Nome do Projeto
RECURSOS DIDÁTICO-PEDAGÓGICOS NO ENSINO DE GEOGRAFIA: APROXIMAÇÃO ENTRE A TEORIA E A PRÁTICA
Ênfase
Extensão
Data inicial - Data final
24/03/2025 - 31/12/2026
Unidade de Origem
Coordenador Atual
Área CNPq
Ciências Humanas
Eixo Temático (Principal - Afim)
Educação / Educação
Linha de Extensão
Metodologias e estratégias de ensino/aprendizagem
Resumo
A Geografia escolar, como disciplina no currículo de formação dos alunos da rede básica de ensino, constitui-se um importante componente para a formação da cidadania. Por meio desta disciplina, podemos formar sujeitos capazes de pensar, refletir e intervir no espaço geográfico ao qual encontram-se inseridos. Contudo, os conteúdos quando trabalhados em sala de aula, nem sempre despertam o interesse dos alunos, seja pelo caráter descritivo, abstrato ou fragmentado (Martins, 2011). Em consequência disso, muitas são as dificuldades apresentadas pelos alunos frente aos conteúdos trabalhados na educação básica, os quais vão desde o senso de localização espacial, orientação, leitura, análise e interpretação sobre os elementos físicos naturais e sua interface com a sociedade. Concordamos com Pontuschka; Paganelli; Cacete (2009, p. 30), quando afirmam que: “É fundamental termos presente que a aprendizagem envolve compreensão, pois o que se aprende sem compreender não é verdadeiro”. Ou seja, os conteúdos devem ter significado aos alunos, devem partir ou até mesmo, ir ao encontro da realidade de cada um, para que a partir dali, possam fazer a leitura crítica de mundo. Nesse sentido, destaca-se a importância da utilização de diferentes metodologias ou recursos didático-pedagógicos, que propiciem e possibilitem a construção do conhecimento a partir dos conteúdos desenvolvidos pelos professores na escola.

Objetivo Geral

Elaborar recursos didático-pedagógicos que possibilitem a construção do conhecimento no que se refere ao ensino de Cartografia, Geografia Física e Humana nas diferentes etapas de formação dos alunos da rede básica de ensino.

Justificativa

Cientes das dificuldades de desenvolver determinados conteúdos de geografia nos diferentes níveis de ensino, a presente proposta traz à tona a discussão de várias temáticas que fazem parte da disciplina de Metodologia e Prática VI: Recursos Didáticos, desenvolvida no 8º semestre de licenciatura em geografia da Universidade Federal de Pelotas e do Estagio supervisionado em geografia ensino Fundamental e Médio.
Frente à necessidade de buscar caminhos que tornem o conhecimento e o desenvolvimento temas ligados à geografia, busca-se por meio deste projeto, desenvolver e utilizar metodologias e recursos que possibilitem a construção do conhecimento no que se refere ao ensino de cartografia, Geografia Física e Humana nas diferentes etapas de formação dos alunos.
A presente proposta busca ampliar o leque de oportunidades de inserção de recursos didáticos em sala de aula, com a elaboração de maquetes, charges, fanzines, podcasts, entre outros, uma vez que tem se percebido ao longo da nossa experiência, que poucos são os professores que se apropriam dessas possibilidades.
Destaca-se ainda que por ser um projeto de extensão, o qual se desenvolve a partir do componente curricular, Metodologia e Prática VI: Recursos Didáticos, e do estágio supervisionado, os acadêmicos matriculados estarão colocando em prática vários conceitos e procedimentos apreendidos ao longo do processo formativo no curso de licenciatura em geografia. Essa construção se dará tanto no ambiente da universidade, quanto em escolas da rede básica de ensino de Pelotas.
Nesse sentido, tem-se como pretensão, elaborar oficinas de recursos didáticos com os alunos de (EF) Ensino Fundamental anos finais; e/ou (EM) Ensino Médio; e/ou de (EJA) Educação de Jovens e Adultos, em pelo menos duas escolas de educação básica. As escolas definidas para o desenvolvimento da nossa proposta, são o Colégio Municipal Pelotense e o Cassiano do Nascimento, por serem duas escolas
parceiras de projetos face a presença de estudantes pibidianos e estagiários.
Por fim, reforça-se também que, que este projeto vem a acrescentar a complementação da carga horária da formação do acadêmico, exigida no currículo.

Metodologia

O projeto de extensão pretende ser desenvolvido a partir de três ações a saber:
1ª ação (planejamento): Inicialmente, os alunos matriculados nas disciplinas de Metodologia e Prática VI: Recursos Didáticos, e do Estágio supervisionado do ensino Fundamental, o material didático elaborado pelos acadêmicos e alunos das escolas, será exposto nas respectivas instituições de ensino (escolas e universidade), para que a comunidade escolar e universitária conheça as atividades desenvolvidas.
Paralelamente, será gerado um banco de dados com todas as informações à respeito do material elaborado, o qual será socializado no site do LEGA/UFPel (https://wp.ufpel.edu.br/lega/). Assim, toda a comunidade e quem desejar, terá acesso ao material produzido, servindo como propostas
mobilizadoras de outros recursos didáticos a serem elaborados no contexto das discussões geográficas.
3ª ação (avaliação): Por fim, e não menos importante, faremos a avaliação sobre o desenvolvimento das propostas de oficinas desenvolvidas, de forma a qualificar ainda mais o conhecimento acerca dos conteúdos de geografia escolar. Essa avaliação será realizada em duas frentes: 1ª – na escola, após a realização das atividades com os alunos (EF anos finais; e/ou EM e/ou EJA). Para tal, os alunos receberão um link do google formulário para que possam responder o conjunto de perguntas objetivas e dissertativas sobre as oficinas realizadas; 2ª – na universidade, após a realização das atividades na escola e na disciplina de Metodologia e Prática VI: Recursos Didáticos e do estágio supervisionado do ensino fundamental.
Na sequência, estaremos organizando um banco de dados com os recursos didáticos elaborados, os quais ficarão disponíveis para a utilização e empréstimo a alunos da licenciatura em geografia, que porventura queiram intercalar com as atividades do próprio estágio supervisionado ou em outras atividades que envolvam a articulação teoria e prática.

Indicadores, Metas e Resultados

Espera-se que com esta proposta, possa-se contribuir com a ampliação e dinamização do conhecimento geográfico, da formação do pensamento crítico e leitura de mundo a partir das diferentes situações geográficas abordadas, por meio dos recursos didático-pedagógicos elaborados.
E no contexto da escola, espera-se que o envolvimento dos alunos na elaboração dos recursos didáticos possa ampliar os conhecimentos em geografia e valorizar esta disciplina como importante componente curricular na formação dos sujeitos.
Da mesma forma, estaremos organizando um banco de dados com os recursos didáticos elaborados, para que possam ficar disponíveis para a consulta da comunidade acadêmica e escolar, no site do Laboratório de Educação Geográfica e Ambiental (LEGA) (https://wp.ufpel.edu.br/lega/).
Também pretendemos organizar os materiais físicos (recursos didáticos) no laboratório de ensino de geografia e cartografia para que os acadêmicos possam usufruir durante o período de estágio ou de outras atividades curriculares que fazem parte do processo de formação.

Página gerada em 24/05/2025 17:23:36 (consulta levou 0.145419s)