Nome do Projeto
O Continente Africano pelos Africanos
Ênfase
Extensão
Data inicial - Data final
15/03/2025 - 31/12/2027
Unidade de Origem
Coordenador Atual
Área CNPq
Multidisciplinar
Eixo Temático (Principal - Afim)
Direitos Humanos e Justiça / Educação
Linha de Extensão
Direitos individuais e coletivos
Resumo
Ao evocar a palavra África, inúmeras representações são despertadas a partir do que se propaga na grande mídia, porém equivocados e descontextualizada da realidade do continente. Desmistificar essas visões estenotipadas são cruciais para minimizar o preconceito sobre o continente africano, que carrega uma história e cultura rica e diversa, muitas vezes pouco conhecida. A UFPel há anos recebe m estudantes africanos, oriundos de diversos países, para realizar a sua formação. No entanto, os preconceitos e racismo sofrido, dificultam a integração e prejudicam a qualidade da formação dos estudantes que escolheram esta universidade como espaço formativo. Desse modo, o projeto tem por objetivo possibilitar a reflexão e o debate com a acadêmica da UFPel e a comunidade pelotense sobre as diversidades do continente africano, a partir da perspectiva dos estudantes africanos residentes em Pelotas. O projeto prevê ações como a realização anual da semana acadêmica africana de Pelotas e atividades pedagógicas, oficinas e debates nos espaços educativos da cidade.

Objetivo Geral

O projeto tem como objetivo geral fomentar a integração e intercâmbio cultural, além da reflexão e o debate sobre as diversidades do continente africano junto à comunidade acadêmica da UFPel e à população pelotense, a partir das experiencias e perspectivas dos estudantes africanos residentes em Pelotas.

Objetivos específicos
- Promover a troca de conhecimentos sobre a realidade dos países africanos, evidenciado a sua diversidade em questões históricas, sociais, políticas, econômicas, científicas e culturais com a participação de estudantes, professores e a comunidade local;
- Organizar atividades de sensibilização sobre o continente africano em espaços educativos da região de Pelotas;
- Fortalecer a representatividade da população negra na universidade e promover a integração dos estudantes africanos com a comunidade acadêmica e pelotense;
- Estimular a discussão sobre o processo de libertação dos países africanos e a comemoração do Dia internacional da África;
- Incentivar a formação de parcerias com instituições e organizações que promovem a cultura africana no Brasil e no mundo.

Justificativa

A África é um continente de imensa diversidade, com uma história rica e complexa que influenciou de maneira decisiva o desenvolvimento de várias sociedades ao redor do mundo. A relação entre Brasil e África é especialmente importante, pois além de laços históricos de colonização e escravidão, as contribuições africanas para a formação da identidade brasileira são evidentes em diversos aspetos, como saberes, religião, culinária, música e danças.
Entretanto, em muitas universidades brasileiras, as discussões sobre o continente africano e a cultura negra ainda são limitadas. Espaços de educação, reflexão e valorização da cultura africana ajudam não só a enriquecer a formação dos estudantes, mas também sensibilizar a comunidade acadêmica e pelotense para as questões sociais, científicas, culturais e políticas que envolvem o continente africano, a diáspora e o racismo estrutural, tão presentes no Brasil. Além do mais, o projeto procura promover a diversidade dentro da universidade e dar visibilidade aos estudantes e professores negros, colaborando para a criação de um ambiente mais inclusivo e representativo.
Desse modo, o projeto se justifica por fomentar uma reflexão sobre as diversidades do continente africano, além de ressaltar a importância da celebração do Dia Internacional da África. Poder criar um espaço para análise da pluralidade de línguas, saberes, costumes, religiões e geografia é uma oportunidade para os africanos, a comunidade acadêmica da UFPel e a população local refletirem e debaterem sobre o continente e sua realidade e como essas informações chegam ao outro lado do oceano.

Metodologia

O Projeto prevê a realização de diferentes atividades acadêmicas, de sensibilização, intercambio cultural e debates sobre questões históricas, sociais, políticas, econômicas, científicas e culturais relacionadas ao continente africano;
- Promoção de oficinas e debates sobre a temática africana na UFPel e nos espaços educativos de Pelotas;
- Realização da Semana Acadêmica Africana de Pelotas/RS;
- Participação em eventos científicos que permitem a divulgação de pesquisas realizados pelos estudantes africanos sobre seus países.
- A inclusão e integração social por meio de práticas educacionais diversificadas.

Indicadores, Metas e Resultados

- Realizar anualmente a Semana Acadêmica Africana de Pelotas/RS;
- Realizar oficinas em escolas públicas e outros espaços educativos da cidade de Pelotas, conforme demanda;
- Realizar espaços de integração dos estudantes africanos com a comunidade acadêmica da UFPel e comunidade local;
- Apresentação de trabalhos em eventos científicos.

Equipe do Projeto

NomeCH SemanalData inicialData final
ADÉLIO ZECA MUSSALAMA
Ayolsé Andrade Pires dos Santos
CATIA SINARA DA SILVA TAVARES1
CELIA ARTEMISA GOMES RODRIGUES MIRANDA10
CIPRIANO LANGTON CIPRIANO PARAFINO
Frâncio Airoso Sereno Modesto
HELTON DOMINGOS VIAGEM MÁQUINA
ISABELLA MARTINS LIMA
LUANE VALENTINE LAGO DUARTE
MHANUEL CARLOS ARIJAMA
PAULO RICARDO PEZAT1
PHILOMÈNE AUDREY NGABALLA NDI
RUI MEDINA DELGADO
RUTH ELVAS MUIANGA MUSSALAMA

Página gerada em 30/03/2025 21:52:25 (consulta levou 0.146444s)