Nome do Projeto
Ambipitch
Ênfase
Ensino
Data inicial - Data final
15/03/2025 - 17/03/2028
Unidade de Origem
Coordenador Atual
Área CNPq
Multidisciplinar
Resumo
A ação de ensino AmbiPitch visa promover a integração entre os discentes do curso de Gestão Ambiental, proporcionando uma experiência enriquecedora tanto para os estudantes dos primeiros semestres quanto para os concluintes, que apresentarão seus projetos de TCC (Trabalho de Conclusão de Curso). O objetivo central dessa atividade é criar um ambiente de interação e troca de conhecimento entre os discentes, favorecendo o desenvolvimento das habilidades de comunicação, oratória, síntese e análise crítica. Para os discentes dos primeiros semestres, o AmbiPitch funcionará como uma oportunidade única de entender a parte técnica do curso, tendo uma visão clara do que é desenvolvido nas pesquisas. Eles poderão visualizar, de maneira prática os temas abordados, as metodologias aplicadas e as soluções inovadoras pensadas para problemas voltados a Gestão Ambiental. Este contato precoce com os projetos de TCC ajuda a motivar e orientar os discentes ingressantes sobre as áreas de atuação da Gestão Ambiental e as possibilidades de pesquisa e intervenção. Para os discentes do final do curso, o AmbiPitch será uma excelente oportunidade para aprimorar suas habilidades de comunicação e oratória, habilidades essenciais para qualquer profissional da área. A apresentação dos projetos para os colegas em diferentes estágios de formação oferece um cenário desafiador que exigirá a síntese do conteúdo de forma clara, objetiva e atrativa. Além disso, as perguntas e comentários dos discentes mais novos podem estimular um pensamento crítico sobre os projetos, agregando valor à discussão e promovendo a reflexão sobre as práticas desenvolvidas. A interação entre os diferentes semestres também favorece a criação de uma rede de apoio entre os discentes, incentivando a colaboração, a troca de experiências e a construção de um ambiente acadêmico mais dinâmico e engajado. O AmbiPitch contribui para o desenvolvimento de competências e habilidades essenciais no processo de ensino e aprendizagem, como se comunicar de forma eficaz, sintetizar informações complexas e responder a questionamentos de forma assertiva. Além disso essa ação de ensino é fundamental para estreitar o vínculo entre teoria e prática, permitindo que os discentes dos primeiros semestres compreendam melhor o caminho acadêmico do curso de Gestão Ambiental e incentivando os discentes que estão em fase de conclusão a aprimorarem suas habilidades de comunicação, essenciais para sua futura atuação profissional.

Objetivo Geral

Estimular o ensino e a aprendizagem, além de promover a integração entre os discentes dos primeiros e últimos semestres do curso de Gestão Ambiental, por meio da apresentação dos projetos de TCC dos discentes concluintes para os ingressantes, utilizando a técnica de pitch. O foco será no desenvolvimento das habilidades de comunicação, oratória e síntese, aprimorando o aprendizado dos discentes e proporcionando aos ingressantes uma visão prática e técnica do curso, estimulando o interesse e a compreensão das disciplinas e áreas de atuação.

Justificativa

A evasão universitária no primeiro semestre é um problema significativo que afeta tanto os estudantes quanto as instituições de ensino superior. Compreender os fatores que contribuem para a evasão precoce pode ajudar a desenvolver estratégias mais eficazes para melhorar a retenção dos discentes, principalmente através das ações de ensino.
O desempenho acadêmico no primeiro semestre é um forte indicador de evasão. Além disso, o nível de afinidade do estudante pelo curso escolhido também influencia a decisão de continuar ou abandonar os estudos (Segura; Mello; Hernández, 2022). De acordo com Cazan et al. (2024), o envolvimento na aprendizagem durante o primeiro ano reduz as intenções de evasão, sendo que discentes sem motivações claras para frequentar a universidade são mais suscetíveis a abandonar o curso.
Diante do exposto, fica evidente que buscar a integração entre os estudantes do final do curso e os ingressantes contribui para dar sentido à escolha do curso e à permanência dos discentes, além de mostrar as potencialidades e habilidades que poderão ser desenvolvidas ao longo desse percurso. O discente concluinte representa a síntese de todo o processo de ensino e aprendizagem desenvolvido durante o curso. Portanto, ao promover um encontro entre esses discentes em um momento de exposição de ideias (como a apresentação de projetos), será possível abrir uma "chave" e mostrar as potencialidades do curso e da escolha feita, estimulando habilidades como atenção, memória, percepção, raciocínio crítico, velocidade de pensamento e inteligência emocional nos ingressantes.
Para os discentes concluintes, essa experiência oferece a oportunidade de comunicar de forma objetiva o conhecimento adquirido, desenvolvendo a oralidade, a comunicação, a rapidez de raciocínio, a visão estratégica, a liderança, a flexibilidade, a gestão do tempo, a capacidade de analisar, comparar, identificar causas e efeitos, persuadir, entre outras habilidades que uma apresentação de pitch pode estimular.
A apresentação em pitch é uma técnica de comunicação que ganhou destaque no ambiente universitário, especialmente como ferramenta para desenvolver habilidades de comunicação prática entre estudantes. Esta técnica é utilizada para transmitir ideias de forma concisa e persuasiva, sendo aplicada em diversos contextos acadêmicos e profissionais.
Lembrando que o professor deve preparar o discente para o mercado de trabalho e a habilidade de realizar apresentações orais práticas é crucial para ambientes profissionais e acadêmicos futuros. Isso envolve o desenvolvimento de múltiplas habilidades, como a receptividade e a capacidade de comunicar ideias de forma clara e persuasiva (Živković, 2014)
Este projeto representa uma valiosa ferramenta para o processo de ensino e aprendizagem dos discentes, além de ser um estímulo para os docentes, que poderão conhecer de forma mais ampla o trabalho realizado pelos colegas com seus discentes, potencializando as alianças e estimulando a aprofundar e ampliar os conhecimentos que serão repassados ao discentes.

