Nome do Projeto
Curso de Extensão em Gestão da Educação Especial na perspectiva Inclusiva - semi presencial
Ênfase
Extensão
Data inicial - Data final
31/08/2024 - 28/02/2025
Unidade de Origem
Coordenador Atual
Área CNPq
Ciências Humanas
Eixo Temático (Principal - Afim)
Educação / Educação
Linha de Extensão
Formação de professores
Resumo
o Curso referência na Universidade Federal de Pelotas, Gestão da Educação Especial na perspectiva Inclusiva, não só pela trajetória de ofertas desde 2012, mas pelos reflexos que vem apresentando para o contexto da Educação Inclusiva, pois entende-se que não alcançaremos as metas pretendidas e os avanços na inclusão, sem que as escolas de fato se configurem como inclusivas em todos os seus espaços, ações e princípios.
Uma escola, uma educação inclusiva é anterior, permanente e para além da presença de pessoas com deficiência, mas se percebe e se constroi como democrática, plural, participativa, coletiva, por todos e todas, com todos e todas e para todos e todas, como atores e autores do processo. Inclusão é projeto de país e como tal, não pode ser pontual, limitado.
Salienta-se que estes diferentes módulos foram definidos em consonância com as demais atividades específicas propostas pelos professores formadores, quais sejam, estudos teóricos, atividades a distância e fóruns sobre as temáticas trabalhadas. Entende-se que, assim, o curso não se resumirá a oferecer subsídios informativos, mas também a estabelecer relações teórico- práticas que se traduzirão nos cotidianos laborais dos cursistas.O curso está organizado em e disciplinas articuladas e dinamizadas para o trabalho final, com ênfase na construção do projeto de Educação Inclusiva pelos cursistas, em seus locais de trabalho, a partir da dialética e da organização em três momentos pedagógicos, a saber: problematização estabelecem as reflexões primeiras e elencam questões principais de suas realidades em fóruns de discussão e caderno de estudos tipo portfólio, e em grupos nomeados por tutor;
Busca do conhecimento, onde os cursistas a partir das aulas, estudos, materiais, diálogos, grupos de estudos com tutoria e das reflexões elencadas, ampliam, analisam e apontam ações para seus contextos, de acordo com as temáticas abordadas nos módulos.
Organização do Conhecimento, onde retomam as reflexões, estudos e apontamentos , sistematizando as ações propostas e que irão compor o tópico.
E por fim, a sistematização, apresentado de forma registrada e formatada no trabalho final a sua proposta de Escola/Educação Inclusiva.
Objetivo Geral
Oportunizar formação continuada para gestores, coordenadores, supervisores, professores e professoras da rede pública atuantes na Educação Básica, incluindo aqueles e aquelas que atuam em salas de AEE, no campo da Gestão da Educação Especial naPerspectiva Inclusiva. A formação proposta intenciona subsidiar a construção e a implementação de práticas educacionais inclusivas, a partir de estudo e aprofundamento teórico-prático em um curso na modalidade semi-presencial.
Justificativa
o Curso referência na Universidade Federal de Pelotas, Gestão da Educação Especial na perspectiva Inclusiva, não só pela trajetória de ofertas desde 2012, mas pelos reflexos que vem apresentando para o contexto da Educação Inclusiva, pois entende-se que não alcançaremos as metas pretendidas e os avanços na inclusão, sem que as escolas de fato se configurem como inclusivas em todos os seus espaços, ações e princípios.
Uma escola, uma educação inclusiva é anterior, permanente e para além da presença de pessoas com deficiência, mas se percebe e se constroi como democrática, plural, participativa, coletiva, por todos e todas, com todos e todas e para todos e todas, como atores e autores do processo. Inclusão é projeto de país e como tal, não pode ser pontual, limitado.
Salienta-se que estes diferentes módulos foram definidos em consonância com as demais atividades específicas propostas pelos professores formadores, quais sejam, estudos teóricos, atividades a distância e fóruns sobre as temáticas trabalhadas. Entende-se que, assim, o curso não se resumirá a oferecer subsídios informativos, mas também a estabelecer relações teórico- práticas que se traduzirão nos cotidianos laborais dos cursistas.O curso está organizado em e disciplinas articuladas e dinamizadas para o trabalho final, com ênfase na construção do projeto de Educação Inclusiva pelos cursistas, em seus locais de trabalho, a partir da dialética e da organização em três momentos pedagógicos, a saber: problematização estabelecem as reflexões primeiras e elencam questões principais de suas realidades em fóruns de discussão e caderno de estudos tipo portfólio, e em grupos nomeados por tutor;
Busca do conhecimento, onde os cursistas a partir das aulas, estudos, materiais, diálogos, grupos de estudos com tutoria e das reflexões elencadas, ampliam, analisam e apontam ações para seus contextos, de acordo com as temáticas abordadas nos módulos.
