Nome do Projeto
Curso de Extensão em Gestão da Educação Especial na perspectiva Inclusiva - semi presencial
Ênfase
Extensão
Data inicial - Data final
31/08/2024 - 28/02/2025
Unidade de Origem
Coordenador Atual
Área CNPq
Ciências Humanas
Eixo Temático (Principal - Afim)
Educação / Educação
Linha de Extensão
Formação de professores
Resumo
o Curso referência na Universidade Federal de Pelotas, Gestão da Educação Especial na perspectiva Inclusiva, não só pela trajetória de ofertas desde 2012, mas pelos reflexos que vem apresentando para o contexto da Educação Inclusiva, pois entende-se que não alcançaremos as metas pretendidas e os avanços na inclusão, sem que as escolas de fato se configurem como inclusivas em todos os seus espaços, ações e princípios. Uma escola, uma educação inclusiva é anterior, permanente e para além da presença de pessoas com deficiência, mas se percebe e se constroi como democrática, plural, participativa, coletiva, por todos e todas, com todos e todas e para todos e todas, como atores e autores do processo. Inclusão é projeto de país e como tal, não pode ser pontual, limitado. Salienta-se que estes diferentes módulos foram definidos em consonância com as demais atividades específicas propostas pelos professores formadores, quais sejam, estudos teóricos, atividades a distância e fóruns sobre as temáticas trabalhadas. Entende-se que, assim, o curso não se resumirá a oferecer subsídios informativos, mas também a estabelecer relações teórico- práticas que se traduzirão nos cotidianos laborais dos cursistas.O curso está organizado em e disciplinas articuladas e dinamizadas para o trabalho final, com ênfase na construção do projeto de Educação Inclusiva pelos cursistas, em seus locais de trabalho, a partir da dialética e da organização em três momentos pedagógicos, a saber: problematização estabelecem as reflexões primeiras e elencam questões principais de suas realidades em fóruns de discussão e caderno de estudos tipo portfólio, e em grupos nomeados por tutor; Busca do conhecimento, onde os cursistas a partir das aulas, estudos, materiais, diálogos, grupos de estudos com tutoria e das reflexões elencadas, ampliam, analisam e apontam ações para seus contextos, de acordo com as temáticas abordadas nos módulos. Organização do Conhecimento, onde retomam as reflexões, estudos e apontamentos , sistematizando as ações propostas e que irão compor o tópico. E por fim, a sistematização, apresentado de forma registrada e formatada no trabalho final a sua proposta de Escola/Educação Inclusiva.

Objetivo Geral

Oportunizar formação continuada para gestores, coordenadores, supervisores, professores e professoras da rede pública atuantes na Educação Básica, incluindo aqueles e aquelas que atuam em salas de AEE, no campo da Gestão da Educação Especial naPerspectiva Inclusiva. A formação proposta intenciona subsidiar a construção e a implementação de práticas educacionais inclusivas, a partir de estudo e aprofundamento teórico-prático em um curso na modalidade semi-presencial.

Justificativa

o Curso referência na Universidade Federal de Pelotas, Gestão da Educação Especial na perspectiva Inclusiva, não só pela trajetória de ofertas desde 2012, mas pelos reflexos que vem apresentando para o contexto da Educação Inclusiva, pois entende-se que não alcançaremos as metas pretendidas e os avanços na inclusão, sem que as escolas de fato se configurem como inclusivas em todos os seus espaços, ações e princípios.
Uma escola, uma educação inclusiva é anterior, permanente e para além da presença de pessoas com deficiência, mas se percebe e se constroi como democrática, plural, participativa, coletiva, por todos e todas, com todos e todas e para todos e todas, como atores e autores do processo. Inclusão é projeto de país e como tal, não pode ser pontual, limitado.
Salienta-se que estes diferentes módulos foram definidos em consonância com as demais atividades específicas propostas pelos professores formadores, quais sejam, estudos teóricos, atividades a distância e fóruns sobre as temáticas trabalhadas. Entende-se que, assim, o curso não se resumirá a oferecer subsídios informativos, mas também a estabelecer relações teórico- práticas que se traduzirão nos cotidianos laborais dos cursistas.O curso está organizado em e disciplinas articuladas e dinamizadas para o trabalho final, com ênfase na construção do projeto de Educação Inclusiva pelos cursistas, em seus locais de trabalho, a partir da dialética e da organização em três momentos pedagógicos, a saber: problematização estabelecem as reflexões primeiras e elencam questões principais de suas realidades em fóruns de discussão e caderno de estudos tipo portfólio, e em grupos nomeados por tutor;
Busca do conhecimento, onde os cursistas a partir das aulas, estudos, materiais, diálogos, grupos de estudos com tutoria e das reflexões elencadas, ampliam, analisam e apontam ações para seus contextos, de acordo com as temáticas abordadas nos módulos.
Organização do Conhecimento, onde retomam as reflexões, estudos e apontamentos , sistematizando as ações propostas e que irão compor o tópico.
E por fim, a sistematização, apresentado de forma registrada e formatada no trabalho final a sua proposta de Escola/Educação Inclusiva.. A consulta realizada com as redes públicas de ensino evidenciou a demanda por esta formação, em formato semi-presencial como continuidade próxima aos cursistas que já realizaram os aperfeiçoamentos anteriores. Neste contexto, os cursistas serão indicados diretamente pelas redes pactuadas, com representantes das escolas onde serão multiplicadores e mediadores no interior de cada escola para a construção dos projetos pedagógicos e das ações de efetivação da Educação Especial na perspectiva da Educação Inclusiva

