Nome do Projeto
Identidade, memória e cidadania: universidade e escola construindo possibilidades
Ênfase
Extensão
Data inicial - Data final
13/09/2024 - 30/12/2024
Unidade de Origem
Coordenador Atual
Área CNPq
Ciências Humanas
Eixo Temático (Principal - Afim)
Educação / Direitos Humanos e Justiça
Linha de Extensão
Grupos sociais vulneráveis
Resumo
O trabalho tem como objetivo reafirmar o compromisso social da Universidade a partir de ações que aproximam a instituição da comunidade local. Trata-se de um projeto multidisciplinar, realizado em um bairro de periferia na cidade de Capão do Leão. Envolve práticas que a partir do resgate das histórias locais deseja construir perspectivas existenciais aos participantes da proposta. Nessa direção, serão oportunizadas diversas ações formativas que têm como finalidade disponibilizar os conhecimentos produzidos pela universidade em diferentes áreas para a comunidade local. Serão ações que envolvem escolas, unidades de saúde básica, associação de bairro e demais entidades representativas da localidade.

Objetivo Geral

Reafirmar o compromisso social da Universidade a partir de ações que disponibilizam os conhecimentos produzidos pela instituição à comunidade local.

Justificativa

Nos últimos anos a Universidade tem sido alvo de críticas que argumentam acerca do seu papel junto a sociedade. São questionamentos que incidem sobre de que forma o conhecimento que é produzido na academia consegue ser disponibilizado, especialmente, às comunidade locais e, assim, de fato, significar o compromisso social de tal instituição. A Universidade Federal de Pelotas - UFPel, está localizada na região Sul do estado do Rio Grande do Sul, uma localidade marcada por inúmeras desigualdades sociais que colocam a população em dificuldades em todos os campos dos Direitos Fundamentais. Nessa direção, o projeto proposto, busca inaugurar diálogos entre a UFPel e a cidade do Capão do Leão, através de ações em um bairro de periferia considerado socialmente vulnerável. A UFPel tem um Campus na cidade do Capão do Leão, todavia a relação da cidade com a universidade não tem se realizado de forma mais efetiva. O trabalho de extensão proposto, tem essa preocupação e através de ações em diferentes áreas do conhecimento deseja aproximar a universidade das problemáticas enfrentadas pela comunidade local.

Metodologia

A dinâmica de trabalho se dará em duas etapas iniciais prevendo sua continuidade no ano de 2025:

1ª Etapa - realizada no segundo semestre de 2024 - envolve a aproximação com o bairro através de ações em uma escola Municipal de Ensino Fundamental - nesta etapa serão realizadas atividades que envolvem estudantes, docentes, servidores e que buscam mapear a realidade do bairro, as condições das instituições de ensino, de saúde presentes na localidade. Nesta etapa, também, com aproximação junto a Secretaria de Assitência Social e Cidadania - será construído o diagnóstico do bairro para que se possa estabelecer áreas prioritárias para a segunda etapa do projeto. Importante destacar que a parceria estabelecida com as escolas do bairro e a Unidade Básica de Saúde serão fundamentais para o sucesso do trabalho. Essa primeira etapa envolve conhecer, dialogar, construir planos de trabalho e estabelecer as parcerias necessárias.

2ª Etapa - Escrita do projeto de trabalho para o ano de 2025. A participação dos parceiros estabelecidos na primeira etapa será decisivo para o comprometimento com as ações necessárias.

3ª Etapa - Avaliação das ações desenvolvidas, com a participação de todo os atores.

Indicadores, Metas e Resultados

- Os resultados esperados dizem respeito a dados qualitativos:

- de rendimento escolar;
- de aumentos de capital cultural;
- de aprendizagens acerca de organização social.

Equipe do Projeto

NomeCH SemanalData inicialData final
Fernando Ermiro da Silva
SIMONE BARRETO ANADON4
SUSANE BARRETO ANADON4

Página gerada em 14/11/2024 23:37:13 (consulta levou 0.083728s)