Nome do Projeto
Elaboração e Implementação de um Atlas Digital Interativo de Anatomia Humana: Recurso Educacional Inovador para o Fortalecimento do Ensino, Aprendizado e Pesquisa em Ciências da Saúde
Ênfase
Ensino
Data inicial - Data final
22/04/2025 - 22/04/2027
Unidade de Origem
Coordenador Atual
Área CNPq
Ciências da Saúde
Resumo
O presente projeto visa a criação de um Atlas Digital Interativo de Anatomia Humana, uma solução inovadora, alinhada às tendências educacionais do século XXI e às diretrizes da educação baseada em evidências. A plataforma busca fortalecer a integração entre teoria e prática clínica, oferecendo estudos de caso, quizzes contextualizados e módulos de atualização contínua. Essa abordagem está respaldada por evidências de que ferramentas interativas melhoram a autonomia dos estudantes e preparam profissionais mais aptos a lidar com a variabilidade anatômica em situações reais.

Objetivo Geral

-Desenvolver um atlas online de anatomia humana interativo e de fácil acesso, que sirva como recurso educacional complementar para estudantes e profissionais da saúde;
-Promover o aprendizado dinâmico e personalizado da anatomia humana, utilizando tecnologias digitais avançadas;
-Facilitar a visualização tridimensional e a compreensão das estruturas anatômicas, contribuindo para a formação de profissionais mais capacitados.

Justificativa

A anatomia humana é a base fundamental para a prática clínica e o raciocínio diagnóstico-terapêutico, mas seu ensino tradicional enfrenta desafios significativos:
-Limitações de recursos físicos: A escassez de cadáveres para dissecação, os custos elevados de manutenção de laboratórios e as questões éticas envolvidas restringem o acesso prático ao estudo
anatômico.
-Dificuldades de visualização tridimensional: Estruturas complexas, como nervos cranianos ou vascularização profunda, são de difícil compreensão por meio de atlas estáticos ou modelos bidimensionais.
-Falta de personalização no aprendizado: Estudantes com diferentes ritmos e estilos de aprendizagem muitas vezes não encontram recursos adaptativos que atendam às suas necessidades individuais.
Além disso, a pós-pandemia acelerou a demanda por ferramentas de ensino remoto e híbrido, reforçando a necessidade de investir em recursos digitais que combinem rigor científico e usabilidade. Estudos recentes (HAZAN, 2024) destacam que o uso de simuladores e atlas digitais aumenta a retenção de conteúdo anatômico entre estudantes, além de melhorar a motivação e a autonomia no aprendizado.

Metodologia

1. Revisão Bibliográfica e Planejamento:
○ Realizar uma revisão bibliográfica sobre os recursos existentes de ensino de anatomia e identificar as melhores práticas.
○ Definir a estrutura do atlas, os sistemas e regiões a serem abordados, e as funcionalidades necessárias.
2. Coleta e Processamento de Dados:
○ Utilizar imagens de alta resolução de cadáveres, modelos anatômicos e técnicas de imageamento (como ressonância magnética e tomografia
computadorizada).
3. Desenvolvimento da Plataforma:
○ Criar a interface do usuário (UI) e a experiência do usuário (UX) com foco nausabilidade e interatividade.
○ Implementar as funcionalidades interativas, como zoom, rotação e cortes seccionais.
4. Testes e Validação:
○ Realizar testes com estudantes e profissionais da saúde para avaliar a usabilidade, a qualidade do conteúdo e a eficácia do atlas como ferramenta de aprendizado.
○ Coletar feedback e realizar ajustes necessários.
5. Lançamento e Divulgação:
○ Disponibilizar o atlas online para acesso público ou restrito, dependendo do público-alvo.
○ Promover a plataforma em instituiçõ

Indicadores, Metas e Resultados

1. Plataforma Digital Completa e Funcional:
○ Disponibilização de um atlas online com:
■ Modelos interativos de estruturas anatômicas, organizados por sistema (esquelético, muscular, nervoso, etc.) e regiões do corpo.
■ Biblioteca de imagens em alta resolução (incluindo cortes histológicos, radiológicos e comparações patológicas).
2. Impacto Educacional Mensurável:
○ Aumento de 30-40% na retenção de conteúdo anatômico entre usuários,conforme avaliado por testes pré e pós-uso da plataforma (baseado em estudos piloto).
3. Contribuições Científicas e Sociais:
○ Publicação de artigos científicos em periódicos indexados abordando a eficácia da ferramenta.
○ Inclusão de variações anatômicas raras e estudos de caso clínicos na plataforma, beneficiando pesquisas em morfologia e educação médica.
4. Reconhecimento Acadêmico:
○ Submissão do projeto a editais de fomento

Equipe do Projeto

NomeCH SemanalData inicialData final
BARBHARA EMYLIA EIDAM
CAROLINE CRESPO DA COSTA15
EVEN HERLANY PEREIRA ALVES14
FERNANDA NEDEL14
JOSEANE JIMENEZ ROJAS14
MARCIO OSORIO GUERREIRO14
MARIANA SOARES VALENCA14
MATEUS CASANOVA DOS SANTOS14
RAFAEL DE SANTANA MASCARENHAS
WILLIAN ROBERTO DA SILVA BOTELHO

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