Metodologia

A proposta de formação continuada Gestão da Educação Especial na Perspectiva Inclusiva, em modalidade semi-presencial, conta com a realização de atividades presenciais na UFPel e nos contextos escolares dos professores e das professoras cursistas. No que diz respeito ao ensino a distância a estrutura do curso está disponível no ambiente virtual de aprendizagem E-projeto/UFPel organizada em dois módulos compostos por cinco disciplinas e o trabalho final.

A dinâmica curricular está ancorada no princípio da reflexão-ação-reflexão, compreendo uma perspectiva didático-pedagógica em que as interações se darão entre o aprofundamento de estudos teóricos nas disciplinas online e as investigações nos contextos escolares de professores e professoras cursistas.

Na plataforma as disciplinas dos respectivos módulos oportunizam diversas ferramentas para interação dos professores e das professoras cursistas com colegas, tutores e tutoras e professores e professoras formadoras.
Nesta perspectiva os professores e as professoras cursistas desenvolverão estudos, investigações, reflexões e planejamentos com colegas de escola, trazendo aos encontros presenciais e online os processos, produções e discussões elaborados com seus pares. Parte-se do pressuposto que os e as docentes cursistas tornem-se sujeitos no processo de aprendizagem, promovendo junto aos colegas das escolas, momentos formativos em que seja possível reverberar reflexões construídas nas disciplinas do curso.

Para o desenvolvimento de tais objetivos utiliza-se as seguintes ferramentas didático-pedagógicas: Seminários on line e presenciais; Vídeo-aulas; Slides e vídeos informativos, postados no ambiente virtual de aprendizagem(E-projeto); Material instrucional com os aportes teóricos desenvolvidos nos módulos; Resolução de problemas a partir de simulações do real; - Investigação/reflexão por meio da criação, aplicação e análise de instrumentos decoleta de dados; - Realização de atividades de investigação e de ação nas escolas de atuação dos cursistas; Encontros e debates propostos através de chat e salas de bate-papo Postagem de tarefas para realização à distância; Estudo de textos, elaboração de resenhas e postagem de resumos críticos; Tutoria virtual

Destaca-se que para fomentar o estudo e as discussões, será elaborado pela equipe gestora do curso o necessário material instrucional, com indicações de leituras para aprofundamento e ao final do curso, será produzido registro teórico- prático em formato de e-book.

Indicadores, Metas e Resultados

Busca-se a formação de qualidade para 350 gestores das redes públicas de ensino e serão considerados satisfatórios os critérios: participação, realização das atividades, multiplicação nas escolas e redes de origem, construção do trabalho final de forma coletiva e participativa

Equipe do Projeto

NomeCH SemanalData inicialData final
Débora Luiza Schuck Jacks
FERNANDA PEREZ MENDONCA
MAXIMIRA ROCKEMBACK DA PORCIUNCULA
MICHELE PEPE CERQUEIRA4
NADIA DOS SANTOS GONÇALVES PORTO
RITA DE CASSIA MOREM COSSIO RODRIGUEZ2
SIMONE BARRETO ANADON9
SUSANE BARRETO ANADON
VERÔNICA PORTO GAYER
ÂNGELA BRUM SOARES

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