Nome do Projeto
Estudos Hidrográficos na Lagoa Mirim e Áreas Adjacentes
Ênfase
Pesquisa
Data inicial - Data final
01/03/2025 - 28/02/2027
Unidade de Origem
Coordenador Atual
Área CNPq
Engenharias
Resumo
Essa proposta, a contar de uma colaboração técnica entre o Núcleo de Ensino, Extensão e Pesquisa em Hidrometria e Sedimentos para o Manejo de Bacia Hidrográficas da UFPel – NEPE HidroSedi (http://www.hidrosedi.com/) da Universidade Federal de Pelotas e o Departamento Nacional de Infraestrutura de Transporte - DNIT, para a estudos e execução de levantamento hidrográfico, como um dos elementos indispensáveis ao conjunto de procedimentos e estratégias que visam habilitar a hidrovia Uruguai-Brasil, bem como proceder curso de Formação em LHs para capacitação técnica de servidores do DNIT na área de conhecimento. A parceria entre estas instituições tem como objetivo a realização de estudos e análises especializadas, incluindo a execução de batimetria nas áreas-chave da hidrovia, abrangendo o Canal São Gonçalo, Lagoa Mirim, Canal do Sangradouro, Canal Arroito, o Canal de Acesso ao Porto de Santa Vitória do Palmar e o Rio Jaguarão, todos no Estado do Rio Grande do Sul.
O Núcleo de Ensino, Extensão e Pesquisa em Hidrometria e Sedimentos para o Manejo de Bacia Hidrográficas da UFPel – NEPE HidroSedi (http://www.hidrosedi.com/) da Universidade Federal de Pelotas possui as competências acadêmicas e técnicas necessárias para executar os levantamentos hidrográficos de batimetria, fundamentais para o monitoramento e atualização das condições do canal navegável, especialmente considerando o contexto do Projeto Básico, apresentado no Estudo de Viabilidade Técnica, Econômica e Ambiental (EVTEA, 2014). Elaborado há mais de uma década, constitui a única fonte oficial de dados sobre a região, mas não contempla levantamentos batimétricos recentes para avaliar o assoreamento e as variações da profundidade do canal. Esse lapso temporal impõe relevante ponderação para utilização dos dados do estudo, tendo em vista os sucessivos eventos climáticos extremos que assolaram o Rio Grande do Sul nos últimos anos.
Relacionado diretamente ao aprimoramento do transporte aquaviário na região, com ênfase no aumento da segurança e da eficiência da navegação. Isso auxiliará no fortalecimento da integração entre Brasil e Uruguai, promovendo desenvolvimento sustentável, econômico e estratégico com a hidrovia.
O início da obra de dragagem da Lagoa Mirim e do Canal São Gonçalo, é considerado uma prioridade para o interesse público. Neste contexto, os estudos e levantamentos hidrográficos (LH), prévios e precisos, são fundamentais, pois fornecem informações técnicas essenciais e indispensáveis para qualidade na tomada de decisão.
Com relação ao Curso de capacitação, vale enfatizar que o Núcleo de Ensino, Extensão e Pesquisa em Hidrometria e Sedimentos para o Manejo de Bacia Hidrográficas da UFPel – NEPE HidroSedi (http://www.hidrosedi.com/), é um grupo de pesquisa com vasta experiência em LH, contando com a participação de pesquisadores, mestres e doutores nos campos da hidrometria, hidrossedimentologia, geografia, manejo de bacias hidrográficas e tecnologia da informação, dentro outras áreas. Portanto, observa-se que a proposta do curso oferecerá aos servidores e terceirizados do DNIT um treinamento que lhes permitirá entender detalhadamente os procedimentos dos levantamentos, equipamentos e softwares empregados, além de familiarizar-se com as técnicas de elaboração e interpretação de documentos de entrega.
Objetivo Geral
Realização estudo das conformações superficiais de fundo da Lagoa Mirim e cursos de água adjacentes, através do levantamento hidrográfico mediante levantamento batimétrico nas áreas específicas para o estabelecimento da hidrovia Uruguai-Brasil, abrangendo o Canal São Gonçalo, Lagoa Mirim, Canal do Sangradouro, Canal Arroito, o Canal de Acesso ao Porto de Santa Vitória do Palmar e o Rio Jaguarão, todos no Estado do Rio Grande do Sul; Instalação de estações fluviométricas e réguas linimétricas; Processamento de dados, Diagnóstico e Relatórios e; Realização de Curso de Capacitação em LH para os servidores do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes-DNIT.
