Nome do Projeto
Formação e Profissionalização docente: múltiplas dimensões entre teoria e prática
Ênfase
Ensino
Data inicial - Data final
07/04/2025 - 15/12/2025
Unidade de Origem
Coordenador Atual
Área CNPq
Ciências Humanas
Resumo
Este projeto de ensino tem como intenção desenvolver e aprofundar habilidades e competências inerentes a docência. Para isso irá agregar comunidade acadêmica e comunidade em geral que queira estudar e refletir sobre os pressupostos teóricos e as práticas pedagógicas que compõem e desafiam a arte de ser e constituir-se como docente. Articula-se a esta atividade, o projeto de extensão Elos e Laços como lócus de inserção prática e o projeto de pesquisa Interculturalidade e internacionalização como eixo teórico, pois ambos relacionam-se diretamente com a profissão e condição docente fornecendo elementos teóricos e práticos que subsidiam e ensejam neste projeto de ensino. Também irá compor o escopo teórico prático do projeto a questão da monitoria acadêmica, pois existe direta articulação com as questões que preparam para o ensino e a dinâmica docente.
A elaboração da escrita acadêmica será o produto final deste projeto como síntese de conhecimento e publicização das reflexões realizadas. Espera-se com este projeto, propor momentos e condições para aprofundamento e amadurecimento quanto as questões da atividade docente, a constante atualização de referenciais teóricos atreladas as condições da prática do cotidiano do docente e assim, subsidiar novas abordagens e estudos para melhoria da qualidade da formação de professores.
Objetivo Geral
Investigar e debater a formação docente a partir das práticas vividas nos momentos acadêmicos e profissionais como: monitorias, programas institucionais e projetos desenvolvidos em escolas articulando teorias que aprofundam os contextos profissionais e ético-formativos para o exercício da docência.
Justificativa
Ao desenvolver os projetos de extensão e pesquisa (Elos e laços na formação docente : inter-relações com o Programa Escolas Protagonistas e Interculturalidade e Internacionalização na educação superior: múltiplas dimensões à formação e profissionalização docente) e ainda ao acompanhar e orientar monitorias acadêmicas junto aos alunos das distintas licenciaturas, é observado e relatado pelos mesmos, a necessidade de um debate mais aprofundado e específico sobre a profissionalização e os processos formativos e pedagógicos para o exercício da docência. Assim, em consonância com o que demandam os envolvidos e ainda as instituições e escolas que integram os distintos projetos supracitados, resolveu-se construir um espaço para o estudo e aprofundamento teórico-prático e, assim, subsidiar escritas reflexivas sobre a formação docente, novas práticas e fundamentos teóricos para a atividade docente. Outro ponto salutar é a inserção de docentes externos a universidade que também estão demandando tal ação. Deste modo, estes profissionais contam com este momento para o encontro e a partilha de saberes assim como para pensar os desafios contemporâneos as suas práticas.
O tema da formação docente é um universo complexo e desdobra-se em outras tantas temáticas adjacentes, como questões de políticas educacionais, financiamento educacional, estruturas organizacionais e pressupostos teóricos filosóficos. Tais assuntos, pautam o cotidiano docente deste aspectos da sua formação acadêmica até as práticas que desenvolvem no dia a dia nas escolas da educação básica. Desse modo, espera-se promover este espaço de diálogo e reflexão conjunta a fim de subsidiar condições de melhorias para a qualidade da educação.
O tema da formação docente é um universo complexo e desdobra-se em outras tantas temáticas adjacentes, como questões de políticas educacionais, financiamento educacional, estruturas organizacionais e pressupostos teóricos filosóficos. Tais assuntos, pautam o cotidiano docente deste aspectos da sua formação acadêmica até as práticas que desenvolvem no dia a dia nas escolas da educação básica. Desse modo, espera-se promover este espaço de diálogo e reflexão conjunta a fim de subsidiar condições de melhorias para a qualidade da educação.
Metodologia
Os encontros serão online, em webconf da coordenadora do projeto e ocorrerão ao menos 1(uma) vez ao mês, com duração de 4h, alternando-se quanto ao dia da oferta e ao turno, para contemplar os distintos sujeitos envolvidos.
