Nome do Projeto
Estudos Hidrográficos na Lagoa Mirim e Áreas Adjacentes
Ênfase
Pesquisa
Data inicial - Data final
01/03/2025 - 28/02/2027
Unidade de Origem
Coordenador Atual
Área CNPq
Engenharias
Resumo
Essa proposta, a contar de uma colaboração técnica entre o Núcleo de Ensino, Extensão e Pesquisa em Hidrometria e Sedimentos para o Manejo de Bacia Hidrográficas da UFPel – NEPE HidroSedi (http://www.hidrosedi.com/) da Universidade Federal de Pelotas e o Departamento Nacional de Infraestrutura de Transporte - DNIT, para a estudos e execução de levantamento hidrográfico, como um dos elementos indispensáveis ao conjunto de procedimentos e estratégias que visam habilitar a hidrovia Uruguai-Brasil, bem como proceder curso de Formação em LHs para capacitação técnica de servidores do DNIT na área de conhecimento. A parceria entre estas instituições tem como objetivo a realização de estudos e análises especializadas, incluindo a execução de batimetria nas áreas-chave da hidrovia, abrangendo o Canal São Gonçalo, Lagoa Mirim, Canal do Sangradouro, Canal Arroito, o Canal de Acesso ao Porto de Santa Vitória do Palmar e o Rio Jaguarão, todos no Estado do Rio Grande do Sul. O Núcleo de Ensino, Extensão e Pesquisa em Hidrometria e Sedimentos para o Manejo de Bacia Hidrográficas da UFPel – NEPE HidroSedi (http://www.hidrosedi.com/) da Universidade Federal de Pelotas possui as competências acadêmicas e técnicas necessárias para executar os levantamentos hidrográficos de batimetria, fundamentais para o monitoramento e atualização das condições do canal navegável, especialmente considerando o contexto do Projeto Básico, apresentado no Estudo de Viabilidade Técnica, Econômica e Ambiental (EVTEA, 2014). Elaborado há mais de uma década, constitui a única fonte oficial de dados sobre a região, mas não contempla levantamentos batimétricos recentes para avaliar o assoreamento e as variações da profundidade do canal. Esse lapso temporal impõe relevante ponderação para utilização dos dados do estudo, tendo em vista os sucessivos eventos climáticos extremos que assolaram o Rio Grande do Sul nos últimos anos. Relacionado diretamente ao aprimoramento do transporte aquaviário na região, com ênfase no aumento da segurança e da eficiência da navegação. Isso auxiliará no fortalecimento da integração entre Brasil e Uruguai, promovendo desenvolvimento sustentável, econômico e estratégico com a hidrovia. O início da obra de dragagem da Lagoa Mirim e do Canal São Gonçalo, é considerado uma prioridade para o interesse público. Neste contexto, os estudos e levantamentos hidrográficos (LH), prévios e precisos, são fundamentais, pois fornecem informações técnicas essenciais e indispensáveis para qualidade na tomada de decisão. Com relação ao Curso de capacitação, vale enfatizar que o Núcleo de Ensino, Extensão e Pesquisa em Hidrometria e Sedimentos para o Manejo de Bacia Hidrográficas da UFPel – NEPE HidroSedi (http://www.hidrosedi.com/), é um grupo de pesquisa com vasta experiência em LH, contando com a participação de pesquisadores, mestres e doutores nos campos da hidrometria, hidrossedimentologia, geografia, manejo de bacias hidrográficas e tecnologia da informação, dentro outras áreas. Portanto, observa-se que a proposta do curso oferecerá aos servidores e terceirizados do DNIT um treinamento que lhes permitirá entender detalhadamente os procedimentos dos levantamentos, equipamentos e softwares empregados, além de familiarizar-se com as técnicas de elaboração e interpretação de documentos de entrega.

Objetivo Geral

Realização estudo das conformações superficiais de fundo da Lagoa Mirim e cursos de água adjacentes, através do levantamento hidrográfico mediante levantamento batimétrico nas áreas específicas para o estabelecimento da hidrovia Uruguai-Brasil, abrangendo o Canal São Gonçalo, Lagoa Mirim, Canal do Sangradouro, Canal Arroito, o Canal de Acesso ao Porto de Santa Vitória do Palmar e o Rio Jaguarão, todos no Estado do Rio Grande do Sul; Instalação de estações fluviométricas e réguas linimétricas; Processamento de dados, Diagnóstico e Relatórios e; Realização de Curso de Capacitação em LH para os servidores do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes-DNIT.

