Nome do Projeto
Elaboração e Implementação de um Atlas Digital Interativo de Anatomia Humana: Recurso Educacional Inovador para o Fortalecimento do Ensino, Aprendizado e Pesquisa em Ciências da Saúde
Ênfase
Ensino
Data inicial - Data final
22/04/2025 - 22/04/2027
Unidade de Origem
Coordenador Atual
Área CNPq
Ciências da Saúde
Resumo
O presente projeto visa a criação de um Atlas Digital Interativo de Anatomia Humana, uma solução
inovadora, alinhada às tendências educacionais do século XXI e às diretrizes da educação baseada em evidências. A plataforma busca fortalecer a integração entre teoria e prática clínica, oferecendo estudos de caso, quizzes contextualizados e módulos de atualização contínua. Essa abordagem está respaldada por evidências de que ferramentas interativas melhoram a autonomia dos estudantes e preparam profissionais mais aptos a lidar com a variabilidade anatômica em situações reais.
Objetivo Geral
-Desenvolver um atlas online de anatomia humana interativo e de fácil acesso, que sirva como recurso educacional complementar para estudantes e profissionais da saúde;
-Promover o aprendizado dinâmico e personalizado da anatomia humana, utilizando tecnologias digitais avançadas;
-Facilitar a visualização tridimensional e a compreensão das estruturas anatômicas, contribuindo para a formação de profissionais mais capacitados.
-Promover o aprendizado dinâmico e personalizado da anatomia humana, utilizando tecnologias digitais avançadas;
-Facilitar a visualização tridimensional e a compreensão das estruturas anatômicas, contribuindo para a formação de profissionais mais capacitados.
Justificativa
A anatomia humana é a base fundamental para a prática clínica e o raciocínio diagnóstico-terapêutico, mas seu ensino tradicional enfrenta desafios significativos:
-Limitações de recursos físicos: A escassez de cadáveres para dissecação, os custos elevados de manutenção de laboratórios e as questões éticas envolvidas restringem o acesso prático ao estudo
anatômico.
-Dificuldades de visualização tridimensional: Estruturas complexas, como nervos cranianos ou vascularização profunda, são de difícil compreensão por meio de atlas estáticos ou modelos bidimensionais.
-Falta de personalização no aprendizado: Estudantes com diferentes ritmos e estilos de aprendizagem muitas vezes não encontram recursos adaptativos que atendam às suas necessidades individuais.
Além disso, a pós-pandemia acelerou a demanda por ferramentas de ensino remoto e híbrido, reforçando a necessidade de investir em recursos digitais que combinem rigor científico e usabilidade. Estudos recentes (HAZAN, 2024) destacam que o uso de simuladores e atlas digitais aumenta a retenção de conteúdo anatômico entre estudantes, além de melhorar a motivação e a autonomia no aprendizado.
-Limitações de recursos físicos: A escassez de cadáveres para dissecação, os custos elevados de manutenção de laboratórios e as questões éticas envolvidas restringem o acesso prático ao estudo
anatômico.
-Dificuldades de visualização tridimensional: Estruturas complexas, como nervos cranianos ou vascularização profunda, são de difícil compreensão por meio de atlas estáticos ou modelos bidimensionais.
-Falta de personalização no aprendizado: Estudantes com diferentes ritmos e estilos de aprendizagem muitas vezes não encontram recursos adaptativos que atendam às suas necessidades individuais.
Além disso, a pós-pandemia acelerou a demanda por ferramentas de ensino remoto e híbrido, reforçando a necessidade de investir em recursos digitais que combinem rigor científico e usabilidade. Estudos recentes (HAZAN, 2024) destacam que o uso de simuladores e atlas digitais aumenta a retenção de conteúdo anatômico entre estudantes, além de melhorar a motivação e a autonomia no aprendizado.
Metodologia
1. Revisão Bibliográfica e Planejamento:
○ Realizar uma revisão bibliográfica sobre os recursos existentes de ensino de anatomia e identificar as melhores práticas.
○ Definir a estrutura do atlas, os sistemas e regiões a serem abordados, e as funcionalidades necessárias.
2. Coleta e Processamento de Dados:
○ Utilizar imagens de alta resolução de cadáveres, modelos anatômicos e técnicas de imageamento (como ressonância magnética e tomografia
computadorizada).
