Nome do Projeto
SINTESE DE BISCHALCONAS DOPADAS COM GRAFENO: NOVOS MATERIAIS EM CIÊNCIAS FORENSES
Ênfase
Pesquisa
Data inicial - Data final
05/05/2025 - 28/02/2029
Unidade de Origem
Coordenador Atual
Área CNPq
Ciências Exatas e da Terra
Resumo
O objeto da pesquisa compreende a síntese de moléculas derivadas de novas chalconas, com diferentes derivados aldeídos que são isoladas e posteriormente misturadas com grafeno. Essa linha de trabalho compreende uma interação especial com o tipo de superfície que serão interagidas como novos reveladores de impressões digitais. Estes compostos também passarão por analises químicas que caracterizarão as propriedades dessas moléculas, como, Espectroscopia do Infra vermelho, Espectroscopia de Massas, Ressonância Magnética Nuclear e Espectroscopia de Fluorescência.

Objetivo Geral

Desenvolver e caracterizar pós reveladores híbridos à base de bis-chalconas e óxido de grafeno para aplicação na revelação de impressões digitais latentes em diferentes superfícies, com ênfase na melhoria da sensibilidade, contraste e aplicabilidade prática. O projeto também preve com derivados metálicos de Ti e Zn.

Justificativa

- Avaliar o desempenho para revelação de impressões digitais:
Avaliar a eficácia dos materiais desenvolvidos na revelação de impressões digitais latentes em diversas superfícies, como vidro, plástico e metal, comparando os resultados obtidos com pós comerciais.

- Promover a síntese de materiais de interesse a segurança pública

-Preparar o óxido de grafeno (GO): Obter óxido de grafeno com características apropriadas (alto grau de oxidação e área superficial elevada) para combinar de maneira eficiente com as bis-chalconas, promovendo a melhoria das propriedades. Promovendo a formação de materiais de alto valor tecnológico.

Metodologia

A síntese das chalconas seguira a literatura
Balsan, Jaqueline ; Rosa, Bruno ; Pereira, Claudio ; Santos, Clarissa . DESENVOLVIMENTO DE METODOLOGIA DE REVELAÇÃO DE IMPRESSÃO DIGITAL LATENTE COM CHALCONAS. Quimica Nova, 2019.

A caracterização das bis-chalconas será feita por espectroscopia na região do infravermelho (IR-TF), cromatografia gasosa acoplada à espectrometria de massas (CG-EM) e ressonância magnética nuclear (RMN).

Síntese de Óxido de grafeno:
A síntese do óxido de grafeno seguirá a metodologia de Marcano et al. (2010). Em um balão, previamente colocado em banho de gelo e sob agitação, serão adicionados 120 mL de ácido sulfúrico, 13,3 mL de ácido fosfórico, 6 g de permanganato de potássio e 1 g de grafite. A mistura será deixada para diluir por cerca de 30 min, depois a reação será mantida sob agitação em banho de óleo por 16 h a 50 ºC. A solução será transferida para um béquer contendo 70 mL de água destilada gelada e colocada sob agitação. Em seguida, serão adicionados 6 mL de peróxido de hidrogênio 30% até a solução mudar de cor completamente para amarelo brilhante. Logo após, a solução será centrifugada e o precipitado será lavado com solução de ácido clorídrico e, posteriormente, com etanol. O precipitado final será seco em uma estufa e armazenado adequadamente.
Caracterização do Óxido de grafeno sintetizado:
O óxido de grafeno será caracterizado com as técnicas de espectroscopia Raman e por difração de raios X (DRX).
Avaliação de desempenho para revelação de impressões digitais:
As impressões digitais latentes (naturais e sebáceas) serão obtidas de diversos doadores e depositadas em diversos substratos, incluindo vidro, plástico e metal. Para coletar as impressões digitais latentes naturais, os doadores lavarão as mãos com sabão neutro e, após um intervalo de 30 minutos, depositarão suas impressões nos substratos selecionados. Para as impressões digitais sebáceas, os doadores friccionarão suavemente o polegar em áreas oleosas do rosto, como o nariz e a testa, para coletar as secreções sebáceas, que serão então depositadas nas superfícies (DA ROSA et al., 2021). Após um período de 24 horas desde a deposição, as revelações serão realizadas utilizando os pós, aplicados com um pincel específico (132 LBW, Sirchie, Youngsville, EUA). As amostras serão documentadas com uma câmera fotográfica profissional (Canon EOS Rebel T6 de 18 MP)

Indicadores, Metas e Resultados

- Publicação de artigos
- Preparação de Novos hibridos com outros metais concomitantemente a participação de Congressos;
- Depósitos de patentes junto ao INPI;
- Formação de alunos de mestrado;
- Participação de alunos de IC;
- Exploração de novas aplicações via patentes e interações com startups

Equipe do Projeto

NomeCH SemanalData inicialData final
ALEXANDRE DE MATTOS MACHADO
ALEXIA IOLANDA GONCALVES DA SILVA
AMANDA FONSECA LEITZKE
ANDRÉ LUIZ MISSIO1
BRUNA PEREIRA DE LIMA
BRUNA SILVEIRA PACHECO
BRUNO NUNES DA ROSA
CAREM PERLEBERG
CARINA MACHADO LIMA
CARLA DE ANDRADE HARTWIG2
CAROLINE IEQUE SILVEIRA
CLARISSA MARQUES MOREIRA DOS SANTOS3
CLAUDIO MARTIN PEREIRA DE PEREIRA1
DAISA HAKBART BONEMANN
DANIELLE TAPIA BUENO
DIEGO SERRASOL DO AMARAL
DIOGO LA ROSA NOVO3
EDUARDA SIQUEIRA EINSFELD
GABRIELLY QUARTIERI SEJANES
JEANIFER TEIXEIRA CAMACHO
JOHNNY ACOSTA MATTOS
JULIANA PORCIUNCULA DA SILVA
LEONARDO WERNER
LUCAS MORAES BERNEIRA
MARCELLI GUIMARAES SANCHES
MONICA LOPES FERREIRA
NEFTALI LENIN VILLARREAL CARRENO1
RAYANE BRAGA MARTINS
ROGERIO ANTONIO FREITAG3
TAMARA MENDES LEITE SILVA TRINDADE

Página gerada em 30/03/2025 21:52:29 (consulta levou 0.226005s)