Nome do Projeto
Análise de Salmonella spp. em carne moída bovina comercializada em supermercados da cidade de Pelotas/RS
Ênfase
Pesquisa
Data inicial - Data final
22/08/2024 - 31/03/2026
Unidade de Origem
Coordenador Atual
Área CNPq
Ciências Agrárias
Resumo
A carne bovina é classificada como um alimento in natura e o seu consumo é muito frequente, um fator importante para a saúde da população, tendo em vista, que as carnes vermelhas são compostas por proteínas de alto valor biológico, gorduras, vitaminas e minerais, especialmente ferro, zinco e vitamina B12, essenciais para a manutenção da saúde. O consumo da carne bovina moída se destaca entre os produtos derivados da carne devido à sua versatilidade em receitas, alta aceitabilidade, praticidade e custo acessível. Entretanto, devido aos processos de manipulação e moagem, é um produto que fica mais vulnerável à contaminação por microrganismos, uma vez que a moagem aumenta consideravelmente a superfície de contato. Dentre as bactérias patogênicas, Salmonella spp. é um dos principais agentes envolvidos em surtos de doenças alimentares em várias regiões do mundo. Sua transmissão ocorre geralmente pelo consumo de alimentos de origem animal, sendo responsável por graves casos de infecções alimentares. No ambiente de produção da carne moída há diversos fatores que podem interferir na contaminação da carne, desde a higiene dos manipuladores até as condições do ambiente e equipamentos, que muitas vezes são de difícil higienização e sanitização, favorecendo acúmulo de restos de alimentos e bactérias patogênicas e deteriorantes, aumentando, consequentemente, o risco de contaminação em toda área de processamento. Tendo em vista todos os fatores relacionados ao ambiente de produção, este trabalho visa avaliar a presença de Salmonella spp. em amostras de carne bovina moída, comercializada em supermercados da cidade de Pelotas, RS, e com isso, verificar se a legislação vigente está sendo cumprida, assim como, se as medidas higiênico-sanitárias estão sendo implementadas nos ambientes de processamento. Serão adquiridas 40 amostras de carne bovina moída de 2ª, vendida a granel em supermercados na cidade de Pelotas/RS. Logo após a compra, as amostras serão encaminhadas ao Laboratório de Inspeção de Produtos de Origem Animal, da Faculdade de Medicina Veterinária, da Universidade Federal de Pelotas, situado no Campus Capão do Leão e submetidas à análise de Salmonella spp. Espera-se que os resultados indiquem uma boa manipulação destes alimentos nos supermercados onde são comercializadas, comprovando que as boas práticas de fabricação e que a legislação vigente está sendo cumprida.

Objetivo Geral

Avaliar a presença de Salmonella spp. em amostras de carne bovina moída, comercializada em supermercados da cidade de Pelotas, RS, e como isso verificar se a legislação vigente está sendo cumprida, assim como, se as medidas higiênico-sanitárias estão sendo implementadas nos ambientes de processamento.

Justificativa

A carne moída é um alimento bastante manipulado durante a produção. No ambiente de processamento deste alimento, várias são as fontes de possíveis contaminações, tanto por bactérias deteriorantes como patogênicas. Salmonella é uma importante causadora de infecção alimentar, sendo bastante comum em alimentos a base de carne bovina, inclusive é um dos gêneros bacterianos exigidos pela legislação brasileira neste alimento. Por este motivo, acredita-se ser de suma importância a busca deste patógeno em amostras de carne moída bovina oferecidas em supermercados de Pelotas/RS.

Metodologia

Serão adquiridas 40 amostras de carne bovina moída de 2ª qualidade, vendida a granel, no período de 4 meses, em 8 supermercados distribuídos na cidade de Pelotas/RS. Logo após a compra, as amostras serão encaminhadas, sob refrigeração, ao Laboratório de Inspeção de Produtos de Origem Animal, da Faculdade de Medicina Veterinária, da Universidade Federal de Pelotas, situado no Campus Capão do Leão. todas as amostras serão analisadas para a presença de Salmonella spp., de acordo com a Norma ISO 6579:2002.

Indicadores, Metas e Resultados

Serão analisadas 40 amostras de carne moída.
Acredita-se que, em função da lata manipulação deste alimento, um percentual alto destas amostras não estarão em cumprimento com a legislação.
Espera-se isolar Salmonella spp. de algumas das amostras analisadas.

Equipe do Projeto

NomeCH SemanalData inicialData final
BETIELE BADIA
EDUARDA HALLAL DUVAL2
JEYCY KELLE SIRQUEIRA MENDONCA3
RITA DE CASSIA DOS SANTOS DA CONCEICAO2

Fontes Financiadoras

Sigla / NomeValorAdministrador
CAPES / Coordenação de Aperfeiçoamento de Nível SuperiorR$ 982,20Coordenador

Plano de Aplicação de Despesas

DescriçãoValor
339030 - Material de ConsumoR$ 982,20

Página gerada em 11/10/2024 08:20:09 (consulta levou 0.108429s)