciplinas curriculares.
Técnicas de Genética e Biologia Molecular são cruciais na pesquisa de diferentes áreas biológicas: biodiversidade, saúde e biotecnologia. Devido a sua importância, disciplinas de Genética dos cursos da área Biológica e da Saúde tem previsão de práticas curriculares, mas que devido ao tempo e número de participantes, são simplificadas. A vivência em um laboratório propicia o conhecimento da rotina do laboratório, conhecimento técnico e analítico e auxiliam na escolha pelos alunos de uma área para desenvolver projetos de pesquisa.

Metodologia

Os acadêmicos participantes do projeto terão treinamento sobre uso dos equipamentos, preparo e diluição de reagentes, desenvolvimento de técnicas. Após o treinamento, terão atividades específicas para desenvolver, seguindo os protocolos usuais do Laboratório (muitas delas são necessárias para desenvolvimento de uma aula prática, outras referentes a testes de protocolos ou uso de material disponível em laboratório). Ao longo do período de participação do acadêmico no projeto, será oportunizado o desenvolvimento de mais de uma técnica/protocolo.

Indicadores, Metas e Resultados

Indicador: organização do material para aulas prática e do laboratório LEGIN; disponibilidade de materiais para as aulas práticas; disponibilidade de materiais para pesquisa.
Metas:
- aprofundar o conhecimento de técnicas;
- qualificar as aulas práticas;
- tornar os alunos mais conscientes na escolha de projetos de iniciação científica;
- utilizar o ambiente do laboratório e as atividades corriqueiras desenvolvidas no mesmo para aprendizagem.

Equipe do Projeto

NomeCH SemanalData inicialData final
ANTONIA SEMPER VELEDA
CESAR JAEGER DREHMER2
KAMYLA ISNARDI DE SOUZA
MAYARA SCHNEIDER CAVALHEIRO
MONICA LANER BLAUTH4

Página gerada em 21/12/2024 13:58:08 (consulta levou 0.087649s)