Metodologia

A metodologia do projeto será estruturada em duas etapas principais: o planejamento das atividades e as apresentações mensais dos projetos de TCC pelos discentes concluintes para os ingressantes. Cada uma dessas etapas será desenvolvida de forma estratégica para promover a interação entre os discentes e otimizar o processo de ensino e aprendizagem.
O cronograma será estabelecido para organizar os períodos de apresentação, as atividades de integração e os momentos de feedback. As apresentações ocorrerão mensalmente, com início no primeiro mês do semestre, e seguirão até o último mês, garantindo um fluxo contínuo de interação.
Os discentes concluintes serão orientados a apresentar seu TCC utilizando slides de fácil compreensão para os ingressantes. Os projetos devem ser apresentados de forma simplificada, com foco nas ideias centrais, metodologias utilizadas e resultados obtidos.
Os discentes dos primeiros semestres serão introduzidos aos conceitos de gestão ambiental e à estrutura dos projetos de TCC por meio de atividades preparatórias, como leituras e discussões em sala de aula, para que tenham uma base mínima para compreender as apresentações dos concluintes.
Os discentes do último semestre passarão por um treinamento para aprimorar suas habilidades de comunicação e oratória, para garantir que as apresentações sejam claras, objetivas e envolventes. Esse treinamento também incluirá orientações sobre como fazer uma apresentação no formato pitch, com foco em síntese e clareza.
Cada apresentação terá duração de aproximadamente 15-20 minutos, seguida de uma sessão de perguntas e respostas. Os discentes concluintes serão incentivados a apresentar suas pesquisas e resultados de forma dinâmica, utilizando recursos audiovisuais e enfatizando a aplicação prática de seus projetos. Após cada apresentação, os ingressantes terão a oportunidade de fazer perguntas, interagir com os apresentadores e discutir as soluções apresentadas. Essa interação promoverá o desenvolvimento de habilidades de comunicação, raciocínio crítico e a compreensão do processo acadêmico envolvido na gestão ambiental.
Ao final das apresentações será disponibilizado um pequeno questionário de feedback para os ingressantes responderem, visando cada vez mais aprimorar o processo.

Indicadores, Metas e Resultados

Os indicadores e metas do projeto serão focados no aprimoramento das habilidades de comunicação, oratória e síntese dos alunos, além do aprofundamento do conhecimento e despertar para a pesquisa científica. As principais metas incluem a realização das apresentações mensais, com a participação ativa de 100% dos alunos ingressantes e concluintes ao longo da ação, e a melhoria da qualidade das apresentações, medida por meio de avaliações de feedback dos alunos e professores. A meta também será que, ao final do projeto, os ingressantes demonstrem maior clareza na compreensão do conteúdo técnico do curso, e que os alunos concluintes percebam o aprimoramento de suas habilidades de comunicação e síntese após a realização das apresentações, além de perceberem tudo que foi exposto ao longo da sua jornada acadêmica pelos professores interligado na sua pesquisa final. Alinda, será avaliado o nível de interação e engajamento dos alunos, com participação ativa nas discussões pós-apresentação.
Como resultados esperados ao final do processo, espera-se que os ingressantes desenvolvam uma compreensão mais profunda do curso de Gestão Ambiental, além de melhorar suas habilidades de comunicação e análise crítica, estimulando a busca por temas e a pesquisa científica. Para os concluintes, a prática de apresentação ajudará a lembrar de conceitos, aprofundar conhecimentos, aprimorar suas competências de oratória, liderança e síntese. Além disso, as apresentações mensais contribuirão para estreitar os laços entre os diferentes semestres, criando uma rede de colaboração entre os discentes.

Equipe do Projeto

NomeCH SemanalData inicialData final
CELSO ELIAS CORRADI1
CRISTIELE DA SILVA PINTANEL
EDUARDA LEMOS BLANK
EDUARDA MEDRAN RANGEL4
GIOVANNI NACHTIGALL MAURICIO1
JOAO CARLOS DE OLIVEIRA KOGLIN1
MAURICIO PINTO DA SILVA1
ROSAURA ESPIRITO SANTO DA SILVA1

Página gerada em 30/03/2025 21:52:24 (consulta levou 0.204454s)