Nome do Projeto
Tá na mesa: cozinha, comida e cultura
Ênfase
Ensino
Data inicial - Data final
11/11/2024 - 11/11/2026
Unidade de Origem
Coordenador Atual
Área CNPq
Multidisciplinar
Resumo
A comida é um fato social e cultural complexo que depende de uma experiência articulada de esferas de cunho individual, tal como a experiência dos sentidos, da imaginação e da memória, bem como de experiências compartilhadas que acontecem no campo da comensalidade e da sociabilidade. Para que a comida exista, faz-se necessária a transformação qualitativa do alimento em comida, evento que ocorre por meio do processo culinário, ou seja, por ação daqueles (as) que cozinham. É nesta intersecção multidisciplinar que este projeto tem a intenção de proporcionar um espaço de reflexão sobre o cozinhar e seus múltiplos desdobramentos, ou seja, sobre aquilo que “está na mesa”. Dentre os campos de atuação planejados, considera-se a alimentação em seus diversos contextos culturais, as produções culinárias e seus formatos de apresentação, tratando de temas sobre comensalidade, experiências e experimentações culinárias, autoria e produção gastronômica, cultura alimentar e, ainda, sobre gosto, sabor e outros aspectos éticos e estéticos da alimentação.

Objetivo Geral

O objetivo geral deste projeto consiste em articular atividades complementares de disciplinas oferecidas regulamente no Curso Superior de Tecnologia em Gastronomia, permitindo um espaço de reflexão, estudos e práticas sobre cozinha, comida e cultura. Além disso, o projeto promove a integração de alunos em diversos estágios da formação, permitindo a troca e o aprofundamento do debate de temas de interesse do grupo.

Justificativa

Cozinhar é um ato cotidiano e essencialmente humano. Além de traçar a distinção de humanos para outras espécies, cozinhar nos transformou em quem somos, sendo a metáfora da transformação da natureza em cultura. Cozinhar proporciona não apenas a existência da comida, mas também da refeição, ou seja, a presença de regras, rituais e significados atribuídos àquilo que comemos. “Tá na mesa” é o projeto concebido para que os modos de cozinhar e os modos de comer sejam pensados, analisados e desenvolvidos em conjunto.

Metodologia

As atividades serão realizadas através de encontros semanais conforme disponibilidade do grupo. Estão previstas atividades presenciais e/ou síncronas por meio do E-projeto. Os temas tratados tangenciarão disciplinas oferecidas regularmente pelo Curso Superior de Tecnologia em Gastronomia, especialmente no que se refere à Alimentação, história e cultura; Cozinha Clássica; Cozinha Brasileira e Cozinha Contemporânea.

Indicadores, Metas e Resultados

- Integração de discentes em diferentes estágios da formação;
- Aprofundamento de estudos nos campos de estudo sobre cozinha, comida e cultura;
- Estimular o desenvolvimento de habilidades culinárias inovadoras;

Equipe do Projeto

NomeCH SemanalData inicialData final
AMANDA PINHEIRO DE LIMA
AMANDA SAMPAIO DOS SANTOS
ANA PEREIRA DA SILVA ZAGO
ANAI PUCCINELLI VERGARA
DALITA FERNANDA DIAS
EDUARDO BARBIERI DORNELLES
GABRIELE MACHADO MOREIRA
GREGORY ODILON OLIVEIRA LOPES COUTINHO
GUSTAVO KIYOSHI HOSAKI DE MELO
HELLEN VALADAO ROCKEMBACH
JULIA TELESCA BICCA
LORENZO GARCIA FABRES
MARIANA CAPAZANA DOS SANTOS
MATHEUS PASSOS TISSOT RUIVO
NELSON DUTRA DE OLIVEIRA NETO
NICOLE WEBER BENEMANN6
OTAVIO AUGUSTO CONRAD
TATIANE KUKA VALENTE GANDRA2

Página gerada em 28/03/2025 19:40:47 (consulta levou 0.128939s)