Organização do Conhecimento, onde retomam as reflexões, estudos e apontamentos , sistematizando as ações propostas e que irão compor o tópico.
E por fim, a sistematização, apresentado de forma registrada e formatada no trabalho final a sua proposta de Escola/Educação Inclusiva.. A consulta realizada com as redes públicas de ensino evidenciou a demanda por esta formação, em formato semi-presencial como continuidade próxima aos cursistas que já realizaram os aperfeiçoamentos anteriores. Neste contexto, os cursistas serão indicados diretamente pelas redes pactuadas, com representantes das escolas onde serão multiplicadores e mediadores no interior de cada escola para a construção dos projetos pedagógicos e das ações de efetivação da Educação Especial na perspectiva da Educação Inclusiva
Uma escola, uma educação inclusiva é anterior, permanente e para além da presença de pessoas com deficiência, mas se percebe e se constroi como democrática, plural, participativa, coletiva, por todos e todas, com todos e todas e para todos e todas, como atores e autores do processo. Inclusão é projeto de país e como tal, não pode ser pontual, limitado.
Salienta-se que estes diferentes módulos foram definidos em consonância com as demais atividades específicas propostas pelos professores formadores, quais sejam, estudos teóricos, atividades a distância e fóruns sobre as temáticas trabalhadas. Entende-se que, assim, o curso não se resumirá a oferecer subsídios informativos, mas também a estabelecer relações teórico- práticas que se traduzirão nos cotidianos laborais dos cursistas.O curso está organizado em e disciplinas articuladas e dinamizadas para o trabalho final, com ênfase na construção do projeto de Educação Inclusiva pelos cursistas, em seus locais de trabalho, a partir da dialética e da organização em três momentos pedagógicos, a saber: problematização estabelecem as reflexões primeiras e elencam questões principais de suas realidades em fóruns de discussão e caderno de estudos tipo portfólio, e em grupos nomeados por tutor;
Busca do conhecimento, onde os cursistas a partir das aulas, estudos, materiais, diálogos, grupos de estudos com tutoria e das reflexões elencadas, ampliam, analisam e apontam ações para seus contextos, de acordo com as temáticas abordadas nos módulos.
Organização do Conhecimento, onde retomam as reflexões, estudos e apontamentos , sistematizando as ações propostas e que irão compor o tópico.
E por fim, a sistematização, apresentado de forma registrada e formatada no trabalho final a sua proposta de Escola/Educação Inclusiva.. A consulta realizada com as redes públicas de ensino evidenciou a demanda por esta formação, em formato semi-presencial como continuidade próxima aos cursistas que já realizaram os aperfeiçoamentos anteriores. Neste contexto, os cursistas serão indicados diretamente pelas redes pactuadas, com representantes das escolas onde serão multiplicadores e mediadores no interior de cada escola para a construção dos projetos pedagógicos e das ações de efetivação da Educação Especial na perspectiva da Educação Inclusiva
Metodologia
A proposta de formação continuada Gestão da Educação Especial na Perspectiva Inclusiva, em modalidade semi-presencial, conta com a realização de atividades presenciais na UFPel e nos contextos escolares dos professores e das professoras cursistas. No que diz respeito ao ensino a distância a estrutura do curso está disponível no ambiente virtual de aprendizagem E-projeto/UFPel organizada em dois módulos compostos por cinco disciplinas e o trabalho final.
A dinâmica curricular está ancorada no princípio da reflexão-ação-reflexão, compreendo uma perspectiva didático-pedagógica em que as interações se darão entre o aprofundamento de estudos teóricos nas disciplinas online e as investigações nos contextos escolares de professores e professoras cursistas.
Na plataforma as disciplinas dos respectivos módulos oportunizam diversas ferramentas para interação dos professores e das professoras cursistas com colegas, tutores e tutoras e professores e professoras formadoras.
