Nome do Projeto
Construindo Futuras Engenheiras
Ênfase
Extensão
Data inicial - Data final
28/04/2025 - 17/12/2027
Unidade de Origem
Coordenador Atual
Área CNPq
Engenharias
Eixo Temático (Principal - Afim)
Educação / Comunicação
Linha de Extensão
Educação profissional
Resumo
Observa-se um déficit de profissionais nas áreas das Ciências Exatas, Engenharias e Computação, devido aos altos índices de retenção e evasão de estudantes no ensino superior. Embora as mulheres constituam a maioria nas universidades brasileiras e sejam as que mais se graduam, verifica-se um número relativamente baixo de mulheres que optam por seguir carreiras nessas áreas e, aquelas que o fazem, enfrentam dificuldades para ingressar no mercado de trabalho (OCDE, 2019). Diante disso, o projeto busca estimular a participação e a formação de meninas e mulheres nas carreiras das Ciências Exatas, Engenharias e Computação, despertando o interesse de estudantes da Educação Básica e do Ensino Superior por essas áreas STEM e promovendo seu ingresso, permanência e ascensão profissional nessas áreas, assim como na pesquisa científica e tecnológica. A meta é romper com as barreiras sociais e culturais historicamente impostas ao gênero feminino, contribuindo para a eliminação dos estereótipos de gênero por meio da promoção de ações pontuais, locais e regionais por meio das trilhas formativas.

Objetivo Geral

Para abordar esse problema, o projeto CONSTRUINDO FUTURAS ENGENHEIRAS tem como objetivo promover a formação de meninas da rede pública, sendo estas escolas da educação básica e ensino superior, em Ciências Exatas, Engenharias e Computação, incentivando seu interesse nessas áreas e apoiando seu ingresso, permanência e progressão nas carreiras relacionadas. Alinhado com a Agenda 2030 para o Desenvolvimento Sustentável e o Plano Nacional de Educação, o projeto será realizado em colaboração com instituições da região sul, abrangendo escolas públicas, institutos de ciência e tecnologia e parceiros municipais, estaduais e tecnológicos.

Justificativa

O objetivo é estimular o interesse de meninas e mulheres pelo ingresso, pela permanência e pelo sucesso acadêmico nas áreas de Ciências Exatas, Engenharias e Computação. A iniciativa busca contribuir para a construção de um ambiente mais inclusivo e diversificado nas áreas de Ciências, Tecnologia, Engenharia e Matemática. Assim, a proposta prevê gerar impactos positivos não apenas no âmbito acadêmico, mas também no mercado de trabalho e na sociedade.

Metodologia

As atividades do projeto incluirão trilhas formativas focadas em tecnologias habilitadoras da indústria 4.0 e temas sobre sustentabilidade, proporcionando cursos online, oficinas práticas, eventos, pesquisas, mentorias e apoio à divulgação científica, inclusão e diversidade. O diálogo com as vocações econômicas locais e regionais será priorizado, e diversos produtos serão desenvolvidos, como e-books, artigos, kits de robótica e materiais impressos em 3D, incluindo a implementação de um periódico especializado chamado Mulheres nas Engenharias.

Indicadores, Metas e Resultados

A iniciativa busca contribuir para a construção de um ambiente mais inclusivo e diversificado nas áreas de Ciências, Tecnologia, Engenharia e Matemática. Assim, a proposta prevê gerar impactos positivos não apenas no âmbito acadêmico, mas também no mercado de trabalho e na sociedade.

Equipe do Projeto

NomeCH SemanalData inicialData final
Cristine Machado Schwanke
ALEJANDRO MARTINS RODRIGUEZ18
ALINE SOARES PEREIRA33
AMANDA RIBEIRO
GILSON SIMOES PORCIUNCULA4
JENNIFER NUNES MELO
JULIA DE ABREU REPISO
LUIS ANTONIO DOS SANTOS FRANZ6
OTACILIA MARIASARMENTO CORREA FILHA
RENATA HEIDTMANN BEMVENUTI6

Página gerada em 10/05/2025 01:50:59 (consulta levou 0.234778s)