No primeiro encontro será apresentado a proposta de calendário das reuniões, alguns textos básicos para o estudos do grupo e será levantado bibliografia entre os participantes.
Nos encontros seguintes, dois blocos irão compor o desenvolvimento:
- discussão teórica a partir do texto, onde uma dupla será responsável pela apresentação do texto e condução do debate;
- discussão a partir das práticas vivenciadas: relatos dos participantes sobre as experiências e as ações tomadas que ensejam de aprofundamento
Ao final de cada encontro será oportunizado um espaço para a o relato sobre construção de textos acadêmicos que deverão ser escritos ao longo do projeto considerando as reflexões e práticas vividas.
Um integrante será o relator do dia do encontro e fará um resumo do que foi trabalhado sendo disponibilizado a todos em até 3 dias da ação.
No primeiro encontro será apresentado a proposta de calendário das reuniões, alguns textos básicos para o estudos do grupo e será levantado bibliografia entre os participantes.
Nos encontros seguintes, dois blocos irão compor o desenvolvimento:
- discussão teórica a partir do texto, onde uma dupla será responsável pela apresentação do texto e condução do debate;
- discussão a partir das práticas vivenciadas: relatos dos participantes sobre as experiências e as ações tomadas que ensejam de aprofundamento
Ao final de cada encontro será oportunizado um espaço para a o relato sobre construção de textos acadêmicos que deverão ser escritos ao longo do projeto considerando as reflexões e práticas vividas.
Um integrante será o relator do dia do encontro e fará um resumo do que foi trabalhado sendo disponibilizado a todos em até 3 dias da ação.
Indicadores, Metas e Resultados
Ao final do projeto espera-se ter efetivamente ter realizado:
- Construção sistematizada de bibliografias sobre formação docente com ênfase nas diferentes áreas do conhecimento, conforme a formação dos integrantes envolvidos no projeto;
- Leitura e reflexão de 8 textos teóricos (artigos);
- Construção de, ao menos, 2 relatos de experiência, 2 artigos completos, 4 resumos reflexivos e 1 pré-projeto de TCC.
- Subsidiar novos textos reflexivos e diálogos para novas práticas pedagógicas.
- Construção sistematizada de bibliografias sobre formação docente com ênfase nas diferentes áreas do conhecimento, conforme a formação dos integrantes envolvidos no projeto;
- Leitura e reflexão de 8 textos teóricos (artigos);
- Construção de, ao menos, 2 relatos de experiência, 2 artigos completos, 4 resumos reflexivos e 1 pré-projeto de TCC.
- Subsidiar novos textos reflexivos e diálogos para novas práticas pedagógicas.
Equipe do Projeto
Nome | CH Semanal | Data inicial | Data final |
---|---|---|---|
ALINE DE SOUZA MUNIZ | |||
AMANDA DE OLIVEIRA BEHLING | |||
Aline Alves Ramm | |||
DENISE NASCIMENTO SILVEIRA | 1 | ||
DIULIA HELLVIG DIETRICH | |||
ELIZA JANKE HARTER | |||
ERIKA DOS SANTOS GILLMEISTER BONOW | |||
Egeslaine de Nez | |||
Ione Zarnott Klug Oliveira | |||
Karen Timm dos Passos da Silva | |||
LARISSA RODRIGUES PUREZA | |||
LAÍZE AMARAL DA COSTA | |||
LUANA PERES GULARTE | |||
LUIZA DA LUZ KASTER | |||
MARCIA DENIZE GETTENS VILELA | |||
MARIANGELA DA ROSA AFONSO | 1 | ||
MELINA NEUGEBAUER LEDEBUHR | |||
NATANI BIERHALS WITH | |||
NICOLAS HARTER STIGGER | |||
PRISCILA KRÜGER VOIGT | |||
RICHÉLE TIMM DOS PASSOS DA SILVA | 3 | ||
Rita de Cássia de Souza Soares Ramos | 1 | ||
SACHA DETTMANN ZARNOTT | |||
SHERON HARTWIG MEGEATO | |||
STEFANE CASTRO SOARES DE OLIVEIRA | |||
TAIS FONSECA DA FONSECA | |||
VANESSA LINDEMANN CANEZ |