Nome do Projeto
VIII Seminário de Inovação Pedagógica: conectando tecnologias educacionais e inovação pedagógica para uma formação emancipatória
Ênfase
Extensão
Data inicial - Data final
29/05/2025 - 31/03/2026
Unidade de Origem
Coordenador Atual
Área CNPq
Ciências Humanas
Eixo Temático (Principal - Afim)
Educação / Educação
Linha de Extensão
Formação de professores
Resumo
A oitava edição do Seminário de Inovação Pedagógica (SIP) objetiva promover a socialização de experiências, perspectivas e desafios de implementar e vivenciar práticas educativas com tecnologias educacionais à luz da inovação pedagógica, visando a formação emancipatória dos sujeitos, num movimento de (re)escritas e leituras, por meio da articulação entre a Educação Básica e a Universidade, na perspectiva da formação acadêmico-profissional dos profissionais da educação. Além disso, visa proporcionar vivências dos princípios de ensino por pesquisa, da inovação pedagógica, da dialogicidade, da relação teórico-prática, da ação-reflexão-ação próprios do fazer pedagógico dos participantes, com registros escritos e trocas que daí decorrerão para qualificação do processo ensino-aprendizagem. Concebemos inovação pedagógica como um conjunto de intervenções pedagógicas criadas por decisões coletivas e participativas, com intencionalidade deliberada para gerar mudanças nas estratégias de construção ou organização de conhecimentos que se alinhem às transformações histórico-sociais pretendidas. Essa concepção se ampara nos estudos realizados pelo Grupo de Pesquisa em Inovação Pedagógica na Formação Acadêmico-profissional de Profissionais da Educação - GRUPI. Consideramos que extensão, pesquisa e ensino se articulam, neste espaço-tempo de autoria dos/as participantes, em especial, estudantes universitários e docentes da Educação Básica e Superior, no registro de suas vivências com inovação pedagógica, no envolvimento com a escrita, leitura em pares e na socialização. O evento será realizado presencialmente, com a realização das Rodas de ConversAÇÃO, nos dias 05 e 06 de dezembro de 2025, precedidas das etapas de escrita, qualificação dos textos pelo comitê científico e leitura em pares. Projeta-se a participação de cerca de 200 acadêmicos/as e docentes da educação básica e superior de, pelo menos, cinco municípios do Rio Grande do Sul, assumindo-se um caráter regional, na realização do evento. Os resultados positivos das edições anteriores, estimulam o grupo de proponentes a novamente organizá-lo e implementá-lo de forma colaborativa e interinstitucional.

Objetivo Geral

Promover a socialização de experiências, perspectivas e desafios de implementar e vivenciar práticas educativas com tecnologias educacionais à luz da inovação pedagógica, visando a formação emancipatória dos sujeitos, num movimento de (re)escritas e leituras.