3. Desenvolvimento da Plataforma:
○ Criar a interface do usuário (UI) e a experiência do usuário (UX) com foco nausabilidade e interatividade.
○ Implementar as funcionalidades interativas, como zoom, rotação e cortes seccionais.
4. Testes e Validação:
○ Realizar testes com estudantes e profissionais da saúde para avaliar a usabilidade, a qualidade do conteúdo e a eficácia do atlas como ferramenta de aprendizado.
○ Coletar feedback e realizar ajustes necessários.
5. Lançamento e Divulgação:
○ Disponibilizar o atlas online para acesso público ou restrito, dependendo do público-alvo.
○ Promover a plataforma em instituiçõ
○ Realizar uma revisão bibliográfica sobre os recursos existentes de ensino de anatomia e identificar as melhores práticas.
○ Definir a estrutura do atlas, os sistemas e regiões a serem abordados, e as funcionalidades necessárias.
2. Coleta e Processamento de Dados:
○ Utilizar imagens de alta resolução de cadáveres, modelos anatômicos e técnicas de imageamento (como ressonância magnética e tomografia
computadorizada).
3. Desenvolvimento da Plataforma:
○ Criar a interface do usuário (UI) e a experiência do usuário (UX) com foco nausabilidade e interatividade.
○ Implementar as funcionalidades interativas, como zoom, rotação e cortes seccionais.
4. Testes e Validação:
○ Realizar testes com estudantes e profissionais da saúde para avaliar a usabilidade, a qualidade do conteúdo e a eficácia do atlas como ferramenta de aprendizado.
○ Coletar feedback e realizar ajustes necessários.
5. Lançamento e Divulgação:
○ Disponibilizar o atlas online para acesso público ou restrito, dependendo do público-alvo.
○ Promover a plataforma em instituiçõ
Indicadores, Metas e Resultados
1. Plataforma Digital Completa e Funcional:
○ Disponibilização de um atlas online com:
■ Modelos interativos de estruturas anatômicas, organizados por sistema (esquelético, muscular, nervoso, etc.) e regiões do corpo.
■ Biblioteca de imagens em alta resolução (incluindo cortes histológicos, radiológicos e comparações patológicas).
2. Impacto Educacional Mensurável:
○ Aumento de 30-40% na retenção de conteúdo anatômico entre usuários,conforme avaliado por testes pré e pós-uso da plataforma (baseado em estudos piloto).
3. Contribuições Científicas e Sociais:
○ Publicação de artigos científicos em periódicos indexados abordando a eficácia da ferramenta.
○ Inclusão de variações anatômicas raras e estudos de caso clínicos na plataforma, beneficiando pesquisas em morfologia e educação médica.
4. Reconhecimento Acadêmico:
○ Submissão do projeto a editais de fomento
○ Disponibilização de um atlas online com:
■ Modelos interativos de estruturas anatômicas, organizados por sistema (esquelético, muscular, nervoso, etc.) e regiões do corpo.
■ Biblioteca de imagens em alta resolução (incluindo cortes histológicos, radiológicos e comparações patológicas).
2. Impacto Educacional Mensurável:
○ Aumento de 30-40% na retenção de conteúdo anatômico entre usuários,conforme avaliado por testes pré e pós-uso da plataforma (baseado em estudos piloto).
3. Contribuições Científicas e Sociais:
○ Publicação de artigos científicos em periódicos indexados abordando a eficácia da ferramenta.
○ Inclusão de variações anatômicas raras e estudos de caso clínicos na plataforma, beneficiando pesquisas em morfologia e educação médica.
4. Reconhecimento Acadêmico:
○ Submissão do projeto a editais de fomento
Equipe do Projeto
Nome | CH Semanal | Data inicial | Data final |
---|---|---|---|
BARBHARA EMYLIA EIDAM | |||
CAROLINE CRESPO DA COSTA | 15 | ||
EVEN HERLANY PEREIRA ALVES | 14 | ||
FERNANDA NEDEL | 14 | ||
JOSEANE JIMENEZ ROJAS | 14 | ||
MARCIO OSORIO GUERREIRO | 14 | ||
MARIANA SOARES VALENCA | 14 | ||
MATEUS CASANOVA DOS SANTOS | 14 | ||
RAFAEL DE SANTANA MASCARENHAS | |||
WILLIAN ROBERTO DA SILVA BOTELHO |