Nome do Projeto
Projeto Odisseia: vida, formação e processos (auto)biográficos
Ênfase
Ensino
Data inicial - Data final
02/12/2024 - 30/06/2027
Unidade de Origem
Coordenador Atual
Área CNPq
Ciências Humanas
Resumo
Este projeto unificado se inscreve no campo de estudos (auto)biográficos e tem como escopo a compreensão da vida em formação. Ao se tratar de um projeto unificado busca a articulação de atividades de ensino, pesquisa e extensão que trabalham temas relacionados a existencialidade humana. Trata-se da produção de espaços que visam o alargamento dos processos formativos, como a instauração de outros modos compreensivos sobre o sujeito, a educação dos sujeitos e das questões inerentes a nossa existencialidade, enquanto sujeitos no mundo e com o mundo. A ênfase nos processos (auto)biográficos reconhece como as experiências modificam os modos como nos tornamos aquilo que somos ao longo do tempo e como podemos perceber as nossas continuidades, nossas mudanças e nossas rupturas identitárias com vias a produção e reelaboração de sentidos e projetos de vida. O Projeto ao intitular-se "Projeto Odisseia" carrega o sentido ambivalente de Odisseia enquanto poema épico e odisseia no sentido de jornada marcada por aventuras, acontecimentos e experiências singulares. Pensar a vida e formação mediante os processos (auto)biográficos é estarmos diante da leitura e da produção de sentidos às aventuras, aos acontecimentos e às experiências que marcam as nossas vidas.
Objetivo Geral
Compreender como a construção de narrativas (auto)biográficas auxilia na compreensão de sentidos à vida e formação.
Justificativa
As subjetividades que nos constituem e que nos permitem a singularidade, enquanto indivíduos, é confrontada com os padrões sociais que, de modo cada vez mais intenso, cobram posturas, exigem sucessos e criam modelos identitários. Diante disso, espaços de formação que permitam a produção de processos (auto)biográficos podem ser assumidos como potentes lugares para a resiginificação de si, da vida e formação. Compreendemos que o processo educativo, em seu sentido amplo, a escolarização e a formação nos espaços universitários, tem sido alvo para que os processos (auto)biográficos se constituam em práticas, na aposta por aprendizagens que permitam o reconhecimento de si. Ao considerarmos os espaços de educação, como lugares privilegiados para uma formação no horizonte existencial, reconhecemos que a educação tem o compromisso de pensar o sujeito em sua totalidade. Esse compromisso é também assumido pelo campo da Psicologia da Educação, em suas contribuições sobre desenvolvimento humano e aprendizagem, no âmbito dos processos educativos. Partimos do reconhecimento de que, enquanto sujeitos históricos que somos estamos a todo tempo produzindo histórias e sendo por elas produzidos. Desde o anúncio do título, estamos inspirados na mitologia grega, da qual somos herdeiros enquanto ocidente. Entendemos que é possível produzir alargamentos sobre a vida e formação, no convite inspirador que os mitos nos dão de superação das descontinuidades e dos isolamentos formativos, que acabaram por produzir historicamente uma formação em sentido lógico-instrumental, que pouco dá conta da produção de sentidos sobre a complexidade das nossas existências.
Metodologia
A metodologia que orienta as ações do projeto unificado é a produção de espaços que permitam o exercício, oral e/ou escrito, de narrativas (auto)biográficas. No reconhecimento de que aquilo que vivenciamos forma os nossos modos de ser, evidenciamos o papel formativo das narrativas de formação, enquanto exercícios empreendidos pelo sujeito ao narrar as experiências que o formam. As narrativas de formação são narrativas (auto)biográficas realizadas pelo sujeito onde são revelados os sentidos produzidos em decorrência daquilo que vivemos, daquilo que nos acontece. No campo de produção do conhecimento, a compreensão da dimensão formativa das narrativas encontra-se vinculada ao chamado método (auto)biográfico.
Indicadores, Metas e Resultados
Identificação das reflexões existenciais, dos sinais de mudança, de (re)significação e (re)orientação através das potencialidades formativas advindas da experiência de produção narrativa de si.
Equipe do Projeto
Nome | CH Semanal | Data inicial | Data final |
---|---|---|---|
CELIA ARTEMISA GOMES RODRIGUES MIRANDA | 2 | ||
JULIA GUIMARÃES NEVES | 12 | ||
LORRANA VITORIA SCHAUMILE FURTADO | |||
MICHEL DE MOURA FONSECA | |||
Mayara Cristina Vargas | |||
THAMYRIS FERREIRA OYARZABAL QUADROS |