Justificativa

Após sete edições do evento, já consolidado entre acadêmicos/as da graduação e pós-graduação, docentes e profissionais da educação básica e superior; e considerando as avaliações dos/as participantes que destacaram a relevância social, a troca de conhecimentos e o protagonismo
possível pelo formato do evento com ações colaborativas entre os/as participantes, visando a
reflexão e qualificação das práticas no âmbito educacional, estamos propondo o VIII Seminário de
Inovação Pedagógica: conectando tecnologias educacionais e inovação pedagógica para uma
formação emancipatória, para 2025. Historicamente, tivemos a realização do I SIP na UNIPAMPA
campus Uruguaiana, em 2017; do II SIP, em 2018, no campus Bagé; do III SIP, em 2019, no campus
Uruguaiana. Com a pandemia da Covid-19, a realização das próximas edições passou a ser no
formato remoto (síncrona e assíncrona): IV SIP em 2020, V SIP em 2021 e VI SIP em 2022. Nos anos
de 2023 e 2024, o VII SIP foi planejado para ser um processo formativo, realizado de forma híbrida,
com Rodas de ConversAção virtuais e presenciais. Contudo, com a emergência climática vivenciada
no estado do Rio Grande do Sul, optou-se por realizá-lo todo virtualmente, primando pelo bem-estar
físico e psicológico dos participantes. Neste ano, voltaremos a realizar o evento presencialmente,
aprofundando e fortalecendo o processo colaborativo de organização e de execução do evento, por
meio da articulação de ações entre as três universidades parceiras na cogestão do VIII SIP, a saber:
Universidade Federal do Pampa (UNIPAMPA), Universidade Federal de Pelotas (UFPEL) e
Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS).Assumimos o compromisso de socializar as
diferentes experiências e vivências (re)conhecidas no âmbito da educação, contribuindo na
construção da autoria e da autonomia dos/as envolvidos/as. Todas as edições do SIP foram
elaboradas a partir da ênfase inovação pedagógica, no mesmo viés dos estudos e pesquisas do
GRUPI, em que os membros da equipe executora do SIP fazem parte. Estes concebem inovação
pedagógica como:
[...] ações intencionais críticas, criadas, preferencialmente, de forma coletiva e participativa, que buscam a ruptura do paradigma regulatório por meio de mudanças nas
estratégias de construção, organização de conhecimentos e/ou gestão, promovendo a humanização, a criatividade, a curiosidade epistemológica, a criticidade e o
protagonismo que levem os sujeitos a aprendizagens transformadoras de si, de seus espaços educativos, de suas comunidades e a sua respectiva emancipação (Leivas;Noal;Ceschini, 2022, p.123).
Assim, os/as professores/as e futuros docentes, autores/as de pesquisas e/ou propostas pedagógicas
que visem a discussão e/ou a utilização das tecnologias educacionais à luz da inovação pedagógica,
visando a formação emancipatória dos sujeitos, têm a possibilidade de entender o processo de
investigação e de socializar suas vivências. Conforme aprendemos com Singer (2015), a inovação
pedagógica que realmente acontece é planejada junto e realizada pelas pessoas para transformar
situações problemáticas do nosso tempo. Com Diniz-Pereira (2008), reconhecemos a necessidade da
Universidade e da escola da Educação Básica compartilharem esta responsabilidade formativa e, por
isso, consideramos importante a formação docente (inicial e continuada) ser percebida como
formação acadêmico-profissional. As escritas das vivências, que serão apresentadas nesta edição,
serão registradas em anais em formato de e-book. Assim, justificamos a importância da continuidade
da proposição do presente projeto.

