Nome do Projeto
I Colóquio do Centro de Estudos e Investigações em História da Educação (CEIHE-UFPel)
Ênfase
Extensão
Data inicial - Data final
26/09/2017 - 26/10/2017
Unidade de Origem
Coordenador Atual
Área CNPq
Ciências Humanas
Eixo Temático (Principal - Afim)
Educação / Cultura
Linha de Extensão
Temas específicos / Desenvolvimento humano
Resumo
O Centro de Estudos e Investigações em História da Educação, vinculado à Faculdade de Educação da Universidade Federal de Pelotas/RS, foi criado em 2002. Sua concepção em grande parte esteve norteada pelos debates e abordagens do campo da História da Educação, onde despontaram temas como: história das instituições escolares, cultura escolar, cultura material escolar, impressos estudantis, manuais escolares, cartilhas, memórias de professores. Consideramos que o Centro de Estudos e Investigações em História da Educação (CEIHE) constitui-se enquanto um importante grupo de pesquisas reconhecido nacionalmente por sua atuação no campo da História da Educação. Coordenado por alguns professores da linha de pesquisa Filosofia e História da Educação do Programa de Pós-Graduação em Educação/UFPEL, o CEIHE, nos últimos anos, vem desenvolvendo inúmeros trabalhos e projetos de ensino, pesquisa e extensão, de modo a contribuir com a expansão do nome desta Universidade, bem como com a qualificação discente e docente e estabelecendo intenso debate com a sociedade. Diante dos 15 anos de atividades contínuas do CEIHE que propomos um evento para discutir e proporcionar debates na perspectiva da História da Educação pela comunidade acadêmica desta Universidade. Ainda pretendemos estender essa discussão a rede estadual e municipal, visto que as escolas possuem acervos históricos e constituição histórica educacional que necessita ser discutida e preservada. Pretende-se realizar no dia 26 de setembro de 2017 o I Colóquio do Centro de Estudos e Investigações em História da Educação (CEIHE-UFPel). O foco temático será as pesquisas locais que têm como mote as distintas problemáticas do campo da História da Educação. Procuramos, nesse sentido, possibilitar um espaço de socialização das pesquisas, permitindo, assim, uma dinamização da produção historiográfica e de debates no campo de investigação histórica.

Objetivo Geral

Refletir acerca da produção em História da Educação, tendo o CEIHE como espaço de referência, socializando o conhecimento e trocando experiência entre a comunidade acadêmica e a rede de ensino.

Objetivos Específicos:
- Estimular os membros do Centro de Estudos e Investigações em História da Educação (CEIHE-UFPel) a partilharem suas pesquisas através de debates e trocas de reflexões.
- Integrar diferentes grupos de pesquisa da Universidade Federal de Pelotas, e seus respectivos membros, que possuem como interesse de investigação temáticas em torno da História da Educação (CEIHE);
- Promover a formação continuada de pesquisadores em História da Educação;
- Congregar e aproximar estudantes de graduação de diferentes cursos desta Universidade ao CEIHE, oportunizando espaços de relacionamentos entre professores, estudantes e pesquisadores em História da Educação.
-Promover discussão e debate entre a comunidade científica e a rede pública de ensino sobre a importância dos acervos e história que são constituídos nas instituições educativas.

Justificativa

É preciso reconhecer a atuação no ensino, pesquisa e extensão do Centro de Estudos e Investigações em História da Educação (CEIHE-UFPel) nestes últimos 15 anos. A produção de pesquisa acadêmica do CEIHE tem convergido para um grande número de teses e dissertações defendidas na linha de pesquisa Filosofia e História da Educação do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de Pelotas. Ademais as constantes pesquisas mobilizadas pelos membros do grupo, através de parcerias com seus orientadores, têm-se convertido um crescente número de publicações em Revistas acadêmicas especializadas no campo da Educação, do Ensino e da História.

Metodologia

Será realizado na Faculdade de Educação, no auditório (3º andar) o ICH-UFPel. O colóquio contará com apresentação e debates de professores do CEIHE, previamente convidados, com uma mesa redonda que terá participação de alunos egressos desta Universidade, com comunicações de alunos de mestrado e doutorado do Programa de Pós-Graduação em Educação/UFPel.

Indicadores, Metas e Resultados

Espera-se que na socialização dos trabalhos do grupo de pesquisa possa ser otimizado a circulação e a divulgação da pesquisa na comunidade acadêmica.

Equipe do Projeto

NomeCH SemanalData inicialData final
ANDRÉ RODRIGUES DA SILVA
EDUARDO ARRIADA3
ELOMAR ANTONIO CALLEGARO TAMBARA3
FERNANDO CEZAR RIPE DA CRUZ
GIANA LANGE DO AMARAL3
PATRICIA WEIDUSCHADT3
RENATA BRIÃO DE CASTRO

Página gerada em 23/04/2024 07:23:44 (consulta levou 0.195989s)