Nome do Projeto
Efeitos das enchentes de 2024 em Pelotas sobre a saúde mental e a eco-ansiedade de jovens adultos de uma coorte de nascimento
Ênfase
Pesquisa
Data inicial - Data final
01/10/2024 - 01/10/2027
Unidade de Origem
Coordenador Atual
Área CNPq
Ciências da Saúde
Resumo
As alterações climáticas e os desastres naturais representam desafios críticos para a sociedade, afetando a saúde mental de milhões de pessoas. Esses eventos podem causar transtorno de estresse pós-traumático, depressão e ansiedade, além de sintomatologia de eco-ansiedade, entendida como uma preocupação crescente com o futuro ambiental e a capacidade de lidar com as mudanças climáticas. Populações vulneráveis, como indivíduos com transtornos mentais pré-existentes, crianças e residentes de países de baixaemédiarenda,sãoespecialmenteafetadas.Emmaiode2024,umdesastreclimático ocorreu na cidade de Pelotas, no Rio Grande do Sul, onde um terço da população foi evacuadadevidoàsenchentes,cercade15.000casasforamafetadas,escolas fecharam e atividades comerciais sofreram prejuízos. Este estudo visa avaliar o impacto das enchentes na a saúde mental e eco-ansiedade de jovens adultos pertencentes à Coorte de Pelotas de 2004, identificar fatores psicológicos e familiares de risco e resiliência e examinar as consequências da exposição às enchentes sobre atitudes pró-ambientais e comportamentos individuais. O último acompanhamento da coorte foi realizado aos 18 anos, quando foram coletadas informações sobre saúde mental e eco-ansiedade, e características individuais e ambientais. Neste projeto, pretende-se reavaliar a saúde mental e eco-ansiedade dos 3500 jovens após as enchentes.Serão produzidos dados inéditosevaliososparaorientarestratégiaspreventivasepolíticaspúblicas,queajudarão a mitigar os efeitos das enchentes em longo prazo e melhorar a qualidade de vida dos jovens em situações de crise climática.

Objetivo Geral

Avaliar o impacto das enchentes ocorridas no Rio Grande do Sul sobre a saúde mental e eco-ansiedade de jovens adultos participantes da Coorte de Nascimentos de Pelotas de 2004.

Justificativa

As enchentes são consideradas o tipo mais comum de desastre natural, com consequências a curto, médio e longo prazo na saúde física e mental. Um dos transtornos mentais mais comuns entre as vítimas de inundações é o TEPT, com prevalência estimada em 29,5% a partir de uma revisão sistemática. Contudo, a maioria dos estudos incluídos na revisão foi realizada no continente asiático, o que limita a generalização dos resultados para outras regiões. Dentre outras consequências das cheias para a saúde estão a maior suscetibilidade a doenças infecciosas como cólera, sarna, malária, entre outras.
Os impactos dos desastres naturais tendem a ser maiores em populações vulneráveis, com indivíduos com transtornos de saúde mental pré-existentes, crianças e adolescentes, e residentes em países de baixa e média renda. Indivíduos mais jovens, além de apresentarem menos experiência e conhecimento sobre como lidar com esses eventos, tendem a se sensibilizar mais devido à capacidade limitada para mitigar suas consequências
Afim de aproveitar a oportunidade inédita, estamos solicitando financiamento para investigar os impactos da exposição às enchentes sobre a saúde mental dos jovens adultos da Coorte de Pelotas de 2004. A existência de uma coorte de nascimentos de base populacional em andamento, com informações de alta qualidade coletadas prospectivamente desde o nascimento, oferece condições únicas para avaliar os desfechos que se pretende investigar neste projeto de pesquisa. Como os primeiros seis meses após a exposição a um estressor severo constituem um período chave para capturar o sofrimento agudo, essa coleta de dados é altamente sensível ao tempo, requerir ao campo o mais rápido possível e ser realizada em curto prazo de tempo.

Metodologia

Os instrumentos incluirão questionários que serão aplicados aos jovens e às mães:

Questionários que serão aplicados aos jovens:
 Questionário geral sobre a saúde do jovem e características familiares. Já que coletamos diversas informações durante a entrevista pré-evento sobre a saúde do jovem, escolaridade, condições de moradia e características sociodemográficas da família, focaremos em fatores que possam ter mudado durante e após o evento climático;
 Questionários para a avaliação de problemas de saúde mental;
 Questionário para avaliação de sintomas de eco-ansiedade.

Questionários que serão aplicados às mães:
Para as mães que convivem com o jovem ou têm contato com ele pelo menos uma vez por semana, será aplicado um questionário para avaliar problemas de saúde mental no jovem. Também será avaliada sintomatologia de depressão materna.

Indicadores, Metas e Resultados

Nossa hipótese é que as enchentes de 2024 impactarão negativamente a saúde mental dos jovens, prevendo-se um aumento na frequência de problemas de saúde mental, especialmente problemas emocionais, e de sintomas relacionados à eco-ansiedade. Acreditamos também que os impactos serão maiores em jovens com histórico de transtorno mental prévio, do sexo feminino, pertencentes a famílias de baixa posição socioeconômica e cujas mães apresentam algum problema de doença mental.

Equipe do Projeto

NomeCH SemanalData inicialData final
ALEXIA VITTORIA DARIVA TORMEN
ALICIA MATIJASEVICH MANITTO
ALUISIO JARDIM DORNELLAS DE BARROS2
FRANCINE VILLELA MACIEL
INA DA SILVA DOS SANTOS4
KAROLINE COELHO NEDEL
LUCIANA TOVO RODRIGUES8
MARIANA DA SILVA AVILA
RAQUEL SIQUEIRA BARCELOS
VICTOR FAGUNDES SANTANA

Página gerada em 21/12/2024 13:51:46 (consulta levou 0.110431s)