Nome do Projeto
Habitar a cidade: referências para uma perspectiva antropológica
Ênfase
Ensino
Data inicial - Data final
07/02/2025 - 27/03/2025
Unidade de Origem
Coordenador Atual
Área CNPq
Ciências Humanas
Resumo
O curso pretende desenvolver em sete encontros a discussão de textos que produzam embasamento para futuros trabalhos de pesquisa e extensão no Bacharelado em Antropologia da UFPEL e no Grupo de Estudos Etnográficos Urbanos, que envolvam estudos sobre cidades através de ações que tenham como base a experiência de seus habitantes. O curso parte da perspectiva da Antropologia Urbana que a cidade é uma realidade essencialmente relacional, entre pessoas, entre pessoas e instituições, e que a objetivação dessas relações conferem a espacialidade da diversidade das conformações urbanas.

Objetivo Geral

- Trazer as bases teóricas e empíricas que permitam reconhecer a realidade relacional das cidades e sua profunda natureza social.
- Desenvolver atividades de pesquisa e extensão que tenham como enforque a proposta teórica definida acima.

Justificativa

A sociedade contemporânea é majoritariamente urbana, sendo assim é fundamental investir nas dimensões da cidade como um fenômeno sociocultural. Nessa perspectiva, a cidade é vista prioritariamente a partir da experiência de seus habitantes. Essa postura faz com que a compreensão das dimensões normativa, econômica ou política que constituem a realidade das cidades passe necessariamente pelos sentidos que esses âmbitos adquirem na experiência concreta dos habitantes das cidades. Ao reconhecer que as cidades são feitas pelas relações de quem as habita, essa perspectiva antropológica elege as relações cotidianas como foco de sua ação metodológica e elege a diversidade e a experiência de seus habitantes como seu locus de conhecimento. A UFPEL, como uma universidade localizada na região sul do RS, tem como missão levantar estudos desta natureza na sua região de abrangência, visando o desenvolvimento político, econômico, social e cultural da região.

Metodologia

O curso deverá ocorrer através de encontros para discussão de textos e de propostas de projetos de pesquisa e extensão. Os encontros ocorrerão na sala 308 do ICH, na sala do Grupo de Estudos Etnográficos Urbanos (GEEUR)

Indicadores, Metas e Resultados

- Desenvolvimento de projetos de pesquisa e extensão no âmbito do Bacharelado em Antropologia.

Equipe do Projeto

NomeCH SemanalData inicialData final
EUNICE SOUZA COUTO
FRANCISCO LUIZ PEREIRA DA SILVA NETO4
HAYNA HELYDA HELEIA ORDONE
JOAO GABRIEL RIBEIRO BRIAO

Página gerada em 22/02/2025 12:01:33 (consulta levou 0.082566s)