Nome do Projeto
VIII Seminário de Inovação Pedagógica: conectando tecnologias educacionais e inovação pedagógica para uma formação emancipatória
Ênfase
Extensão
Data inicial - Data final
29/05/2025 - 31/03/2026
Unidade de Origem
Coordenador Atual
Área CNPq
Ciências Humanas
Eixo Temático (Principal - Afim)
Educação / Educação
Linha de Extensão
Formação de professores
Resumo
A oitava edição do Seminário de Inovação Pedagógica (SIP) objetiva promover a socialização de experiências, perspectivas e desafios de implementar e vivenciar práticas educativas com tecnologias educacionais à luz da inovação pedagógica, visando a formação emancipatória dos sujeitos, num movimento de (re)escritas e leituras, por meio da articulação entre a Educação Básica e a Universidade, na perspectiva da formação acadêmico-profissional dos profissionais da educação. Além disso, visa proporcionar vivências dos princípios de ensino por pesquisa, da inovação pedagógica, da dialogicidade, da relação teórico-prática, da ação-reflexão-ação próprios do fazer pedagógico dos participantes, com registros escritos e trocas que daí decorrerão para qualificação do processo ensino-aprendizagem. Concebemos inovação pedagógica como um conjunto de intervenções pedagógicas criadas por decisões
coletivas e participativas, com intencionalidade deliberada para gerar mudanças nas estratégias de construção ou organização de conhecimentos que se alinhem às transformações histórico-sociais pretendidas. Essa concepção se ampara nos estudos realizados pelo Grupo de Pesquisa em Inovação
Pedagógica na Formação Acadêmico-profissional de Profissionais da Educação - GRUPI. Consideramos que extensão, pesquisa e ensino se articulam, neste espaço-tempo de autoria dos/as participantes, em especial, estudantes universitários e docentes da Educação Básica e Superior, no registro de suas
vivências com inovação pedagógica, no envolvimento com a escrita, leitura em pares e na socialização. O evento será realizado presencialmente, com a realização das Rodas de ConversAÇÃO, nos dias 05 e 06 de dezembro de 2025, precedidas das etapas de escrita, qualificação dos textos pelo comitê científico e leitura em pares. Projeta-se a participação de cerca de 200 acadêmicos/as e docentes da educação básica e superior de, pelo menos, cinco municípios do Rio Grande do Sul, assumindo-se um caráter regional, na realização do evento. Os resultados positivos das edições anteriores, estimulam o grupo de proponentes a novamente organizá-lo e implementá-lo de forma colaborativa e interinstitucional.
Objetivo Geral
Promover a socialização de experiências, perspectivas e desafios de implementar e vivenciar práticas educativas com tecnologias educacionais à luz da inovação pedagógica, visando a formação emancipatória dos sujeitos, num movimento de (re)escritas e leituras.
Justificativa
Após sete edições do evento, já consolidado entre acadêmicos/as da graduação e pós-graduação, docentes e profissionais da educação básica e superior; e considerando as avaliações dos/as participantes que destacaram a relevância social, a troca de conhecimentos e o protagonismo
possível pelo formato do evento com ações colaborativas entre os/as participantes, visando a
reflexão e qualificação das práticas no âmbito educacional, estamos propondo o VIII Seminário de
Inovação Pedagógica: conectando tecnologias educacionais e inovação pedagógica para uma
formação emancipatória, para 2025. Historicamente, tivemos a realização do I SIP na UNIPAMPA
campus Uruguaiana, em 2017; do II SIP, em 2018, no campus Bagé; do III SIP, em 2019, no campus
Uruguaiana. Com a pandemia da Covid-19, a realização das próximas edições passou a ser no
formato remoto (síncrona e assíncrona): IV SIP em 2020, V SIP em 2021 e VI SIP em 2022. Nos anos
de 2023 e 2024, o VII SIP foi planejado para ser um processo formativo, realizado de forma híbrida,
com Rodas de ConversAção virtuais e presenciais. Contudo, com a emergência climática vivenciada
no estado do Rio Grande do Sul, optou-se por realizá-lo todo virtualmente, primando pelo bem-estar
físico e psicológico dos participantes. Neste ano, voltaremos a realizar o evento presencialmente,
aprofundando e fortalecendo o processo colaborativo de organização e de execução do evento, por
meio da articulação de ações entre as três universidades parceiras na cogestão do VIII SIP, a saber:
Universidade Federal do Pampa (UNIPAMPA), Universidade Federal de Pelotas (UFPEL) e
Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS).Assumimos o compromisso de socializar as
diferentes experiências e vivências (re)conhecidas no âmbito da educação, contribuindo na
construção da autoria e da autonomia dos/as envolvidos/as. Todas as edições do SIP foram
elaboradas a partir da ênfase inovação pedagógica, no mesmo viés dos estudos e pesquisas do
GRUPI, em que os membros da equipe executora do SIP fazem parte. Estes concebem inovação
pedagógica como:
[...] ações intencionais críticas, criadas, preferencialmente, de forma coletiva e participativa, que buscam a ruptura do paradigma regulatório por meio de mudanças nas
estratégias de construção, organização de conhecimentos e/ou gestão, promovendo a humanização, a criatividade, a curiosidade epistemológica, a criticidade e o
protagonismo que levem os sujeitos a aprendizagens transformadoras de si, de seus espaços educativos, de suas comunidades e a sua respectiva emancipação (Leivas;Noal;Ceschini, 2022, p.123).
Assim, os/as professores/as e futuros docentes, autores/as de pesquisas e/ou propostas pedagógicas
que visem a discussão e/ou a utilização das tecnologias educacionais à luz da inovação pedagógica,
visando a formação emancipatória dos sujeitos, têm a possibilidade de entender o processo de
investigação e de socializar suas vivências. Conforme aprendemos com Singer (2015), a inovação
pedagógica que realmente acontece é planejada junto e realizada pelas pessoas para transformar
situações problemáticas do nosso tempo. Com Diniz-Pereira (2008), reconhecemos a necessidade da
Universidade e da escola da Educação Básica compartilharem esta responsabilidade formativa e, por
isso, consideramos importante a formação docente (inicial e continuada) ser percebida como
formação acadêmico-profissional. As escritas das vivências, que serão apresentadas nesta edição,
serão registradas em anais em formato de e-book. Assim, justificamos a importância da continuidade
da proposição do presente projeto.
possível pelo formato do evento com ações colaborativas entre os/as participantes, visando a
reflexão e qualificação das práticas no âmbito educacional, estamos propondo o VIII Seminário de
Inovação Pedagógica: conectando tecnologias educacionais e inovação pedagógica para uma
formação emancipatória, para 2025. Historicamente, tivemos a realização do I SIP na UNIPAMPA
campus Uruguaiana, em 2017; do II SIP, em 2018, no campus Bagé; do III SIP, em 2019, no campus
Uruguaiana. Com a pandemia da Covid-19, a realização das próximas edições passou a ser no
formato remoto (síncrona e assíncrona): IV SIP em 2020, V SIP em 2021 e VI SIP em 2022. Nos anos
de 2023 e 2024, o VII SIP foi planejado para ser um processo formativo, realizado de forma híbrida,
com Rodas de ConversAção virtuais e presenciais. Contudo, com a emergência climática vivenciada
no estado do Rio Grande do Sul, optou-se por realizá-lo todo virtualmente, primando pelo bem-estar
físico e psicológico dos participantes. Neste ano, voltaremos a realizar o evento presencialmente,
aprofundando e fortalecendo o processo colaborativo de organização e de execução do evento, por
meio da articulação de ações entre as três universidades parceiras na cogestão do VIII SIP, a saber:
Universidade Federal do Pampa (UNIPAMPA), Universidade Federal de Pelotas (UFPEL) e
Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS).Assumimos o compromisso de socializar as
diferentes experiências e vivências (re)conhecidas no âmbito da educação, contribuindo na
construção da autoria e da autonomia dos/as envolvidos/as. Todas as edições do SIP foram
elaboradas a partir da ênfase inovação pedagógica, no mesmo viés dos estudos e pesquisas do
GRUPI, em que os membros da equipe executora do SIP fazem parte. Estes concebem inovação
pedagógica como:
[...] ações intencionais críticas, criadas, preferencialmente, de forma coletiva e participativa, que buscam a ruptura do paradigma regulatório por meio de mudanças nas
estratégias de construção, organização de conhecimentos e/ou gestão, promovendo a humanização, a criatividade, a curiosidade epistemológica, a criticidade e o
protagonismo que levem os sujeitos a aprendizagens transformadoras de si, de seus espaços educativos, de suas comunidades e a sua respectiva emancipação (Leivas;Noal;Ceschini, 2022, p.123).
