Nome do Projeto
RECURSOS DIDÁTICO-PEDAGÓGICOS NO ENSINO DE GEOGRAFIA: APROXIMAÇÃO ENTRE A TEORIA E A PRÁTICA
Ênfase
Extensão
Data inicial - Data final
24/03/2025 - 31/12/2026
Unidade de Origem
Coordenador Atual
Área CNPq
Ciências Humanas
Eixo Temático (Principal - Afim)
Educação / Educação
Linha de Extensão
Metodologias e estratégias de ensino/aprendizagem
Resumo
A Geografia escolar, como disciplina no currículo de formação dos alunos da rede básica de ensino, constitui-se um importante componente para a formação da cidadania. Por meio desta disciplina, podemos formar sujeitos capazes de pensar, refletir e intervir no espaço geográfico ao qual encontram-se inseridos.
Contudo, os conteúdos quando trabalhados em sala de aula, nem sempre despertam o interesse dos alunos, seja pelo caráter descritivo, abstrato ou fragmentado (Martins, 2011). Em consequência disso, muitas são as dificuldades apresentadas pelos alunos frente aos conteúdos trabalhados na educação básica, os quais vão desde o senso de localização espacial, orientação, leitura, análise e interpretação sobre os elementos físicos naturais e sua interface com a sociedade.
Concordamos com Pontuschka; Paganelli; Cacete (2009, p. 30), quando afirmam que: “É fundamental termos presente que a aprendizagem envolve compreensão, pois o que se aprende sem compreender não é verdadeiro”. Ou seja, os conteúdos devem ter significado aos alunos, devem partir ou até mesmo, ir ao encontro da realidade de cada um, para que a partir dali, possam fazer a leitura crítica de mundo.
Nesse sentido, destaca-se a importância da utilização de diferentes metodologias ou recursos didático-pedagógicos, que propiciem e possibilitem a construção do conhecimento a partir dos conteúdos desenvolvidos pelos professores na escola.
Objetivo Geral
Elaborar recursos didático-pedagógicos que possibilitem a construção do conhecimento no que se refere ao ensino de Cartografia, Geografia Física e Humana nas diferentes etapas de formação dos alunos da rede básica de ensino.