Metodologia

Na oitava edição do Seminário de Inovação Pedagógica (SIP), evento presencial, continuaremos o trabalho de forma colaborativa entre instituições parceiras (UFPEL, UNIPAMPA e UNISINOS), para possibilitar espaço-tempo para reflexões teórico-conceituais e socialização de vivências com inovação pedagógica, pela articulação de profissionais da Educação Básica e a Universidade, na perspectiva da formação acadêmico-profissional. Assumimos como temática as conexões entre as tecnologias educacionais e inovação pedagógica para uma formação emancipatória, uma dimensão de estudo dentro das ações-reflexões em inovação pedagógica assumida pelo Grupo de Pesquisa em Inovação Pedagógica na Formação Acadêmico-Profissional de Profissionais da Educação GRUPI, que há sete anos vem organizando e promovendo o SIP. Criamos e implementamos essas inovações pedagógicas, em interação e parceria com outros colegas, redes de professores/as em formação acadêmico-profissional que se integram, para fazerem juntos, um processo de formação acadêmico-profissional que possibilite a integração entre a Escola e a Universidade. Tendo por foco a compreensão do participante do papel político que assume na autoria de sua prática pedagógica, em diferentes níveis e modalidades de ensino, por meio do diálogo, escrita e leitura desenvolvida nas diferentes etapas (Dornelles, 2021). A partir do exposto, passa a ser além de um evento de extensão com Rodas de ConversAção para constituir-se como um processo de formação acadêmico-profissional, baseado na investigação e escrita de relatos sobre experiências educativas, com foco na inovação educacional,na forma de resumo expandido e trabalhos completos. O evento contará com realização das Rodas de ConversAção 1, 2,3, 4 e Inter-Roda Final no formato presencial, no campus Bagé, destinadas à explanação teórico-conceitual e dialógica sobre a temática do evento com profissionais da área convidados/as e à socialização de estudos e vivências sobre a temática. Precedidas das etapas de escrita, qualificação dos textos pelo comitê científico e leitura em pares. As escritas serão registradas em resumo expandido, a ser postado no site do evento. A equipe executora encaminhará os textos ao Comitê Científico constituído para o Evento, que expedirá o aceite para sua apresentação nas Rodas de ConversAção 2 e 3. Após o aceite, os trabalhos serão organizados em eixos temáticos e distribuídos em salas para leitura. Antecipadamente, os/as participantes receberão os resumos da respectiva sala para lerem e discutirem no evento. Durante as Rodas, cada autor/a compartilhará sua escrita para discussão junto a seus pares. Essas vivências serão sistematizadas pelos redatores das Rodas; posteriormente, os relatores de cada Roda socializarão na Inter-Roda Final, que também será realizada no formato presencial. Os trabalhos aceitos e apresentados serão publicados em
Anais no formato e-book. Os autores poderão enviar sua versão final após o evento, considerando sugestões de seus pares. Essa versão final poderá se constituir como resumo expandido ou de um
texto ampliado, caracterizando-se como um trabalho completo. Salienta-se que para as Rodas de ConversAÇÃO 1 e 4 contaremos com renomados pesquisadores gaúchos, que tem feito importantes
contribuições para o avanço dos debates na área, esses mediarão os diálogos sobre a temática do
evento com os participantes, por meio de sua expertise. O evento ocorrerá em dois dias, começando na tarde de sexta-feira e continuando no sábado, com o intuito de facilitar a participação de professores da Educação Básica e outros profissionais da educação. Esses, em virtude de seus compromissos profissionais durante a semana e encontram maior facilidade para participar de eventos de formação nos finais de semana.

Indicadores, Metas e Resultados

Esperamos atender as expectativas dos/as participantes no que se refere à possibilidade de dialogarem e socializarem, oralmente e por escrito, suas vivências com tecnologias educacionais à luz da inovação pedagógica, visando a formação emancipatória dos sujeitos e a consequente melhoria dos processos educativos. Sustentadas por referencial teórico que qualifica a prática, na perspectiva da circularidade da ação-reflexão e nova ação qualificada; participando como protagonistas na escrita dos textos e durante todo o evento, aproximando a universidade e a educação básica.Temos a expectativa da participação de cerca de 200 participantes, envolvendo estudantes de graduação, pós-graduação, docentes e profissionais da educação básica e superior de pelo menos cinco municípios do estado do Rio Grande do Sul, tendo em vista a parceria entre as três universidades envolvidas nesse processo formativo, a relevância da temática escolhida e a qualificação dos/as palestrantes e dialogadores/as convidados/as para esta edição do SIP.

Equipe do Projeto

NomeCH SemanalData inicialData final
ANA CRISTINA GHISLENI
Carla Ireni Borges Rodrigues
DIANA PAULA SALOMÃO DE FREITAS4
EDSON PONICK2
ELENA MARIA BILLIG MELLO
Fernanda de Lima Pinheiro
Gabriela Rodrigues Noal
HELENARA PLASZEWSKI2
Júlia Jaques Leal
KAUANE DOS PASSOS
LISETE FUNARI DIAS
LUCAS SPILLERE BARCHINSKI
MAYRA DA SILVA CUTRUNEO CESCHINI
MILENE CRUZ LUZ
Patrícia Altermann Batista da Rosa
RITA DE CÁSSIA ANGEIESKI DA SILVEIRA
RONAN MOURA FRANCO
SONIA MARIA DA SILVA JUNQUEIRA
TANANE CAETANO MAÇANS
VERA LUCIA DUARTE FERREIRA

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