Nome do Projeto
Museu Anatômico Itinerante: anatomia humana e educação em saúde em diálogos escolares e científicos
Ênfase
Extensão
Data inicial - Data final
01/06/2017 - 15/03/2020
Unidade de Origem
Coordenador Atual
Área CNPq
Ciências Biológicas
Eixo Temático (Principal - Afim)
Educação / Saúde
Linha de Extensão
Saúde humana
Resumo
O presente projeto de extensão objetiva ampliar o acesso do conhecimento do corpo humano e saúde a escolares, valorizando o espaço-tempo vivido nas práticas pedagógicas contextualizadas em Ciências Biológicas, nas interfaces da Saúde e, potencialmente na perspectiva construtivista e interdisciplinar. Nisto, inclui-se o acesso às tecnologias da informação e comunicação (TICs) e o desenvolvimento de museu anatômico itinerante nos próprios espaço-tempos escolares. Nesta perspectiva, estima-se disseminar práticas docentes mais contextualizadas aos acadêmicos dos cursos da área da saúde da UFPel, ao corpo escolar envolvido e à comunidade urbana e/ou rural envolvida, fortalecendo o envolvimento entre o Ensino Superior e a Educação Básica naquela vivência. Nesse sentido, pretende-se
envolver escolas urbanas e/ou rurais como locais para a construção colaborativa do Museu Anatômico Itinerante enquanto ferramenta de educação em saúde por meio do corpo humano. A escolha por estes espaços emergiu a partir da participação das atividades de anatomia humana junto ao programa Novos Talentos para a Ciência, em que se observou pouca apropriação pelos discentes escolares sobre considerações básicas sobre o corpo humano e a saúde humana. Tem-se a premissa que se ao se 'conhecer melhor sobre si mesmo e o seu corpo, se cuida mais da saúde e se participa mais do seu próprio processo saúde-doença'. Ademais, caracteriza-se como uma iniciativa que visa contribuir para a salutogênese individual e coletiva. Também, haverá a participação de acadêmicos das disciplinas de anatomia humana interessados em se envolver com a atividade de extensão pretendida,
integrando o Ensino Superior à Educação Básica no complexo desenvolvimento de habilidades interdisciplinares no fazer cotidiano escolar e na pedagogia universitária. As reflexões no projeto de pesquisa intitulado "Práticas pedagógicas nas disciplinas de Anatomia Humana nos contextos curriculares dos cursos da área da saúde da UFPel" (COCEPE: 5752) emergem como força motriz para a inspiração desta iniciativa de extensão acadêmica.
Objetivo Geral
O presente projeto de extensão objetiva ampliar o acesso do conhecimento do corpo humano, em especial a Anatomia Humana, a escolares na interface da educação em saúde e da salutogênese, valorizando o espaço-tempo vivido nas práticas pedagógicas contextualizadas em Ciências Biológicas e na formação em saúde.
Justificativa
Os diálogos sobre o corpo humano, a saúde e as ciências biológicas são repletos de significantes vazios
(LACLAU; MOUFFE, 2004) durante o decorrer do ensino fundamental. Esta afirmativa foi observada no acompanhamento das condições de saúde de escolares em estágios curriculares e nas atividades desenvolvidas no Projeto Novos Talentos para a Ciência, assim como atividades desenvolvidas em extensão nesta interface. Tendo em vista a possibilidade potencial de diálogos prévios com escolas interessadas por meio do projeto de extensão Código DIPLAN/PREC: 52395016 e interesses de escolas dos municípios de Pelotas, São Lourenço do Sul, Rio Grande e/ou Capão do Leão, RS, Brasil, o projeto de extensão emerge como aproximação dos acadêmicos das graduações da área da Saúde, como incremento à formação docente dos acadêmicos e disseminadores dos conhecimentos sobre o corpo humano, a saúde, a anatomia humana e o "se conhecer melhor para viver melhor", enquanto gesto formativo que se quer dialogar entre professores, estudantes e acadêmicos em prol da educação em saúde. Ademais, a possibilidade de desenvolvimento de técnicas anatômicas a serem construídas por meio do Museu Anatômico Itinerante com os estudantes reforça a capacidade de qualificar os espaços-tempos escolares como ferramentas educacionais teórico-práticas, interdisciplinares, salutogênicas e educacionais, qualificando o ensino do corpo humano na Educação Básica.
