Nome do Projeto
Redigindo e revisando textos com eficiência
Ênfase
Extensão
Data inicial - Data final
25/09/2017 - 22/12/2017
Unidade de Origem
Coordenador Atual
Área CNPq
Linguística, Letras e Artes
Eixo Temático (Principal - Afim)
Comunicação / Educação
Linha de Extensão
Educação profissional
Resumo
O presente projeto de extensão visa atender a uma demanda existente na comunidade no que se refere à aquisição de competências para a comunicação escrita, tendo como base o tripé leitura, escrita e revisão de textos. O público-alvo constitui-se de estudantes de Letras, professores de língua materna da Rede Pública de Ensino, revisores, tradutores, (novos) autores, jornalistas, profissionais do mercado editorial, servidores públicos e todos aqueles e trabalharem com textos no seu fazer profissional. O Curso terá duração de 48h, divididas em três módulos de conteúdos programáticos - Técnicas gerais de redação e revisão de textos, Redação e revisão do texto acadêmico e Redação e revisão de comunicação oficial.

Objetivo Geral

Oferecer ao público-alvo a oportunidade de exercitar a prática de produção e revisão de diferentes tipos e gêneros textuais, através de uma abordagem teórico-prática, visando ao crescimento acadêmico, profissional e pessoal.

Justificativa

As habilidades de leitura e escrita e o conhecimento sobre práticas de revisão textual - com vistas a tornar a comunicação escrita mais eficiente - proporcionam ao cidadão chances de crescimento pessoal e profissional. O curso abordará diferentes gêneros textuais, visando atender tanto aos profissionais da área comunicação e do ensino, quanto a profissionais da esfera pública, uma vez que tanto uns quanto outros têm responsabilidade com uma comunicação eficiente frente aos diferentes públicos que atendem. Quem escreve e lê bem tem melhores oportunidades no mercado de trabalho, seja em áreas que envolvam texto, seja em qualquer outra área de conhecimento e atuação profissional.

Metodologia

Aulas teórico-práticas dialogadas organizadas com a utilização de materiais impressos (bibliografia) e de recursos tecnológicos (computadores, editores de texto, internet, etc)

Indicadores, Metas e Resultados

Espera-se que ao final do curso possa se constatar - através de processos avaliativos - significativa melhora no desempenho dos participantes no que se refere à comunicação escrita, envolvendo leitura, produção e revisão de textos.

Equipe do Projeto

NomeCH SemanalData inicialData final
ANDREA CRISTIANE KAHMANN6
LUIZA SIMÕES DE OLIVEIRA
ROBERTA REGO RODRIGUES6
SANDRA MARIA LEAL ALVES1

Página gerada em 25/04/2024 13:33:22 (consulta levou 0.161594s)