Justificativa
A extrema importância deste trabalho está diretamente relacionada ao aprimoramento do transporte aquaviário na região, com ênfase no aumento da segurança e da eficiência da navegação, fornecendo dados atualizados e precisos sobre a hidrovia, o levantamento batimétrico permitirá ajustar o planejamento do canal, garantindo que ele tenha profundidade adequada para acomodar o crescimento projetado no fluxo de carga. Esse crescimento demanda embarcações de maior calado, o que exige infraestrutura para atender tal necessidade. Com isso, auxiliará no fortalecimento da integração entre Brasil e Uruguai, promovendo desenvolvimento sustentável, econômico e estratégico da hidrovia.
Metodologia
Os LHs serão executados utilizando sistemas de posicionamento GNSS, por meio do método relativo em tempo real (RTK), com objetivo de alcançar precisão centimétrica. O sistema de referência geodésico (DATUM) adotado será o SIRGAS 2000, enquanto o DATUM vertical será baseado nos níveis de redução homologados pelo CHM. Os equipamentos GNSS utilizados são da marca Emlid, modelo Reach RS2, que opera nas bandas L1, L2 e em múltiplas constelações (GPS, GLONASS, BeiDou e Galileo).
Para obtenção dos dados de profundidade, será empregada uma ecossonda Batimétrica modelo SDE 28S da marca SOUTH, acoplada a um transdutor com frequência de 200kHz. O equipamento também possui dois softwares essenciais para coleta dos dados, sendo eles o PowerNav e o SDE-28S (SOUTH,2017).
Para obtenção dos dados de profundidade, será empregada uma ecossonda Batimétrica modelo SDE 28S da marca SOUTH, acoplada a um transdutor com frequência de 200kHz. O equipamento também possui dois softwares essenciais para coleta dos dados, sendo eles o PowerNav e o SDE-28S (SOUTH,2017).
Indicadores, Metas e Resultados
O levantamento hidrográfico fornecerá dados atualizados sobre as profundidades e as condições dos canais de navegação, indispensáveis para elaboração de Projetos e Execução de Obras de Dragagem e Sinalização Náutica;
No contexto da Hidrovia Uruguai-Brasil, se aumentará consideravelmente a competência técnica do DNIT na gestão e fiscalização de projetos que envolvam processos de levantamentos hidrográficos e dragagem, considerando a capacitação oferecida.
No contexto da Hidrovia Uruguai-Brasil, se aumentará consideravelmente a competência técnica do DNIT na gestão e fiscalização de projetos que envolvam processos de levantamentos hidrográficos e dragagem, considerando a capacitação oferecida.
Equipe do Projeto
Nome | CH Semanal | Data inicial | Data final |
---|---|---|---|
ALEXANDRE FELIPE BRUCH | 9 | ||
ANA LETICIA BORSCHEID KUGA | |||
ANNA NACHTIGALL DA CRUZ | |||
ARLENE FEHRENBACH | |||
CIPRIANE MACIEL VIANA | |||
EDUARDO MATIELO MORAES DA SILVA | |||
EMANUELE KOSCHIER PINTO | |||
FELIPE DE LUCIA LOBO | |||
FELIPE MACHADO D AVILA | |||
GEORGE MARINO SOARES GONÇALVES | 7 | ||
GILBERTO LOGUERCIO COLLARES | 9 | ||
HENRIQUE MATHIAS REIS | |||
IDEL CRISTIANA BIGLIARDI MILANI | |||
LUCIANA SHIGIHARA LIMA | |||
Leila Denise Soares Ribeiro | |||
MATEUS MADAIL SANTIN | 7 | ||
NELVA BUGONI RIQUETTI | |||
RAFAEL CORTELETTI | 16 | ||
RAFAEL FERRARI ULGUIM EHLERT | |||
RAFAELA MICHELOTTI PEREIRA | |||
REGINALDO GALSKI BONCZYNSKI | 7 | ||
VITOR WALLY TIMM |
Recursos Arrecadados
Fonte | Valor | Administrador |
---|---|---|
Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes-DNIT | R$ 2.257.200,00 | Fundação Delfim Mendes da Silveira |
Plano de Aplicação de Despesas
Descrição | Valor |
---|---|
339033 - Passagens de Despesas de Locomoção | R$ 110.000,00 |
339030 - Material de Consumo | R$ 75.000,00 |
339020 - Auxílio Financeiro a Pesquisador | R$ 992.400,00 |
339018 - Auxílio Financeiro a Estudantes | R$ 64.800,00 |
449052 - Equipamentos e Material Permanente | R$ 678.000,00 |
339039 - Outros Serviços de Terceiro - Pessoa Jurídica | R$ 337.000,00 |