Nome do Projeto
Construindo Futuras Engenheiras
Ênfase
Extensão
Data inicial - Data final
28/04/2025 - 17/12/2027
Unidade de Origem
Coordenador Atual
Área CNPq
Engenharias
Eixo Temático (Principal - Afim)
Educação / Comunicação
Linha de Extensão
Educação profissional
Resumo
Observa-se um déficit de profissionais nas áreas das Ciências Exatas, Engenharias e Computação, devido aos altos índices de retenção e evasão de estudantes no ensino superior. Embora as mulheres constituam a maioria nas universidades brasileiras e sejam as que mais se graduam, verifica-se um número relativamente baixo de mulheres que optam por seguir carreiras nessas áreas e, aquelas que o fazem, enfrentam dificuldades para ingressar no mercado de trabalho (OCDE, 2019). Diante disso, o projeto busca estimular a participação e a formação de meninas e mulheres nas carreiras das Ciências Exatas, Engenharias e Computação, despertando o interesse de estudantes da Educação Básica e do Ensino Superior por essas áreas STEM e promovendo seu ingresso, permanência e ascensão profissional nessas áreas, assim como na pesquisa científica e tecnológica. A meta é romper com as barreiras sociais e culturais historicamente impostas ao gênero feminino, contribuindo para a eliminação dos estereótipos de gênero por meio da promoção de ações pontuais, locais e regionais por meio das trilhas formativas.
Objetivo Geral
Para abordar esse problema, o projeto CONSTRUINDO FUTURAS ENGENHEIRAS tem como objetivo promover a formação de meninas da rede pública, sendo estas escolas da educação básica e ensino superior, em Ciências Exatas, Engenharias e Computação, incentivando seu interesse nessas áreas e apoiando seu ingresso, permanência e progressão nas carreiras relacionadas. Alinhado com a Agenda 2030 para o Desenvolvimento Sustentável e o Plano Nacional de Educação, o projeto será realizado em colaboração com instituições da região sul, abrangendo escolas públicas, institutos de ciência e tecnologia e parceiros municipais, estaduais e tecnológicos.
Justificativa
O objetivo é estimular o interesse de meninas e mulheres pelo ingresso, pela permanência e pelo sucesso acadêmico nas áreas de Ciências Exatas, Engenharias e Computação. A iniciativa busca contribuir para a construção de um ambiente mais inclusivo e diversificado nas áreas de Ciências, Tecnologia, Engenharia e Matemática. Assim, a proposta prevê gerar impactos positivos não apenas no âmbito acadêmico, mas também no mercado de trabalho e na sociedade.
Metodologia
As atividades do projeto incluirão trilhas formativas focadas em tecnologias habilitadoras da indústria 4.0 e temas sobre sustentabilidade, proporcionando cursos online, oficinas práticas, eventos, pesquisas, mentorias e apoio à divulgação científica, inclusão e diversidade. O diálogo com as vocações econômicas locais e regionais será priorizado, e diversos produtos serão desenvolvidos, como e-books, artigos, kits de robótica e materiais impressos em 3D, incluindo a implementação de um periódico especializado chamado Mulheres nas Engenharias.
Indicadores, Metas e Resultados
A iniciativa busca contribuir para a construção de um ambiente mais inclusivo e diversificado nas áreas de Ciências, Tecnologia, Engenharia e Matemática. Assim, a proposta prevê gerar impactos positivos não apenas no âmbito acadêmico, mas também no mercado de trabalho e na sociedade.
Equipe do Projeto
Nome | CH Semanal | Data inicial | Data final |
---|---|---|---|
Cristine Machado Schwanke | |||
ALEJANDRO MARTINS RODRIGUEZ | 18 | ||
ALINE SOARES PEREIRA | 33 | ||
AMANDA RIBEIRO | |||
GILSON SIMOES PORCIUNCULA | 4 | ||
JENNIFER NUNES MELO | |||
JULIA DE ABREU REPISO | |||
LUIS ANTONIO DOS SANTOS FRANZ | 6 | ||
OTACILIA MARIASARMENTO CORREA FILHA | |||
RENATA HEIDTMANN BEMVENUTI | 6 |