(LACLAU; MOUFFE, 2004) durante o decorrer do ensino fundamental. Esta afirmativa foi observada no acompanhamento das condições de saúde de escolares em estágios curriculares e nas atividades desenvolvidas no Projeto Novos Talentos para a Ciência, assim como atividades desenvolvidas em extensão nesta interface. Tendo em vista a possibilidade potencial de diálogos prévios com escolas interessadas por meio do projeto de extensão Código DIPLAN/PREC: 52395016 e interesses de escolas dos municípios de Pelotas, São Lourenço do Sul, Rio Grande e/ou Capão do Leão, RS, Brasil, o projeto de extensão emerge como aproximação dos acadêmicos das graduações da área da Saúde, como incremento à formação docente dos acadêmicos e disseminadores dos conhecimentos sobre o corpo humano, a saúde, a anatomia humana e o "se conhecer melhor para viver melhor", enquanto gesto formativo que se quer dialogar entre professores, estudantes e acadêmicos em prol da educação em saúde. Ademais, a possibilidade de desenvolvimento de técnicas anatômicas a serem construídas por meio do Museu Anatômico Itinerante com os estudantes reforça a capacidade de qualificar os espaços-tempos escolares como ferramentas educacionais teórico-práticas, interdisciplinares, salutogênicas e educacionais, qualificando o ensino do corpo humano na Educação Básica.
Metodologia
O projeto de extensão terá como base metodológica a interface do estudo de caso por meio da investigação-ação educacional, apresentando caráter qualitativo, exploratório e participante (BOGDAN; BIKLEN, 1994; GIL, 1996; MINAYO et al, 1998; MION, 2002; MELLO, 2005).
Indicadores, Metas e Resultados
A perspectiva avaliativa será baseada na metodologia participante, em que os integrantes do projeto irão dialogar com os professores da Educação Básica envolvidos nas ações do projeto. Desse encontro, o coordenador e os integrantes do projeto irão realizar reuniões nos meses de avaliação conforme necessidade a fim de tecer um relatório final do projeto de extensão, envolvendo aspectos qualitativos e quantitativos, reforçando o diálogo colaborativo e a apropriação do conhecimento por todos os integrantes envolvidos na atividade extensionista. Assim, a iniciativa tem a premissa de desenvolver também construções de modelos e maquetes anatômicas pelos participantes, dentro da disponibilidade de recursos para a aquisição de materiais. Nisto, dialogando com temas transversais e/ou interdisciplinares, tais como as plantas medicinais, os territórios agroecológicos, alimentação saudável, entre outras potentes interfaces que dialogam com a saúde coletiva e com o ensino do corpo humano.
Todas as atividades esperam potencializar a salutogênese, qualificando a percepção do processo saúde-doença e do corpo humano nas vivências cotidianas das pessoas em vista de aperfeiçoar a conscientização do cuidado com a saúde individual e coletiva.
Todas as atividades esperam potencializar a salutogênese, qualificando a percepção do processo saúde-doença e do corpo humano nas vivências cotidianas das pessoas em vista de aperfeiçoar a conscientização do cuidado com a saúde individual e coletiva.
Equipe do Projeto
Nome | CH Semanal | Data inicial | Data final |
---|---|---|---|
CAMILA QUINTANA DE CANTO | |||
JULIA PERES AVILA | |||
LUIZ PAULO DE OLIVEIRA FERREIRA | |||
MARINA BORGES LUIZ | |||
Mateus Casanova dos Santos | 6 | ||
SATHYEL BLANKE BIERHALS |