Nome do Projeto
Laboratório de Ensino de Matemática: espaço, ações e produções
Ênfase
Extensão
Data inicial - Data final
01/08/2025 - 31/07/2029
Unidade de Origem
Coordenador Atual
Área CNPq
Multidisciplinar
Eixo Temático (Principal - Afim)
Educação / Educação
Linha de Extensão
Formação de professores
Resumo
O projeto considera o Laboratório de Ensino de Matemática – LEMA como espaço de discussão, produção, vivência e intervenção no ensino e na aprendizagem de Matemática. Pretende desencadear ações voltadas à formação inicial de professores, no que tange ao ensino e a aprendizagem da Matemática na Educação Básica. Propõe-se algumas ações, como: a exploração do LEMA do Capão do Leão como espaço de estudos, discussões, reflexões e vivências de ações formativas; o estudo de práticas e tarefas de ensino de Matemática; o planejamento e vivência de ações e oficinas; a produção de materiais didáticos para o ensino de Matemática (manipuláveis e digitais); a socialização das ações desenvolvidas em eventos e outros; o planejamento, a organização, a divulgação e o desenvolvimento da Feira de Matemática, envolvendo discentes e docentes do curso de Licenciatura e discentes e docentes da Educação Básica de Pelotas e Região.
Objetivo Geral
Promover a aproximação entre a Universidade e a Educação Básica a partir de propostas que discutam outras formas de ensinar Matemática, na perspectiva das aprendizagens dos estudantes das escolas e do curso de Licenciatura.
Justificativa
Consideramos a necessidade de proposição de um Projeto voltado à formação inicial de futuros professores de Matemática, com ênfase na extensão, principalmente para aproximarmos discentes do curso de Matemática Integral do espaço do Laboratório de Ensino de Matemática do campus Capão do Leão, desencadeando estudos, ações e reflexões sobre o ensino da Matemática da Educação Básica. Defendemos que o Laboratório exerce um papel importante na formação de professores, para além do espaço físico, que pode se constituir em “uma sala-ambiente para estruturar, organizar, planejar e fazer acontecer o pensar matemático”, colaborando tanto com os discentes e professores do curso de Matemática, como com os discentes e professores da Educação Básica, constituindo-se como um espaço para “questionar, conjecturar, procurar, experimentar, analisar e concluir, enfim, aprender e principalmente aprender a aprender” (LORENZATO, 2009, p. 7).
Com isso, justificamos a necessidade de um Projeto ancorado nas discussões, na criação, na investigação, nas reflexões e nas aprendizagens sobre o ensino da Matemática, desencadeado no espaço do Laboratório de Ensino de Matemática do Capão do Leão. Neste sentido, destacamos a importância da mobilização de diferentes conhecimentos para a formação de futuros professores(as), como os conhecimentos específicos envolvendo a área da Matemática e os conhecimentos sobre o ensino da Matemática, além de outros conhecimentos. Para darmos conta desses conhecimentos, ponderamos a importância do envolvimento de professores dos dois Departamentos: Departamento de Educação Matemática - DEMAT e Departamento de Matemática e Estatística - DME, do Instituto de Física e Matemática - IFM, que atuam no curso de graduação em Matemática - Licenciatura.
Com isso, justificamos a necessidade de um Projeto ancorado nas discussões, na criação, na investigação, nas reflexões e nas aprendizagens sobre o ensino da Matemática, desencadeado no espaço do Laboratório de Ensino de Matemática do Capão do Leão. Neste sentido, destacamos a importância da mobilização de diferentes conhecimentos para a formação de futuros professores(as), como os conhecimentos específicos envolvendo a área da Matemática e os conhecimentos sobre o ensino da Matemática, além de outros conhecimentos. Para darmos conta desses conhecimentos, ponderamos a importância do envolvimento de professores dos dois Departamentos: Departamento de Educação Matemática - DEMAT e Departamento de Matemática e Estatística - DME, do Instituto de Física e Matemática - IFM, que atuam no curso de graduação em Matemática - Licenciatura.
Metodologia
O Projeto será desenvolvido com a participação de discentes e docentes do curso de Matemática - Licenciatura, no sentido de favorecer a constituição de um espaço de discussão de ideias e práticas pedagógicas de Matemática. Para isso, propomos como metodologia:
- Estudo de diferentes materiais sobre o ensino de Matemática na Educação Básica;
- Exploração de tarefas matemáticas;
- Organização e realização de oficinas e materiais de ensino (manipuláveis e digitais) nas escolas públicas de Pelotas;
- Protocolos de resolução de tarefas matemáticas;
- Registro das ações em memórias, textos, slides, vídeos e outros;
- Divulgação de ações no site do LEMA, nas redes de ensino e outros.
- Estudo de diferentes materiais sobre o ensino de Matemática na Educação Básica;
- Exploração de tarefas matemáticas;
- Organização e realização de oficinas e materiais de ensino (manipuláveis e digitais) nas escolas públicas de Pelotas;
- Protocolos de resolução de tarefas matemáticas;
- Registro das ações em memórias, textos, slides, vídeos e outros;
- Divulgação de ações no site do LEMA, nas redes de ensino e outros.
Indicadores, Metas e Resultados
Espera-se que o Projeto:
- Promova espaços de discussão, produção, proposição e vivência de ações formativas, ou seja, a promoção do LEMA como um espaço dinâmico de formação e produção de conhecimentos matemáticos e pedagógicos;
- Desencadeie ações de formação, de extensão, de produção de materiais, de estudos e produção de conhecimentos matemáticos e pedagógicos;
- Envolva os discentes e docentes do curso de Matemática, contribuindo com a formação para a docência na Educação Básica;
- Aproxime discentes e docentes do curso de Licenciatura em Matemática e discentes e docentes da Educação Básica;
- Promova parcerias com diferentes redes de ensino: municipal, estadual e federal;
- Divulgue o curso de Matemática – Licenciatura Integral do Capão do Leão.
- Promova espaços de discussão, produção, proposição e vivência de ações formativas, ou seja, a promoção do LEMA como um espaço dinâmico de formação e produção de conhecimentos matemáticos e pedagógicos;
- Desencadeie ações de formação, de extensão, de produção de materiais, de estudos e produção de conhecimentos matemáticos e pedagógicos;
- Envolva os discentes e docentes do curso de Matemática, contribuindo com a formação para a docência na Educação Básica;
- Aproxime discentes e docentes do curso de Licenciatura em Matemática e discentes e docentes da Educação Básica;
- Promova parcerias com diferentes redes de ensino: municipal, estadual e federal;
- Divulgue o curso de Matemática – Licenciatura Integral do Capão do Leão.
Equipe do Projeto
Nome | CH Semanal | Data inicial | Data final |
---|---|---|---|
ANDREA MORGADO | 8 | ||
CÍCERO NACHTIGALL | 8 | ||
DEBORA XAVIER DA SILVA | |||
ESTEFANI RODEGHIERO ALDRIGHI | |||
GIOVANA RICKES | |||
GLAUCIA POTENZA SOARES | 3 | ||
LIVIA BLANKE SINNOTT | |||
MARTA CRISTINA CEZAR POZZOBON | 9 | ||
TATIANA RICKES |