Nome do Projeto
Construção de Material Didático de Libras
Ênfase
Ensino
Data inicial - Data final
05/12/2024 - 06/11/2028
Unidade de Origem
Coordenador Atual
Área CNPq
Linguística, Letras e Artes
Resumo
As disciplinas de Libras I e II (Libras I de caráter obrigatório para as Licenciaturas) tem o objetivo de formar profissionais para atuar de maneira significativa na Educação Bilíngue de Surdos. A área de Libras é responsável pelos cursos na UFPel desde que a Lei no 10.436, de 24 de abril de 2002, regulamentada pelo Decreto 5.626, de 22 de dezembro de 2005, entrou em vigor. As aulas dessas disciplinas seguem princípios comunicativos voltados para o ensino de línguas de sinais, priorizando a relevância funcional e cultural dos conteúdos linguísticos abordados. Esses conteúdos são enriquecidos com materiais específicos relacionados à Educação de Surdos, Linguística da Libras e à Literatura Surda.
Já as disciplinas ministradas no curso de Letras-Libras/Literatura Surda, possuem desafios adicionais, tanto pelo fato de pertencerem à um curso inaugurado recentemente, quanto pela diversidade das turmas, compostas por pessoas surdas e ouvintes.
A ausência de material didático para o ensino de Libras e em Libras se configura em um dos maiores desafios para a disseminação da Libras e desenvolvimento de políticas para acessibilidade linguística.
Para minorar esta lacuna, este projeto, por meio de um esforço coletivo dos professores da área de Libras, almeja construir materiais didáticos para o ensino de Libras e em Libras para pessoas surdas e ouvintes na UFPel. Espera-se que o desenvolvimento do projeto contribua para a Educação Bilíngue de Surdos e disseminação da Libras na UFPel.
Objetivo Geral
O projeto almeja minorar a escassez de material didático para os processos de ensino/aprendizagem de Libras como primeira língua (L1) e segunda língua (L2), assim como produzir material didático (textos base em Português e Libras) para o ensino de aspectos linguísticos e gramaticais das línguas de sinais no curso de Letras/Libras-Literatura Surda da UFPel.
Justificativa
As disciplinas de Libras I e II, ministradas para as Licenciaturas, (Libras I de caráter obrigatório) tem o objetivo de formar profissionais que p atuar de maneira significativa na Educação Bilíngue de Surdos. A área de Libras é responsável pelos cursos desde que a Lei no 10.436, de 24 de abril de 2002, regulamentada pelo Decreto 5.626, de 22 de dezembro de 2005, entrou em vigor na UFPel. As aulas dessas disciplinas seguem princípios comunicativos voltados para o ensino de línguas de sinais, priorizando a relevância fun e cultural dos conteúdos linguísticos abordados. Esses conteúdos são enriquecidos com materiais específicos relacionados à Educação de Sur Linguística da Libras e à Literatura Surda.
Já as disciplinas para o ensino de Libras e seus aspectos linguísticos no curso de Letras-Libras/Literatura Surda, possuem desafios adicionais, tanto pelo fato de pertencerem à um inaugurado recentemente, quanto pela heterogeneidade das turmas, compostas por pessoas surdas e ouvintes.
A ausência de material didático para o ensino de Libras e em Libras se configura em um dos maiores desafios para a disseminação da Libras e Educação Bilíngue de Surdos.
Para minorar esta lacuna, este projeto, por meio de um esforço coletivo dos professores da área de Libras, almeja construir materiais didáticos para o ensino de Libras e em Libras para pessoas surdas e ouvintes na UFPel.
Já as disciplinas para o ensino de Libras e seus aspectos linguísticos no curso de Letras-Libras/Literatura Surda, possuem desafios adicionais, tanto pelo fato de pertencerem à um inaugurado recentemente, quanto pela heterogeneidade das turmas, compostas por pessoas surdas e ouvintes.
A ausência de material didático para o ensino de Libras e em Libras se configura em um dos maiores desafios para a disseminação da Libras e Educação Bilíngue de Surdos.
Para minorar esta lacuna, este projeto, por meio de um esforço coletivo dos professores da área de Libras, almeja construir materiais didáticos para o ensino de Libras e em Libras para pessoas surdas e ouvintes na UFPel.
Metodologia
1) Análise e atualização dos Planos de Ensino da disciplina de Libras 1 e 2 para as Licenciaturas, e Estudos da Língua Brasileira de Sinais I, II, III, IV, V e VI;
2) Discussão em grupo sobre novas perspectivas de ensino de Libras como L1 e L2;
3) Relacionar as novas perspectivas com as atuais políticas linguística institucionais;
4) Analisar as demandas de ensino de Libras como L1 e L2 no curso de Letras/Libras - Literatura Surda;
5) Analisar as demandas de material para o ensino de aspectos linguísticos em Libras;
6) Construir textos base (Libras e Língua Portuguesa) para as disciplinas de Libras 1;
7) Construir textos base (Libras e Língua Portuguesa) para as disciplina da área de Linguística e de Libras do curso de Letras/Libras - Literatura Surda;
2) Discussão em grupo sobre novas perspectivas de ensino de Libras como L1 e L2;
3) Relacionar as novas perspectivas com as atuais políticas linguística institucionais;
4) Analisar as demandas de ensino de Libras como L1 e L2 no curso de Letras/Libras - Literatura Surda;
5) Analisar as demandas de material para o ensino de aspectos linguísticos em Libras;
6) Construir textos base (Libras e Língua Portuguesa) para as disciplinas de Libras 1;
7) Construir textos base (Libras e Língua Portuguesa) para as disciplina da área de Linguística e de Libras do curso de Letras/Libras - Literatura Surda;
Indicadores, Metas e Resultados
Os resultados do projeto poderem ser mensurados através de indicadores como:
- Atualização dos Planos de Ensino das disciplinas de Libras 1 e Libras 2 nas licenciaturas;
- Atualização dos Planos de Ensino das disciplinas Estudos da Língua Brasileira de Sinais do curso de Letras Libras/ Literatura;
- Texto base com sequencias didáticas associadas a vídeos em Libras para ensino de Libras como L1 e L2;
- Texto base para o ensino de aspectos linguísticos e teóricos em Libras;
- Atualização dos Planos de Ensino das disciplinas de Libras 1 e Libras 2 nas licenciaturas;
- Atualização dos Planos de Ensino das disciplinas Estudos da Língua Brasileira de Sinais do curso de Letras Libras/ Literatura;
- Texto base com sequencias didáticas associadas a vídeos em Libras para ensino de Libras como L1 e L2;
- Texto base para o ensino de aspectos linguísticos e teóricos em Libras;
Equipe do Projeto
Nome | CH Semanal | Data inicial | Data final |
---|---|---|---|
ALINE DE CASTRO E KASTER | 3 | ||
ANTONIELLE CANTARELLI MARTINS | 7 | ||
DAIANA SAN MARTINS GOULART | 7 | ||
FABIANO SOUTO ROSA | 3 | ||
FRANCIELLE CANTARELLI MARTINS | 3 | ||
IVANA GOMES DA SILVA | 3 | ||
Joabe Pereira Costa | |||
Rogers Rocha | 3 |