Nome do Projeto
Entrada e Permanência de Pessoas Trans no ensino superior
Ênfase
Ensino
Data inicial - Data final
09/09/2024 - 07/09/2026
Unidade de Origem
Coordenador Atual
Área CNPq
Ciências Sociais Aplicadas
Resumo
O “Programa de apoio aos estudantes LGBTQIA+, especialmente transexuais e travestis” vem, com o apoio das bolsas de ensino, auxiliar os processos pedagógicos vivenciados pelos acadêmicos LGBTQIA+, especialmente transexuais e travestis, que apresentam dificuldade de aprendizado em algumas disciplinas dos mais diferentes cursos de graduação. O auxílio no processo pedagógico será realizado por meio das tutorias acadêmicas entre pares, que possibilitarão ao estudante com dificuldade em alguma(s) disciplina(s) qualificar suas aprendizagens, de modo a alcançar melhor desempenho acadêmico, visando a permanência deste aluno dentro da universidade. Tendo em vista que grande parte das pessoas transexuais e travestis da nossa universidade são pessoas que concluíram o ensino médio através do EJA ou ENCCEJA, ou seja chegam no ensino superior sem embasamento para ter um bom desempenho, isso acaba afetando significativamente sua a trajetória academica.

Objetivo Geral

Oportunizar o acompanhamento e o auxílio pedagógico individualizado e de forma contínua aos acadêmicos LGBTQIA+, especialmente transexuais e travestis, que apresentam dificuldades em algumas disciplinas, visando a permanência deste(a) aluno(a) dentro da universidade, como uma maneira do discente não evadir e sentir-se pertencente ao âmbito universitário.

Justificativa

O Núcleo de Gênero e Diversidade – NUGEN, mediante as demandas pedagógicas apresentadas pelos acadêmicos e acadêmicas transexuais e travestis, observa que há extrema necessidade de elaboração de um projeto de permanência visando a não evasão desse público. A população transexual e travesti enfrenta uma série de obstáculos, como discriminação, preconceito, violências, hipossuficiência e carência de uma boa educação formal.
Todos esses obstáculos impedem que o indivíduo logre um bom desempenho dentro da universidade, muitas vezes fazendo com que haja sentimento de não pertencimento e consequentemente evasão do ambiente universitário.
Em 2023, o Brasil continua batedor de recordes: país que mais mata pessoas trans no mundo, especialmente mulheres trans, pelo 15º ano consecutivo¹. Sobre a baixa escolaridade, pesquisas demonstram dados alarmantes: 82% das pessoas trans não concluíram a Educação Básica (Observatório da Educação, 2020) e apenas 0,1% do total de alunos em instituições federais de ensino superior são trans (MPF, 2022)².
A Presidente do Grupo Orgulho Liberdade e Dignidade (GOLD), Deborah Sabará, relata que a dificuldade de inserção do transgênero no mercado de trabalho deve-se a dois vieses de grande relevância: a evasão escolar e a baixa qualificação.³
Ademais, sobre a falta de oportunidades da população trans, relata Rocha, Salloum e Silva e Sousa (2017, p.10):
“A subalternalidade nos trabalhos é algo comum para a população trans. Há uma gama de profissões que já são culturalmente atribuídas ao espaço dos transexuais, a exemplo de manicure, cabeleireiro, designers, promoters, costureiros e, sem deixar de mencionar a grande massa de garotas/os de programa. As profissões que exercem, em sua grande maioria, não são escolhas, elas são exercidas porque não há mais o que exercer para ter uma vida digna e ter seu próprio sustento. (…) É uma triste e amarga constatação.”.

Após todas as barreiras enfrentadas e ultrapassadas pela população transexual e travesti, até finalmente alguns conseguirem ingressar na universidade, é de extrema importância a elaboração de um projeto visando a permanência dessa população, sendo a tutoria entre pares uma forma do(a) discente atingir um melhor desempenho acadêmico.
As tutorias acadêmicas entre pares serão garantidas mediante a concessão de bolsas de ensino, por intermédio das quais acadêmicos bolsistas tutores do Núcleo desenvolvem estudos junto aos acadêmicos LGBTQIA+, especialmente transexuais e travestis, realizando acompanhamento semanal das necessidades educacionais específicas trazidas por eles.
Importante ainda registrar a relevância da participação dos acadêmicos dos cursos de graduação neste programa, como a contribuição para a construção de uma jornada universitária mais diversificada, complexa e humana, uma vez que atuarão, por intermédio da bolsa de ensino, junto às pessoas transexuais e travestis, auxiliando-os na(s) disciplina(s) que estão com mais dificuldade.

Metodologia

Este programa visa a oferta e a garantia da realização das tutorias acadêmicas entre pares, pretendendo alcançar os discentes LGBTQIA+, especialmente transexuais e travestis, que se encontram com baixo rendimento acadêmico.
A tutoria funciona da seguinte forma: o tutor, previamente selecionado dentre alunos com satisfatório desempenho acadêmico, auxilia pedagogicamente o discente que está com dificuldade em determinada(s) disciplina(s).
Os encontros para fins de realização de tutorias acadêmicas ocorrerão semanalmente, de acordo com a necessidade e a disponibilidade do acadêmico, sempre em espaços da universidade, para que juntos, tutor e acadêmico, possam reunirem-se presencialmente para estudarem, revisarem conteúdos, resolverem exercícios, organizarem ou atualizarem agendas e demais demandas trazidas pelo acadêmico.
Os tutores Nugen se apresentarão na Coordenação do curso de graduação do acadêmico que acompanha, e se colocarão à disposição para realizarem as mediações com os docentes do semestre em vigência.
Os tutores são acompanhados e orientados pela equipe Nugen.
Ao final de cada semestre, será realizada uma reunião para avaliação dos efeitos positivos e das dificuldades ainda presentes quanto às atuações dos tutores e quanto ao desenvolvimento dos encontros semanais.

Indicadores, Metas e Resultados

Desenvolver medidas pedagógicas para o bom desenvolvimento dos nossos e nossas discentes TT (transexuais e travestis)

Pensar na permanência das/os alunas/os TT

Pensar na saúde mental e psíquica dessas/es alunas/os, enquanto se sentir pertencentes a este espaço, sendo que conseguindo acompanhar as disciplinas de forma satisfatória esse refletirá em suas vidas, tanto acadêmicas quanto pessoal

Equipe do Projeto

NomeCH SemanalData inicialData final
CAROLINE FAGUNDES SILVEIRA
FRANCISCO CARLOS SOARES DITTGEN JÚNIOR
JANAIZE BATALHA NEVES4

Página gerada em 03/12/2024 14:37:41 (consulta levou 0.088590s)