Nome do Projeto
Entrada e Permanência de Pessoas Trans no ensino superior
Ênfase
Ensino
Data inicial - Data final
09/09/2024 - 07/09/2026
Unidade de Origem
Coordenador Atual
Área CNPq
Ciências Sociais Aplicadas
Resumo
O “Programa de apoio aos estudantes LGBTQIA+, especialmente transexuais e travestis” vem, com o apoio das bolsas de ensino, auxiliar os processos pedagógicos vivenciados pelos acadêmicos LGBTQIA+, especialmente transexuais e travestis, que apresentam dificuldade de aprendizado em algumas disciplinas dos mais diferentes cursos de graduação. O auxílio no processo pedagógico será realizado por meio das tutorias acadêmicas entre pares, que possibilitarão ao estudante com dificuldade em alguma(s) disciplina(s) qualificar suas aprendizagens, de modo a alcançar melhor desempenho acadêmico, visando a permanência deste aluno dentro da universidade.
Tendo em vista que grande parte das pessoas transexuais e travestis da nossa universidade são pessoas que concluíram o ensino médio através do EJA ou ENCCEJA, ou seja chegam no ensino superior sem embasamento para ter um bom desempenho, isso acaba afetando significativamente sua a trajetória academica.
Objetivo Geral
Oportunizar o acompanhamento e o auxílio pedagógico individualizado e de forma contínua aos acadêmicos LGBTQIA+, especialmente transexuais e travestis, que apresentam dificuldades em algumas disciplinas, visando a permanência deste(a) aluno(a) dentro da universidade, como uma maneira do discente não evadir e sentir-se pertencente ao âmbito universitário.
Justificativa
O Núcleo de Gênero e Diversidade – NUGEN, mediante as demandas pedagógicas apresentadas pelos acadêmicos e acadêmicas transexuais e travestis, observa que há extrema necessidade de elaboração de um projeto de permanência visando a não evasão desse público. A população transexual e travesti enfrenta uma série de obstáculos, como discriminação, preconceito, violências, hipossuficiência e carência de uma boa educação formal.
Todos esses obstáculos impedem que o indivíduo logre um bom desempenho dentro da universidade, muitas vezes fazendo com que haja sentimento de não pertencimento e consequentemente evasão do ambiente universitário.
Em 2023, o Brasil continua batedor de recordes: país que mais mata pessoas trans no mundo, especialmente mulheres trans, pelo 15º ano consecutivo¹. Sobre a baixa escolaridade, pesquisas demonstram dados alarmantes: 82% das pessoas trans não concluíram a Educação Básica (Observatório da Educação, 2020) e apenas 0,1% do total de alunos em instituições federais de ensino superior são trans (MPF, 2022)².
A Presidente do Grupo Orgulho Liberdade e Dignidade (GOLD), Deborah Sabará, relata que a dificuldade de inserção do transgênero no mercado de trabalho deve-se a dois vieses de grande relevância: a evasão escolar e a baixa qualificação.³
Ademais, sobre a falta de oportunidades da população trans, relata Rocha, Salloum e Silva e Sousa (2017, p.10):
“A subalternalidade nos trabalhos é algo comum para a população trans. Há uma gama de profissões que já são culturalmente atribuídas ao espaço dos transexuais, a exemplo de manicure, cabeleireiro, designers, promoters, costureiros e, sem deixar de mencionar a grande massa de garotas/os de programa. As profissões que exercem, em sua grande maioria, não são escolhas, elas são exercidas porque não há mais o que exercer para ter uma vida digna e ter seu próprio sustento. (…) É uma triste e amarga constatação.”.
Após todas as barreiras enfrentadas e ultrapassadas pela população transexual e travesti, até finalmente alguns conseguirem ingressar na universidade, é de extrema importância a elaboração de um projeto visando a permanência dessa população, sendo a tutoria entre pares uma forma do(a) discente atingir um melhor desempenho acadêmico.
As tutorias acadêmicas entre pares serão garantidas mediante a concessão de bolsas de ensino, por intermédio das quais acadêmicos bolsistas tutores do Núcleo desenvolvem estudos junto aos acadêmicos LGBTQIA+, especialmente transexuais e travestis, realizando acompanhamento semanal das necessidades educacionais específicas trazidas por eles.
Importante ainda registrar a relevância da participação dos acadêmicos dos cursos de graduação neste programa, como a contribuição para a construção de uma jornada universitária mais diversificada, complexa e humana, uma vez que atuarão, por intermédio da bolsa de ensino, junto às pessoas transexuais e travestis, auxiliando-os na(s) disciplina(s) que estão com mais dificuldade.
Todos esses obstáculos impedem que o indivíduo logre um bom desempenho dentro da universidade, muitas vezes fazendo com que haja sentimento de não pertencimento e consequentemente evasão do ambiente universitário.
Em 2023, o Brasil continua batedor de recordes: país que mais mata pessoas trans no mundo, especialmente mulheres trans, pelo 15º ano consecutivo¹. Sobre a baixa escolaridade, pesquisas demonstram dados alarmantes: 82% das pessoas trans não concluíram a Educação Básica (Observatório da Educação, 2020) e apenas 0,1% do total de alunos em instituições federais de ensino superior são trans (MPF, 2022)².