Assim, os/as professores/as e futuros docentes, autores/as de pesquisas e/ou propostas pedagógicas
que visem a discussão e/ou a utilização das tecnologias educacionais à luz da inovação pedagógica,
visando a formação emancipatória dos sujeitos, têm a possibilidade de entender o processo de
investigação e de socializar suas vivências. Conforme aprendemos com Singer (2015), a inovação
pedagógica que realmente acontece é planejada junto e realizada pelas pessoas para transformar
situações problemáticas do nosso tempo. Com Diniz-Pereira (2008), reconhecemos a necessidade da
Universidade e da escola da Educação Básica compartilharem esta responsabilidade formativa e, por
isso, consideramos importante a formação docente (inicial e continuada) ser percebida como
formação acadêmico-profissional. As escritas das vivências, que serão apresentadas nesta edição,
serão registradas em anais em formato de e-book. Assim, justificamos a importância da continuidade
da proposição do presente projeto.
Metodologia
Na oitava edição do Seminário de Inovação Pedagógica (SIP), evento presencial, continuaremos o trabalho de forma colaborativa entre instituições parceiras (UFPEL, UNIPAMPA e UNISINOS), para possibilitar espaço-tempo para reflexões teórico-conceituais e socialização de vivências com inovação pedagógica, pela articulação de profissionais da Educação Básica e a Universidade, na perspectiva da formação acadêmico-profissional. Assumimos como temática as conexões entre as tecnologias educacionais e inovação pedagógica para uma formação emancipatória, uma dimensão de estudo dentro das ações-reflexões em inovação pedagógica assumida pelo Grupo de Pesquisa em Inovação Pedagógica na Formação Acadêmico-Profissional de Profissionais da Educação GRUPI, que há sete anos vem organizando e promovendo o SIP. Criamos e implementamos essas inovações pedagógicas, em interação e parceria com outros colegas, redes de professores/as em formação acadêmico-profissional que se integram, para fazerem juntos, um processo de formação acadêmico-profissional que possibilite a integração entre a Escola e a Universidade. Tendo por foco a compreensão do participante do papel político que assume na autoria de sua prática pedagógica, em diferentes níveis e modalidades de ensino, por meio do diálogo, escrita e leitura desenvolvida nas diferentes etapas (Dornelles, 2021). A partir do exposto, passa a ser além de um evento de extensão com Rodas de ConversAção para constituir-se como um processo de formação acadêmico-profissional, baseado na investigação e escrita de relatos sobre experiências educativas, com foco na inovação educacional,na forma de resumo expandido e trabalhos completos. O evento contará com realização das Rodas de ConversAção 1, 2,3, 4 e Inter-Roda Final no formato presencial, no campus Bagé, destinadas à explanação teórico-conceitual e dialógica sobre a temática do evento com profissionais da área convidados/as e à socialização de estudos e vivências sobre a temática. Precedidas das etapas de escrita, qualificação dos textos pelo comitê científico e leitura em pares. As escritas serão registradas em resumo expandido, a ser postado no site do evento. A equipe executora encaminhará os textos ao Comitê Científico constituído para o Evento, que expedirá o aceite para sua apresentação nas Rodas de ConversAção 2 e 3. Após o aceite, os trabalhos serão organizados em eixos temáticos e distribuídos em salas para leitura. Antecipadamente, os/as participantes receberão os resumos da respectiva sala para lerem e discutirem no evento. Durante as Rodas, cada autor/a compartilhará sua escrita para discussão junto a seus pares. Essas vivências serão sistematizadas pelos redatores das Rodas; posteriormente, os relatores de cada Roda socializarão na Inter-Roda Final, que também será realizada no formato presencial. Os trabalhos aceitos e apresentados serão publicados em
Anais no formato e-book. Os autores poderão enviar sua versão final após o evento, considerando sugestões de seus pares. Essa versão final poderá se constituir como resumo expandido ou de um
texto ampliado, caracterizando-se como um trabalho completo. Salienta-se que para as Rodas de ConversAÇÃO 1 e 4 contaremos com renomados pesquisadores gaúchos, que tem feito importantes
contribuições para o avanço dos debates na área, esses mediarão os diálogos sobre a temática do
evento com os participantes, por meio de sua expertise. O evento ocorrerá em dois dias, começando na tarde de sexta-feira e continuando no sábado, com o intuito de facilitar a participação de professores da Educação Básica e outros profissionais da educação. Esses, em virtude de seus compromissos profissionais durante a semana e encontram maior facilidade para participar de eventos de formação nos finais de semana.
