Nome do Projeto
INCLUIR +__ ESPAÇOS DE APRENDIZAGENS DIGITAIS__
Ênfase
Extensão
Data inicial - Data final
31/03/2025 - 31/03/2027
Unidade de Origem
Coordenador Atual
Área CNPq
Ciências Humanas
Eixo Temático (Principal - Afim)
Educação / Comunicação
Linha de Extensão
Comunicação estratégica
Resumo
O universo digital faz parte do nosso dia a dia, em todos os lugares, e para diferentes situações. As práticas estudantis estão permeadas de várias atividades digitais, que apoiam e podem ser muito úteis para a aprendizagem. A legislação brasileira prevê acesso e qualificação da população para o uso de ferramentas digitais. O princípio da Lei do Marco Civil da Internet (Lei 12.965/2014) indica que o uso da internet deve fomentar a inclusão digital e promover a cidadania, da mesma forma a política nacional de inclusão digital (Decreto 9319/2018). Com a aprovação da PEC 47/2021, “é assegurado a todos o direito à inclusão digital, devendo o poder público promover políticas que visem ampliar o acesso à internet em todo o território nacional [...]”, porém, diversos estudos têm indicado que ainda é incipiente o acesso à rede de internet. O argumento é de que “o acesso à internet é essencial para o pleno exercício da cidadania e para obter outros direitos sociais como educação, saúde e trabalho. Em 2022, um levantamento revela que 17% dos lares brasileiros não têm acesso à rede, situação que se agrava nas áreas rurais e nas classes sociais mais pobres.” (Agência Senado, em 18/03/2024.) Outro estudo, da Escola Nacional de Administração Pública (2024), aponta que “apenas 22% dos brasileiros têm acesso a uma internet de qualidade”. O projeto de Extensão "INCLUIR +__ ESPAÇOS DE APRENDIZAGENS DIGITAIS__" nasce com o objetivo de atender uma demanda cada vez mais crescente, capacitar estudantes da rede de Ensino Básica para os conhecimentos necessários antes de ingressarem no Ensino Superior, em suas práticas escolares, e, também os estudantes após o seu ingresso na universidade. O Núcleo Psicopedagógico de Apoio ao Discente - NUPADI/UFPEL oferta desde 2023, cursos presenciais de Inclusão digital aos seus estudantes com matrícula ativa, (ver Projeto PRAE ACOLHE!). Porém, percebeu-se que as atividades exigidas nos cursos de graduação requerem um conhecimento prévio sobre ferramentas virtuais necessárias para as tarefas acadêmicas. A destreza no uso de celular, redes sociais, jogos, vídeos etc, quando ingressam vai se defrontar com tarefas específicas de criação, edição e formatação de textos. A Pró-Reitoria de Assuntos Estudantis oferece aos bolsistas dos seus Programas, auxílio para acesso à internet e compra de equipamentos. Porém, nem todos os estudantes dominam o uso, habilidade e formação para aprendizagem e cumprimento das atividades acadêmicas com uso do computador. Prepará-los tornou-se fundamental para que busquem igualdade de condições e acaba tornando um diferencial de aprendizagem de novos conteúdos, oportunizando o sucesso acadêmico, assim como a capacitação para o mercado de trabalho. Antecipando essa lacuna de formação de estudantes da educação básica antes do ingresso universitário, este projeto visa promover cursos de conhecimentos de ferramentas digitais, uma forma de preparação para a sociedade do conhecimento, onde poderão desenvolver habilidades para o ingresso no ensino superior e mercado de trabalho, além de promover a superação da exclusão digital, além de poder proporcionar autonomia no desenvolvimento de tarefas e aprendizados voltados à cidadania e segurança digital.

Objetivo Geral

Apoiar estudantes da Rede Pública de Ensino visando a Inclusão Digital para futuro ingresso em curso superior ou mercado de trabalho, sem exclusão de pessoas com algum tipo de deficiência.
Objetivos específicos:
- Criar e-mail e utilizar drive online para armazenar conteúdos.
- Criar, editar e organizar documentos; (Documento/Planilhas);
- Formatar documentos nas normas ABNT;
- Armazenar documentos nas nuvens e informar sobre seus benefícios (espaço de armazenamentos; edição offline),
- Trabalhar conceitos sobre Cidadania Digital e Segurança Online
- Apresentar Estratégias e Organização de Estudos

Justificativa

O universo digital faz parte do nosso dia a dia, em todos os lugares, e para diferentes situações. As práticas estudantis estão permeadas de várias atividades digitais, que podem ser muito úteis para o ensino e à aprendizagem.
Porém, mesmo sendo usuários de redes sociais, criar, editar, formatar e organizar documentos, afazeres rotineiros da academia, em qualquer área do conhecimento, não são atividades da maioria dos estudantes que cursam o Ensino Médio, ou mesmo das pessoas em geral.
Cursos desta natureza têm sido oferecidos por empresas, mas geralmente têm um valor alto, dificultando o acesso de pessoas em vulnerabilidade social ou com poucos recursos financeiros.
Assim, ofertar um curso com esses conteúdos pode tornar-se relevante para quem intenta ingressar em um curso superior, ou mesmo participar de uma seleção para o mercado de trabalho, onde a interação com as instituições de ensino são fundamentais para ampliar as possibilidades de conhecimentos e formação nas mais diferentes áreas científicas

Metodologia

A metodologia dos cursos será desenvolvida com base em abordagens teóricas e práticas, de forma a proporcionar uma experiência de aprendizado ativa, colaborativa e contextualizada .
Serão oferecidos cursos de curta duração com atividades práticas realizadas em laboratório de informática, tendo o apoio do Centro de Desenvolvimento Tecnológico - CDTEC/UFPel para o uso do laboratório e nos próprios laboratórios das escolas, quando disponíveis.
O material de cada encontro será disponibilizado via grupos de WhatsApp e e-mails dos participantes.
Um tira-dúvidas será elaborado a partir das dificuldades dos participantes.


Indicadores, Metas e Resultados

Espera-se que os estudantes participantes conheçam as ferramentas de criação, edição, formatação de documentos e planilhas, assim como possam estruturar seus afazeres diários através de estratégias de estudos e organização do tempo.

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