Nome do Projeto
Formação e Profissionalização docente: múltiplas dimensões entre teoria e prática
Ênfase
Ensino
Data inicial - Data final
07/04/2025 - 15/12/2025
Unidade de Origem
Coordenador Atual
Área CNPq
Ciências Humanas
Resumo
Este projeto de ensino tem como intenção desenvolver e aprofundar habilidades e competências inerentes a docência. Para isso irá agregar comunidade acadêmica e comunidade em geral que queira estudar e refletir sobre os pressupostos teóricos e as práticas pedagógicas que compõem e desafiam a arte de ser e constituir-se como docente. Articula-se a esta atividade, o projeto de extensão Elos e Laços como lócus de inserção prática e o projeto de pesquisa Interculturalidade e internacionalização como eixo teórico, pois ambos relacionam-se diretamente com a profissão e condição docente fornecendo elementos teóricos e práticos que subsidiam e ensejam neste projeto de ensino. Também irá compor o escopo teórico prático do projeto a questão da monitoria acadêmica, pois existe direta articulação com as questões que preparam para o ensino e a dinâmica docente. A elaboração da escrita acadêmica será o produto final deste projeto como síntese de conhecimento e publicização das reflexões realizadas. Espera-se com este projeto, propor momentos e condições para aprofundamento e amadurecimento quanto as questões da atividade docente, a constante atualização de referenciais teóricos atreladas as condições da prática do cotidiano do docente e assim, subsidiar novas abordagens e estudos para melhoria da qualidade da formação de professores.

Objetivo Geral

Investigar e debater a formação docente a partir das práticas vividas nos momentos acadêmicos e profissionais como: monitorias, programas institucionais e projetos desenvolvidos em escolas articulando teorias que aprofundam os contextos profissionais e ético-formativos para o exercício da docência.

Justificativa

Ao desenvolver os projetos de extensão e pesquisa (Elos e laços na formação docente : inter-relações com o Programa Escolas Protagonistas e Interculturalidade e Internacionalização na educação superior: múltiplas dimensões à formação e profissionalização docente) e ainda ao acompanhar e orientar monitorias acadêmicas junto aos alunos das distintas licenciaturas, é observado e relatado pelos mesmos, a necessidade de um debate mais aprofundado e específico sobre a profissionalização e os processos formativos e pedagógicos para o exercício da docência. Assim, em consonância com o que demandam os envolvidos e ainda as instituições e escolas que integram os distintos projetos supracitados, resolveu-se construir um espaço para o estudo e aprofundamento teórico-prático e, assim, subsidiar escritas reflexivas sobre a formação docente, novas práticas e fundamentos teóricos para a atividade docente. Outro ponto salutar é a inserção de docentes externos a universidade que também estão demandando tal ação. Deste modo, estes profissionais contam com este momento para o encontro e a partilha de saberes assim como para pensar os desafios contemporâneos as suas práticas.
O tema da formação docente é um universo complexo e desdobra-se em outras tantas temáticas adjacentes, como questões de políticas educacionais, financiamento educacional, estruturas organizacionais e pressupostos teóricos filosóficos. Tais assuntos, pautam o cotidiano docente deste aspectos da sua formação acadêmica até as práticas que desenvolvem no dia a dia nas escolas da educação básica. Desse modo, espera-se promover este espaço de diálogo e reflexão conjunta a fim de subsidiar condições de melhorias para a qualidade da educação.

Metodologia

Os encontros serão online, em webconf da coordenadora do projeto e ocorrerão ao menos 1(uma) vez ao mês, com duração de 4h, alternando-se quanto ao dia da oferta e ao turno, para contemplar os distintos sujeitos envolvidos.

No primeiro encontro será apresentado a proposta de calendário das reuniões, alguns textos básicos para o estudos do grupo e será levantado bibliografia entre os participantes.

Nos encontros seguintes, dois blocos irão compor o desenvolvimento:
- discussão teórica a partir do texto, onde uma dupla será responsável pela apresentação do texto e condução do debate;
- discussão a partir das práticas vivenciadas: relatos dos participantes sobre as experiências e as ações tomadas que ensejam de aprofundamento

Ao final de cada encontro será oportunizado um espaço para a o relato sobre construção de textos acadêmicos que deverão ser escritos ao longo do projeto considerando as reflexões e práticas vividas.

Um integrante será o relator do dia do encontro e fará um resumo do que foi trabalhado sendo disponibilizado a todos em até 3 dias da ação.

Indicadores, Metas e Resultados

Ao final do projeto espera-se ter efetivamente ter realizado:
- Construção sistematizada de bibliografias sobre formação docente com ênfase nas diferentes áreas do conhecimento, conforme a formação dos integrantes envolvidos no projeto;
- Leitura e reflexão de 8 textos teóricos (artigos);
- Construção de, ao menos, 2 relatos de experiência, 2 artigos completos, 4 resumos reflexivos e 1 pré-projeto de TCC.
- Subsidiar novos textos reflexivos e diálogos para novas práticas pedagógicas.

Equipe do Projeto

NomeCH SemanalData inicialData final
ALINE DE SOUZA MUNIZ
AMANDA DE OLIVEIRA BEHLING
Aline Alves Ramm
DENISE NASCIMENTO SILVEIRA1
DIULIA HELLVIG DIETRICH
ELIZA JANKE HARTER
ERIKA DOS SANTOS GILLMEISTER BONOW
Egeslaine de Nez
Ione Zarnott Klug Oliveira
Karen Timm dos Passos da Silva
LARISSA RODRIGUES PUREZA
LAÍZE AMARAL DA COSTA
LUANA PERES GULARTE
LUIZA DA LUZ KASTER
MARCIA DENIZE GETTENS VILELA
MARIANGELA DA ROSA AFONSO1
MELINA NEUGEBAUER LEDEBUHR
NATANI BIERHALS WITH
NICOLAS HARTER STIGGER
PRISCILA KRÜGER VOIGT
RICHÉLE TIMM DOS PASSOS DA SILVA3
Rita de Cássia de Souza Soares Ramos1
SACHA DETTMANN ZARNOTT
SHERON HARTWIG MEGEATO
STEFANE CASTRO SOARES DE OLIVEIRA
TAIS FONSECA DA FONSECA
VANESSA LINDEMANN CANEZ

Página gerada em 28/03/2025 19:40:49 (consulta levou 0.160769s)