Nome do Projeto
Projeto Odisseia: vida, formação e processos (auto)biográficos
Ênfase
Ensino
Data inicial - Data final
02/12/2024 - 30/06/2027
Unidade de Origem
Coordenador Atual
Área CNPq
Ciências Humanas
Resumo
Este projeto unificado se inscreve no campo de estudos (auto)biográficos e tem como escopo a compreensão da vida em formação. Ao se tratar de um projeto unificado busca a articulação de atividades de ensino, pesquisa e extensão que trabalham temas relacionados a existencialidade humana. Trata-se da produção de espaços que visam o alargamento dos processos formativos, como a instauração de outros modos compreensivos sobre o sujeito, a educação dos sujeitos e das questões inerentes a nossa existencialidade, enquanto sujeitos no mundo e com o mundo. A ênfase nos processos (auto)biográficos reconhece como as experiências modificam os modos como nos tornamos aquilo que somos ao longo do tempo e como podemos perceber as nossas continuidades, nossas mudanças e nossas rupturas identitárias com vias a produção e reelaboração de sentidos e projetos de vida. O Projeto ao intitular-se "Projeto Odisseia" carrega o sentido ambivalente de Odisseia enquanto poema épico e odisseia no sentido de jornada marcada por aventuras, acontecimentos e experiências singulares. Pensar a vida e formação mediante os processos (auto)biográficos é estarmos diante da leitura e da produção de sentidos às aventuras, aos acontecimentos e às experiências que marcam as nossas vidas.

Objetivo Geral

Compreender como a construção de narrativas (auto)biográficas auxilia na compreensão de sentidos à vida e formação.

Justificativa

As subjetividades que nos constituem e que nos permitem a singularidade, enquanto indivíduos, é confrontada com os padrões sociais que, de modo cada vez mais intenso, cobram posturas, exigem sucessos e criam modelos identitários. Diante disso, espaços de formação que permitam a produção de processos (auto)biográficos podem ser assumidos como potentes lugares para a resiginificação de si, da vida e formação. Compreendemos que o processo educativo, em seu sentido amplo, a escolarização e a formação nos espaços universitários, tem sido alvo para que os processos (auto)biográficos se constituam em práticas, na aposta por aprendizagens que permitam o reconhecimento de si. Ao considerarmos os espaços de educação, como lugares privilegiados para uma formação no horizonte existencial, reconhecemos que a educação tem o compromisso de pensar o sujeito em sua totalidade. Esse compromisso é também assumido pelo campo da Psicologia da Educação, em suas contribuições sobre desenvolvimento humano e aprendizagem, no âmbito dos processos educativos. Partimos do reconhecimento de que, enquanto sujeitos históricos que somos estamos a todo tempo produzindo histórias e sendo por elas produzidos. Desde o anúncio do título, estamos inspirados na mitologia grega, da qual somos herdeiros enquanto ocidente. Entendemos que é possível produzir alargamentos sobre a vida e formação, no convite inspirador que os mitos nos dão de superação das descontinuidades e dos isolamentos formativos, que acabaram por produzir historicamente uma formação em sentido lógico-instrumental, que pouco dá conta da produção de sentidos sobre a complexidade das nossas existências.

Metodologia

A metodologia que orienta as ações do projeto unificado é a produção de espaços que permitam o exercício, oral e/ou escrito, de narrativas (auto)biográficas. No reconhecimento de que aquilo que vivenciamos forma os nossos modos de ser, evidenciamos o papel formativo das narrativas de formação, enquanto exercícios empreendidos pelo sujeito ao narrar as experiências que o formam. As narrativas de formação são narrativas (auto)biográficas realizadas pelo sujeito onde são revelados os sentidos produzidos em decorrência daquilo que vivemos, daquilo que nos acontece. No campo de produção do conhecimento, a compreensão da dimensão formativa das narrativas encontra-se vinculada ao chamado método (auto)biográfico.

Indicadores, Metas e Resultados

Identificação das reflexões existenciais, dos sinais de mudança, de (re)significação e (re)orientação através das potencialidades formativas advindas da experiência de produção narrativa de si.

Equipe do Projeto

NomeCH SemanalData inicialData final
CELIA ARTEMISA GOMES RODRIGUES MIRANDA2
JULIA GUIMARÃES NEVES12
LORRANA VITORIA SCHAUMILE FURTADO
MICHEL DE MOURA FONSECA
Mayara Cristina Vargas
THAMYRIS FERREIRA OYARZABAL QUADROS

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