A Presidente do Grupo Orgulho Liberdade e Dignidade (GOLD), Deborah Sabará, relata que a dificuldade de inserção do transgênero no mercado de trabalho deve-se a dois vieses de grande relevância: a evasão escolar e a baixa qualificação.³
Ademais, sobre a falta de oportunidades da população trans, relata Rocha, Salloum e Silva e Sousa (2017, p.10):
“A subalternalidade nos trabalhos é algo comum para a população trans. Há uma gama de profissões que já são culturalmente atribuídas ao espaço dos transexuais, a exemplo de manicure, cabeleireiro, designers, promoters, costureiros e, sem deixar de mencionar a grande massa de garotas/os de programa. As profissões que exercem, em sua grande maioria, não são escolhas, elas são exercidas porque não há mais o que exercer para ter uma vida digna e ter seu próprio sustento. (…) É uma triste e amarga constatação.”.
Após todas as barreiras enfrentadas e ultrapassadas pela população transexual e travesti, até finalmente alguns conseguirem ingressar na universidade, é de extrema importância a elaboração de um projeto visando a permanência dessa população, sendo a tutoria entre pares uma forma do(a) discente atingir um melhor desempenho acadêmico.
As tutorias acadêmicas entre pares serão garantidas mediante a concessão de bolsas de ensino, por intermédio das quais acadêmicos bolsistas tutores do Núcleo desenvolvem estudos junto aos acadêmicos LGBTQIA+, especialmente transexuais e travestis, realizando acompanhamento semanal das necessidades educacionais específicas trazidas por eles.
Importante ainda registrar a relevância da participação dos acadêmicos dos cursos de graduação neste programa, como a contribuição para a construção de uma jornada universitária mais diversificada, complexa e humana, uma vez que atuarão, por intermédio da bolsa de ensino, junto às pessoas transexuais e travestis, auxiliando-os na(s) disciplina(s) que estão com mais dificuldade.
Metodologia
Este programa visa a oferta e a garantia da realização das tutorias acadêmicas entre pares, pretendendo alcançar os discentes LGBTQIA+, especialmente transexuais e travestis, que se encontram com baixo rendimento acadêmico.
A tutoria funciona da seguinte forma: o tutor, previamente selecionado dentre alunos com satisfatório desempenho acadêmico, auxilia pedagogicamente o discente que está com dificuldade em determinada(s) disciplina(s).
Os encontros para fins de realização de tutorias acadêmicas ocorrerão semanalmente, de acordo com a necessidade e a disponibilidade do acadêmico, sempre em espaços da universidade, para que juntos, tutor e acadêmico, possam reunirem-se presencialmente para estudarem, revisarem conteúdos, resolverem exercícios, organizarem ou atualizarem agendas e demais demandas trazidas pelo acadêmico.
Os tutores Nugen se apresentarão na Coordenação do curso de graduação do acadêmico que acompanha, e se colocarão à disposição para realizarem as mediações com os docentes do semestre em vigência.
Os tutores são acompanhados e orientados pela equipe Nugen.
Ao final de cada semestre, será realizada uma reunião para avaliação dos efeitos positivos e das dificuldades ainda presentes quanto às atuações dos tutores e quanto ao desenvolvimento dos encontros semanais.
A tutoria funciona da seguinte forma: o tutor, previamente selecionado dentre alunos com satisfatório desempenho acadêmico, auxilia pedagogicamente o discente que está com dificuldade em determinada(s) disciplina(s).
Os encontros para fins de realização de tutorias acadêmicas ocorrerão semanalmente, de acordo com a necessidade e a disponibilidade do acadêmico, sempre em espaços da universidade, para que juntos, tutor e acadêmico, possam reunirem-se presencialmente para estudarem, revisarem conteúdos, resolverem exercícios, organizarem ou atualizarem agendas e demais demandas trazidas pelo acadêmico.
Os tutores Nugen se apresentarão na Coordenação do curso de graduação do acadêmico que acompanha, e se colocarão à disposição para realizarem as mediações com os docentes do semestre em vigência.
Os tutores são acompanhados e orientados pela equipe Nugen.
Ao final de cada semestre, será realizada uma reunião para avaliação dos efeitos positivos e das dificuldades ainda presentes quanto às atuações dos tutores e quanto ao desenvolvimento dos encontros semanais.
Indicadores, Metas e Resultados
Desenvolver medidas pedagógicas para o bom desenvolvimento dos nossos e nossas discentes TT (transexuais e travestis)
Pensar na permanência das/os alunas/os TT
Pensar na saúde mental e psíquica dessas/es alunas/os, enquanto se sentir pertencentes a este espaço, sendo que conseguindo acompanhar as disciplinas de forma satisfatória esse refletirá em suas vidas, tanto acadêmicas quanto pessoal
Pensar na permanência das/os alunas/os TT
Pensar na saúde mental e psíquica dessas/es alunas/os, enquanto se sentir pertencentes a este espaço, sendo que conseguindo acompanhar as disciplinas de forma satisfatória esse refletirá em suas vidas, tanto acadêmicas quanto pessoal
Equipe do Projeto
Nome | CH Semanal | Data inicial | Data final |
---|---|---|---|
CAROLINE FAGUNDES SILVEIRA | |||
FRANCISCO CARLOS SOARES DITTGEN JÚNIOR | |||
JANAIZE BATALHA NEVES | 4 |