Nesta perspectiva os professores e as professoras cursistas desenvolverão estudos, investigações, reflexões e planejamentos com colegas de escola, trazendo aos encontros presenciais e online os processos, produções e discussões elaborados com seus pares. Parte-se do pressuposto que os e as docentes cursistas tornem-se sujeitos no processo de aprendizagem, promovendo junto aos colegas das escolas, momentos formativos em que seja possível reverberar reflexões construídas nas disciplinas do curso.
Para o desenvolvimento de tais objetivos utiliza-se as seguintes ferramentas didático-pedagógicas: Seminários on line e presenciais; Vídeo-aulas; Slides e vídeos informativos, postados no ambiente virtual de aprendizagem(E-projeto); Material instrucional com os aportes teóricos desenvolvidos nos módulos; Resolução de problemas a partir de simulações do real; - Investigação/reflexão por meio da criação, aplicação e análise de instrumentos decoleta de dados; - Realização de atividades de investigação e de ação nas escolas de atuação dos cursistas; Encontros e debates propostos através de chat e salas de bate-papo Postagem de tarefas para realização à distância; Estudo de textos, elaboração de resenhas e postagem de resumos críticos; Tutoria virtual
Destaca-se que para fomentar o estudo e as discussões, será elaborado pela equipe gestora do curso o necessário material instrucional, com indicações de leituras para aprofundamento e ao final do curso, será produzido registro teórico- prático em formato de e-book.
A dinâmica curricular está ancorada no princípio da reflexão-ação-reflexão, compreendo uma perspectiva didático-pedagógica em que as interações se darão entre o aprofundamento de estudos teóricos nas disciplinas online e as investigações nos contextos escolares de professores e professoras cursistas.
Na plataforma as disciplinas dos respectivos módulos oportunizam diversas ferramentas para interação dos professores e das professoras cursistas com colegas, tutores e tutoras e professores e professoras formadoras.
Nesta perspectiva os professores e as professoras cursistas desenvolverão estudos, investigações, reflexões e planejamentos com colegas de escola, trazendo aos encontros presenciais e online os processos, produções e discussões elaborados com seus pares. Parte-se do pressuposto que os e as docentes cursistas tornem-se sujeitos no processo de aprendizagem, promovendo junto aos colegas das escolas, momentos formativos em que seja possível reverberar reflexões construídas nas disciplinas do curso.
Para o desenvolvimento de tais objetivos utiliza-se as seguintes ferramentas didático-pedagógicas: Seminários on line e presenciais; Vídeo-aulas; Slides e vídeos informativos, postados no ambiente virtual de aprendizagem(E-projeto); Material instrucional com os aportes teóricos desenvolvidos nos módulos; Resolução de problemas a partir de simulações do real; - Investigação/reflexão por meio da criação, aplicação e análise de instrumentos decoleta de dados; - Realização de atividades de investigação e de ação nas escolas de atuação dos cursistas; Encontros e debates propostos através de chat e salas de bate-papo Postagem de tarefas para realização à distância; Estudo de textos, elaboração de resenhas e postagem de resumos críticos; Tutoria virtual
Destaca-se que para fomentar o estudo e as discussões, será elaborado pela equipe gestora do curso o necessário material instrucional, com indicações de leituras para aprofundamento e ao final do curso, será produzido registro teórico- prático em formato de e-book.
Indicadores, Metas e Resultados
Busca-se a formação de qualidade para 350 gestores das redes públicas de ensino e serão considerados satisfatórios os critérios: participação, realização das atividades, multiplicação nas escolas e redes de origem, construção do trabalho final de forma coletiva e participativa
Equipe do Projeto
Nome | CH Semanal | Data inicial | Data final |
---|---|---|---|
Débora Luiza Schuck Jacks | |||
FERNANDA PEREZ MENDONCA | |||
MAXIMIRA ROCKEMBACK DA PORCIUNCULA | |||
MICHELE PEPE CERQUEIRA | 4 | ||
NADIA DOS SANTOS GONÇALVES PORTO | |||
RITA DE CASSIA MOREM COSSIO RODRIGUEZ | 2 | ||
SIMONE BARRETO ANADON | 9 | ||
SUSANE BARRETO ANADON | |||
VERÔNICA PORTO GAYER | |||
ÂNGELA BRUM SOARES |