Nome do Projeto
Compartilhando Saberes e Experiências entre Universidade e Escola
Ênfase
Extensão
Data inicial - Data final
16/09/2024 - 12/12/2026
Unidade de Origem
Coordenador Atual
Área CNPq
Ciências Sociais Aplicadas
Eixo Temático (Principal - Afim)
Trabalho / Educação
Linha de Extensão
Jovens e adultos
Resumo
As rupturas da juventude para a vida adulta por vezes é desafiadora e requer algumas redes de apoio e informação. Nesse sentido aproximar as realidades vivenciadas pelos acadêmicos da Universidade com os alunos do Ensino Médio podem contribuir com o desenvolvimento pessoal e profissional dos jovens.
A ideia de compartilhar experiências e saberes entre alunos do Ensino Superior da Ufpel e alunos de escolas públicas partiu dos alunos do Curso de Administração, tendo em vista uma das discussões feitas na disciplina de Organizações e Relações de Trabalho e da sensibilização dos mesmos frente a contribuição que entendem poder ser possível ao compartilhar suas vivências e informações sobre o ingresso na Universidade, além de outros desafios e oportunidades que a vida adulta impõe.
Nesse sentido, a intenção é compartilhar saberes e diferentes aprendizagens que envolvem a transição entre a escola e a Universidade, bem como as diferentes possibilidades que muitas vezes não são compartilhadas e/ou não chegam até os discentes, especialmente das escolas públicas.
A ideia construída de forma coletiva pelos alunos e professoras envolvidas nesse projeto é socializar informações sobre ingresso/permanência e vida na Universidade, além de outras saberes que possam agregar à formação dos jovens.
Objetivo Geral
Compartilhar informações sobre a UFPel (políticas de ingresso e permanência na instituição) e outros desafios e oportunidades que a vida adulta impõe com estudantes da Educação Básica.
Justificativa
O projeto "Compartilhando Saberes e Experiências entre Universidade e Escola" se justifica pela necessidade apontada por ingressantes dos cursos de graduação (Administração e Letras) de oferecer aos estudantes da Educação Básica da região espaços de diálogo e troca de informações sobre as oportunidades (formação profissional e mundo do trabalho) que a Universidade Pública tem a oferecer, principalmente no que tange ao ingresso e permanência na Universidade - UFPel.
Sabe-se que a Universidade já promove algumas ações que visam aproximar a comunidade as suas diferentes atuações, como a Mostra de Cursos da UFPel, que no ano de 2024 ocorrerá em sua 8ª Edição e que outros projetos também são vinculados a essa discussão.
Porém a intenção maior aqui é fazer com que os próprios alunos da Universidade possam construir essa "ponte" e que também possam ser compartilhadas suas vivências, além de outros desafios e oportunidades que a vida adulta impõe. Outrossim, é importante ressaltar que o projeto atende a um dos eixos estruturantes do Novo Ensino Médio - Mediação e Intervenção Sociocultural - cujo princípio visa a promoção da reflexão sobre objetivos presentes e futuros, atentos às aspirações e oportunidades ao mundo do trabalho orientando os estudantes em suas escolhas, seus esforços e suas ações em relação à vida pessoal, profissional e cidadã.
Sabe-se que a Universidade já promove algumas ações que visam aproximar a comunidade as suas diferentes atuações, como a Mostra de Cursos da UFPel, que no ano de 2024 ocorrerá em sua 8ª Edição e que outros projetos também são vinculados a essa discussão.
Porém a intenção maior aqui é fazer com que os próprios alunos da Universidade possam construir essa "ponte" e que também possam ser compartilhadas suas vivências, além de outros desafios e oportunidades que a vida adulta impõe. Outrossim, é importante ressaltar que o projeto atende a um dos eixos estruturantes do Novo Ensino Médio - Mediação e Intervenção Sociocultural - cujo princípio visa a promoção da reflexão sobre objetivos presentes e futuros, atentos às aspirações e oportunidades ao mundo do trabalho orientando os estudantes em suas escolhas, seus esforços e suas ações em relação à vida pessoal, profissional e cidadã.
Metodologia
Mapear as escolas públicas de Pelotas; Verificar se/como as escolas públicas tem acesso Às informações da Universidade; Realizar rodas de conversas nas escolas; Fazer grupos de discussão; Coletar, organizar e divulgar informações sobre a UFPel; Analisar quais informações os alunos das escolas públicas gostariam de ter que envolva essa ruptura da juventude para a vida adulta, para assim elaborar materiais e compartilhar; Considerar as experiências prévias dos discentes da UFPel na organização dos momentos de trocas e debates entre os envolvidos no projeto e os diferentes atores da escola.
Indicadores, Metas e Resultados
- Realizar reuniões quinzenais com a equipe de trabalho do projeto;
- Elaborar três materiais informativos sobre o ingresso da UFPel;
- Realizar 5 rodas de conversas nas escolas públicas que tenham interesse pela temática;
- Produzir um resumo expandido na SIIEPE de 2025;
- Contribuir com a formação dos alunos das escolas públicas e dos envolvidos no projeto;
- Proporcionar elementos de desenvolvimento pessoal e profissional aos sujeitos que vivenciarem o projeto.
- Elaborar três materiais informativos sobre o ingresso da UFPel;
- Realizar 5 rodas de conversas nas escolas públicas que tenham interesse pela temática;
- Produzir um resumo expandido na SIIEPE de 2025;
- Contribuir com a formação dos alunos das escolas públicas e dos envolvidos no projeto;
- Proporcionar elementos de desenvolvimento pessoal e profissional aos sujeitos que vivenciarem o projeto.
Equipe do Projeto
Nome | CH Semanal | Data inicial | Data final |
---|---|---|---|
ANA CAROLINA DA SILVA PEREIRA | |||
ARTHUR MULLER | |||
BEATRICE ZARETTI SILVEIRA | |||
BRENDA DE OLIVEIRA SANCHES | |||
CAROLINE KRUGER | |||
ELENA PIRES PEREIRA | |||
ELISEU DE VASCONCELLOS PERES | |||
FILIPE CHAVES TORRES | |||
FRANCIELLE MOLON DA SILVA | 8 | ||
GISLAINE VERGOTINE MOREIRA | |||
HERYCA MONKES MACHADO | |||
JESSICA DA SILVEIRA FARIAS | |||
JOAO PEDRO BEZERRA DA SILVA MACHADO | |||
JOAO PEDRO DE CARVALHO PINTO | |||
KETHLEN DA SILVA DIAS | |||
KIMBERLY ALVES MESQUITA | |||
LEONARDO CRUZ DOS SANTOS | |||
LORRANA VITORIA SCHAUMILE FURTADO | |||
LUCAS PADILHA PIRES | |||
LUCIANE BOTELHO MARTINS | 8 | ||
MARIANA PERLEBERG RIVAROLI | |||
MARY ESTEFANIA SILVEIRA MADRUGA | |||
MONICA VAZ LIMA | |||
NATALI SILVEIRA ROCHA | |||
SHERON DUARTE FURTADO | |||
THAUANE SILVA LEAL | |||
VALESCA OLIVEIRA DA SILVA | |||
VITORIA ROLIN URRUTIA DA SILVA |