Justificativa

A extrema importância deste trabalho está diretamente relacionada ao aprimoramento do transporte aquaviário na região, com ênfase no aumento da segurança e da eficiência da navegação, fornecendo dados atualizados e precisos sobre a hidrovia, o levantamento batimétrico permitirá ajustar o planejamento do canal, garantindo que ele tenha profundidade adequada para acomodar o crescimento projetado no fluxo de carga. Esse crescimento demanda embarcações de maior calado, o que exige infraestrutura para atender tal necessidade. Com isso, auxiliará no fortalecimento da integração entre Brasil e Uruguai, promovendo desenvolvimento sustentável, econômico e estratégico da hidrovia.

Metodologia

Os LHs serão executados utilizando sistemas de posicionamento GNSS, por meio do método relativo em tempo real (RTK), com objetivo de alcançar precisão centimétrica. O sistema de referência geodésico (DATUM) adotado será o SIRGAS 2000, enquanto o DATUM vertical será baseado nos níveis de redução homologados pelo CHM. Os equipamentos GNSS utilizados são da marca Emlid, modelo Reach RS2, que opera nas bandas L1, L2 e em múltiplas constelações (GPS, GLONASS, BeiDou e Galileo).
Para obtenção dos dados de profundidade, será empregada uma ecossonda Batimétrica modelo SDE 28S da marca SOUTH, acoplada a um transdutor com frequência de 200kHz. O equipamento também possui dois softwares essenciais para coleta dos dados, sendo eles o PowerNav e o SDE-28S (SOUTH,2017).

Indicadores, Metas e Resultados

O levantamento hidrográfico fornecerá dados atualizados sobre as profundidades e as condições dos canais de navegação, indispensáveis para elaboração de Projetos e Execução de Obras de Dragagem e Sinalização Náutica;
No contexto da Hidrovia Uruguai-Brasil, se aumentará consideravelmente a competência técnica do DNIT na gestão e fiscalização de projetos que envolvam processos de levantamentos hidrográficos e dragagem, considerando a capacitação oferecida.

Equipe do Projeto

NomeCH SemanalData inicialData final
ALEXANDRE FELIPE BRUCH9
ANA LETICIA BORSCHEID KUGA
ANNA NACHTIGALL DA CRUZ
ARLENE FEHRENBACH
CIPRIANE MACIEL VIANA
EDUARDO MATIELO MORAES DA SILVA
EMANUELE KOSCHIER PINTO
FELIPE DE LUCIA LOBO
FELIPE MACHADO D AVILA
GEORGE MARINO SOARES GONÇALVES7
GILBERTO LOGUERCIO COLLARES9
HENRIQUE MATHIAS REIS
IDEL CRISTIANA BIGLIARDI MILANI
LUCIANA SHIGIHARA LIMA
Leila Denise Soares Ribeiro
MATEUS MADAIL SANTIN7
NELVA BUGONI RIQUETTI
RAFAEL CORTELETTI16
RAFAEL FERRARI ULGUIM EHLERT
RAFAELA MICHELOTTI PEREIRA
REGINALDO GALSKI BONCZYNSKI7
VITOR WALLY TIMM

Recursos Arrecadados

FonteValorAdministrador
Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes-DNITR$ 2.257.200,00Fundação Delfim Mendes da Silveira

Plano de Aplicação de Despesas

DescriçãoValor
339033 - Passagens de Despesas de LocomoçãoR$ 110.000,00
339030 - Material de ConsumoR$ 75.000,00
339020 - Auxílio Financeiro a PesquisadorR$ 992.400,00
339018 - Auxílio Financeiro a EstudantesR$ 64.800,00
449052 - Equipamentos e Material PermanenteR$ 678.000,00
339039 - Outros Serviços de Terceiro - Pessoa JurídicaR$ 337.000,00

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