Anais no formato e-book. Os autores poderão enviar sua versão final após o evento, considerando sugestões de seus pares. Essa versão final poderá se constituir como resumo expandido ou de um
texto ampliado, caracterizando-se como um trabalho completo. Salienta-se que para as Rodas de ConversAÇÃO 1 e 4 contaremos com renomados pesquisadores gaúchos, que tem feito importantes
contribuições para o avanço dos debates na área, esses mediarão os diálogos sobre a temática do
evento com os participantes, por meio de sua expertise. O evento ocorrerá em dois dias, começando na tarde de sexta-feira e continuando no sábado, com o intuito de facilitar a participação de professores da Educação Básica e outros profissionais da educação. Esses, em virtude de seus compromissos profissionais durante a semana e encontram maior facilidade para participar de eventos de formação nos finais de semana.
Indicadores, Metas e Resultados
Esperamos atender as expectativas dos/as participantes no que se refere à possibilidade de dialogarem e socializarem, oralmente e por escrito, suas vivências com tecnologias educacionais à luz da inovação pedagógica, visando a formação emancipatória dos sujeitos e a consequente melhoria dos processos educativos. Sustentadas por referencial teórico que qualifica a prática, na perspectiva da circularidade da ação-reflexão e nova ação qualificada; participando como protagonistas na escrita dos textos e durante todo o evento, aproximando a universidade e a educação básica.Temos a expectativa da participação de cerca de 200 participantes, envolvendo estudantes de graduação, pós-graduação, docentes e profissionais da educação básica e superior de pelo menos cinco municípios do estado do Rio Grande do Sul, tendo em vista a parceria entre as três universidades envolvidas nesse processo formativo, a relevância da temática escolhida e a qualificação dos/as palestrantes e dialogadores/as convidados/as para esta edição do SIP.
Equipe do Projeto
Nome | CH Semanal | Data inicial | Data final |
---|---|---|---|
ANA CRISTINA GHISLENI | |||
Carla Ireni Borges Rodrigues | |||
DIANA PAULA SALOMÃO DE FREITAS | 4 | ||
EDSON PONICK | 2 | ||
ELENA MARIA BILLIG MELLO | |||
Fernanda de Lima Pinheiro | |||
Gabriela Rodrigues Noal | |||
HELENARA PLASZEWSKI | 2 | ||
Júlia Jaques Leal | |||
KAUANE DOS PASSOS | |||
LISETE FUNARI DIAS | |||
LUCAS SPILLERE BARCHINSKI | |||
MAYRA DA SILVA CUTRUNEO CESCHINI | |||
MILENE CRUZ LUZ | |||
Patrícia Altermann Batista da Rosa | |||
RITA DE CÁSSIA ANGEIESKI DA SILVEIRA | |||
RONAN MOURA FRANCO | |||
SONIA MARIA DA SILVA JUNQUEIRA | |||
TANANE CAETANO MAÇANS | |||
VERA LUCIA DUARTE FERREIRA |