Nome do Projeto
Compartilhando Saberes e Experiências entre Universidade e Escola
Ênfase
Extensão
Data inicial - Data final
16/09/2024 - 12/12/2026
Unidade de Origem
Coordenador Atual
Área CNPq
Ciências Sociais Aplicadas
Eixo Temático (Principal - Afim)
Trabalho / Educação
Linha de Extensão
Jovens e adultos
Resumo
As rupturas da juventude para a vida adulta por vezes é desafiadora e requer algumas redes de apoio e informação. Nesse sentido aproximar as realidades vivenciadas pelos acadêmicos da Universidade com os alunos do Ensino Médio podem contribuir com o desenvolvimento pessoal e profissional dos jovens. A ideia de compartilhar experiências e saberes entre alunos do Ensino Superior da Ufpel e alunos de escolas públicas partiu dos alunos do Curso de Administração, tendo em vista uma das discussões feitas na disciplina de Organizações e Relações de Trabalho e da sensibilização dos mesmos frente a contribuição que entendem poder ser possível ao compartilhar suas vivências e informações sobre o ingresso na Universidade, além de outros desafios e oportunidades que a vida adulta impõe. Nesse sentido, a intenção é compartilhar saberes e diferentes aprendizagens que envolvem a transição entre a escola e a Universidade, bem como as diferentes possibilidades que muitas vezes não são compartilhadas e/ou não chegam até os discentes, especialmente das escolas públicas. A ideia construída de forma coletiva pelos alunos e professoras envolvidas nesse projeto é socializar informações sobre ingresso/permanência e vida na Universidade, além de outras saberes que possam agregar à formação dos jovens.

Objetivo Geral

Compartilhar informações sobre a UFPel (políticas de ingresso e permanência na instituição) e outros desafios e oportunidades que a vida adulta impõe com estudantes da Educação Básica.

Justificativa

O projeto "Compartilhando Saberes e Experiências entre Universidade e Escola" se justifica pela necessidade apontada por ingressantes dos cursos de graduação (Administração e Letras) de oferecer aos estudantes da Educação Básica da região espaços de diálogo e troca de informações sobre as oportunidades (formação profissional e mundo do trabalho) que a Universidade Pública tem a oferecer, principalmente no que tange ao ingresso e permanência na Universidade - UFPel.
Sabe-se que a Universidade já promove algumas ações que visam aproximar a comunidade as suas diferentes atuações, como a Mostra de Cursos da UFPel, que no ano de 2024 ocorrerá em sua 8ª Edição e que outros projetos também são vinculados a essa discussão.
Porém a intenção maior aqui é fazer com que os próprios alunos da Universidade possam construir essa "ponte" e que também possam ser compartilhadas suas vivências, além de outros desafios e oportunidades que a vida adulta impõe. Outrossim, é importante ressaltar que o projeto atende a um dos eixos estruturantes do Novo Ensino Médio - Mediação e Intervenção Sociocultural - cujo princípio visa a promoção da reflexão sobre objetivos presentes e futuros, atentos às aspirações e oportunidades ao mundo do trabalho orientando os estudantes em suas escolhas, seus esforços e suas ações em relação à vida pessoal, profissional e cidadã.

Metodologia

Mapear as escolas públicas de Pelotas; Verificar se/como as escolas públicas tem acesso Às informações da Universidade; Realizar rodas de conversas nas escolas; Fazer grupos de discussão; Coletar, organizar e divulgar informações sobre a UFPel; Analisar quais informações os alunos das escolas públicas gostariam de ter que envolva essa ruptura da juventude para a vida adulta, para assim elaborar materiais e compartilhar; Considerar as experiências prévias dos discentes da UFPel na organização dos momentos de trocas e debates entre os envolvidos no projeto e os diferentes atores da escola.

Indicadores, Metas e Resultados

- Realizar reuniões quinzenais com a equipe de trabalho do projeto;
- Elaborar três materiais informativos sobre o ingresso da UFPel;
- Realizar 5 rodas de conversas nas escolas públicas que tenham interesse pela temática;
- Produzir um resumo expandido na SIIEPE de 2025;
- Contribuir com a formação dos alunos das escolas públicas e dos envolvidos no projeto;
- Proporcionar elementos de desenvolvimento pessoal e profissional aos sujeitos que vivenciarem o projeto.

Equipe do Projeto

NomeCH SemanalData inicialData final
ANA CAROLINA DA SILVA PEREIRA
ARTHUR MULLER
BEATRICE ZARETTI SILVEIRA
BRENDA DE OLIVEIRA SANCHES
CAROLINE KRUGER
ELENA PIRES PEREIRA
ELISEU DE VASCONCELLOS PERES
FILIPE CHAVES TORRES
FRANCIELLE MOLON DA SILVA8
GISLAINE VERGOTINE MOREIRA
HERYCA MONKES MACHADO
JESSICA DA SILVEIRA FARIAS
JOAO PEDRO BEZERRA DA SILVA MACHADO
JOAO PEDRO DE CARVALHO PINTO
KETHLEN DA SILVA DIAS
KIMBERLY ALVES MESQUITA
LEONARDO CRUZ DOS SANTOS
LORRANA VITORIA SCHAUMILE FURTADO
LUCAS PADILHA PIRES
LUCIANE BOTELHO MARTINS8
MARIANA PERLEBERG RIVAROLI
MARY ESTEFANIA SILVEIRA MADRUGA
MONICA VAZ LIMA
NATALI SILVEIRA ROCHA
SHERON DUARTE FURTADO
THAUANE SILVA LEAL
VALESCA OLIVEIRA DA SILVA
VITORIA ROLIN URRUTIA DA SILVA

Página gerada em 21/12/2024 13:43:10 (consulta levou 0.129207s)